Tyler Durden escreveu:
Interessante, não sabia disso. Tem gente que acha que uma obra de arte expressa a emoção do autor. Usando o que tu bem notastes, ou a obra literária/filosófica do N ou a obra musical não se encaixam nesta tese.
Difícil cravar qual dessas autorias(Música ou obra literária) estavam mais perto da expressão da emoção dele. Até pq muito da filosofia dele é baseada em música.
Fora que essa música, segundo a legenda, foi escrita em 1863, e ele tinha 19 anos ainda. Acredito que ele tenha mudado muito de opinião no decorrer da vida(relacionado a musica). Tanto que ele vira adorador de Richard Wagner, depois o odeia etc.
Já li que ele ficou eufórico ao ouvir a ópera Carmen de Bizet(não sei se procede a informação), o que é muitooo diferente da música apolínea/dionisíaca que ele defendia anteriormente tb. Sei lá, acho que ele foi mudando de opinião com o decorrer dos anos mesmo, assim como sua obra literária, que ele negou praticamente toda ela antes de enlouquecer, ao sentir compaixão pelo cavalo(mas aí é um assunto mais polêmico. Acredito eu que a loucura já viria para ele independente desse episódio do cavalo, pois no último livro Ecce Homo dele já dava para ver que ele já vinha muito desgastado[só não sei se era da tão comentada sífilis]).
Abraço!