O estouro da bola imobiliária!

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Hans de Sulivan
Contato:

O estouro da bola imobiliária!

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Mar 2015 12:54

O fim da bolha imobiliária no Brasil em uma imagem

São Paulo - A suposta bolha imobiliária foi um dos temas mais polêmicos da última década no Brasil, com direito a pitacos de gente como Nouriel Roubini e o prêmio Nobel Robert Shiller.

Mas as últimas evidências são de que a bolha está "desinflando sem estourar" - os preços não caem, mas já crescem menos do que a inflação.

E o motivo é simples: não há bolha que resista a um processo de atividade em queda, preços em alta e deterioração das expectativas como o do Brasil atual.

O cenário foi confirmado por um relatório recente da agência de risco Fitch: "a desaceleração é explicada principalmente pelo crescimento econômico fraco e inflação alta especialmente para bens do dia-a-dia, o que começou a afetar a renda disponível nas casas brasileiras."

Eles esperam que nas grandes cidades, onde a oferta é mais limitada e o crédito continua disponível, os preços continuem crescendo na mesma linha da inflação - sem aumento real, portanto.

A Fitch não prevê uma queda de preços generalizada, mas já considera isso possível em algumas regiões com perspectivas mais fracas.

A agência diz que apesar dos preços contidos, "as propriedades na maioria das cidades continuam caras para a classe média mais ampla, acessíveis apenas através de alta alavancagem e financiamento de longo prazo de até 35 anos"

No mundo, o cenário imobiliário está um pouco mais forte do que no ano passado, graças à continuidade de taxas de juros baixas no mundo desenvolvido e melhores condições macroeconômicas.

Isso não é necessariamente saudável. Há quem diga que a expansão monetária do pós-crise, somada com a fuga do risco, levou a preços insustentáveis em alguns ativos considerados seguros, e que o processo vai continuar com o novo programa do Banco Central Europeu (BCE).

Em nenhum lugar isso é mais claro do que no Reino Unido. Uma casa média em Londres valorizou R$ 500 mil no espaço de um ano e o estoque total de residências da cidade já vale o mesmo que o PIB do Brasil.

A alta só perde para a da Austrália, que não experimenta uma recessão há 24 anos. Veja na figura a alta em 13 mercados residenciais nos últimos 18 anos, incluindo uma projeção para 2015 e 2016 (aqui em versão maior):

http://exame2.com.br/mobile/economia/no ... uma-imagem

Realmente. Não sei onde esses especuladores estavam com q cabeça. Mais cedo ou mais tarde isso iria ocorrer. Será que vem mais uma crise aí.

Favor não partidarizar está bodega. :D

Gangster Silva Pelé
Contato:

Re: O estouro da bola imobiliária!

Mensagem por Gangster Silva Pelé » 09 Mar 2015 12:56

Tem um tópico de especulaçào imobiliaria.

No mais, brasileiro é tudo fudido e mal pago, não sei como ainda consegue pagar caro em tudo.

sid_
Contato:

Mensagem por sid_ » 09 Mar 2015 12:58

Faltou o Sub ' Vendedor de Sonhos News'

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Mar 2015 13:06

Gangster Silva Pelé escreveu:Tem um tópico de especulaçào imobiliaria.

No mais, brasileiro é tudo fudido e mal pago, não sei como ainda consegue pagar caro em tudo.
Tinha visto no finado esse tópico.

No mais, porra outro dia fui a uma festa num ape ali em são Cristóvão. Em frente a quinta. Pow, um empreendimento até grande, tudo bem feito e de primeira. Quem conhece aquela região sabe que ali só tem puta, viado e ladrão e crackudo. Área extremamente perigosa e feia, mas meteram um puta empreendimento.

Não sei s já venderam. Mas o pessoal ta de mais com essa porra de especulação. Tavam cobrando 200 300 k nessa merda. Tomara que não venda. Acho q e do grupo brooksfield.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 09 Mar 2015 13:17

Cara, eu não entendo de onde as pessoas tiram dinheiro pra comprar esses imóveis. Eu trabalho com um cara que recebe uns ~5k e a esposa deve receber uns ~3k. Eles acabaram de vender o apto deles (conseguiram 350k) e tão se mudando para um maior no valor de incríveis 480k.

Tão gastando demais com reforma e tendo que comprar tudo novo, pq no antigo apto todos os móveis eram planejados. Eu estimo uns 80~100k entre reformas e compra de novos móveis, fora o financiamento do apto novo, né?
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

WALLYSON

Mensagem por WALLYSON » 09 Mar 2015 13:46

Quem aproveitou aproveitou.... Comprei meu AP por R$90K financiados pela Caixa, hoje vale uns R$350K fácil!

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 09 Mar 2015 13:50

Vale naquelas, neh?

Porque quantos ai no Brasil possuem condições de entrar em um financiamento de 350k?

Ainda mais com o Selic aumentando... Melhor aplicar o dinheiro em outra coisa

Dolan
Contato:

Mensagem por Dolan » 09 Mar 2015 13:56

Eu comprei ano passado minha casa, tipo dei metade de entrada e a outra metade financiei pela Caixa. Mais uns 8 anos termino de pagar, pelos meus cálculos. Talvez até antes.

Sei lá, dependendo da pessoa é preferível comprar um imóvel. O aluguel também aumentou muito nessa "bolha" e dependendo do lugar estava melhor pagar a prestação pra Caixa do que pagar aluguel. Lembro de uns muquifos aqui em São Carlos, 1 ou 2 cômodos somente, que estavam pedindo o olho da cara pra alugar. Se fosse perto da USP ou UFSCar então, aí subiam mais ainda.

Questão de oportunidade e/ou necessidade.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 09 Mar 2015 14:00

WALLYSON escreveu:Quem aproveitou aproveitou.... Comprei meu AP por R$90K financiados pela Caixa, hoje vale uns R$350K fácil!
Foda, eu era louco para me formar, trabalhar e comprar. Quando me formei, os preços subiram bizarramente. Aptos de 90 para 400, de 300 para 1mi. Foda, acho que nunca mais compro o meu apto.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

frankshamrock

Mensagem por frankshamrock » 09 Mar 2015 14:02

na boa...onde eu moro fica a 1 quarteirão da favela.
Tem um cara pedindo 550mil por um sobrado ! o cara é louco ? nem habbibs entrega no endereço.

Tipo chegou a um nível ridículo, ap na cohab por 200mil, os caras são retardados.

Aki em sp e no rio chegou a um patamar ridículo.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Birita » 09 Mar 2015 14:15

frankshamrock escreveu:na boa...onde eu moro fica a 1 quarteirão da favela.
Tem um cara pedindo 550mil por um sobrado ! o cara é louco ? nem habbibs entrega no endereço.

Tipo chegou a um nível ridículo, ap na cohab por 200mil, os caras são retardados.

o valor real do imóvel é por quanto o cara consegue vender e não por quanto ele anuncia...esse ai não vai vender NUNCA

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 09 Mar 2015 14:18

frankshamrock escreveu:na boa...onde eu moro fica a 1 quarteirão da favela.

Realmente está ridículo e não só nestes locais...

Em cwb por exemplo tem nego pedindo 300k para sei lá... poleirão de 30 m2!?!?!? E claro, bem no centrão/áreas frágeis socialmente, para vc estar direto dando de cara com bandidagem/malandragem.

Para comprar algo com algum tipo de razoabilidade (uns 200k/220k), espaço privativo legal, terreno bacana, segurança, qm sabe até condomínio fechado... só na região metropolitana e olhe lá. Mas vai levar preju no tempo para o trabalho.

Acontece que a galera tva viajando, comprvava o troço na planta por 150k, espera uns 2 anos (sem construir nada) e já queria pedir 280k depois... nunca curti essa de "vendo ágio" e pior é que tinha nego que comprava.

O bom é que tá baixando, to esperando um pouco para comprar, pq antes estava sem condição nenhuma...
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 09 Mar 2015 14:24

Garfield escreveu:No bairro onde eu moro, é um bairro pequeno mas que possui todas as classes, de favela a condominios fechado de casas de 4 andares, passando por todas as classes é muito louco, tem ape de tudo quanto é tamanho. Vi um anuncio de uma casa de 1,2 mi em comdominio fechado, fiquei curioso com a mansão que seria, fui ver a casa de curiosidade coma a esposa e a casa tinha 3 quartos um escritó e duas salas, com quintal grande mas sem area comum no condominio.

Porra vai se fude 1,2 mi para esta emrda quem ´´e o otário que banca?
O pior é que por muito tempo teve gente que bancou, por isso que ficou essa maluquice
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

frankshamrock

Mensagem por frankshamrock » 09 Mar 2015 14:27

AEGIS escreveu:

Em cwb por exemplo tem nego pedindo 300k para sei lá... poleirão de 30 m2!?!?!? E claro, bem no centrão/áreas frágeis socialmente, para vc estar direto dando de cara com bandidagem/malandragem.

Para comprar algo com algum tipo de razoabilidade (uns 200k/220k), espaço privativo legal, terreno bacana, segurança, qm sabe até condomínio fechado... só na região metropolitana e olhe lá. Mas vai levar preju no tempo para o trabalho.

Acontece que a galera tva viajando, comprvava o troço na planta por 150k, espera uns 2 anos (sem construir nada) e já queria pedir 280k depois... nunca curti essa de "vendo ágio" e pior é que tinha nego que comprava.

O bom é que tá baixando, to esperando um pouco para comprar, pq antes estava sem condição nenhuma...
caraca velho... não imaginei que em Curitiba estivesse assim tb...e imaginei que a locomoção na região central não fosse caótica como em outros locais.

rocha
Contato:

Mensagem por rocha » 09 Mar 2015 14:56

[/quote]

O bom é que tá baixando, to esperando um pouco para comprar, pq antes estava sem condição nenhuma...[/quote]

Ih cara, moro em São José dos Pinhais, RM de CWB. Qualquer casinha de 45 m2 tão pedindo 150 k, isso em local que nem tem asfalto na rua. Na área central aqui você não acha casa de 80 m2 por menos de 500 k. Todo mundo enlouqueceu nessa bosta aqui.

Responder