O senhor poderia falar mais sobre. Valeu!Platão escreveu:Fiz mestrado em Química na UFRGS com bolsa do CAPES. Agora estou iniciando o Doutorado, também na UFRGS. A rotina de trabalho/estudo é integral e pesada... mas compensa academicamente.
Na UFRGS, nível de mestrado exige proficiência em uma língua estrangeira. No Doutorado, proficiência em duas línguas...
Curiosamente achei o exame de seleção nível mestrado mais difícil que para o Doutorado.
Fiquei ainda mais careca, e pior, começou a aparecer cabelo branco na barba e nos cabelos... rsrsrsrsrs
Mestrado vc faz/fez dicas e relatos
Re: Mestrado vc faz/fez dicas e relatos
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus
“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho
“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho
Seria legal discorrer um pouco sobre como esse arrocho vai impactar as universidades como um todo.Eremita escreveu:Estou fazendo o mestrado em Eng. elétrica porque quero ser professor em uma instituição federal. Se não fosse este interesse específico, eu estaria estudando pra concurso. Tenho colegas que estudam e trabalham e aconselho, caso queira fazer isso, a procurar uma instituição federal e tentar cursar disciplinas isolados, para posteriormente aproveitá-las quando se tornar aluno regular.
A bolsa é fácil de ser obtida caso o curso tenha bom conceito capes. Com este arrocho atual do governo, deve estar um pouco mais difícil de conseguir.
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus
A nível de pós, na minha UF, a verba para viagens a congressos foi reduzida a 1/18 do valor normal. No meu programa de pós, não teve expansão no número de bolsas, o que deixou muitos alunos novos na mão.liverblow escreveu:Seria legal discorrer um pouco sobre como esse arrocho vai impactar as universidades como um todo.
Os maiores impactos, em geral, está nos sendo nos projetos de expansão das federais que cresceram no REUNI. Obras paradas começaram a ser coisa comum nesse último mês.
liverblow escreveu:
O senhor poderia falar mais sobre. Valeu!
O exame para a seleção do mestrado possui basicamente 2 etapas: Análise do currículo e prova escrita. São 3 dias de provas com 3 ou 4 horas de duração cada uma. É uma prova para cada área: Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica. Detalhe: são provas dissertativas com um conteúdo que cobre praticamente toda a graduação. Muitos não conseguem obter a nota mínima e quase sempre existem mais vagas que ingressantes no mestrado.
O exame de seleção do doutorado possui 3 etapas: Análise de currículo, Prova escrita e Apresentação do projeto/entrevista. A última etapa é a mais complicada. É preciso defender o teu projeto perante a banca. A parte mais tranquila é a prova... 10 questões de múltipla escolha.
Não conheço ninguém aqui na pós sem bolsa, essa é a parte boa. A parte ruim é o valor da bolsa e a demora para a correção destes valores.
No Capes pagam:
Bolsa mestrado: $1500
Bolsa doutorado: $2200
Estou fazendo mestrado em planejamento de sistemas energéticos, mais precisamente dissertando sobre geração de energia elétrica.

GB Campinas
A coisa é até quantitativa. Normalmente tem mais gente tentando mestrado do que o doutorado.liverblow escreveu:
O senhor poderia falar mais sobre. Valeu!
Cara, eu trabalho com isso. Se algum dia precisar de alguma informação específica, conta comigo...cicero escreveu:Estou fazendo mestrado em planejamento de sistemas energéticos, mais precisamente dissertando sobre geração de energia elétrica.
Digo o mesmo! Precisando, estamos aí!The Griot escreveu: Cara, eu trabalho com isso. Se algum dia precisar de alguma informação específica, conta comigo...
A princípio o trabalho estará mais na co-geração a partir do bagaço da cana, todavia, tenho estudado a estruturação do setor como um todo (regulação, políticas, teoria dos leilões, etc), principalmente os despachos hidráulicos e térmicos que estão em evidência por conta da crise.
Também sou bolsista Capes integral. Parece fácil viver disso, mas não é não. Acho a cobrança para alunos regulares, como dizemos aqui na Unicamp, muito maior. Entretanto, consigo fazer meus treinos de jiu numa boa e não tenho muito o que reclamar do meu salário e nem da minha disponibilidade de tempo, que acreditem, é justíssima (disciplinas pesadas, leituras). A remuneração não é a ideal em termos de atratividade se comparada com um emprego formal no mercado, mas ajuda bastante na subsistência. Apoio da família é fundamental.
Aqui na universidade tem modalidade para alunos especiais, aqueles que trabalham e vão formalizando um projeto com orientação paralelamente a isto. O tempo de conclusão é maior e as regras são diferentes também.
Eu tenho por planos concluir o mestrado e já engatilhar doc, com possibilidades de sanduíche.

GB Campinas
Estou estudando como um filho da puta, porque o professor deu uma aula bosta sobre middleware e resolveu pedir para a turma, em grupos de três integrantes, implementassem e medissem um maldito middleware, escrevesse um artigo e publicasse nesse congresso http://www.iaria.org/conferences2015/ICSEA15.html" onclick="window.open(this.href);return false;.
O x da questão é: Se o artigo for aceito no congresso, a minha nota vale até 10. Se não for aceito, vale até 6. E ele quer implementação do problema com middleware e sem middleware, com plano de medição e o caralho a 4.
Se fosse só a disciplina dele, beleza. Mas temos um projeto correndo em paralelo e outras disciplinas pra dar conta. E tudo isso pra entregar até o meio do mês que vem. Sinceramente, a matemática não tá batendo e acho que vou me foder bonito nessa daí... Mais alguém fodido?
O x da questão é: Se o artigo for aceito no congresso, a minha nota vale até 10. Se não for aceito, vale até 6. E ele quer implementação do problema com middleware e sem middleware, com plano de medição e o caralho a 4.
Se fosse só a disciplina dele, beleza. Mas temos um projeto correndo em paralelo e outras disciplinas pra dar conta. E tudo isso pra entregar até o meio do mês que vem. Sinceramente, a matemática não tá batendo e acho que vou me foder bonito nessa daí... Mais alguém fodido?
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
Vou defender minha dissertação terça feira agora...
To muito ansioso... Qual o segrego para não ficar tão nervoso na apresentação?
To quase morrendo aqui!! PQP
Duas doses de conhaque e uma bala de menta para disfarçar o bafo e vai na fé.Goiaba escreveu:Vou defender minha dissertação terça feira agora...
fiz um período de mestrado em computação na UFF, mas tive que largar depois que passei no concurso da... Petrobras, olha que ironia kkk
- Rinoceronte
- Contato:
Goiaba escreveu:Vou defender minha dissertação terça feira agora...
Fica sussa! Imagina que os caras da banca sabem menos que voce sobre o assunto. O que - muitas vezes - é verdade! Boa defesa!!!
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:
http://stationfy.com/

Cara, seu trabalho já está escrito e entregue. Isso é o mais importante.
Não é sua 'apresentação' que vai ser julgada, mas o trabalho que você produziu.
A primeira coisa pra ficar um pouco mais calmo é saber que é normal ficar nervoso nessas situações. Reconhecer isso ajuda. Todo mundo fica nervoso. Mesmo assim você vai lá e faz, com a maior calma possível, tentando não se precipitar, o que tem que ser feito.
Não pense no nervosismo, ele vai estar lá e você não pode fazer muito contra isso. Pense objetivamente nas tarefas que você tem que realizar. Mantenha a atenção nisso e , quando perceber, o nervosismo ficou em segundo plano.
Também não é nenhuma vergonha pedir desculpas por estar nervoso numa situação como essas, caso o nervosismo atrapalhe num ou noutro momento.
O que vai estar sendo julgado é acima de tudo a qualidade do seu trabalho como pesquisador, e não sua capacidade comunicativa.
Se você fez um bom trabalho, vai saber responder com certa propriedade e maior parte das perguntas. Quanto àquelas que por alguma razão você não puder responder, você pode muito bem reconhecer a relevância da questão e agradecer a contribuição do membro da banca, como uma oportunidade para talvez desenvolver mais a pesquisa em outra oportunidade.
Boa defesa!
Não é sua 'apresentação' que vai ser julgada, mas o trabalho que você produziu.
A primeira coisa pra ficar um pouco mais calmo é saber que é normal ficar nervoso nessas situações. Reconhecer isso ajuda. Todo mundo fica nervoso. Mesmo assim você vai lá e faz, com a maior calma possível, tentando não se precipitar, o que tem que ser feito.
Não pense no nervosismo, ele vai estar lá e você não pode fazer muito contra isso. Pense objetivamente nas tarefas que você tem que realizar. Mantenha a atenção nisso e , quando perceber, o nervosismo ficou em segundo plano.
Também não é nenhuma vergonha pedir desculpas por estar nervoso numa situação como essas, caso o nervosismo atrapalhe num ou noutro momento.
O que vai estar sendo julgado é acima de tudo a qualidade do seu trabalho como pesquisador, e não sua capacidade comunicativa.
Se você fez um bom trabalho, vai saber responder com certa propriedade e maior parte das perguntas. Quanto àquelas que por alguma razão você não puder responder, você pode muito bem reconhecer a relevância da questão e agradecer a contribuição do membro da banca, como uma oportunidade para talvez desenvolver mais a pesquisa em outra oportunidade.
Boa defesa!
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
Poxa pessoal, obrigado pelas mensagens!
Ocorreu tudo bem hoje!
Ocorreu tudo bem hoje!