Mestrado vc faz/fez dicas e relatos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Contato:

Re: Mestrado vc faz/fez dicas e relatos

Mensagem por PHDookie » 06 Mar 2015 16:48

Até queria ter iniciado o ano fazendo mestrado mas aconteceram alguns imprevistos e não consegui. Fiz uma consulta sobre valores na puc e a resposta foi:

O investimento esse ano foi de 36 parcelas de R$1606,16.

Ai quebrou vou dar uma estudada para ver se consigo em alguma federal ou bolsa la mesmo.
Galera continuem os relatos que está muito bom

Tico_Bahiano
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tico_Bahiano » 06 Mar 2015 16:50

Fiz mestrado na UFMG, fiz com bolsa, então não estava trabalhando ao mesmo tempo. Aqui foi um pouco puxado, o departamento cobra muito, mas vc se esforçando consegue seu objetivo.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]

Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]

Azulzinho
Contato:

Mensagem por Azulzinho » 06 Mar 2015 16:54

gorba escreveu:
Oi Azulzinho, em que universidade vc faz seu mestrado em entomologia ?

INPA.

És da área? :ph34r:

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 06 Mar 2015 16:54

Fu Manchu escreveu:Eu acho que o Brasil tem boas oportunidades, pagam 5 k pra mestre e 8 k pra doc em federais espalhadas poraí.
Chega a isso mesmo(pergunto por curiosidade mesmo)?

Na UERJ, a de mestrado é 1.5k e doutorado 2.5k, eu acho.

...

A dedicação exclusiva e salário baixo são um dos maiores entraves para eu tentar, quando acabar a minha graduação(sou da área de biomédicas[Nutrição]).

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 06 Mar 2015 17:07

Cara normalmente 1.5 k é adicional. Tipo salário base 3.5 + 1.5 com mestrado ou 2.5 com doc. Isso falando de 40 horas

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 06 Mar 2015 17:10

Falaram sobre o inglês aí. Pra quem é de TI, é fundamental. Impressionante como todo estudo razoável ou livro mais atual é em inglês. Não precisa ter fluência verbal ou escrita. Mas ler o mínimo é fundamental.

Na semana passada, tive que ler 8 artigos que o professor pediu para a aula do dia seguinte (faríamos umas atividades em sala de aula). 6 deles eram em pt-br e os demais eram em inglês. Todos os 8 eram chatos. Altamente técnicos. Leitura chata mesmo.

Devorei os 6 artigos em pt-br em poucas horas (umas três horas). E gastei mais três pra ler os outros dois em inglês. Se eu tivesse um inglês melhor, não teria me desgastado tanto e quem sabe, conseguiria ter dormido antes das 02:00 da madruga, pra ter aula no dia seguinte. ¬¬
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 06 Mar 2015 17:14

Fu Manchu escreveu:Cara normalmente 1.5 k é adicional. Tipo salário base 3.5 + 1.5 com mestrado ou 2.5 com doc. Isso falando de 40 horas

Ah sim.

Erro meu na interpretação lá do teu post. Tava pensando que era em relação a bolsa do mestrando e doutorando.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 06 Mar 2015 17:47

No meu órgão, um mestrado gera 13% de aumento da remuneração básica. Como o limite atual é de 15% e eu já tenho 10% e estou fazendo uma pós-graduação que me garante outros 5%, só penso em fazer mestrado se o limite for aumentado para 30-35%.

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 06 Mar 2015 21:23

Urso_Verde escreveu:
Velho sem querer parecer ostentação By Shaka
Mas 5 K pra quem estudou pra caramba assim é muito pouco ...
Desconta INSS e IRRF sobra 3,8 + ou - eu acho...

Porra tinha que ser 20 k no mínimo ...
Cara... isso vai desde a fase dos estudos...

Eu me graduei em 2011. Pensei em fazer um mestrado, mas a melhor bolsa que encontrei paga o que eu recebia como estagiário no segundo ano da graduação. A bolsa de doutorado paga menos que a média do salário de um analista junior da minha área...

Só estuda no Brasil quem realmente gosta, pq se for depender de algum estímulo...

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 06 Mar 2015 22:05

Fiz mestrado na area de biologicas. Para quem quer área academica, é o primeiro passo. O duro é ver uma grande quantidade de gente com 2-3 pos-docs e pouquissimos concursos na area academica, deixando literalmente milhares de pessoas bem formadas sem emprego na area academica...

O outro lado da historia é que, pelo menos em algumas areas, as empresas nao se interessam muito por pós-graduacoes acima de mestrado. As vezes é até negativo, pois algumas vezes o chefe, de cabeca estreita, nao quer contrarar alguem com 'super'-formacao, para nao ter alguem mais 'bem formado' que ele na empresa. Já vi gente dizendo que escondeu as pós-graduacoes em entrevista de emprego...

Por fim, para destacar uma diferenca de visao, tem uma conhecida, com marido PhD em biológicas, que se deu muito bem na Suiça; conseguiu otimo emprego na area de negocios. SEgundo ela, lá eles apreciam formacao diferenciada para compor grupos heterogêneos de trabalho, que seriam mais capazes que grupos de pessoas que 'pensam igual'
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 06 Mar 2015 23:38

Fiz o mestrado em Literatura na UFRJ. Foram dois dias por semana em média, manhã e tarde, durante dois anos.
Nessa fase de aula, tive que largar o meu primeiro emprego pra conseguir fazer os trabalhos. Muita coisa pra ler.
Na época, fazia uns bicos de webdesign e produção de vídeo, mas meu pai ainda me dava uma força com a renda.
A parte sinistra foi a dissertação. Já tinha voltado a trabalhar, então levei mais dois anos pra conseguir o título.
Ter o mestrado foi providencial. Durante uma época, consegui fazer uma grana extra dando aulas em faculdades.
Mas o melhor prêmio foram os pontos na prova de títulos quando fiz o concurso público para a Ancine. Decisivos.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 07 Mar 2015 01:16

Já fiz mestrado.

1- mas em área diferente da sua, então não dá pra ter uma idéia exata- as coisas podem não ser as mesmas;
2- a puc costuma ter bolsa negativa pros cursos de pós, então você não deve pagar nada, só receber se tiver boa colocação- pra saber quanto, dá uma olhada nos valores nos sites da capes e do cnpq;
3- sinceramente, não acho tão puxado assim- eu bebia e virava noite quase sempre nessa época; você faz 2 ou 3 disciplinas no primeiro semestre e depois acho que menos ainda; o maior problema é dar conta das leituras (que podem ser muitas), fazer uma pesquisa e preparar dissertação nesse período cada vez mais curto (2 anos);
4- agora, com essa onda de produtivismo, talvez o dep. fique cobrando publicação e participação em eventos acadêmicos- coisas que podem ser muito chatas; mas eu acho que dá pra trabalhar, sim.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 07 Mar 2015 20:48

Tenho muito interesse em fazer um mestrado na minha área, Direito, mas moro um pouco distante da capital e trabalho a semana toda.

Alguém sabe de alguma instituição que tenha mestrado em Direito com as aulas aos finais de semana? De preferência que seja aqui em Minas.

Platão
Contato:

Mensagem por Platão » 08 Mar 2015 00:10

Fiz mestrado em Química na UFRGS com bolsa do CAPES. Agora estou iniciando o Doutorado, também na UFRGS. A rotina de trabalho/estudo é integral e pesada... mas compensa academicamente.
Na UFRGS, nível de mestrado exige proficiência em uma língua estrangeira. No Doutorado, proficiência em duas línguas...
Curiosamente achei o exame de seleção nível mestrado mais difícil que para o Doutorado.
Fiquei ainda mais careca, e pior, começou a aparecer cabelo branco na barba e nos cabelos... rsrsrsrsrs

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 08 Mar 2015 01:01

Azulzinho escreveu:

INPA.

És da área? :ph34r:
Eu trampo no INPA, mundo pequeno da porra

Responder