Ataque hacker que pode ter desviado R$ 1 bi

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Revolver Assassino
Contato:

Ataque hacker que pode ter desviado R$ 1 bi

Mensagem por Revolver Assassino » 02 Jul 2025 14:38

Entenda o caso
A C&M Software, fundada em 1992, é a companhia responsável pela mensageria que interliga instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) – o que engloba o ambiente de liquidação do Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC) em 2020 e amplamente utilizado pelos brasileiros. O principal foco de atuação da empresa é o desenvolvimento de soluções para operações no ecossistema de pagamentos instantâneos.

https://www.metropoles.com/negocios/rou ... ado-r-1-bi

Tendi foi porra nenhuma. kkkkkk

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Ataque hacker que pode ter desviado R$ 1 bi

Mensagem por FL28 » 02 Jul 2025 15:41

As IF e tesourarias ficam com contas de reservas junto ao banco central para poder liquidar as operações, TED e PIX que os clientes fazem. Essa conta reserva, é movimentada através desses PSTI que são empresas autorizadas pelo BACEN a prestarem esse tipo de serviço, são poucas empresas que possuem essa autorização. O ataque foi direcionado para esses PSTI, onde fica efetivamente a reserva financeira dos bancos e corretoras. Porém, pelo o q eu estou conversando com a galera de tesouraria, o banco central deve arcar com esse prejuízo e posteriormente tentar recuperar junto a C&M isso. Isso pq o sistema financeiro nacional nao pode perder credibilidade por um ataque desses. Nao sei se deu para entender mas é mais ou menos isso

Revolver Assassino
Contato:

Mensagem por Revolver Assassino » 02 Jul 2025 16:24

Entendi sim. Valeus, meu nobre.

Sinistro isso hein...

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 02 Jul 2025 16:53

Sinistro mesmo, mercado está um pouco em Pânico hoje, principalmente areas de tecnologia e tesouraria. Algumas IF tentando ver maneiras de mitigar esse problema mas o que fizeram foi mais sinistro ainda, hackearam os provedores de tecnologia para as IF...

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 02 Jul 2025 18:31

Estava lendo sobre isso, extremamente amador.

Resumindo a situação.

Como roubam uma quantidade dessas na boa.
Tapirus terrestris

Boca
Contato:

Mensagem por Boca » 02 Jul 2025 19:10

FL28 escreveu:
02 Jul 2025 16:53
Sinistro mesmo, mercado está um pouco em Pânico hoje, principalmente areas de tecnologia e tesouraria. Algumas IF tentando ver maneiras de mitigar esse problema mas o que fizeram foi mais sinistro ainda, hackearam os provedores de tecnologia para as IF...
Já sabem quais ifs foram mais afetadas?

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 02 Jul 2025 19:52

Boca escreveu:
02 Jul 2025 19:10
Já sabem quais ifs foram mais afetadas?
BMP foi a mais afetada e na nota que soltaram hoje cedo também informaram que Bradesco e Credsystem foram impactados. Está tudo muito nebuloso ainda. Parece q além dessas 3 IF, mais 3 também foram afetadas mas ainda não sei quais são.Negócio foi tenso demais, quero ver os próximos dias se terão impactos no mercado, durante o ataque, IFs foram desligadas do sistema da C&M para não aumentar o tamanho do ataque e hoje essas IF clientes da C&M estavam operando no sistema de contingência do banco central.

Meu palpite é q o BC vai ter q segurar essa bucha, só existem 8 ou 9 PSTI autorizados pelo BC e o ataque foi em uma dessas empresas. As IFs não tinham medidas a serem tomadas para mitigar o risco do q aconteceu. Isso se o ataque foi diretamente no PSTI como estão relatando.

Boca
Contato:

Mensagem por Boca » 02 Jul 2025 21:14

FL28 escreveu:
02 Jul 2025 19:52
BMP foi a mais afetada e na nota que soltaram hoje cedo também informaram que Bradesco e Credsystem foram impactados. Está tudo muito nebuloso ainda. Parece q além dessas 3 IF, mais 3 também foram afetadas mas ainda não sei quais são.Negócio foi tenso demais, quero ver os próximos dias se terão impactos no mercado, durante o ataque, IFs foram desligadas do sistema da C&M para não aumentar o tamanho do ataque e hoje essas IF clientes da C&M estavam operando no sistema de contingência do banco central.

Meu palpite é q o BC vai ter q segurar essa bucha, só existem 8 ou 9 PSTI autorizados pelo BC e o ataque foi em uma dessas empresas. As IFs não tinham medidas a serem tomadas para mitigar o risco do q aconteceu. Isso se o ataque foi diretamente no PSTI como estão relatando.
Sei de mais uma mas não posso falar kkk valores não tão altos

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 02 Jul 2025 21:18

Boca escreveu:
02 Jul 2025 21:14
Sei de mais uma mas não posso falar kkk valores não tão altos
Eu tenho umas suspeitas kkkk If q eu trabalho usava esse lixo de Corner C&M aí conheço outros clientes q possam ter sido afetados... Ainda bem q migramos para JD ano passado

Responder