Quem inventou o avião afinal?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
acumas
Contato:

Re: Quem inventou o avião afinal?

Mensagem por acumas » 28 Mai 2025 07:58

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

Vou pela mesma linha dele. Isso de quem inventou é uma besteira!
Santos Dumont, assim como todos os outros, teve grande relevância e cada um deu sua contribuição para que década após década a aviação fosse progredindo. Isso é o que importa!
Ninguém faz nada sozinho, do contrário ele teria feito o 14 Bis no Brasil e não na França, onde com certeza tinha assessoria técnica de outros estudiosos.

Djair Ferreira
Contato:

Mensagem por Djair Ferreira » 28 Mai 2025 08:35

Boca escreveu:
27 Mai 2025 22:56
Aécio
Esqueci do mestrao
Se não tivesse sido roubado em 2014 Brasil estaria na frente do Japão em termos de PIB
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

Revolver Assassino
Contato:

Mensagem por Revolver Assassino » 28 Mai 2025 09:02

acumas escreveu:
28 Mai 2025 07:58
Spoiler:
phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]
Vou pela mesma linha dele. Isso de quem inventou é uma besteira!
Santos Dumont, assim como todos os outros, teve grande relevância e cada um deu sua contribuição para que década após década a aviação fosse progredindo. Isso é o que importa!
Ninguém faz nada sozinho, do contrário ele teria feito o 14 Bis no Brasil e não na França, onde com certeza tinha assessoria técnica de outros estudiosos.
concordo, mas...

o que o lito fala no primeiro vídeo, ok. e é assim na maioria das invenções...

mas no segundo video é mais na linha do que eu já vi ele falar, ele ensaboa, mas acaba direcionando os louros pros americanos...

então, apesar de toda invenção ser um trabalho coletivo, digamos assim, sempre fica pra um levar o crédito e pela regra normalmente utilizada, se for pra alguém, deveria ser pro santos dumont...

então é assim, tudo é uma descoberta coletiva, mas se for dizer que foi um eles dão chilique se for pro santos dumont.

isso que pega pra mim, o que se tem dos americanos em 1903 é uma foto mequetrefe...

o 14-bis voou em público, com vídeo e a imprenssa presente...

não sou anti americano e essas coisas, mas vamos ser sinceros. se fosse o contrário, se os irmãos wright fossem brasileiros e o santos dumont americano, o lito, como a maioria das pessoas, diriam que o santos dumont foi o inventor do avião.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 28 Mai 2025 09:23

LeoMatosJJ escreveu:
25 Mai 2025 22:08
Um caça decola e pousa sem a catapulta, basta ter pista.
Sim, eu sei. É que o carinha do vídeo deu isso de exemplo pra justificar a catapulta dos Wright. No porta aviões, faz sentido ter esse mecanismo.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 28 Mai 2025 09:28

Revolver Assassino escreveu:
28 Mai 2025 09:02
concordo, mas...

o que o lito fala no primeiro vídeo, ok. e é assim na maioria das invenções...

mas no segundo video é mais na linha do que eu já vi ele falar, ele ensaboa, mas acaba direcionando os louros pros americanos...

então, apesar de toda invenção ser um trabalho coletivo, digamos assim, sempre fica pra um levar o crédito e pela regra normalmente utilizada, se for pra alguém, deveria ser pro santos dumont...

então é assim, tudo é uma descoberta coletiva, mas se for dizer que foi um eles dão chilique se for pro santos dumont.

isso que pega pra mim, o que se tem dos americanos em 1903 é uma foto mequetrefe...

o 14-bis voou em público, com vídeo e a imprenssa presente...

não sou anti americano e essas coisas, mas vamos ser sinceros. se fosse o contrário, se os irmãos wright fossem brasileiros e o santos dumont americano, o lito, como a maioria das pessoas, diriam que o santos dumont foi o inventor do avião.
No vídeo mais recente, nesse da BBC, ele aparece dando mais moral do Dumont ("a contribuição mais importante foi dele mesmo", falou). Ele tava com medo de entrar em polêmica. Vai que tá querendo ir pros EUA.... :rolleyes: . Isso de ter sido invenção de muita gente é fato em quase qualquer invento, mas quem leva a fama é quem dá o último passo e populariza o mesmo.

Revolver Assassino
Contato:

Mensagem por Revolver Assassino » 28 Mai 2025 09:37

Dartagnan escreveu:
28 Mai 2025 09:28
No vídeo mais recente, nesse da BBC, ele aparece dando mais moral do Dumont ("a contribuição mais importante foi dele mesmo", falou). Ele tava com medo de entrar em polêmica. Vai que tá querendo ir pros EUA.... :rolleyes: . Isso de ter sido invenção de muita gente é normal em quase qualquer invento, mas quem leva a fama é quem dá o último passo e populariza o invento mesmo.
é que eu já vi muito vido do lito em podcasts e tals...rsrsrsrs

ou quem mostra a invenção no centro do mundo, em paris, em público até com imprenssa registrando tudo e ainda filma. kkkkk

assim, é muito maluco os louros serem direcionados aos americanos.

entendi o que você falou sobre a popularização do invento, mas novamente, o que pega pra mim é o crédito ao primeiro voo (que ocasiona quem foi o inventor pra opinião pública).

imagina tudo ao contrário, se em paris tivesse voado os irmãos wright e o santos dumont aparecesse depois com uma foto e uma testemunhas de um voo em uma fazenda brasileira.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 28 Mai 2025 13:09

Única coisa q mantém o Santos Dumont vivo nessa disputa é q ele fez em Paris, dae os europeus dão aquela moral.
Se tivesse feito no obelisco em BH, ninguém mais de fora do Brasil sequer ouviria seu nome.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

glima
Contato:

Mensagem por glima » 28 Mai 2025 13:53

O lema do mestrão era cú para o alto e avante.

acumas
Contato:

Mensagem por acumas » 28 Mai 2025 17:55

Agora, independente dessa história de inventor do avião, que pra mim, repito, é uma grande besteira, Santos Dumont foi um cara a frente do seu tempo e um grande brasileiro.
Dias atrás fui conhecer Foz do Iguaçu, por sinal que maravilha da natureza são as cataratas. Uma pena que muitos brasileiros sonhem mais em ir pra Disney do que pra lá.
Na saída do parque no lado brasileiro, no caminho pra pegar o ônibus, me deparo com uma estátua de Santos Dumont, com os dizeres “Posso dizer-lhe, Frederico Engel, que estas maravilhas em torno das Cataratas não podem continuar a pertencer a um particular.” Ouvindo de um guia e lendo a respeito depois, fiquei sabendo que ao visitar as cataratas em 1916,na época só bem conhecidas pelos locais e localizadas na propriedade de um uruguaio, Santos Dumont ficou tão encantado com o que viu que foi até o Governador do Paraná na epoca levar a ideia de criação do parque, só efetivada em 1939 por Getúlio Vargas. Por conta disso, Dumont é considerado o padrinho do parque.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 28 Mai 2025 18:13

Se for pra polêmica, os pais do Dumont eram donos de escravos. Como quase todo brasileiro que podia ser chamado de rico até os anos 1900.

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 28 Mai 2025 20:03

Simples. Qual método mais se aproxima do modelo real?
Não lembro de ter visto nenhuma decolagem com estilingue. E com um daqueles, até um saco de lixo voa.

Responder