Nadal joga até 3h18 e vence Cuevas em 3 sets
Rio de Janeiro (RJ) - O espanhol Rafael Nadal nunca jogou até tão tarde na sua carreira...

Ui!!! . Em duelo marcado para a noite de sexta-feira, ele e o uruguaio Pablo Cuevas entraram em quadra apenas à 1h13 da madrugada já de sábado e ficaram em ação por 2h05 na vitória de virada do ex-número 1 do mundo, que aplicou parciais de 4/6, 7/5 e 6/0, garantindo vaga nas semifinais do torneio.
Seu próximo oponente será o italiano Fabio Fognini, outro que travou uma maratona na partida que antecedeu o jogo de Nadal, tendo trabalho para eliminar o argentino Federico Delbonis. Será a quarta vez que eles irão se enfrentar e o canhoto de Mallorca tem total vantagem no histórico, com quatro triunfos, dois deles no saibro e dois no piso sintético.
“Foi uma partida complicada, sabia que enfrentaria um jogador que havia vencido em São Paulo e vinha com muita confiança. No segundo set me senti melhor, com mais controle. Fico feliz, pois foi um bom resultado para mim”, avaliou Nadal.
A partida foi bem igualada e definida em alguns detalhes. Sem se intimidar com Nadal do outro lado da quadra, o uruguaio foi quem obteve a primeira quebra da partida, no quinto game. Só que logo em seguida o canhoto de Mallorca de Mallorca devolveu a desvantagem. Mas ele vacilou no nono game, perdeu o saque mais uma vez e viu em seguida o uruguaio confirmar na sequência, fechando o set no quarto set-point.
O segundo set foi ainda mais parelho e só foi ter chances de quebra bem no final. Os dois chegaram iguais até o 11º game, quando Nadal confirmou o serviço e jogou a pressão para o lado do uruguaio, que foi para o saque em seguida com 5/6 no placar. Cuevas não jogou bem o importante game, ainda salvou três set-points, mas no quarto acabou sendo superado pelo espanhol e a definição foi para o terceiro.
Na virada dos sets, Nadal foi ao banheiro e voltou com o calção do lado contrário. Depois de confirmar o saque no primeiro game da terceira parcial, o espanhol acertou o short dentro da própria quadra, usando apenas uma toalha para não mostrar demais. A mudança parece ter surtido efeito e a arrancada do canhoto de Mallorca foi arrasadora, com seis games seguidos e três quebras.
Com o “pneu” do terceiro set a partida ficou a cinco minutos de igualar o recorde de jogo terminado mais tarde na ATP, que pertence ao alemão Benjamin Becker e ao tcheco Jiri Novak, que duelaram nas oitavas de final do ATP de Tóquio de 2006 até as 3h24 da madrugada. “Não é um recorde que esteja contente de bater, pois quero estar preparado para amanhã”, declarou o canhoto.
Nadal ainda disparou contra a entidade que comanda o circuito por deixar o jogo começar tão tarde. “Me parece muito ruim por parte da ATP, a culpa é dela que não quis mudar uma partida. Se ainda fosse um Grand Slam, em que temos um dia e meio para descansar, até vale. Mas um torneio como aqui, que jogamos amanhã, não dá”,
reclamou o número 3 do mundo, que precisa de mais uma vitória para não ser ultrapassado pelo britânico Andy Murray no ranking.