Bom relato, aí vemos como São Paulo é cara. Moro em uma capital, em um bairro equivalente ao Vila Mariana que você vai morar aí, apartamento de 2 dormitórios e 70m2, 1 vaga de garagem e pago o mesmo valor que você vai pagar.Alekson lima escreveu: 29 Out 2022 08:31 Atualmente moro em São Paulo capital perto da avenida paulista, em um apartamento de 115 metros com a família do meu irmão, mas vou me mudar nas próximas semanas para a Vila Mariana. Aluguei um apartamento de 50 metros com 1 vaga de garagem e 1 dormitório, área de serviço separada da cozinha, perto do metrô, 5 minutos andando. Pacote do aluguel é R$ 3.000,00, e o proprietário aceitou isenção de multa após 1 ano de contrato e garantia de 3 meses através de título de capitalização porto seguro. Alguns proprietários não aceitam essa isenção, e vários só querem seguro fiança ou fiador. Pretendo ficar no máximo 2 anos. Não tem nada no apartamento, exceto a cozinha mobiliada, fogão e micro-ondas. O piso do apartamento inteiro é de porcelanato, inclusive no quarto e na cozinha. A ideia é comprar tudo novo e de boa qualidade, lavadora lava e seca, sofá, tv, cama etc. Quando eu me mudar de novo dá para levar tudo junto, exceto um outro móvel, como rack de tv e mesa de trabalho. Andei vendo vários apartamentos para alugar, e no meu caso tem q ter pelo menos 40 metros, menos do que isso iria ter muita falta de espaço, levando em conta que trabalho em home office e ainda pretendo levar um piano digital, e colocar duas estantes de livros. Quanto ao preço, acredito que está na média da região, vi alguns do mesmo tamanho por R$ 2.500,00 o pacote, mas em condições bem piores, vc andava pelo apartamento e a impressão que dava era que estava dentro de um barraco, por conta do piso velho. Teve um que estava com vários buracos nas paredes, 40 metros, perto do metrô paraíso, e o proprietário pedindo R$ 2.700,00 pelo quinto andar.
Provavelmente no Rio é parecido com São Paulo e paga-se muito mais caro em questão de moradia. Custo de vida alto demais.