Monsoon escreveu: ↑12 Jul 2022 16:58
Imagina a fineza da tecnologia e do tato pra criar algo como o nosso Universo, cada escala uma dimensão de variedade, efeito e grandeza imensurável... Independente de ser ateu, até eu admito que Deus é muito bom no que faz!
Dia desses estava eu pensando exatamente sobre isso, mestre, e é impressionante como hoje nós não estamos tão longe assim de uma distopia tipo a Matrix. Ainda que a tecnologia ainda não esteja madura pra uma realidade totalmente simulada, os embriões tecnológicos que um dia podem eventualmente permitir que isso aconteça já existem. No fim das contas, teoricamente, pra que a Matrix seja viável não é preciso que a tecnologia seja capaz de renderizar e simular o universo inteiro; apenas as nossas percepções individuais sobre o universo.
Já temos tecnologia embrionária pra ligar nossos cérebros a computadores, a exemplo da Neuralink do Elon Musk, além de tecnologias que permitem simular a visão em pessoas que não enxergam, audição para pessoas que não ouvem, movimentos para pessoas que perderam braços e pernas e etc.
Já temos tecnologias fantásticas capazes de emular imagens ultrarrealistas com ray tracing. E embora o ray tracing hoje ainda não seja em tempo real, caminha pra um dia ser. Imagine só aquelas renderizações de CGI ultrarrealistas que vemos em filmes de hollywood, que hoje levam semanas pra renderizar mesmo nos mais poderosos computadores do mundo, podendo ser criadas em tempo real. A NVIDIA já tem uma tecnologia que se aproxima muito disso, inclusive. E além disso, existem também renderizadores em tempo real que ainda que estejam muito longe da qualidade de um ray tracing, já são muito bons, como o Lumen da Epic Games usado no Unreal Engine 5, que também tem tecnologias fantásticas como o Nanite, que permite o carregamento de uma quantidade antes inimaginável de polígonos em tempo real.
Já temos inteligência artificial capaz de criar imagens ultrarrealistas a partir de comandos relativamente simples. Um exemplo assustador é o
www.thispersondoesnotexist.com – a cada refresh no navegador, uma nova foto aparece de uma pessoa completamente gerada por inteligência artificial.
Também já temos tecnologias incríveis de sintetização de voz e de conversação contextual que com algum progresso adicional podem se tornar indistinguíveis de uma voz/conversa humana real, a exemplo do Lambda do Google e da Alexa da Amazon. O Lambda do Google inclusive alguns desconfiam, ainda que a gigante de Mountain View já tenha descartado a possiblidade, que já tenha se tornado senciente. Um engenheiro do Google responsável pelo Lambda alguns dias atrás tornou pública uma conversa que teve com a máquina e jura que ela está viva e o Google não permite a realização do teste de Turing.
Imagine se daqui a uns anos for possível juntar tudo isso num sistema conectado diretamente ao nosso cérebro, através de uma tecnologia como a da Neuralink, capaz de emular nossos sentidos básicos de audição, visão, tato, olfato e paladar; capaz de renderizar imagens, sons, cheiros, sabores e o toque em tempo real que nosso cérebro não consiga distinguir da realidade com um Vray em tempo real, criar pessoas que pareçam reais e falem como pessoas reais, capazes de conversar conosco naturalmente como pessoas reais, com tecnologias como o Lambda e a Alexa, e que tudo isso seja criado automaticamente por inteligência artificial.
Não faltaria mais nada pra criar a Matrix exatamente como nos filmes.