BM8 escreveu:
A questão é que muitos não buscam estudar a historia desde o inicio. Já que a defesa pessoal era dada como um curso de X aulas, e depois, se assim quisesse frequentava as outras aulas.
Por isso a defesa pessoal deve ser ensino obrigatório para o iniciante. Vai desenvolver um conhecimento corporal e alguns conceitos. O que ira ajuda-lo mais para frente a não se lesionar facilmente
Olha só, eu ensino quedas e defesa pessoal. Faço um treino na semana sem kimono tb. Eu tenho precebido uma coisa aqui e gostaria de saber se com vcs é assim também.
Quando eu comecei, influenciado por Royce e UFC, a maioria da galera, pelo menos aqui no Paraná, era composta de caras que treinaram outras artes e estavam impressionados com a eficiência do jiu jitsu em desafio de estilos, vale tudo.
Parece que, nos ultimos anos, a mentalidade mudou totalmente: O MMA não é mais uma luta de um grappler contra um leigo, onde vc fazia isso que o Carlinhos falou, que era controlar distancia, encurtar, derrubar, dominar e finalizar. Hoje, no MMA, todo mundo treina jiu jitsu e o treino ta tendo que ser avançado tb, um submission de primeira.
Mudou também a visão da violência urbana e da defesa pessoal. Parece que todo mundo ta pensando que todo pivete vai estar com arma de fogo, faca, ou com mais uma galera. Parece que ninguem mais acredita em defesa pessoal.
Eu, devido à origem e profissão, não consigo separar as coisas e tenho uma visão integral do jiu jitsu. Mas porra...
Quando vc marca treino sem pano, se tiver 30 caboco na academia, aparece 12...Quando marca treino de quedas, aparece 10. E quando marca treino de taparia ou defesa pessoal, aparece 4, 5.
A real é que parece que geral ta fazendo jiu ou por qualidade de vida, ou pra ter uma galera, ou porque gosta de competir mesmo.Nego treina pesadão no solo, mas queda, defesa pessoal, taparia, geral não gosta, refuga...
É a minoria que gosta da parada completa. Tanto que eu não aviso mais quando o treino é sem kimono ou de quedas, senão n tem treino...
É só aqui ou é geral???