Leis com brechas para serem foras da lei

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tiago de Paula
Contato:

Leis com brechas para serem foras da lei

Mensagem por Tiago de Paula » 24 Nov 2020 09:39

Essa charge, mostra a guardiã da justiça com o olho direito fechado prendendo um ladrão de galinhas pela espada da justiça, enquanto mantém o olho esquerdo aberto e sorrindo abaixa sua balança para receber a propina.
Imagem
Não é certo roubar galinha, nem uma caneta, não interessa o tamanho do roubo, é errado, é imoral, mas a justiça vem agindo certo?

Desde os pequenos aos grandes crimes, as leis do nosso Brasil não mudam, não ficam mais rigorosas.

Corruptos são presos e soltos, muitos assassinos, estupradores ficam poucos anos presos e logo estão na rua, aqui na cidade tinha um assaltante que foi preso várias e várias vezes por roubo de celulares, tênis e etc., mas prendiam e a justiça soltava.

Tem muitas brechas nas leis, onde advogados acham sempre um jeitinho de burlar, brechas deixadas para quem sabe livrar grandes políticos, empresários que se por algum acaso vier a serem pegos terem a oportunidade de se livrar.

O que o pessoal do fórum acha sobre isso e sobre prisão perpétua e pena de morte?
Convivendo com a Síndrome Miastênica congênita por deficiência de acetilcolinesterase.

xira4i21
Contato:

Re: Leis com brechas para serem foras da lei

Mensagem por xira4i21 » 24 Nov 2020 09:59

um peso duas medidas !
vaarios casos de leis que se aplicam diferentes,pela condição do culpado.

kyp
Contato:

Mensagem por kyp » 24 Nov 2020 10:19

Fala, Thiago. Cara, na minha opinião, endurecimento de lei por si só não resolve. Caso fosse solução, países com leis absurdamente duras como Indonésia e alguns países fundamentalistas islâmicos não teriam problemas com crime.
Eu entendo tb que a interpretação da justiça para aplicação da lei não pode levar em conta só o crime praticado. Equiparar um roubo de alimento a um crime de colarinho branco é no mínimo absurdo, uma vez que não só o ato deve ser levado em consideração mas todas as circunstâncias que levaram à prática deste ato.

Outro ponto é o seu objetivo ao punir um determinado crime. Eu parto do pressuposto que o sistema penal existe para punir e recuperar os punidos a ponto de mostrar à ele e a sociedade a não aceitabilidade do ato e suas consequências para ele e para a sociedade. Pena de morte, por exemplo, não tem caráter recuperativo e só serve como exemplo (e não é lá muito efetivo vide o citado lá em cima). Os defensores da pena de morte normalmente se pautam pelo dano irreversível causado pelo criminoso, argumentando que uma vez que as consequências não são reversíveis, logo, a punição também deveria ter o mesmo caráter. Eu penso que uma linha de raciocínio desta natureza não tem relação com justiça e sim com vingança e um estado não pode se pautar por esse tipo de motivação. O fato de um assassino ser morto pelo estado ou quem quer q seja não vai compensar ou diminuir o sofrimento das pessoas afetadas pelo crime praticado. Eu tb não acho q morte seja punição pra alguém, uma vez que não acredito em qualquer forma de continuidade e ninguém tem certeza quanto a esses fatos e, logo, gostaria de ver a punição sendo aplicada em vida.

Na situação particular do nosso país, existem inúmeras leis que realmente podem/devem ser atualizadas mas não são nem de longe integralmente culpadas pela nossa situação. Acho que antes de se falar de modificação de leis há um longo debate sobre a aplicação das leis já existentes, que na maioria das vezes, ou não é aplicada corretamente ou sequer aplicada.

É um debate bem extenso e que merece bastante dedicação mas que não deve ser radicalizado e pautado em sentimentos e sim na racionalidade e bom senso. Eu sempre fico bem temeroso de levantar alguns pontos pela falta de conhecimento e pelo risco de ser rotulado como "comunista" ou algo do gênero.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 24 Nov 2020 10:31

Tem o fato de um indivíduo ter acesso a profissionais e recursos que os demais não tem. Ae não é nem questão de ter uma lei diferente para cada cidadão, mas não adianta muito ter um direito, se você não tiver acesso aos meios para usufruir dele.
A vida não é palco, é trincheira!

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 24 Nov 2020 11:09

O que inibe a criminalidade é a educação, justiça social e a certeza da punibilidade (tem que ser rápida, eficaz).
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

martedragon
Contato:

Mensagem por martedragon » 24 Nov 2020 11:54

adauto_mma escreveu:
24 Nov 2020 11:09
O que inibe a criminalidade é a educação, justiça social e a certeza da punibilidade (tem que ser rápida, eficaz).
Se isso fosse regra não existiria rico bandido.

Pra mim, pelo menos em se tratando de Brasil, o crime compensa pois mesmo que pegos a certeza que quem comete crime vai passar muito pouco tempo engaiolado é pequena e com muitos privilegios.

Sobre ressocialização é complicado falar qualquer coisa a favor pois cada vez que há uma saidinha comemorativa vejo nos jornais que fulano nem teve tempo de chegar em casa e foi pego cometendo crimes de novo.

Pra mim o codigo penal deveria ser revisto pra ontem, mas com os deputados e senadores que temos, dá até medo de ficar pior do que já está.

E viva os direitos dos manos e a corrupção em todos os escalões da sociedade.

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 24 Nov 2020 12:06

adauto_mma escreveu:
24 Nov 2020 11:09
O que inibe a criminalidade é a educação
Os políticos do alto escalão são pessoas que não estudaram, então?
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 24 Nov 2020 12:10

Aquiles escreveu:
24 Nov 2020 12:06
Os políticos do alto escalão são pessoas que não estudaram, então?
Amigo, pq vc manipulou minha resposta?
Editado pela última vez por adauto_mma em 24 Nov 2020 12:13, em um total de 1 vez.
(William Wallace)

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 24 Nov 2020 12:11

martedragon escreveu:
24 Nov 2020 11:54
Se isso fosse regra não existiria rico bandido.

Pra mim, pelo menos em se tratando de Brasil, o crime compensa pois mesmo que pegos a certeza que quem comete crime vai passar muito pouco tempo engaiolado é pequena e com muitos privilegios.

Sobre ressocialização é complicado falar qualquer coisa a favor pois cada vez que há uma saidinha comemorativa vejo nos jornais que fulano nem teve tempo de chegar em casa e foi pego cometendo crimes de novo.

Pra mim o codigo penal deveria ser revisto pra ontem, mas com os deputados e senadores que temos, dá até medo de ficar pior do que já está.

E viva os direitos dos manos e a corrupção em todos os escalões da sociedade.
Como assim? Se os ricos são os que mais têm certeza da impunidade?
Não entendi seu ponto.
Editado pela última vez por adauto_mma em 24 Nov 2020 12:22, em um total de 1 vez.
(William Wallace)

martedragon
Contato:

Mensagem por martedragon » 24 Nov 2020 12:24

adauto_mma escreveu:
24 Nov 2020 12:11
Como assim? Se os ricos são os que mais têm certeza da impunibilidade?
Não entendi seu ponto.
É que vc se expressou de uma maneira diferente do que vc realmente quis dizer.

Deixou a impressão que apenas os pobres por não terem a educação de quem é rico que vão pro crime, apenas isso.

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 24 Nov 2020 12:31

adauto_mma escreveu:
24 Nov 2020 12:10
Amigo, pq vc manipulou minha resposta?
Não manipulei sua resposta, destaquei o trecho do qual discordo. Muito embora a educação seja algo primordial no combate à violência, pessoas que tiveram sempre o melhor da educação também se tornam bandidos, a diferença é que o crime é diferente.

A certeza de punibilidade também é extremamente importante, mas é algo que praticamente inexiste por aqui, principalmente quando esses crime vêm de pessoas influentes.

Enquanto o crime compensar, ele vai ser praticado.

Lógico que esses fatores que você citou, ainda que em prática, não vão acabar com a criminalidade, infelizmente ela vai sempre existir. Mas uma coisa é ela existir, a outra é existir em uma dimensão tão grande como é no Brasil.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 24 Nov 2020 12:33

martedragon escreveu:
24 Nov 2020 12:24
É que vc se expressou de uma maneira diferente do que vc realmente quis dizer.

Deixou a impressão que apenas os pobres por não terem a educação de quem é rico que vão pro crime, apenas isso.
Primeiro que ser graduado e educado são coisas diferentes, e mesmo de forma acadêmica, essa educação escolar que temos não é eficaz, falo de educação de país de primeiro mundo, ética, senso de coletividade, busca de soluções de problemas e geração de riquezas.

Mas também é necessário investir na solução dos crimes, a punição tem que ser certa e rápida...A impunidade é o maior incentivo ao crime.

É um conjunto de ações.
Editado pela última vez por adauto_mma em 24 Nov 2020 12:44, em um total de 1 vez.
(William Wallace)

martedragon
Contato:

Mensagem por martedragon » 24 Nov 2020 12:40

adauto_mma escreveu:
24 Nov 2020 12:33
Primeiro que ser graduado e educado são coisas diferentes, e mesmo de forma acadêmica, essa educação escolar que temos não é eficaz, falo de educação acadêmica de país de primeiro mundo, ética, sendo de coletividade, busca de soluções de problemas e geração de riquezas.

Mas também é necessário investir na solução dos crimes, a punição tem que ser certa e rápida...A impunidade é o maior incentivo ao crime.

É um conjunto de ações.
Sim, meu amigo.

Mas estamos no Brasil ainda e é o que temos como realidade, aqui tudo é ao avesso :(

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 24 Nov 2020 12:43

Aquiles escreveu:
24 Nov 2020 12:31
Não manipulei sua resposta, destaquei o trecho do qual discordo. Muito embora a educação seja algo primordial no combate à violência, pessoas que tiveram sempre o melhor da educação também se tornam bandidos, a diferença é que o crime é diferente.

A certeza de punibilidade também é extremamente importante, mas é algo que praticamente inexiste por aqui, principalmente quando esses crime vêm de pessoas influentes.

Enquanto o crime compensar, ele vai ser praticado.

Lógico que esses fatores que você citou, ainda que em prática, não vão acabar com a criminalidade, infelizmente ela vai sempre existir. Mas uma coisa é ela existir, a outra é existir em uma dimensão tão grande como é no Brasil.
Veja se eu te disser que para ganhar massa muscular vc precisa de bom sono, alimentação específica e treino pesado.

Vc dizer que minha afirmação que bom sono dá ganho de massa é errada porque vc dorme muito bem e não ganha massa.

Ignorando totalmente o restante do conjunto de medidas, eu vejo manipulação no que eu disse.

Quanto a parte da educação, ela não se resume a graduação academia e repito, mesmo de forma acadêmica, essa educação escolar que temos não é eficaz, falo de educação de país de primeiro mundo, ética, senso de coletividade, busca de soluções de problemas e geração de riquezas...

Criminalidade existe e sempre existirá em todas as sociedades, a busca é pela diminuição de sua incidência.
Editado pela última vez por adauto_mma em 24 Nov 2020 12:50, em um total de 1 vez.
(William Wallace)

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 24 Nov 2020 12:48

martedragon escreveu:
24 Nov 2020 12:40
Sim, meu amigo.

Mas estamos no Brasil ainda e é o que temos como realidade, aqui tudo é ao avesso :(
Sim vc está certo, mas o autor perguntou sobre soluções e estas foram as soluções que os países desenvolvidos implementaram para ter baixos índices de criminalidade.
(William Wallace)

Responder