Tênis - Tópico Oficial
-
Mestre Santana
- Contato:
Re: Tênis - Tópico Oficial
Djokovic poderia seguir o exemplo deixado por Meligeni
Por Chiquinho Leite Moreira
No meio de uma série de polêmicas, um verdadeiro fogo cruzado, com vários casos controversos na bolha de Nova York, o US Open deste ano ainda tem de lidar com a desclassificação de seu maior astro, número um do mundo e centro de discórdias, o sérvio Novak Djokovic. É mais um motivo para discussões.
Esse episódio levou-me a lembrar que por muito menos do que aconteceu com Novak Djokovic neste domingo no US Open, o brasileiro Fernando Meligeni sofreu uma desclassificação do torneio do Estoril de 1999. Atingiu, sem querer, um torcedor na arquibancada e foi cumprida a regra com rigidez. Saiu da competição, perdeu os US 17 mil dólares da premiação, ficou com zero pontos e ainda ganhou uma multa.
Meligeni soube, porém, fazer desse drama, um momento de superação. Afinal, neste mesmo ano conseguiu sua melhor campanha em Roland Garros, alcançando as semifinais. Reagiu como Fênix, ressurgiu das cinzas e teve um ano incrível no Grand Slam francês.
Esse dia da desclassificação de Meligeni não foi nada bom para o tênis brasileiro. Gustavo Kuerten havia perdido para Marcelo Rios, sentiu uma contusão e estava voando de volta ao Brasil, e também Vanessa Menga vinha ganhando um jogo de duplas por 5 a 0 e tomou virada.
No momento do episódio com Fino Meligeni eu estava participando da entrevista coletiva com Guga Kuerten, quando, meio sem jeito, o supervisor da ATP, o também brasileiro Paulo Pereira entrou na sala para dar a notícia do acontecido, da necessidade de cumprir a regra e desclassificar o tenista brasileiro.
Como não tinha visto a cena, Paulo Pereira levou-me a uma sala para analisar o VT das imagens. Meligeni não tinha motivo nenhum para qualquer atitude intempestiva. Estava jogando bem e vinha com vantagem de 5 a 4 sobre o então número 8 do mundo, o norte-americano Todd Martin. O ponto já estava morto. Depois de tomar um smash do adversário a bola bateu no fundo quadra e voltou. Meligeni rebateu para a tela, mas errou e a bolinha atingiu o rosto de um torcedor, que sequer reclamou. Mas a regra teve de ser cumprida.
O supervisor Paulo Pereira ficou sem opções. Viu e conferiu que Meligeni não teve mesmo intenção, mas como agiu com imprudência, não haveria outra atitude que não fosse a de desclassificar o brasileiro.
A intenção de atingir não está na regra. Mas sim o ato de imprudência. Em outra ocasião, formando dupla com Guga Kuerten, em Roland Garros, Meligeni também perdeu o jogo. Guga, inconformado com um game perdido, e no intervalo ao caminhar para o banco, atirou a raquete em direção a raqueteira, mas ela voou alto e quase atingiu o juiz de cadeira. Felizmente, desta vez Fino não sofreu punições, além da perda da partida, mas seu parceiro sim.
No caso de Novak Djokovic também não se discute a intenção. Nem se a juíza de linha valorizou o golpe. Mas não haveria outra determinação a se seguir, pelo menos enquanto essa regra prevalecer. Uma pena para o torneio e para o sérvio. A esperança é a de que faça como Meligeni e transforme esse drama num momento de superação em tempos tão difíceis e tantas polarizações.
Por Chiquinho Leite Moreira
No meio de uma série de polêmicas, um verdadeiro fogo cruzado, com vários casos controversos na bolha de Nova York, o US Open deste ano ainda tem de lidar com a desclassificação de seu maior astro, número um do mundo e centro de discórdias, o sérvio Novak Djokovic. É mais um motivo para discussões.
Esse episódio levou-me a lembrar que por muito menos do que aconteceu com Novak Djokovic neste domingo no US Open, o brasileiro Fernando Meligeni sofreu uma desclassificação do torneio do Estoril de 1999. Atingiu, sem querer, um torcedor na arquibancada e foi cumprida a regra com rigidez. Saiu da competição, perdeu os US 17 mil dólares da premiação, ficou com zero pontos e ainda ganhou uma multa.
Meligeni soube, porém, fazer desse drama, um momento de superação. Afinal, neste mesmo ano conseguiu sua melhor campanha em Roland Garros, alcançando as semifinais. Reagiu como Fênix, ressurgiu das cinzas e teve um ano incrível no Grand Slam francês.
Esse dia da desclassificação de Meligeni não foi nada bom para o tênis brasileiro. Gustavo Kuerten havia perdido para Marcelo Rios, sentiu uma contusão e estava voando de volta ao Brasil, e também Vanessa Menga vinha ganhando um jogo de duplas por 5 a 0 e tomou virada.
No momento do episódio com Fino Meligeni eu estava participando da entrevista coletiva com Guga Kuerten, quando, meio sem jeito, o supervisor da ATP, o também brasileiro Paulo Pereira entrou na sala para dar a notícia do acontecido, da necessidade de cumprir a regra e desclassificar o tenista brasileiro.
Como não tinha visto a cena, Paulo Pereira levou-me a uma sala para analisar o VT das imagens. Meligeni não tinha motivo nenhum para qualquer atitude intempestiva. Estava jogando bem e vinha com vantagem de 5 a 4 sobre o então número 8 do mundo, o norte-americano Todd Martin. O ponto já estava morto. Depois de tomar um smash do adversário a bola bateu no fundo quadra e voltou. Meligeni rebateu para a tela, mas errou e a bolinha atingiu o rosto de um torcedor, que sequer reclamou. Mas a regra teve de ser cumprida.
O supervisor Paulo Pereira ficou sem opções. Viu e conferiu que Meligeni não teve mesmo intenção, mas como agiu com imprudência, não haveria outra atitude que não fosse a de desclassificar o brasileiro.
A intenção de atingir não está na regra. Mas sim o ato de imprudência. Em outra ocasião, formando dupla com Guga Kuerten, em Roland Garros, Meligeni também perdeu o jogo. Guga, inconformado com um game perdido, e no intervalo ao caminhar para o banco, atirou a raquete em direção a raqueteira, mas ela voou alto e quase atingiu o juiz de cadeira. Felizmente, desta vez Fino não sofreu punições, além da perda da partida, mas seu parceiro sim.
No caso de Novak Djokovic também não se discute a intenção. Nem se a juíza de linha valorizou o golpe. Mas não haveria outra determinação a se seguir, pelo menos enquanto essa regra prevalecer. Uma pena para o torneio e para o sérvio. A esperança é a de que faça como Meligeni e transforme esse drama num momento de superação em tempos tão difíceis e tantas polarizações.
Editado pela última vez por Mestre Santana em 07 Set 2020 21:39, em um total de 1 vez.
-
Mestre Santana
- Contato:
Imprudência impediu Djokovic de colar em Roger e Rafa (não só nos títulos)... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/colunas/ ... copiaecola
-
Mestre Santana
- Contato:
Maioria absoluta dos q comentam tenis, foram unânimes em afirmar q a desclassificação foi correta e justa.
Pq? Pq assim diz a regra. Se houve intenção, ou se machucou, é irrelevante.
Será q tds ele são anti djoko?
Ou será q vc, como falei anteriormente, ta sendo bem parcial, montfort?
- semchinelo
- Contato:
Bicho, que jogo chato esse da sessão noturna. Nem pelo Medvedev, mas sim pelo Tiafoe, que deve ser um dos tenistas mais sem graça do circuito. O cara já se rendeu desde o 1° set.
EDIT: e o cara jogou o último set como se quisesse ir logo para o chuveiro. Vergonhoso. Tomou um pneu bem merecido.
EDIT: e o cara jogou o último set como se quisesse ir logo para o chuveiro. Vergonhoso. Tomou um pneu bem merecido.
"E agora eu sou Mengão!" - Ronaldinho
"Vá à merda!" - Alborghetti
- Leadership
- Contato:
Nem tem o que discutir, o choro dos djocovidetes é muito mais pelo Djocovid deixar escapar mais 1 GS que já estava praticamente ganho por seu próprio descontrole do que qualquer outra coisa. Só torna o tópico mais engraçado.Mestre Santana escreveu: ↑07 Set 2020 21:36Maioria absoluta dos q comentam tenis, foram unânimes em afirmar q a desclassificação foi correta e justa.
É aquilo, o pior cego é aquele que não quer ver, até o próprio Cotonete já foi nas redes sociais se desculpar pelo ocorrido, dizendo que vai aprender com os erros (eu não acredito) porque sabe que errou e conhece as regras.
Enfim, chance melhor que essa pro Thiem conquistar seu 1º GS vai ser difícil, acredito que só depois que o Big3 aposentar. Então que aproveite a chance e vá embalado pro GS mais mundiça do circuito tirar o caneco do Dedal.
"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz." Sigmund Freud
De onde vc concluiu q a raquete não acertou? Tanto acertou q o próprio boleiro foi chamado pelo juiz de cadeira pra confirmar q levou uma raquetada no ombro, daí a Broady ter ficado puta com a continuação da partida.Mestre Santana escreveu: ↑07 Set 2020 21:15Mas foi isso exatamente isso q o juiz alegou, montfort.
SE n tivesse acertado, o djoko levaria uma advertência, e n teria sido eliminado.
Foi o q aconteceu no vídeo aí de cima. N acertou, ela levou uma advertência. Se tivesse acertado, provável q fosse desqualificada.
Enfim, há mais exemplos da exceção do q a regra.
PS. Chiquinho deve estar comendo merda de colher pra colocar Meligeni e Djokovic no mesmo texto. É como comparar o Pelé com o Ribamar, ou melhor, pedir pro Pelé se inspirar no Ribamar.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
- Professor Ludovico
- Contato:
Minha opinião para as semifinais:
B. Coric x Cerreno-Busta
Medvedev x D. Thiem
Final :
D. Thiem x B. Coric
Campeão D. Thiem
B. Coric x Cerreno-Busta
Medvedev x D. Thiem
Final :
D. Thiem x B. Coric
Campeão D. Thiem
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".
Como diz a velha frase: "O certo é o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo e o errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo."
Ainda essa parada do Djokovic?
Segue o baile...
Segue o baile...
- semchinelo
- Contato:
Meu palpite é quase esse, só trocaria essa semi para Coric x Shupalove. Acho que o canadense vence o Carreno.Professor Ludovico escreveu: ↑07 Set 2020 23:13Minha opinião para as semifinais:
B. Coric x Cerreno-Busta
Medvedev x D. Thiem
Final :
D. Thiem x B. Coric
Campeão D. Thiem
Se o Xuxa não tivesse um mental tão fraco, daria para apostar que venceria o Coric hoje e seria um dos finalistas.
Medvedev tem um jogo bisonho de feio, mas erra pouco. Vou torcer pro Salsicha. De Menor não tem menor chance contra o Thiem. Anotem: final Xuxa x Salsicha, Xuxa campeão.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
O Medvedev é consistente e não treme em momentos importantes, o Thiem já é não é tão frio. Torcendo por uma final Thiem x Coric ou Zverev com Thiem ganhando.
- semchinelo
- Contato:
Xuxa só fez 17% com o 2° serviço. Coric nem parece fazer força.
Foi um passeio do Coric nesse 1 set.
Só pra dar emoção. No final será 3 x2 Xuxa.semchinelo escreveu: ↑08 Set 2020 15:14Xuxa só fez 17% com o 2° serviço. Coric nem parece fazer força.