Já fizeram umas matérias sobre esses dados do registro civil. Dizem que não são lá muito confiáveis. Fora o delay na inserção dos dados, que é bem grande.bigode69 escreveu: ↑28 Mai 2020 19:28Número de mortes de 1º de janeiro até o dia de hj referentes a problemas respiratórios em 2020 e no mesmo período em 2019:
fonte: https://transparencia.registrocivil.org ... cial-covid
Há mais mortes no ano passado, inclusive. Para ser exato 3303 mortes a mais, o que dá uma diferença relativa de apenas 2,7%.
De 2 uma:
Ou há sobrenotificações de mortes de COVID 19 ou simplesmente houve uma flutuação e diminuição de mortes por mero acaso, uma vez que há uma diferença baixa (2,7%).
O que me leva a concluir que:
O número de MORTES que está sendo divulgado, na média, são reais (pq o suspeito que morre TEM que ter diagnóstico ou com COVID 19 ou com qualquer item da tabela). Além disso, quem passa pelo hospital, é muito mais natural que seja testado nesse processo (hospital > leito > UTI> cemitério). Quem morre é testado e os números acima provam isso. Número de INFECTADOS ai sim: devido ao poucos testes, há subnotificação e não representa a realidade.
Agora se vc acha que há manipulação de dados tanto do COVID 19 quanto do portal da transparência, envolvendo cartórios, IML, INSS, funerária, Receita federal, CIA, ABIN, Nasa, etc aí paciência...
Esse lance de país rico e pobre é uma puta besteira. Noruega é um dos países que mais testam tá aí, com apenas 44 portes por milhão. Lituânia que é um pais pobre perto desses que vc citou ta no top 10 de testes e tem 25 mortes. Idem pára Dinamarca que tem 98. (dados parametrizados)
Polônia que é mais quebrada e menos estruturada que a França fez mais testes e tem 27 mortes enquanto a França tem 439.
USA fez mais testes nominais. Testes / milhão de habitantes fica atrás de bastante gente. Não se pode comparar números absolutos, isso é um erro primário. Não teria nem que estar explicando isso.
Acho que já respondi bastante do seu post acima. A evolução de mortos dá uma pista de quão bem estamos indo ou não. Mas se vc desconfia, espera terminar a pandemia para fazermos um balanço e, ao final, podermos analisar melhor as mortes finais / população e o desempenho de cada país. Aí vc traça "o quanto melhor nós deveríamos estar aprendendo com os mais afetados". Só tente levar em conta que o vírus estava aqui desde janeiro (já comprovado, perambulando pelo carnaval) e também estava MUITO (mas muito) antes daquele movimento "ABRACE UM CHINES" na Itália, do qual vc GARANTIU PARA TODOS no início desse tópico que não afetou em nada, pois a pandemia só começou depois.
Coronavirus - Topico Oficial
-
LeoMatosJJ
- Aprendiz

- Contato:
Re: Coronavirus - Topico Oficial
Acredito que o delay não interfere em quase nada em termos de tendência pq mas mortes vao sendo computadas sistematicamente nos dias subsequentes. Não acho que comprometa a análise qualitativa.LeoMatosJJ escreveu: ↑28 Mai 2020 19:51Já fizeram umas matérias sobre esses dados do registro civil. Dizem que não são lá muito confiáveis. Fora o delay na inserção dos dados, que é bem grande.
Sobre matérias relativas a esses dados de registro civil eu não li nenhuma. Não sei sobre qual escopo pode estar errado.
-
Lex Babyface
- Aprendiz

- Contato:
Divagando um pouco aqui...
É inacreditável que a maior potência do planeta tenha perdido 100 mil vidas p essa doença em pleno 2020 em coisa de 3 meses.
É inacreditável que a maior potência do planeta tenha perdido 100 mil vidas p essa doença em pleno 2020 em coisa de 3 meses.

Esta matéria aqui explica bem as diversas falhas às quais o Registro Civil está sujeito, algumas delas inclusive são bem grosseiras:
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/202 ... re-mortes/
Por isso que eu digo, é muito fácil induzir leigos a interpretações errôneas. Os números nus e crus do Registro Civil não são falsos, mas eles não apontam a realidade. Infelizmente, vários políticos filhos da puta descobriram essa falha e estão explorando de maneira suja.
Essa é a área de atuação da vigilância do óbito, que infelizmente é uma parte da saúde que é muito apagada. Tanto é que mal ouvimos falar dela durante a pandemia.
-
LeoMatosJJ
- Aprendiz

- Contato:
Claro que interfere. Por exemplo, a sua análise foi feita de 1º de Janeiro até hoje (28/05). O prazo legal para inserção de um óbito no registro pode variar de 15 dias a 3 meses. Portanto, em teoria, o número de óbitos de 01/01 a 28/05 de 2019 já está meio que consolidado, ao passo que o mesmo período de 2020 está em constante atualização.bigode69 escreveu: ↑28 Mai 2020 20:22Acredito que o delay não interfere em quase nada em termos de tendência pq mas mortes vao sendo computadas sistematicamente nos dias subsequentes. Não acho que comprometa a análise qualitativa.
Sobre matérias relativas a esses dados de registro civil eu não li nenhuma. Não sei sobre qual escopo pode estar errado.
Esta matéria aqui explica bem as diversas falhas às quais o Registro Civil está sujeito, algumas delas inclusive são bem grosseiras:
Por isso que eu digo, é muito fácil induzir leigos a interpretações errôneas. Os números nus e crus do Registro Civil não são falsos, mas eles não apontam a realidade. Infelizmente, vários políticos filhos da puta descobriram essa falha e estão explorando de maneira suja.
Essa é a área de atuação da vigilância do óbito, que infelizmente é uma parte da saúde que é muito apagada. Tanto é que mal ouvimos falar dela durante a pandemia.
- JackmAtAll
- Admin

- Contato:
Top 5 de mortos EUA, UK, Italia, França e Espanha, nenhum país pobre.Lex Babyface escreveu: ↑28 Mai 2020 21:18Divagando um pouco aqui...
De mundiça só o brasil que está vindo na rabeira.
Não adianta ter grana apenas, mas ter uma organização social/politica e comprometimento do povo como Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Vietna mostraram.
Essa crise expos a galera que caga e anda para o que ocorre em volta.
Tapirus terrestris
Bom, do ponto de vista de atraso nas mortes no cartório precisamos ver se sempre foi assim (15 dias ou 3 meses) ou se isso se intensificou no período da pandemia. Achei muita viagem a parte de atualizar os dados de 2019 (isso seria facilmente identificado, ainda mais se fosse uma mudança substancial). Além do mais, os exemplos do site foram tirados de uma região específica, CE, no nordeste. Sobre aquele perfil do twitter a diferença relativa nas atualizações não havia alterações substanciais.LeoMatosJJ escreveu: ↑28 Mai 2020 21:24Claro que interfere. Por exemplo, a sua análise foi feita de 1º de Janeiro até hoje (28/05). O prazo legal para inserção de um óbito no registro pode variar de 15 dias a 3 meses. Portanto, em teoria, o número de óbitos de 01/01 a 28/05 de 2019 já está meio que consolidado, ao passo que o mesmo período de 2020 está em constante atualização.
Novamente, pego um valor global de todo o Brasil, que acredito que diluem essas pontualidades e discrepâncias.
Segue uma análise de 30 dias atrás (o que faz com que haja uma diminuição no efeito "atualização" e delay):
01/01 à 28/04
ano 2019 2020
srag 379 2893
pneu 65200 64815
insuf 29738 30852
total 95317 98560
Diferença de 3243 mortes, o que representa 3,29%. Porém, nesse caso, flutua para mais mortes em 2020. Não vejo maiores problemas. Mas se vc quiser podemos fazer essa análise ano que vem, ai esses dados de 2020 estarão mais consolidados, assim como hj os de 2019 estão. Vai que dá uma diferença de 20%, 50%...
Bigode, você tem ideia de quantos países superaram a marca de 1 mil mortos diários em mais de 3 dias consecutivos? SOMENTE os EUA. Hoje alcançamos a terrível marca de 3 dias nessa pegada mortal.bigode69 escreveu: ↑28 Mai 2020 10:53Isso não quer dizer muita coisa. Há uma defasagem entre a pandemia lá e aqui. É natural que algum momento o brasil tenha mais mortes diárias pq lá ta na curva descendente e aqui tá quase chegando no pico (aparentemente, ainda crescente).
A comparação deveria ser feita MOMENTO vs MOMENTO. Perto do pico, lá girava em torno de ~2200 k de mortos, o que em proporção é substancialmente maior que aqui hoje. Eu acho MUITO difícil o Brasil passar os EUA. Vai ter que acontecer algo muito complicado para isso acontecer ou a pandemia vai ter que durar muito tempo para gente "correr atrás". Aqui as mortes proporcionais hoje:
Hoje (ontem, pq ainda não atualizou o gráfico para agora) os EUA tem 271,8 enquanto o Brasil tem 121,2. É quase 224% a mais de mortes. Graficamente percebemos que não há a menor chance das curvas se cruzarem (para enfim, o Brasil passar os EUA). Essa é a real tendência.
Brasil está ruim?
A resposta é: depende com quem vc compara...
Se comparar com os EUA estamos ótimos. Se compararmos com aqueles países da europa mais afetados tipo Espanha, Italia, Belgica, França UK, estamos excelentes!!
Você reparou que respondemos atualmente por 25% das mortes em todo o globo terrestre? ISSO NÃO É NADA NATURAL. É FRUTO DE NEGLIGÊNCIA.
O Brasil não está nada bem. E vou lhe dizer o porquê: pegamos o bonde andando, tivemos tempo para aprender com a experiência trágica de outros países, tivemos mais tempo que diversos outros países para nos preparar e organizar um pouco nosso falho sistema de saúde, para promover o isolamento social, para conscientizar a população. O QUE FOI FEITO NESSE TEMPO? QUAL O PLANO DO GOVERNO FEDERAL PARA COMBATER A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVIRUS? QUAL O PLANO DO SEU RESPECTIVO GOVERNO ESTADUAL PARA REDUZIR A CONTAMINAÇÃO?
Meu amigo, estamos vivendo uma tragédia anunciada. Quem passar por essa tempestade e não perder um parente, amigo ou conhecido para covid-19 pode jogar as mãos pro céu.
Esses países tem Uma quantidade gigante de idosos nao??JackmAtAll escreveu: ↑28 Mai 2020 22:20Top 5 de mortos EUA, UK, Italia, França e Espanha, nenhum país pobre.
De mundiça só o brasil que está vindo na rabeira.
Não adianta ter grana apenas, mas ter uma organização social/politica e comprometimento do povo como Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Vietna mostraram.
Essa crise expos a galera que caga e anda para o que ocorre em volta.
-
Lex Babyface
- Aprendiz

- Contato:
O que vcs acham que está por trás do espalhamento mais rápido do vírus no Amazonas? Várias cepas do vírus chegando ao mesmo tempo em Manaus, mundiçagem do Amazonense (isolamento mal feito e má higiene) ou o clima úmido??

- JackmAtAll
- Admin

- Contato:
Italia sim, EUA tem muita pessoas com obesidade, gordice come solta.
Mas teria que ver dados detalhados, se nesses países pessoas que vieram a obito/foram para uti, eram desses grupos.
Tapirus terrestris
- codematrixbr
- Aprendiz

- Contato:
Não houve afastamento, as indústrias locais (que não são poucas) fizeram um lobby gigantesco para não parar, resultado foi isso !Lex Babyface escreveu: ↑28 Mai 2020 23:32O que vcs acham que está por trás do espalhamento mais rápido do vírus no Amazonas? Várias cepas do vírus chegando ao mesmo tempo em Manaus, mundiçagem do Amazonense (isolamento mal feito e má higiene) ou o clima úmido??
Em Sc que reabriu quase tudo, o número de casos disparou, e a mesma coisa que aconteceu com Manaus está acontecendo no meu estado, governador não quer fazer lockdown e rs tudo aberto ou meio aberto!
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"
Forrest escreveu: ↑28 Mai 2020 23:09Bigode, você tem ideia de quantos países superaram a marca de 1 mil mortos diários em mais de 3 dias consecutivos? SOMENTE os EUA. Hoje alcançamos a terrível marca de 3 dias nessa pegada mortal.
Eu tenho a absoluta ciência disso. Eu não estou minimizando as 1000 mortes diárias. Esse número absoluto do ponto de vista humano é uma tragédia. Não me entenda mal. Mas essa não é uma forma justa de se comparar. E pq eu digo isso? Pq 1000 mortes no Brasil é o equivalente a perder 4,76 x 10^-4 % da população. Sabe quantos países perdeu essa quantidade da população por 3 dias consecutivos? Vou deixar para vc refletir (mas se vc olhar uns gráficos já vai ter noção). Eu sei que a sua área não tem a ver com números então para quem não é familiar soa chocante e deixa as pessoas que não sabem analisar dados preocupadas.
Você reparou que respondemos atualmente por 25% das mortes em todo o globo terrestre? ISSO NÃO É NADA NATURAL. É FRUTO DE NEGLIGÊNCIA.
Não vou me estender nisso, mas é natural para uma população que é grande, não está bem de forma uma geral (e está defasa das regiões mais caóticas) apresentar esse percentual.
O Brasil não está nada bem. E vou lhe dizer o porquê: pegamos o bonde andando, tivemos tempo para aprender com a experiência trágica de outros países, tivemos mais tempo que diversos outros países para nos preparar e organizar um pouco nosso falho sistema de saúde, para promover o isolamento social, para conscientizar a população. O QUE FOI FEITO NESSE TEMPO? QUAL O PLANO DO GOVERNO FEDERAL PARA COMBATER A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVIRUS? QUAL O PLANO DO SEU RESPECTIVO GOVERNO ESTADUAL PARA REDUZIR A CONTAMINAÇÃO?
Se vc não conseguiu entender as comparações, paciência. Só quis deixar as análises mais justas. De resto, concordo contigo, daria para ter reduzido bastante o número de mortes e o cenário onde nos encontramos hoje caso tivéssemos tomado medidas efetivas, com sincronia e melhores administradas.
Meu amigo, estamos vivendo uma tragédia anunciada. Quem passar por essa tempestade e não perder um parente, amigo ou conhecido para covid-19 pode jogar as mãos pro céu.
Há um risco sim de terminarmos bem fodidos e o futuro dirá. Infelizmente vai morrer bastante gente. É duro saber que tudo isso poderia ter sido evitado, em termos de mundo, com a China e com nossos políticos, no Brasil. É uma triste realidade.
Acredito que um mix de tudo:Lex Babyface escreveu: ↑28 Mai 2020 23:32O que vcs acham que está por trás do espalhamento mais rápido do vírus no Amazonas? Várias cepas do vírus chegando ao mesmo tempo em Manaus, mundiçagem do Amazonense (isolamento mal feito e má higiene) ou o clima úmido??
-Genética (pessoas mais puxadas para o índio, sem poucas misturas étnicas).
-Saúde fragilizada a população (baixa imunidade devido a má alimentação e condições de saneamento precárias).
-Estar numa latitude complicada (praticamente todos nessa linha horizontal estão bem fodidos ou fodidos: Peru, Equador, norte e nordeste brasileiro, não me pergunte pq mas uma cambada ai tá fodido...).
-Sistema de saúde sucateado (desde antes da pandemia já era colapsado).
-Péssima administração por parte do governo que só fez cagada atrás de cagada (comprou respiradores inadequados, entre outros).
-Falta de materiais de combate (máscaras e EPIs).
-Clima quente e úmido (facilita a disseminação).
-Possível deficiência na linha de frente (médicos qualificados e remédios disponíveis).
-Mundiçaria (clássico).
-Isolamento mal feito.
Se Amazonas hoje fosse um país estaria bem próximo a Itália na proporção (talvez até pior). Felizmente a densidade demográfica lá é baixa (e número de habitantes) senão o troço poderia ser ainda pior.
Tirando a genética e a latitude concordo com o resto.bigode69 escreveu: ↑29 Mai 2020 00:49Acredito que um mix de tudo:
-Genética (pessoas mais puxadas para o índio, sem poucas misturas étnicas).
-Saúde fragilizada a população (baixa imunidade devido a má alimentação e condições de saneamento precárias).
-Estar numa latitude complicada (praticamente todos nessa linha horizontal estão bem fodidos ou fodidos: Peru, Equador, norte e nordeste brasileiro, não me pergunte pq mas uma cambada ai tá fodido...).
-Sistema de saúde sucateado (desde antes da pandemia já era colapsado).
-Péssima administração por parte do governo que só fez cagada atrás de cagada (comprou respiradores inadequados, entre outros).
-Falta de materiais de combate (máscaras e EPIs).
-Clima quente e úmido (facilita a disseminação).
-Possível deficiência na linha de frente (médicos qualificados e remédios disponíveis).
-Mundiçaria (clássico).
-Isolamento mal feito.
Se Amazonas hoje fosse um país estaria bem próximo a Itália na proporção (talvez até pior). Felizmente a densidade demográfica lá é baixa (e número de habitantes) senão o troço poderia ser ainda pior.
Genética é bobagem só ver Itália, Wuhan, Nova York, o vírus não escolhe raça, o mesmo pra latitude, outro dia aqui tava falando que o calor diminuiria a força do vírus.
Acho que o único fator talvez seja o calor mesmo, uma vez que a humidade mais calor pode diminuir o tempo de de voo e isso possa dificultar a transmissão (pq a densidade anda junto com essas variáveis). Isso ajudaria, em teoria, a combater.
Acho bizarro como na África, no geral, não pegou. Pode ser diversos outros fatores mas eu não descartaria a genética e a pré disposição para o corpo favorecer ou não determinadas doenças.
A latitude e aquela linha talvez seja coincidência mas que é um fator curioso, é. Não cheguei a acompanhar o que acontece nos outros continentes e se há uma diferença nessa região. Pedrão é algo difícil de se estabelecer nessa pandemia.