patola escreveu: ↑21 Ago 2019 09:31
O jiu jitsu de Helio Gracie e Carlos era extremamente limitado.
Por isso que ele pode estar certo em relação a Hélio, mas de jeito nenhum pode-se dizer o mesmo do Rickson, que lutou no MMA sem nunca suar uma gota e treinou sob o Rolls no jiu jitsu de hoje.
Já que você está "contemporaneizando" os fatos:
Helio Gracie com 42 anos e 67kg lutou por 3h e 45 minutos com Waldemar Santana de 25 anos e 94kg.
"Contemporaneizando" eles eram os maiores lutadores da época.
Me diz em que planeta o jiu jitsu do Keenan daria pra ele condições de lutar por mais de 10 minutos seguidos contra o Kamaru Usman?
Mesmo os dois tendo praticamente o mesmo peso, sendo o Keenan mais alto e mais novo.
Obviamente que as técnicas da época HG x WS eram menos refinadas, porém, se o jiu jitsu evoluiu a ponto de tornar Hélio Gracie um mero faixa roxa, pq não evoluiu a ponto de deixar um faixa preta com condições de lutar frente a frente com um grande lutador de vale-tudo, como era na época antiga?
Talvez pq o Keenan seja somente um grande lutador de competição, mas um mero meia boca no jiu jitsu de verdade disseminado por Hélio Gracie.
Hélio nunca lutou esse jiu jitsu do Keenan, querer "contemporaneizar" isso é uma injustiça e desrespeito.
Se colocar o Keenan pra sair na mão com algum lutador sem tempo, sem regras, sem peso, ele não vai resistir por mais de 10 minutos.
Agora coloque o Kron nas mesmas condições e me diga quanto tempo ele dura. Se ele não se sair infinitamente melhor que o Keenan eu te pago R$ 100,00.
Agora me responda: Quem sabe mais posições, Keenan ou Kron? Eu arrisco dizer que o Keenan deve saber uma infinidade de posições a mais que o Kron, mas isso não faz dele um lutador melhor. Talvez o faça um competidor de jiu jitsu de pano melhor, mas nem isso eu acredito que ele seja.
Não podemos medir com a régua de hoje os acontecimentos do passado.
Hélio Gracie foi o maior nome do jiu jitsu de todos os tempos, negar isso é um desrespeito com a história.