E Curitiba?
A maioria dos curitibanos que conheço são desconfiados e esquentados. Quando eu era síndico os moradores que eu mais discutira eram curitibanos. E quando eu trabalhava num restaurante tinha um colega de lá que eu chegava e falava "Bom dia." - e ele respondia: "O que você quer? Não me pede nada que hoje eu não tô bom." - "Foi só um bom dia, cara!" - "Ah, ta. Bom dia então."
Não sou o único que penso assim. Já vi reportagem revelando que é uma das cidades mais fechadas que tem, tanto que quem é de fora tem mais dificuldade para ser aceito e se adaptar. Me marcou também um 'stand up' que assisti onde um comediante dizia que depois que ele conseguiu fazer um plateia curitibana rir, ficou confiante para fazer show em qualquer lugar do Brasil
Até um amigo meu Curitibano reconhece que eles são difíceis, explicou dizendo que Curitiba é uma cidade violenta e com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, então para sobreviver as pessoas desenvolvem como defesa uma personalidade mais forte, ambiciosa e sempre desconfiando de todos. Tenso.