
Os jornalistas que têm acompanhado os treinos do México na Rússia têm notado algo inusitado. Jogador mais experiente do elenco comandado por Juan Carlos Osório, o veterano Rafa Márquez tem usado um uniforme "limpo" diferente dos demais jogadores, que treinam com uma camisa com as logomarcas de três patrocinadores. Segundo o New York Times, Rafa Márquez vem sendo boicotado pelas três empresas. O zagueiro, inclusive, não pode beber a mesma água do restante do elenco para não exibir o rótulo de um dos patrocínios da seleção mexicana.
O motivo do boicote é que o jogador de 39 anos está com o nome sujo nos Estados Unidos. Em 2017, a Justiça Americana abriu investigação de lavagem de dinheiro contra o mexicano. Rafa Márquez é acusado de abrir empresas nos Estados Unidos para movimentar dinheiro oriundo do narcotráfico. Segundo o New York Times, a cervejaria que patrocina o prêmio de melhor jogador de cada partida pediu para que o nome de Márquez fosse evitado. O zagueiro também está proibido de dar entrevistas no banner oficial da Copa.
O boicote a Rafa Márquez vai além. De acordo com o NYT, o zagueiro não receberá a premiação por participação no Mundial - cerca de 1,5 milhão de Euros por equipe -, uma vez que o banco que repassa os prêmios é americano. Márquez teria concordado em ficar de fora do rateio.
https://globoesporte.globo.com/futebol/ ... xico.ghtml