Lacração ou insensibilidade news?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Krlos Eduardo
Contato:

Re: Lacração ou insensibilidade news?

Mensagem por Krlos Eduardo » 08 Mar 2018 13:13

Vitorino escreveu:
08 Mar 2018 13:05
Vc já estudou numa Federal?
Sim, me formei em uma. O que quer saber? se conheço corporativismo?
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

martedragon
Contato:

Mensagem por martedragon » 08 Mar 2018 13:18

E num futuro próximo, quando se formar ela vai fazer o que? Textão no face que ninguém deu emprego pra ela por causa da criança?

O mercado de trabalho é cruel e vivemos uma época super complicada pra quem está desempregado ainda mais tendo de arrastar filho pra cima e pra baixo.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 08 Mar 2018 13:21

Convenhamos que o professor ser escroto ou não é um argumento ad hominem e em não contribui para avaliarmos se a solução da questão foi adequada. Na verdade, essa suposição de que ele é escroto só interfere no modo como ele conduziu. Independentemente de ele conduzir de forma doce ou ríspida situação, o fato é que a proibição de assistir aula com criança é a melhor solução e a mãe ficaria insatisfeita de qualquer maneira. E eu também fiquei com pena da mãe por estar passando por essa circunstância de querer melhorar de vida mas não ter com quem deixar a criança.

São 2 questões:

O professor tomou a decisão mais razoável ao proibir?

Caso vc responda não, vai justificar pensando na mãe. Mas e o restante da turma? E se todas as mães resolvessem fazer o mesmo? Ok, não precisamos nem ir tão longe. Se mais uma mãe na mesma situação(o que não é tão improvável, vide relato de foristas aqui que já tiveram que acompanhar suas mães) resolve levar seu filho de idade parecida. Vcs acham que daria certo 2 crianças na aula com 5 anos ? Então acredito que sim, é a decisão mais razoável já que não podemos pensar no benefício de 1 e prejudicar outros 30 ou 40 alunos.

O professor poderia ter conduzido a questão de uma forma mais humana?

Daí temos que partir da suposição que ele já falou logo em público. A forma mais gentil seria chamar a mãe em reservado e sugerir algumas opções. Em última instância, deixar claro que a situação não poderia perdurar e que ela arrumasse uma solução para a próxima aula.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 08 Mar 2018 13:23

RequintesDePuberdade escreveu:
08 Mar 2018 13:03
São duas questões distintas:

- A aluna levar a criança para a sala de aula;

-A forma como o professor conduziu a questão.

O professor pode estar certo na primeira e errado na segunda.
Bem colocado!

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 08 Mar 2018 13:24

RequintesDePuberdade escreveu:
08 Mar 2018 13:03
São duas questões distintas:

- A aluna levar a criança para a sala de aula;

-A forma como o professor conduziu a questão.

O professor pode estar certo na primeira e errado na segunda.
é bem por aí, fez o certo, mas de maneira equivocada.
Imagem

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 08 Mar 2018 13:34

Vitorino escreveu:
08 Mar 2018 13:05
:))
Velho, editei meu post. Tá muito claro para mim que você não sabe como as coisas funcionam nas federais da vida.
Muito bonitinha a sua teoria: "é preciso a Reitoria ter pulso...". Mas na prática não é assim. Gostaria eu que fosse assim, :-bd
ficou muito claro pra você né....rs...

minha teoria não é a bonitinha, é apenas o trâmite, agora se corpo de faculdade é uma várzea só, isso não anula o que seria o correto a ser feito concorda?

todos são livres e portadores de direitos, justiça ta aí pra isso chefe, nossa CF bosta ampara, ela que vá à defensoria pública, bata com o grelo duro na mesa e processe a porra toda então.

irmão que órgão, instituição, poder público, funciona conforme as regras nessa porra?

não sou santo não viu mano, longe, muito longe disso, mas apenas por curiosidade, como você se porta? pratica desobediência civil diariamente? basila sua vida em jeitinhos?
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 08 Mar 2018 13:40

Vitorino escreveu:
08 Mar 2018 12:18
Galera, quem estuda no setor de humanas da UFRN sabe que o professor em questão se acha o próprio Deus na terra. Gritou até o próprio coordenador do curso por causa disso.
E na UFRN existem algumas mulheres que levam o filho às aulas e nunca deu problema.
Nunca deu problema pra quem ? O problema é que tendemos a achar que aquilo que nós pensamos como natural é válido para todos. Te garanto que muita gente fica insatisfeita e não se manifesta por medo de soar arrogante ou insensível.

Não é certo criança em sala de faculdade. Os argumentos do professor para a reportagem são perfeitos:

“Não tenho essa informação, mas essa informação não interfere na análise do problema, porque, veja bem, a sociedade tem diversos dramas e problemas. Mas a universidade não pode ser o lugar da resolução de todos esses problemas. A universidade já faz um esforço tremendo de oferecer programas, de oferecer alternativas de amparo à vida estudantil que devem ser reconhecidos Nós temos bolsas de iniciação científica, bolsa alimentação, residência, nós temos essa bolsa creche. A universidade está fazendo o que pode”

No mais, os 2 principais argumentos são:

Se o prejuízo pra sala é maior do que o benefício, então não pode ficar com filho. O benefício é para a mãe. Se 2 outros alunos se sentirem prejudicados, já não poderia deixar criança na sala. O seu direito acaba quando começa o do outro.

E o segundo é se todos os pais poderiam fazer a mesma coisa. E aí não digo nem só pai ou mãe que cria sozinho. Todo dia que alguém tivesse alguma ocorrência em que não tivesse com quem deixar o filho, poderia se achar no direito de fazer o mesmo que a mãe da reportagem. Isso é sustentável?

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 08 Mar 2018 13:45

Krlos Eduardo escreveu:
08 Mar 2018 13:34
ficou muito claro pra você né....rs...
Bicho, eu concordo com você. Deveria ser feito de acordo com o "correto", mas a real é que dificilmente esse a UFRN ou a reitoria vai tomar alguma atitude. Eu chutaria que no máximo a universidade construiria uma creche para as pessoas com vínculo, mas a saúde financeira de UFRN não é boa.
Não entendi a necessidade de levar o assunto para "como eu me porto" ou "qual instituição segue as regras"... Mas, segue o barco.
Aliás, vou me informar com alguns conhecidos para ver se alguém sabe se a criança estava atrapalhando a ponto de justificar a expulsão.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 08 Mar 2018 13:54

Tuf escreveu:
08 Mar 2018 13:40
"Nunca deu problema para quem?" Para os professores da UFRN. Existem histórias de reclamações de diversos tipos acerca de professores. E que não deram em nada.
Aliás, como você me garante que muita gente fica insatisfeita e não faz nada? :))
Sobre a citação do professor: a UFRN não tem creche para alunos. Lá existe o NEI (Núcleo de Educação Infantil) que é uma creche-escola para servidores, onde a criança passa por um mini "processo seletivo" para depois ser sorteada para estudar lá. Já que você trouxe esta citação, neste mesmo texto vc consegue notar que ele dá uma de joão sem braço e transfere a culpa inteira para a instituição.
E sobre "todos os pais poderiam fazer a mesma coisa": é uma possibilidade muito remota, mas não seria insustentável mesmo.
Synthwave & Retrowave

Cunecao
Contato:

Mensagem por Cunecao » 08 Mar 2018 14:15

Problemas gerados pela criação deveriam onerar apenas os pais. Ninguém mais deve ser penalizado pela existência dessa criança, então ela não deveria levar a criança para a aula.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 08 Mar 2018 14:23

Vitorino escreveu:
08 Mar 2018 13:54
"Nunca deu problema para quem?" Para os professores da UFRN. Existem histórias de reclamações de diversos tipos acerca de professores. E que não deram em nada.
Aliás, como você me garante que muita gente fica insatisfeita e não faz nada? :))
Sobre a citação do professor: a UFRN não tem creche para alunos. Lá existe o NEI (Núcleo de Educação Infantil) que é uma creche-escola para servidores, onde a criança passa por um mini "processo seletivo" para depois ser sorteada para estudar lá. Já que você trouxe esta citação, neste mesmo texto vc consegue notar que ele dá uma de joão sem braço e transfere a culpa inteira para a instituição.
E sobre "todos os pais poderiam fazer a mesma coisa": é uma possibilidade muito remota, mas não seria insustentável mesmo.
Cara, vc tá perdendo o ponto da questão. E daí que nunca deu problema para os professores ? Qual a relevância disso? O foco tem que ser os alunos e se causa dano à transmissão de conhecimento. E claramente traz pq causa distração da mãe e dos colegas. Prejudica o ensino. A própria instituição já disse que cabe ao professor decidir:

Além disso, a UFRN disse que não há qualquer norma na instituição que proíba ou que permita a presença de crianças em aulas. “Contudo há legislação nacional que dão autonomia ao professor para decidir se um aluno pode estar na sala, ou não, devido ao comportamento dele, ou outra questão”, alegou a instituição.

Quanto a sua questão de como eu garanto que muita gente fica insatisfeita e não faz nada, eu devolvo a pergunta. Como vc garante que as pessoas aceitam esse tipo de comportamento e não ficam insatisfeitas? Vc está considerando a omissão em oficializar reclamação como sinal de aceitação da situação ? Talvez vc esteja indo longe demais nessa premissa já que pena ou coerção social seriam causas mais plausíveis.

Mesmo sabendo que casos pessoais não são argumentos fortes, relato aqui que já vivi isso qdo estudei numa Universidade Pública. O professor levava o filho quando dava aula pq não tinha com quem deixar. Claramente distraía a mim e a diversas pessoas na turma e ninguém dizia nada. Pq? Não é fácil vc questionar o professor (medo de retaliação na nota) além de gerar dó a situação. Mas esses sentimentos não invalidam o fato de que atrapalha sim.

Do mesmo modo, no caso em tela, os colegas talvez não reclamem por pena ou coerção social, por amizade.
Editado pela última vez por Tuf em 08 Mar 2018 14:33, em um total de 1 vez.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 08 Mar 2018 14:27

Vitorino escreveu:
08 Mar 2018 13:54
De onde vc tirou esse citação do professor? Não foi da reportagem. Ele disse:

"[...]A universidade já faz um esforço tremendo de oferecer programas, de oferecer alternativas de amparo à vida estudantil que devem ser reconhecidos Nós temos bolsas de iniciação científica, bolsa alimentação, residência, nós temos essa bolsa creche. A universidade está fazendo o que pode”, declarou.

Bolsa creche é diferente de creche, caro forista. Ele está falando de auxílio financeiro para que a mãe possa pagar alguém para olhar seu filho e não que ela poderia deixar na creche da faculdade. Vocês, principalmente aqueles que estudam em federal, têm que ler melhor e se ater ao que está escrito. E não ficar criando espantalhos para rebater.
Editado pela última vez por Tuf em 08 Mar 2018 14:47, em um total de 1 vez.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 08 Mar 2018 14:45

Filho_da_D.Florinda escreveu:
08 Mar 2018 14:14
Essas criações hipotéticas pró-argumento são as melhores: imagine se todos os alunos levassem periquitos, papagaios, tios, filhos, netos.
=))
Não são criações hipotéticas. Essa linha de raciocínio, apenas segue o Imperativo Categórico de Kant já que a ação válida para a mãe da reportagem deveria poder ser universalizada para todos os outros pais daquela Universidade.

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 08 Mar 2018 14:48

Bem, eu como aluno e professor ficaria incomodado com uma criança TODA AULA assistindo com a mãe. Se fosse aluno creio que me sentiria inibido de me posicionar com medo do "patrulhamento".
Uma questão que não vi ter sido esclarecida é se a aluna conversou PREVIAMENTE com o professor sobre o caso. Acho que o respeito e a sensatez deveriam vir antes de qq coisa. Ela deveria ter conversado com ele antes e evitar toda essa situação, a não ser que o intuito seja o vitimismo. Que aí fica mais evidente qdo se faz as coisas sem perguntar antes...

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 08 Mar 2018 15:14

Tuf escreveu:
08 Mar 2018 14:27
Bolsa creche é diferente de creche, caro forista. Ele está falando de auxílio financeiro para que a mãe possa pagar alguém para olhar seu filho e não que ela poderia deixar na creche da faculdade. Vocês, principalmente aqueles que estudam em federal, têm que ler melhor e se ater ao que está escrito. E não ficar criando espantalhos para rebater.
Man, o auxílio creche é de 100 reais e serve apenas para crianças até 6 anos. Aqui em Natal isso não é grande coisa, como o professor citou. Aliás isso não é quase nada. Li no g1.com que a criança tem 5 anos, então se isso for verdade, não serviria por muito tempo tal auxílio.

Sobre a creche, cujo o próprio professor Alípio citou em sua resposta: alguns trechos estão bem parecidos com a citação que vc trouxe. Por isso que eu citei a creche. Daqui a pouco eu trago a "resposta" do prof.
Synthwave & Retrowave

Responder