Como vocês reagem diante da insatisfação com um produto ou serviço? Reclamam com a empresa ou deixam pra lá?
Como vocês reagem diante da insatisfação com um produto ou serviço? Reclamam com a empresa ou deixam pra lá?
Criei esse tópico porque vejo que muitas coisas mudaram nos últimos anos, mas boa parte da população continua passiva. Geralmente, as pessoas só reclamam de algum problema quando está na garantia. Por outro lado, já vi pessoas, geralmente o cara que começa a estudar direito, que abrem processo no JEC por qualquer besteira, como um produto que deveria chegar em 3 dias úteis e chegou em 4. Em 2014, realizei meu sonho de consumo de comprei uma Tv de Plasma da Samsung de 64 polegadas pouco antes da Copa. Com 2 anos de uso, a tv deu defeito. Chamei um técnico, mas ele não conseguiu a placa para que pudesse testar. Ele queria ter q certeza de que era a placa e não a tela, pois se fosse a tela, não haveria conserto, e caso comprasse a placa nessa situação, teria um prejuízo. Entrando em fóruns da galera que tinha essa tv, descobri que era um problema mundial do produto e a Samsung estava indenizando os clientes ou dando uma tv similar. É claro que no exterior foi um processo rápido, mas aqui, os primeiros clientes tiveram que entrar na justiça para receber uma tv nova. Só depois a Samsung resolveu negociar espontaneamente. Minha tv chegou na quarta-feira passada e estou satisfeito com ela, apesar de achar que a minha antiga plasma, mesmo não sendo 4K, tinha uma imagem melhor.
Outros produtos que já troquei:
- tênis adidas (original) comprado no Paraguai que descolou um ano depois. Reclamei e a Adidas do Brasil me deu um novo.
- Um espremedor de alho da Kitchen Aid, que apesar de caro, era vagabundo. Mesmo passado um ano da compra, reclamei e fizeram a troca. Quebrou de novo e daí pedi outro produto. Eles pararam de vender esse modelo porque viram que o mesmo era frágil.
- Um ralador de queijo da Tramontina, feito com um material frágil.
Fiquei puto com a Nike. A minha filha era pequena e comprei um Nike Shox para ela em uma viagem, sem ela estar presente. Como o tênis ainda não cabia no pé dela, só quase um ano depois ela começou a usá-lo. Ela começou a usar e um mês depois o solado descolou. Reclamei com a Nike, que argumentou que só trocaria se estivesse dentro do prazo de um ano. Bom, tinha passado um mês do prazo e fiquei a ver navios. Reparo que o pós-venda da Nike não dá muita margem ao cliente e hoje evito seus produtos.
Tive a minha conta corrente clonada em janeiro quando estava na Europa e foram feitos vários TEDs, DOCs e pagamentos de contas de telefonia celular e DARFs. Reclamei e os valores foram estornados. Dias depois, fui fazer um TED e me cobraram as taxas, pois, supostamente, eu havia excedido o número de transferências dentro do meu pacote de serviços. Liguei reclamando e estornaram os valores cobrados a mais.
Antigamente, as empresas prestavam um péssimo atendimento e o consumidor ficava na mão. O brasileiro médio não é de lutar pelos seus direitos, por isso acho que as empresas aqui prestam um atendimento tão ruim no pós-venda.
Outros produtos que já troquei:
- tênis adidas (original) comprado no Paraguai que descolou um ano depois. Reclamei e a Adidas do Brasil me deu um novo.
- Um espremedor de alho da Kitchen Aid, que apesar de caro, era vagabundo. Mesmo passado um ano da compra, reclamei e fizeram a troca. Quebrou de novo e daí pedi outro produto. Eles pararam de vender esse modelo porque viram que o mesmo era frágil.
- Um ralador de queijo da Tramontina, feito com um material frágil.
Fiquei puto com a Nike. A minha filha era pequena e comprei um Nike Shox para ela em uma viagem, sem ela estar presente. Como o tênis ainda não cabia no pé dela, só quase um ano depois ela começou a usá-lo. Ela começou a usar e um mês depois o solado descolou. Reclamei com a Nike, que argumentou que só trocaria se estivesse dentro do prazo de um ano. Bom, tinha passado um mês do prazo e fiquei a ver navios. Reparo que o pós-venda da Nike não dá muita margem ao cliente e hoje evito seus produtos.
Tive a minha conta corrente clonada em janeiro quando estava na Europa e foram feitos vários TEDs, DOCs e pagamentos de contas de telefonia celular e DARFs. Reclamei e os valores foram estornados. Dias depois, fui fazer um TED e me cobraram as taxas, pois, supostamente, eu havia excedido o número de transferências dentro do meu pacote de serviços. Liguei reclamando e estornaram os valores cobrados a mais.
Antigamente, as empresas prestavam um péssimo atendimento e o consumidor ficava na mão. O brasileiro médio não é de lutar pelos seus direitos, por isso acho que as empresas aqui prestam um atendimento tão ruim no pós-venda.
-
General Moscardo
Re: Como vocês reagem diante da insatisfação com um produto ou serviço? Reclamam com a empresa ou deixam pra lá?
Vou te falar que depende muito do valor é da necessidade que eu tenha da coisa. Se for uma taxa pequena do banco não esquento a cabeça, embora saiba o tanto que eles lucram com isso. Esse exemplo que você deu do estudante no JEC tem muito mesmo. Tenho pegado mais raiva dos consumidores do que das empresas.
Re: Como vocês reagem diante da insatisfação com um produto ou serviço? Reclamam com a empresa ou deixam pra lá?
General Moscardo escreveu: ↑16 Fev 2018 11:06Vou te falar que depende muito do valor é da necessidade que eu tenha da coisa. Se for uma taxa pequena do banco não esquento a cabeça, embora saiba o tanto que eles lucram com isso. Esse exemplo que você deu do estudante no JEC tem muito mesmo. Tenho pegado mais raiva dos consumidores do que das empresas.
Pois é, já vi gente que encrencou com a fábrica de biscoitos porque os últimos estavam quebrados ou amassados. Uma coisa que faço ultimamente é guardar nota fiscal de carnes embaladas à vácuo. Já comprei algumas que estavam podres quando fui abrir poucos dias depois.
Eu reclamo quando acho que é má fé e incompetência, falo com gerente, mando e-mail, reclamo no facebook da empresa, qq coisa para chamar atenção e ter uma resposta. Para entrar com uma ação teria que ser por um prejuízo maior. Também tento ver se o problema é do funcionário fdp ou de ptocedimento da empresa fdp para não queimar uma pessoa inocente a toa. Já deixei de usar várias marcas, nike, adidas.
Agora escrevendo o tópico lembrei de uma coisa q eu ia reclamar e acabei deixando para lá. Vou lá perturbar a empresa.
Agora escrevendo o tópico lembrei de uma coisa q eu ia reclamar e acabei deixando para lá. Vou lá perturbar a empresa.
- JackmAtAll
- Admin

- Contato:
Já tive diversos problemas, kabum enviando placa errada, desde atendente mal educada da copenhagen de SBC xingando do nada, produto quebrado ou com defeito, safados da NETfazendo cobrança indevida, parceiro comercial da minha empresa praticamente golpista só que só descobrimos depois de trabalhar junto.
Acho que se listar tudo vou passar alguns dias escrevendo.
O que vejo em comum é que de algum forma é padrão entre as empresas de contar que possuem algum tipo de poder para cagar nas cabeças dos outros e sair impune e do outro lado as pessoas, nem todos reclamam e deixam passar e nisso o primeiro grupo cresce desgovernandamente.
Acredito que esses órgãos reguladores devem ser bem menores em países onde as pessoas são mais "educadas" e tem menos essa cultura filho da puta de que o legal é enganar e não ser descoberto e principalmente eles devam tentar manter uma boa imagem.
Acho que se listar tudo vou passar alguns dias escrevendo.
O que vejo em comum é que de algum forma é padrão entre as empresas de contar que possuem algum tipo de poder para cagar nas cabeças dos outros e sair impune e do outro lado as pessoas, nem todos reclamam e deixam passar e nisso o primeiro grupo cresce desgovernandamente.
Acredito que esses órgãos reguladores devem ser bem menores em países onde as pessoas são mais "educadas" e tem menos essa cultura filho da puta de que o legal é enganar e não ser descoberto e principalmente eles devam tentar manter uma boa imagem.
Tapirus terrestris
Acho que existe uma postura de comodismo do brasileiro. Meu irmão colocou o carro para fazer uma revisão e o cara da oficina disse que tinha que trocar a correia dentada do motor. Bom, a correira foi trocada, meu irmão andou menos de mil kms e a correia arrebentou, ficando ele no prejuízo. Eu disse que o mecânico teria que dar conta, pois uma correia dentada nova não pode arrebentar assim tão rápido, mas meu irmão resolveu deixar de lado. No lugar dele, eu iria até o JEC para tentar amenizar meu prejuízo.
- JackmAtAll
- Admin

- Contato:
Suspeito que o cara que colocou a correia estragada provavelmente sabia o que estava fazendo e ainda contava justamente que as chances de não reclamarem era razóavel.Anônimo escreveu: ↑16 Fev 2018 11:51Acho que existe uma postura de comodismo do brasileiro. Meu irmão colocou o carro para fazer uma revisão e o cara da oficina disse que tinha que trocar a correia dentada do motor. Bom, a correira foi trocada, meu irmão andou menos de mil kms e a correia arrebentou, ficando ele no prejuízo. Eu disse que o mecânico teria que dar conta, pois uma correia dentada nova não pode arrebentar assim tão rápido, mas meu irmão resolveu deixar de lado. No lugar dele, eu iria até o JEC para tentar amenizar meu prejuízo.
Na santa efigenia aqui em sp onde se vende um monte de tralhas de informatica alguns lojistas pegam 10 HD e 1 está com defeito o infeliz passa para a frente assim mesmo e se der defeito coloca para vender para o próximo ao invés de trocar.
Tapirus terrestris
-
martedragon
- Contato:
Normalmente meus problemas eram só com a net e eu ia procon e resolvia, agora estou com problema com a sky (livre) que dei pra minha mãe a alguns anos atrás. Desta vez não sei se vou ter que ir no procon de novo ou ir direto no juizado de pequenas causas.
O complicado pra mim é ter de perder algumas tardes de serviço.
O complicado pra mim é ter de perder algumas tardes de serviço.
O site reclame aqui é um bom veículo pra resolver esses problemas inicialmente, entram em contato com vendedor e geralmente eles respondem e tentam resolver o caso, já pra não ficarem com má reputação.
Eu mesmo antes de fazer uma compra virtual num site desconhecido pesquiso se tem reclamação contra o vendedor lá no site do reclame aqui
Eu mesmo antes de fazer uma compra virtual num site desconhecido pesquiso se tem reclamação contra o vendedor lá no site do reclame aqui
Pensei que foi o Cosme Rímoli que abriu o tópico, título gigante véi
Tive problemas com a Amazon (resolvido rapidamente), Lenovo (entrei no Reclame aqui, tb foi resolvido).
Normalmente compras em empresas grandes e com uma reputação construída ao longo do tempo (como as duas citadas) é uma forma de diminuir riscos de dor de cabeça (nem sempre, é claro).
Tive problemas com a Amazon (resolvido rapidamente), Lenovo (entrei no Reclame aqui, tb foi resolvido).
Tb faço isso.
-
DiegoGracie
- Aprendiz

- Contato:
Já contei esse caso aqui no fórum uma vez, no caso contra o serviço da UNIMED. Bem que falam, plano de saúde vc precisa uma vez na vida, e quando precisa é uma merda!
A quase 3 anos atrás, meu filho de então 07 anos teve uma crise de apendicite aguda. Ele sempre teve plano, mas o mais simples. Uns 6 meses antes do ocorrido eu tinha feito o upgrade do plano pro completo, com internação, quarto, etc. Era domingo de carnaval, os hospitais trabalhando em regime de plantão, meu filho gemendo de dor (nunca tive, mas quem já teve diz que a dor é insuportável), eu entro no hospital, meu filho na hora é colocado numa maca e o médico rapidamente diz que o problema é grave e precisa de intervenção cirúrgica com urgência, pois já estava sob risco. Enfim, dei o OK e passados 15 minutos, vem um cara da recepção falar que o plano de saúde recusou a operação do meu filho devido a carência de 12 meses. Na hora questionei sob a carência em procedimentos de urgência e emergência. Me disseram que estava tudo certo, e que existia sim a carência. O médico na mesma hora tirou a mão do meu filho e disse que atenderia na quarta feira no hospital público aqui da cidade. Na mesma hora eu fiquei enfurecido, e perguntei - como vou esperar até quarta, se você acabou de dizer que é urgente e tem que operar hoje?
Resultado: Entre hospital, médico, anestesista, paguei 6 mil reais a vista pra operar meu filho no particular. (Eu não tinha a grana, peguei emprestado).
Passado o susto, procurei um bom advogado, ganhei em todas as instâncias. O juiz acabou de determinar o pagamento de aprox. 30 mil reais a meu favor. Entrei também contra o hospital que se negou a fazer a remoção do meu filho, caso o mesmo fosse pro Hospital Público. Já ganhei em 2 instâncias também.
Eu entrei não pra ganhar dinheiro, mas pq o que aconteceu foi um absurdo. E tenho certeza que acontece milhares de casos assim no Brasil e as pessoas nem sabem os direitos que tem. Essas empresas gigantescas aproveitam todos os dias da inocência, ignorância do povo mesmo.
A quase 3 anos atrás, meu filho de então 07 anos teve uma crise de apendicite aguda. Ele sempre teve plano, mas o mais simples. Uns 6 meses antes do ocorrido eu tinha feito o upgrade do plano pro completo, com internação, quarto, etc. Era domingo de carnaval, os hospitais trabalhando em regime de plantão, meu filho gemendo de dor (nunca tive, mas quem já teve diz que a dor é insuportável), eu entro no hospital, meu filho na hora é colocado numa maca e o médico rapidamente diz que o problema é grave e precisa de intervenção cirúrgica com urgência, pois já estava sob risco. Enfim, dei o OK e passados 15 minutos, vem um cara da recepção falar que o plano de saúde recusou a operação do meu filho devido a carência de 12 meses. Na hora questionei sob a carência em procedimentos de urgência e emergência. Me disseram que estava tudo certo, e que existia sim a carência. O médico na mesma hora tirou a mão do meu filho e disse que atenderia na quarta feira no hospital público aqui da cidade. Na mesma hora eu fiquei enfurecido, e perguntei - como vou esperar até quarta, se você acabou de dizer que é urgente e tem que operar hoje?
Resultado: Entre hospital, médico, anestesista, paguei 6 mil reais a vista pra operar meu filho no particular. (Eu não tinha a grana, peguei emprestado).
Passado o susto, procurei um bom advogado, ganhei em todas as instâncias. O juiz acabou de determinar o pagamento de aprox. 30 mil reais a meu favor. Entrei também contra o hospital que se negou a fazer a remoção do meu filho, caso o mesmo fosse pro Hospital Público. Já ganhei em 2 instâncias também.
Eu entrei não pra ganhar dinheiro, mas pq o que aconteceu foi um absurdo. E tenho certeza que acontece milhares de casos assim no Brasil e as pessoas nem sabem os direitos que tem. Essas empresas gigantescas aproveitam todos os dias da inocência, ignorância do povo mesmo.
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22
Quando estou no direito reclamo sim, meu dinheiro não dá em árvore.
Se vejo empenho na empresa em resolver meu problema fico só na via administrativa mesmo, se noto falta de empenho a conversa é outra.
Por incrível que pareça muita coisa se resolve em Ouvidoria, Agências Reguladoras e até mesmo no Reclame Aqui.
Edit: um caso rapidinho.
Me mudei recentemente e pedi pra ligarem a luz, eles devem ir em horário comercial, eis que na primeira tentativa foram as 20:30, não sou homem das cavernas pra ficar em um ap sem luz. Havia uma taxa de revisita de R$9,00, tentei na boa não quiseram me isentar, abri no reclame aqui e me ligaram da Ouvidoria falando que não iam me cobrar haja vista que foram fora de horário comercial na primeira vez. Mas é assim, uma migalha aqui, outra ali, e essas empresas enchem o bolso as custas da ignorância alheia.
Se vejo empenho na empresa em resolver meu problema fico só na via administrativa mesmo, se noto falta de empenho a conversa é outra.
Por incrível que pareça muita coisa se resolve em Ouvidoria, Agências Reguladoras e até mesmo no Reclame Aqui.
Edit: um caso rapidinho.
Me mudei recentemente e pedi pra ligarem a luz, eles devem ir em horário comercial, eis que na primeira tentativa foram as 20:30, não sou homem das cavernas pra ficar em um ap sem luz. Havia uma taxa de revisita de R$9,00, tentei na boa não quiseram me isentar, abri no reclame aqui e me ligaram da Ouvidoria falando que não iam me cobrar haja vista que foram fora de horário comercial na primeira vez. Mas é assim, uma migalha aqui, outra ali, e essas empresas enchem o bolso as custas da ignorância alheia.
I'm just a kid o rapá!!!
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
Eu evito colocar a fatura da NET em débito automático. Quando existe alguma cobrança irregular, é uma epopeia para conseguir o estorno. Sempre que morei em Curitiba e viajava para o Rio, pedia para suspender a cobrança do serviço de tv por assinatura. Ficava mais de um mês fora. Pois toda vez os FDPs desligavam o sinal, mas a cobrança persistia. Acho que a NET e algumas empresas agem assim porque sabem que muita gente não reclama.
-
vitoandolini
- Contato:
Cara, você tá certíssimo mas não consigo fazer isso de reclamar com comida. Raramente devolvo a comida. Fico apreensivo de algum espírito de porco zoar a comida só de raivaVagabondMusashi escreveu: ↑16 Fev 2018 13:51Reclamo de boa. Quem não chora não mama. Comida ruim, devolvo. Serviço ruim, não pago. Cerveja quente, devolvo.
Com educação e tranquilidade. Os trabalhadores são pessoas e nem sempre é culpa deles. Não é algo pessoal, é uma transação de negócios, portanto não me irrito com a pessoa, nem com o garçom. Na verdade eu nem me irrito , a não ser que se recusem a consertar o erro.
"Por gentileza, amigo, minha comida não veio boa/essa porção não condiz com o cardápio/a cerveja está quente. Pode por gentileza me trazer outra? Obrigado."
Se não podem, digo "Infelizmente não posso pagar por um serviço que não foi prestado à contento. Vou partir então, tenha um bom dia."
Pronto.
Fiz isso ontem, e na semana passada também. Ontem pedi uma salada de quesadilla que era só a tortilla com um monte de alface, três tomatinhos cereja com um pouco de queijo em cada e uns 50g de filé mignon. Custava 30 reais, e não condizia em absoluto com a imagem do cardápio. Chamei o garçom e falei "Amigo, por gentileza, meu prato veio com muito mais alface do que eu esperava e menos do principal. Pode pedir por favor para o chef se livrar de metade dessa alface e acrescentar mais tomate e queijo?"
Dito e feito. Sem problema.
Sem briga nem stress. Falou com educação , geralmente a turma quer ajudar. É só não começar o papo ACUSANDO, ou BRIGANDO, mas sim conversando de boa. Não somos nós contra eles, e sim nós e eles juntos contra o problema.
E lugar de serviço ruim ou produto ruim eu não volto mais. Pronto.
-
martedragon
- Contato:
O grande problema é que o tempo que vc perde reclamando ou ainda pior tendo que ir pessoalmente a orgãos como o procon e o juizado de pequenas causas as vezes nos custa mais do que o valor reclamado.Anônimo escreveu: ↑16 Fev 2018 14:15Eu evito colocar a fatura da NET em débito automático. Quando existe alguma cobrança irregular, é uma epopeia para conseguir o estorno. Sempre que morei em Curitiba e viajava para o Rio, pedia para suspender a cobrança do serviço de tv por assinatura. Ficava mais de um mês fora. Pois toda vez os FDPs desligavam o sinal, mas a cobrança persistia. Acho que a NET e algumas empresas agem assim porque sabem que muita gente não reclama.
No meu caso com a sky, por exemplo, se eu perder 2 dias de trabalho pra isso já me sai mais caro que o próprio decodificador e antena que comprei deles. Já to achando que esses equipamentos vão virar sucata na casa da minha mãe.