Violence escreveu: 06 Fev 2018 18:57
Poderia elaborar melhor, irmão? Como ele explica isso?
Violence, eu não tenho capacidade ou conhecimento pra falar disso, então algum psicólogo ou alguém mais qualificado me corrija aí.
Mas uma maneira de ver essa sensação de "empatia à primeira vista" ou do "santo não bater" é pelo inconsciente. Vou inventar uma história pra explicar isso com exemplo.
O little Violence, quando tinha 4 anos de idade e estava no jardim de infância, acabou fazendo xixi na calça sem querer. Aí a Tia Malvada humilhou o little Violence na frente de toda a turma, chamando ele de bebêzão, de mijão, e todo mundo da classe ficou rindo dele. Essa Tia Malvada passou todo o ano pegando no pé do little Violence, chamando ele de burro, desfazendo de tudo que ele fazia, rindo dos desenhos dele, etc.
Little Violence cresceu, já é adulto, casado e com filhos. Ele não tem a menor lembrança consciente daqueles acontecimentos, não lembra nada (conscientemente) do jardim de infância, nem da Tia Malvada ou das humilhações e perseguições sofridas com 3 ou 4 anos de idade.
O Sr. Violence, com 40 anos, chega no primeiro dia do novo trabalho e vê uma mulher que é igualzinha à Tia Malvada do jardim da infância. O consciente dele não tem qualquer lembrança da Tia Malvada, mas no inconsciente dele está lá bem gravada a imagem da Tia Malvada, uma imagem que traz uma sensação ruim (tipo pavloviano, um condicionamento relacional de um estímulo com uma sensação boa ou ruim). E aquela nova colega de trabalho dele é "esculpida em Carrara" a Tia Malvada, então o Sr. Violence tem aquela sensação de que o "santo dele não bateu" com aquela mulher, de cara já não gosta dela, mesmo sem conhecê-la e atribui isso a um problema de vidas passadas ou dela ser um espírito pesado ou ser peixes com ascendente escorpião. Na verdade o inconsciente do Violence relacionou essa mulher com a Tia Malvada que muito o maltratou e da qual ele não em a menor lembrança consciente. O pior é que ele, apesar de ter consciência que não gosta da sua nova colega, nunca vai saber o real motivo pois ele está guardado fundo no seu inconsciente.
Taí, minha explicação de psicólogo de banca de revista.