Rpz, eu não tomaria como base o consumo de uma única pessoa. Além disso, tem o Creta 2.0 e o 1.6. Talvez o dele seja o mais beberrão... Mas existem diversos fatores que podem influenciar no consumo. Como por exemplo:Filho_da_D.Florinda escreveu: ↑22 Dez 2017 09:08Cara, uma colega de trabalho está MUITO insatisfeito com o Creta dela. Tá fazendo 4km/litro, praticamente metade do que a Hyundai diz fazer.
Pô Vitara 1,4 sport foge muito o preço. O receio com o Vitara é que é um carro importado e a Suzuki é um pau no cú em questão de logística de peças.
Forma de dirigir: Gente que anda com o pé no talo, gente que não sabe trocar as marchas na hora certa (exceto automático), acelerações bruscas....Tudo isso faz o consumo ir pra casa do caralho mesmo;
Condições diárias: Tem gente que tem trânsito livre a maioria do dia, outros vivem em engarrafamentos, aí é complicado mesmo...Eu por exemplo, onde eu morava antes eu pegava pista livre por 22 km até chegar no trabalho, fazia uma média de 12 km/l com meu Corsa 1.4...Onde estou agora, fico a 4 km do trabalho, mas não passo de 40 km/h e pego alguns congestionamentos...Estou fazendo 9 km/l....Ambos percursos seriam considerados urbanos;
Problema no carro: Seja por manutenção inadequada (ou falta dela), ou algum componente que deu defeito, o consumo pode subir muito mesmo...Ex.: Velas e cabos, óleo inadequado, nível de fluido baixo no radiador, problemas com sondas ou até mesmo algum defeito que já veio no carro;
Qualidade do combustível: Tem gente que abastece em qualquer lugar...Recebe combustível duvidoso, aí complica...Apesar disso, estamos reféns disso e não tem jeito;
Enfim,
não estou duvidando do seu colega...Mas vejo que o Creta está vendendo muitas unidades, então não acredito que ele tenha um consumo tão absurdo assim não.
Eu estou pensando em pegar uma SUV também, e estou tendendo mais pro Creta...Queria o Vitara, mas é mais salgado!
Acho que o melhor mesmo é participar de fóruns específicos dos veículos em questão...Deve ser o melhor lugar pra ver os proprietários se queixando dos problemas reais...Porque perguntar diretamente a um dono, as vezes o pessoal manda uma opinião que não tem nada a ver com o real.