Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computador

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computador

Mensagem por PHDookie » 09 Nov 2017 11:39

Um micro-ônibus com tecnologia autoguiada - sem motorista, dirigido por um computador - se envolveu em uma batida logo no dia de sua estreia.
O veículo foi atingido por um caminhão, que seguia em baixa velocidade, em uma rua de Las Vegas. Ninguém se feriu.
A culpa pelo acidente foi atribuída ao motorista do caminhão - que acabou multado pela polícia.
O ônibus era o primeiro do tipo a transitar por vias públicas dos Estados Unidos.
A colisão ocorreu um dia depois de a Waymo - unidade de carros autoguiados da Alphabet (dona da Google) - ter anunciado que está colocando uma frota de táxis totalmente autônomos na cidade de Phoenix, no Arizona (EUA).
O ônibus autoguiado em Las Vegas havia sido desenhado para transportar passageiros na mais famosa rua da cidade, a "Strip", onde ficam os principais hotéis e cassinos.
O veículo usa um sistema desenvolvido pela Navya, empresa francesa que também está testando a tecnologia autoguiada em Londres. O micro-ônibus tem capacidade máxima para 15 passageiros e não ultrapassa 45 km/h, apesar de, normalmente, seguir a uma velocidade média de 25 km/h.
Micro-ônibus tem capacidade para até 15 passageiro e atinge velocidade de 45 km/h (Foto: Navya) Micro-ônibus tem capacidade para até 15 passageiro e atinge velocidade de 45 km/h (Foto: Navya)
Micro-ônibus tem capacidade para até 15 passageiro e atinge velocidade de 45 km/h (Foto: Navya)
Falha humana
Um porta-voz da cidade de Las Vegas afirmou à BBC que a batida foi leve, e que o ônibus vai voltar a rodar nesta quinta-feira, depois de passar por uma inspeção de rotina.
"Um caminhão de entregas estava saindo de uma viela", informou Jace Radke, do serviço de informações da cidade. "O ônibus fez o que deveria fazer e parou. Infelizmente o elemento humano, o motorista do caminhão, não parou".
Veículos autoguiados já haviam se envolvido em acidentes anteriormente e, como agora, a maioria dos incidentes reportados foram atribuídos ao "elemento humano".
No Arizona, um veículo do tipo, que estava sendo testado pelo Uber, acabou batendo em outro carro, depois que o motorista não cedeu passagem.
Em 2016, um homem morreu em um acidente envolvendo um Tesla Model S com funções autônomas. A investigação do caso indicou que falhas do computador podem ter provocado o acidente. A Tesla foi instruída para expor de forma mais clara as limitações de sua tecnologia aos motoristas.
Em 2015, a Google já testava veículos sem motoristas (Foto: Getty Images) Em 2015, a Google já testava veículos sem motoristas (Foto: Getty Images)
Em 2015, a Google já testava veículos sem motoristas (Foto: Getty Images)
Tecnologia em expansão
Especialistas, no entanto, dizem que, apesar desses incidentes, o uso da tecnologia autoguiada tem mostrado que é capaz de tornar as ruas mais seguras.
Um estudo da Rand Corporation, organização de pesquisa sem fins lucrativos, publicado nesta semana, defende que a tecnologia chegue logo ao mercado, apesar das imperfeições.
"Ficar esperando por veículos extremamente autônomos que sejam muito mais seguros que motoristas humanos nos faz perder oportunidades de salvar vidas", afirmou o relatório. "É a própria definição de que o ótimo é inimigo do bom."
Carros sem motorista, de acordo com relatórios do órgão de trânsito do Estado da Califórnia, estão melhorando significativamente. De 2015 para 2016, a média de intervenções humanas nos testes feitos em vias públicas diminuiu 66%.
O Google, por exemplo, revelou sua primeira versão da tecnologia para veículos autoguiados há sete anos e, desde então, investiu mais de US$ 1 bilhão em suas pesquisas.
Empresas como General Motors, Audi, BMW e Uber também têm realizado testes para, assim como o Google, colocar no mercado veículos que não precisem de motorista ao volante.

fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/oni ... acao.ghtml


Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 11516
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Carrapeta » 09 Nov 2017 12:41

Skynet news é isso aqui ó:





Inteligência artificial do Google vira mestre em Go sem ajuda de humanos

Você talvez se lembre do grande feito da DeepMind, uma empresa subsidiária do Google, que criou a inteligência artificial AlphaGo capaz de dominar o jogo de tabuleiro Go, vencendo até mesmo o campeão mundial na modalidade. Agora a empresa foi além: criou a AlphaGo Zero, uma nova versão de seu algoritmo que foi capaz de fazer o mesmo em menos tempo e sem intervenção humana.

O software original impressionou até os mestres jogadores de Go pela sua capacidade e refinamento, mas o fato é que para chegar até esse ponto, o sistema dependeu de jogadores humanos e seus talentos para aprender a melhor forma de mover suas peças. Para começar, a empresa precisou injetar um conjunto de dados de 100 mil jogos de Go para dar à máquina o conhecimento básico.

Enquanto isso, a AlphaGo Zero, foi programada apenas com as informações que forneceram ao sistema as regras básicas do jogo, sem orientações de como transformar essas premissas básicas em técnicas de jogo eficientes. Bastaram apenas 40 dias para dominar um jogo de 3 mil anos e se tornar o novo campeão mundial.

Como o computador chegou a esse nível? Em vez de usar um banco de dados com base em jogos entre humanos, a máquina aprendeu jogando contra si mesmo inúmeras vezes. No começo, a IA apenas jogava peças de forma aleatória no tabuleiro. A cada vitória, o sistema era atualizado; ou seja: ele aprendia algo novo. Repetindo isso milhões de vezes, a máquina conseguiu começar a desenvolver suas próprias estratégias.

Depois de três dias aprendendo a jogar nesse esquema, a AlphaGo Zero foi colocada para jogar contra a versão de sua antecessora que havia vencido Lee Se-dol, o coreano 18 vezes campeão mundial na modalidade. Foram 100 partidas e 100 vitórias para versão Zero.

Mas o avanço não parou por aí. Na sequência, ela passou a treinar para enfrentar a versão mais avançada da AlphaGo, descrita como um 'deus' após derrotou chinês Ke Jie, número 1 de Go no planeta. Em 40 dias, a taxa de vitórias da Zero sobre a AlphaGo era de 90%.

Tudo isso feito sem a utilização de quaisquer dados de origens humanas. “Ao não usar dados humanos, sem usar a perícia humana em qualquer nível, nós removemos os limites do conhecimento humano”, diz David Silver, programador-chefe no projeto da AlphaGo Zero. “O sistema é capaz de criar conhecimento a partir dos princípios básicos, como uma folha em branco. Isso permite que ele seja muito mais poderoso que as versões anteriores”, concluiu.

Mais do que apenas formar um jogador melhor, a nova abordagem traz algumas vantagens. Uma delas é o fato de que o sistema depende de menos poder de processamento, usando apenas 4 TPUs (processadores especializados em inteligência artificial criados pelo Google) contra 48 usados pelas versões anteriores. Além disso, ele soluciona algumas das críticas mais contundentes contra a tecnologia da inteligência artificial, dependendo demais de intervenção humana, que alimentam sistemas com bancos de dados enormes, e avanços que podem ser atribuídos ao acesso a energia elétrica barata para alimentar data centers gigantescos dedicados a processar volumes cavalares de informação.

Agora a missão da DeepMind é ir além do Go. É razoavelmente fácil para um computador dominar um jogo de tabuleiro deste tipo, onde não há elemento de sorte, não há variáveis externas e é plenamente possível ter acesso a uma simulação digital perfeita do jogo do tabuleiro físico. A missão da empresa é criar algoritmos capazes de aprender qualquer coisa, e não apenas um jogo. Como essa tecnologia será usada no futuro, no entanto, ainda é um mistério, mas os objetivos são ambiciosos.

Como os métodos de aprendizado de máquina que a DeepMind utilizou no AlphaGo são de uso geral, a empresa pretende em breve começar a aplicá-los em outras áreas. Segundo o fundador Demis Hassabis, a empresa foi criada para permitir que a inteligência artificial seja "usada como uma ferramenta para ajudar a sociedade a resolver alguns de seus problemas.

https://olhardigital.com.br/noticia/int ... anos/71771


Avatar do usuário
Batman
Mensagens: 8319
Registrado em: 01 Out 2014 16:29
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Batman » 09 Nov 2017 16:50

SUICIDAL escreveu:
09 Nov 2017 12:19
Meus bisnetos estarão fudidos e eu já morri a tempos para ver o mundo sendo "trabalhado" apenas por máquinas... quer ver onde vão empregar 20 bilhões de pessoas ou sei lá ....

ABraço.
se o mundo roda por maquinas, pq empregar 20 bilhos? maquina n receberá salário, logo não é preciso que seja pago pelo consumidor

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Chaves Antifa » 09 Nov 2017 17:11

Batman escreveu:
09 Nov 2017 16:50
se o mundo roda por maquinas, pq empregar 20 bilhos? maquina n receberá salário, logo não é preciso que seja pago pelo consumidor
Sim mas alguém sempre tem que pagar a conta.

Avatar do usuário
Tartaruga
Mensagens: 15569
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Tartaruga » 09 Nov 2017 22:35

Chaves 67 escreveu:
09 Nov 2017 17:11
Sim mas alguém sempre tem que pagar a conta.
A tendência é o capitalismo dar lugar ao seu sucessor, assim como o feudalismo, mercantilismo e outras estruturas sociais também deram.

O difícil é apontar pra onde isso vai...
A vida não é palco, é trincheira!

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 27285
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por JackmAtAll » 09 Nov 2017 23:22

Quem leu Asimov sabe que isso nunca vai ocorrer de robos tomarem todos empregos de humanso.
Tapirus terrestris

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 11516
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Carrapeta » 06 Dez 2017 23:54

Galera, o AlphaZero simplesmente esmagou um dos programas mais fortes de xadrez, o Stockfish 8, q tem mais de 3400 de rating. O AlphaZero aprendeu o jogo e após 24h destruiu o Stockfish 8. Muito impressionante essa parada

Avatar do usuário
KYO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7062
Registrado em: 13 Out 2014 08:16
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por KYO » 07 Dez 2017 07:12

JackmAtAll escreveu:
09 Nov 2017 23:22
Quem leu Asimov sabe que isso nunca vai ocorrer de robos tomarem todos empregos de humanso.
Pq n?

Sei lá, mas não precisa tomar todos para fazer um grande impacto, se sumir com uns 20% já seria um caos social

Online
Avatar do usuário
Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3370
Registrado em: 01 Out 2014 16:24
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Atibaia » 07 Dez 2017 07:37

Toda vez que sai alguma notícia referente a inteligência artificial só vejo isso:
Imagem
8-x

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 11516
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por Carrapeta » 07 Dez 2017 08:15

Galera, o AlphaZero levou apenas 4 horas para aprender sozinho toda a teoria milenar do xadrez e isso foi suficiente para ele estuprar o Stockfish 8! PqP!!! Parace q os programadores apenas ensinaram para ele como mover as peças e a partir dai era somente com ele, e após essas 4h q aprendeu a mover as peças, ele ja tinha aprendido tudo sobre o jogo.

Eu fico imaginando qdo esses caras vão colocar pra o AlphaZero aprender fisica e matematica...em breve teremos naves interestelares eim


Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 27285
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por JackmAtAll » 07 Dez 2017 08:58

KYO escreveu:
07 Dez 2017 07:12
Pq n?

Sei lá, mas não precisa tomar todos para fazer um grande impacto, se sumir com uns 20% já seria um caos social
As pessoas vão se juntar e banir ou proibir robos de tomarem todos empregos, não vai ser fácil assim não.

Ou vc acha que sumir 90% dos empregos do mundo vai ficar todos quietos?

Basta ver a bagunça que virou algo bem mais simples como o UBER que mexeu apenas com o setor de taxistas.

Imagina algo em larga escala o que não ocorreria?
Tapirus terrestris

AntonioB
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 207
Registrado em: 23 Jun 2015 11:29
Contato:

Re: Skynet News: Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação e a culpa não foi do computa

Mensagem por AntonioB » 07 Dez 2017 09:01

JackmAtAll escreveu:
07 Dez 2017 08:58
As pessoas vão se juntar e banir ou proibir robos de tomarem todos empregos, não vai ser fácil assim não.

Ou vc acha que sumir 90% dos empregos do mundo vai ficar todos quietos?

Basta ver a bagunça que virou algo bem mais simples como o UBER que mexeu apenas com o setor de taxistas.

Imagina algo em larga escala o que não ocorreria?
Se isso acontecer, seria o fim do capitalismo e entraríamos em outra fase da humanidade, para o bem ou para o mal.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: The Griot e 269 visitantes