Dúvida sobre telhado de madeira

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
tjeua
Contato:

Re: Dúvida sobre telhado de madeira

Mensagem por tjeua » 21 Out 2017 09:07

Atibaia escreveu:
20 Out 2017 23:07
Tem muita gente usando estruturas metálicas ao invés de madeira, por questão de preço, durabilidade e até pela pegada ecológica, pois muitas vezes está madeira pode ser proveniente de desmatamento ilegal.

O ideal é ver com um engenheiro ou carpinteiro experiente que eles podem te aconselhar melhor.
Bom pelo menos aqui nos eu preço do metal eh mais caro

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 21 Out 2017 14:17

tjeua escreveu:
21 Out 2017 09:07
Bom pelo menos aqui nos eu preço do metal eh mais caro
Não sei a diferença de preço entre os dois, mas medida padrão para madeira era até seis metros, acima disso só por encomenda.

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 25 Out 2017 12:07

Atibaia escreveu:
21 Out 2017 14:17
Não sei a diferença de preço entre os dois, mas medida padrão para madeira era até seis metros, acima disso só por encomenda.
Já encontrei duas peças de 7,5 a pronta entrega, nessas medidas 8x30x7,5 já eram bem grandes e pesadas. Esse de 10x40x9 vai ser um monstrinho, quero ver como vão fazer para colocar elas no pilar.
"Eu não tenho nada contra ele, mas quero que ele se foda" - Prior, Felipe

Contra perseguição, Biel campeão :punk:

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 25 Out 2017 12:09

Um engenheiro foi até a minha casa e deu uma olhada na estrutura de hoje, ele disse que é possível sim, mas para trabalhar com 100% de segurança ele sugeriu comprar uma prancha de Cumaru por ser bem mais resistente que a Garapeira, que já um tipo de madeira bem forte.

Iron Man
Contato:

Mensagem por Iron Man » 26 Out 2017 09:37

Primeiro, consulte um engenheiro. Falaram em colapso de estrutura, mas pode haver também deformações excessivas ou superdimensionamento, nos 3 casos sai mais caro.

Sou engenheiro e minha sugestão primária é o que escrevi acima.
Segundo, há impedimento da estrutura ser em aço? Pelo vão livre requerido, pode ser muito mais vantajoso.
Terceiro, caso queira estrutura em madeira necessariamente, sugiro pesquisar sobre MLC (Madeira Laminada Colada) ou Glued Laminated Timber. É uma solução em madeira que ajuda a vencer grandes vãos e proporciona um resultado arquitetônico sensacional.

Iron Man
Contato:

Mensagem por Iron Man » 26 Out 2017 10:32

UrubuThai escreveu:
25 Out 2017 12:07
Já encontrei duas peças de 7,5 a pronta entrega, nessas medidas 8x30x7,5 já eram bem grandes e pesadas. Esse de 10x40x9 vai ser um monstrinho, quero ver como vão fazer para colocar elas no pilar.
Só pra exemplificar o que eu disse, com Madeira Laminada colada, você pode fazer sua estrutura até de Pinus se desejar. Se necessitar de uma viga de 1 metro de altura, você consegue compor a seção, sem ficar limitado
à disposição do mercado. Não sei onde você mora, talvez o difícil seja encontrar empresas especializadas.

Veja um exemplo de viga em MLC.
Imagem

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 26 Out 2017 11:35

Iron Man escreveu:
26 Out 2017 10:32
Só pra exemplificar o que eu disse, com Madeira Laminada colada, você pode fazer sua estrutura até de Pinus se desejar. Se necessitar de uma viga de 1 metro de altura, você consegue compor a seção, sem ficar limitado
à disposição do mercado. Não sei onde você mora, talvez o difícil seja encontrar empresas especializadas.

Veja um exemplo de viga em MLC.
Imagem
Valeu pelas informações IronMan, vou dar uma pequisada sobre MLC.

abrs

abnerjj
Contato:

Mensagem por abnerjj » 01 Nov 2017 15:58

Boa tarde,

Pelo que entendi, vc usará esta peça como uma viga bi-apoiada de 9 metros, para receber o telhado.

Se for isso, vamos as considerações:

Peso próprio do telhado + estrutura de madeira (caibros, ripas etc) = 80 kgf/m2
Carga variável de manutenção do telhado = 25 kgf/m2
Vento de sobrepressão - Não há.. pela altura do telhado, e questões geométricas.
Vento de sucção .. não sei qual sua região.. mas chuto uns 80 kgf/m2, entretanto este vento é inferior as cargas verticais permanentes (peso próprio da estrutura+ telhas cerâmicas), sendo assim não suficiente para "levantar" sua cobertura.

Basicamente sua estrutura está submetida a cargas verticais...
Essa madeira q vc escolheu, Camaru.. tbm conhecida como Ipê champanhe é uma madeira da classe das dicotiledôneas... simplificando é uma classe de madeira nobre com boa resistência...

resumindo, para o vão escolhido.. a seção da peça que te indicaram, sua peça suportará o momento fletor, dará uma flecha de 3,51cm no centro do vão, entretanto está dentro do limite normativo e isso não apresenta problemas visuais e de resistência para este vão, além disso as demais peças do telhado como caibros etc, deverão fixar sobre esta peça para travar lateralmente o comprimento para que a mesma não flambe e perca resistencia.. resumindo, a peça está dentro dos limites de resistência ultima (ruptura), e limites de resistência em serviço (aspectos visuais, deformações excessivas - flechas).
Soul Rebel....

Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 01 Nov 2017 17:14

abnerjj escreveu:
01 Nov 2017 15:58
Boa tarde,

Pelo que entendi, vc usará esta peça como uma viga bi-apoiada de 9 metros, para receber o telhado.

Se for isso, vamos as considerações:

Peso próprio do telhado + estrutura de madeira (caibros, ripas etc) = 80 kgf/m2
Carga variável de manutenção do telhado = 25 kgf/m2
Vento de sobrepressão - Não há.. pela altura do telhado, e questões geométricas.
Vento de sucção .. não sei qual sua região.. mas chuto uns 80 kgf/m2, entretanto este vento é inferior as cargas verticais permanentes (peso próprio da estrutura+ telhas cerâmicas), sendo assim não suficiente para "levantar" sua cobertura.

Basicamente sua estrutura está submetida a cargas verticais...
Essa madeira q vc escolheu, Camaru.. tbm conhecida como Ipê champanhe é uma madeira da classe das dicotiledôneas... simplificando é uma classe de madeira nobre com boa resistência...

resumindo, para o vão escolhido.. a seção da peça que te indicaram, sua peça suportará o momento fletor, dará uma flecha de 3,51cm no centro do vão, entretanto está dentro do limite normativo e isso não apresenta problemas visuais e de resistência para este vão, além disso as demais peças do telhado como caibros etc, deverão fixar sobre esta peça para travar lateralmente o comprimento para que a mesma não flambe e perca resistencia.. resumindo, a peça está dentro dos limites de resistência ultima (ruptura), e limites de resistência em serviço (aspectos visuais, deformações excessivas - flechas).
Fala brother abnerjj..

É exatamente o que você comentou, a peça será usada como uma viga bi-apoiada de 9 metros.

Estava avaliando outro tipo de madeira, a Garapeira por exemplo (o custo dela é bem menor que o Cumaru) , o que você acha da Garapaeira para esse tipo de telhado?

Valeu pela explicação.

abrs

abnerjj
Contato:

Mensagem por abnerjj » 01 Nov 2017 17:24

Garapeira, vc terá uma deformação no centro do vão de 4,30cm.

A norma de estruturas de madeira NBR 7190:97, preve uma deformação máxima em casos usuais de L/200 (vão dividido por 200), ou seja em 4,5cm no seu caso, ou seja, ainda está dentro da norma.

Além disso antes a peça (CAMARU) estava trabalhando em 75% de sua capacidade por ser uma madeira mais resistente, agora usando Garapeira, a peça estará trabalhando quase em sua capacidade máxima durante toda sua vida útil.

Obs: estou considerando as piores condições, de umidade e qualidade da madeira.. supondo que seja uma madeira de segunda qualidade,isso a favor da segurança.

Resumindo, a Garapeira atende seu problema também apesar de ser uma madeira com resistência menor que a Camaru.. é imprescindível vc conectar os caibros que chegam nessa viga através de pregos ou parafusos.. falo isso pois, caso nao faça, pode ser que sua peça.. tenha uma flambagem lateral, ou seja ela vai tender a torcer e sair do eixo de simetria... como se tentasse escorregar lateralmente, com essa conexão este tipo de fenômeno não acontecerá.
Soul Rebel....

abnerjj
Contato:

Mensagem por abnerjj » 02 Nov 2017 07:57

se vcs quiser.... te mando memorial de calculo disso... madeira não é minha praia... ja dei aula disso ... mas sou eng de estruturas metálicas.... abs precisar to aí .. flw..
Soul Rebel....

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 02 Nov 2017 20:38

abnerjj escreveu:
02 Nov 2017 07:57
se vcs quiser.... te mando memorial de calculo disso... madeira não é minha praia... ja dei aula disso ... mas sou eng de estruturas metálicas.... abs precisar to aí .. flw..
Porra brother, ficaria agradecido.

Deixo aqui o meu agradecimento ao brother abnerjj a todos os outros foristas que está ajudando nessa empreitada.

abnerjj, vou te mandar uma mp.

Abrs

Responder