Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Snickt
Mensagens: 8334
Registrado em: 11 Out 2014 23:06
Contato:

Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Mensagem por Snickt » 13 Out 2017 14:02

Inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Engenheiro sofreu complicações pulmonares, enquanto se recuperava de AVC. 'Toda vez em que o telefone de alguém tocar, é um pedaço dele na terra', diz filha.


Imagem


Morreu na quarta-feira (11) em Brasília o engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai, cuja invenção mais famosa é o Bina – sistema identificador de chamadas por telefone. Ele tinha 77 anos e deixa quatro filhos e dois netos.

Nicolai estava se recuperando de um acidente vascular-cerebral (AVC) que tinha sofrido há cerca de cinco meses. Nos últimos dias, no entanto, apresentou complicações pulmonares. Ele morava no Lago Norte. O enterro foi na quinta (12).

Ao G1, a filha dele, a empresária Michelle Nicolai, definiu o pai como “cativante”. “Ele é o melhor pai do mundo. As pessoas não tiveram a oportunidade de ver tudo o que a gente viu.”

“Meu pai lutou muito, não só pelos inventos dele, mas também pelo país. O sonho dele era construir uma faculdade de tecnologia, onde as pessoas que têm essa veia criativa poderiam colocar isso para fora.”

“Muitas vezes teve oportunidade de sair do país, mas ele dizia que queria lutar pelo Brasil, de trazer as invenções e os benefícios para o Brasil. Ele dizia que o brasileiro é muito criativo. O que chamam de ‘jeitinho brasileiro’ ele chama de dom que Deus deu: a criatividade”, continuou Michelle.

Segundo ela, viver com o pai era estar cercada sempre de novos apetrechos no dia a dia. “Ele tinha várias outras invenções. Quando você passa o cartão e alerta o celular, aquilo é invenção dele. O telefone fixo no celular também é invenção dele.

Ela contou ainda que o pai era muito apegado à religião, inclusive alegando que diversas ideias vinham de visitas de Deus em sonhos. “Às vezes eu o via sentado no sofá, perguntava o que estava fazendo e ele dizia que Deus estava contando mais um segredo”, lembra.

Genro de Nicolai, o empresário Paulo Lins diz que ele era à frente do tempo. “É alguém com pensamento de fato no futuro, com objetivo de trazer o futuro para o presente. Era um desbravador de fronteiras. Se pedir, ele ia apresentar ideia para tudo que o mundo precisa hoje.”

Bina

Mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, Nicolai não chegou a aproveitar dos frutos da engenhoca. O ex-jogador de futebol transformado em técnico em comunicações travava uma batalha judicial pelo reconhecimento dos direitos de uso do Bina havia mais de 15 anos.

Em 1997, Nicolai recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina, após cinco anos de espera. Este instrumento não impede a utilização de uma ideia, mas prevê em troca o pagamento dos direitos.

Documento em mãos, pediu às empresas telefônicas o pagamento dos direitos. "Uma das empresas me disse: 'Vá à justiça, talvez seus bisnetos recebam algo'. Então decidi defender os direitos de meus bisnetos", afirmou em entrevista à época.

Se recebesse o que pede, Nicolai seria milionário. A família diz que também o Brasil se beneficiaria com o reconhecimento, uma vez que haveria perspectiva de arrecadar mais impostos.

Para Michelle Nicolai, o Bina era assunto quase todos os dias em casa. “Ele dizia que se uma porta fechava, ele já ia procurava outra. É claro que aquilo doía, mas ele nunca se sentiu injustiçado. As pessoas não têm noção do tanto que a gente é feliz e tem uma família unida.”

Fonte: https://g1.globo.com/distrito-federal/n ... anos.ghtml



Esolf
Mensagens: 1293
Registrado em: 04 Out 2014 19:45
Contato:

Re: Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Mensagem por Esolf » 13 Out 2017 21:32

O cara fez uma contribuição para a humanidade... uma pena ele partir sem o devido reconhecimento.

Xyz
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1401
Registrado em: 01 Out 2014 17:54
Contato:

Re: Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Mensagem por Xyz » 13 Out 2017 21:42

Acho que ele fez um acordo com a claro e pegou uma grana boa

Avatar do usuário
Vinicius SC
Mensagens: 4581
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Mensagem por Vinicius SC » 13 Out 2017 21:53

Pra quem não sabe:

BINA = B Identifica Número de A

Avatar do usuário
Galinoia
Mensagens: 1618
Registrado em: 20 Jun 2014 10:41
Contato:

Re: Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Mensagem por Galinoia » 16 Out 2017 09:37

Vinicius SC escreveu:
13 Out 2017 21:53
Pra quem não sabe:

BINA = B Identifica Número de A
Que massa, não sabia disso.

No mais, uma pena que não recebeu o que lhe era de direito em vida.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF


peudoria
Mensagens: 10443
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Gênio brasileiro, inventor do Bina, Nélio Nicolai morre em Brasília aos 77 anos

Mensagem por peudoria » 19 Out 2017 21:24

Nelo escreveu:
19 Out 2017 20:57
Isso é uma cilada Bina!
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom e 274 visitantes