Tópico de Notícias e Discussões Gerais sobre Jiu Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Buda
Contato:

Re: Tópico de Notícias e Discussões Gerais sobre Jiu Jitsu

Mensagem por Buda » 15 Set 2017 18:59

pessoal,eu postei no topico de lesoes mas vou repetir aqui por conta da "urgencia"
minha orelha estourou e formou aquela "bola" na parte interna
a coisa foi piorando desde o treino de segunda feira, foi aumentando aos poucos mas continuei treinando
a bola ainda esta fofa
nao treino desde quarta
eu ia hj numa clinica mas passei mal de madrugada com problemas no intestino e to meio que virado
tenho as seguintes duvidas:
1-faz muita diferença eu fazer o procedimento em casa sozinho ao inves de ir na clinica? vi vários videos e nao aparenta ter grandes dificuldades
2-li que tinha que fazer o procedimento no dia seguinte?
3-vi varios relatos no sentido de que o cara tem que repetir o procedimento por varios dias pq volta a encher de sangue...é isso mesmo?
4-tem que dar um tempo no treino? ou ja pode treinar no dia seguinte?

Hefe
Contato:

Mensagem por Hefe » 15 Set 2017 20:00

Drenar não tem muito segredo, mas drenar e continuar treinando não adianta nada. Tem que dar um tempo no treino se não quiser ficar com a orelha assim após drenar.
Cada caso é um caso, mas as vezes pode voltar a inchar mesmo após drenar, já que as duas "paredes" da orelha ali estão descoladas e fica um espaço, fazendo com que seja preenchido por qualquer liquido que passe ali. É bom drenar e botar um esparadrapo ali apertando bem a região.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 15 Set 2017 21:59

Na verdade, puncionar o sangue é o de menos, uma vez que o corpo acaba absorvendo.

Pede pra apertar a orelha de qualquer colega que "estourou" há bastante tempo e vai perceber que ela é dura e "seca", não tem textura de sangue.

O que deforma a orelha é a fibrose do pericôndrio e não o sangramento. Já ouvi algumas pessoas dizendo que fica duro por causa do sangue "pisado", mas o sangue não se solidifica, aquilo é fibrose e não sangue.

A cartilagem não tem irrigação sanguínea própria, ela é irrigada por um tecido chamado pericôndrio. Quando você fere esse tecido, ele sangra e há hemorragia sanguínea na orelha. No processo de cicatrização, esse tecido não regenera completamente e gera uma cicatriz formada basicamente por colágeno, que tem consistência e elasticidade diferente do tecido normal.

Se você continuar treinando, você passa a aumentar a extensão do ferimento e portanto gera ainda mais fibrose.

O sangue é relativamente fácil de puncionar, mas a fibrose, uma vez constituída, somente é retirada com cirurgia mesmo.

O negócio seria parar de treinar por um mês, colocar gelo e tomar anti-inflamatório.

Só pra ilustrar, essa fibrose/ fibroma pode ocorrer em outras partes do corpo. Como em tendões foto abaixo.
Imagem

Ou até mesmo no abdomen, em pessoas que fazem lipoaspiração por exemplo e muitas vezes não obedecem o período de repouso necessário.
Imagem

É essa regeneração dura e sem forma definida que geralmente permanece nas orelhas, depois que passa o estágio inicial de sangramento, inflamação, etc.
A vida não é palco, é trincheira!

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 16 Set 2017 12:38

Tartaruga escreveu:
15 Set 2017 21:59
Na verdade, puncionar o sangue é o de menos, uma vez que o corpo acaba absorvendo.

Pede pra apertar a orelha de qualquer colega que "estourou" há bastante tempo e vai perceber que ela é dura e "seca", não tem textura de sangue.

O que deforma a orelha é a fibrose do pericôndrio e não o sangramento. Já ouvi algumas pessoas dizendo que fica duro por causa do sangue "pisado", mas o sangue não se solidifica, aquilo é fibrose e não sangue.

A cartilagem não tem irrigação sanguínea própria, ela é irrigada por um tecido chamado pericôndrio. Quando você fere esse tecido, ele sangra e há hemorragia sanguínea na orelha. No processo de cicatrização, esse tecido não regenera completamente e gera uma cicatriz formada basicamente por colágeno, que tem consistência e elasticidade diferente do tecido normal.

Se você continuar treinando, você passa a aumentar a extensão do ferimento e portanto gera ainda mais fibrose.

O sangue é relativamente fácil de puncionar, mas a fibrose, uma vez constituída, somente é retirada com cirurgia mesmo.

O negócio seria parar de treinar por um mês, colocar gelo e tomar anti-inflamatório.

Só pra ilustrar, essa fibrose/ fibroma pode ocorrer em outras partes do corpo. Como em tendões foto abaixo.
Imagem

Ou até mesmo no abdomen, em pessoas que fazem lipoaspiração por exemplo e muitas vezes não obedecem o período de repouso necessário.
Imagem

É essa regeneração dura e sem forma definida que geralmente permanece nas orelhas, depois que passa o estágio inicial de sangramento, inflamação, etc.
1 mês sem treinar????
Que isso mano????

Se for por ai vou treinar 1 mês e ficar parado no outro

Vou fazer a punção hj
Vou na emergência mesmo
quero aprender a fazer, por exemplo já li que tem que inserir a agulha na diagonal e nao reta, tem que passar álcool na orelha toda, usar luva, anti inflamatório
So nao sei qual é o tipo de agulha ideal
Vou fazer isso hj
E depois vou me virar sozinho mesmo, as vezes pode inchar sozinho no dia seguinte, nao tenho condições de ficar mais de 1 hora todos os dias pra ser atendido em emergência, mais meia hora de transporte pra ir e pra voltar
Vou ficar essa semana so fazendo posição
Vou tentar ficar 1 semana sem rolar

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 16 Set 2017 12:51

acho que gelo ajuda tb

o Tartaruga deu uma aula, muito bom!
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 16 Set 2017 22:08

Po mano o medico nao quiS tirar com a seringa
Ele fez 2 cortes com o bisturi e espremeu minha orelha
Falou que tinha muita coisa e que se tirasse na seringa provavelmente não ia adiantar muito é tão logo incharia novamente
Então ele espremeu e ainda deixou aberto
Não deu ponto não
Aí fez um curativo fazendo compressão pra ficar drenando.
Terça feira volto lá pra tirar o curativo e reavaliar
10 dias de antibiótico
10 dias sem treinar
Disse que estava acostumado a fazer isso...
No final das contas ainda usou a seringa num ponto

Falei com ele de eu mesmo fazer em casa com a seringa
Ele disse que o problema era o risco de infecção e que a seringa não tira tudo....
Sei lá se foi melhor ter ido ao médico

Po eu achei que ele exagerou

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 17 Set 2017 00:20

MH92 escreveu:
16 Set 2017 23:12
Quem não quer quebrar a orelha de jeito nenhum, compra um capacete de rugby e pronto. É meio caro, mas é uma solução definitiva.
Ou nao treina

Hefe
Contato:

Mensagem por Hefe » 17 Set 2017 00:45

.
Editado pela última vez por Hefe em 18 Set 2017 00:10, em um total de 1 vez.

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 17 Set 2017 05:59

Buda escreveu:
16 Set 2017 22:08

Falei com ele de eu mesmo fazer em casa com a seringa
Ele disse que o problema era o risco de infecção e que a seringa não tira tudo....
Sei lá se foi melhor ter ido ao médico

Po eu achei que ele exagerou
Po buda mas ele é medico e estudou pra isso, vc não. Ele não ia te aconselhar algo errado.. e 10 dias não é nem tanta coisa assim. Melhoras aí irmão

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 17 Set 2017 22:37

Se voltar a treinar sem protetor daqui 10 dias, vai encher de novo. Protege por um tempo, deixa o ferimento sarar.
A vida não é palco, é trincheira!

Bowl
Contato:

Mensagem por Bowl » 18 Set 2017 08:18

O que vcs acharam da equipe nova do Erberth?

sera que vai dar certo?

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 18 Set 2017 10:49

Bowl escreveu:
18 Set 2017 08:18
O que vcs acharam da equipe nova do Erberth?

sera que vai dar certo?
Dizem que a didática dele não é das melhores, então se ele for o professor eu não sei espero muita coisa. Agora se tiver um outro professor é capaz de vingar, tem muito moleque que é fã dele e como aparentemente a equipe vai ter um cunho social, vai aparecer uma molecada querendo virar atleta profissional lá. Estilo Cícero Costha.

Aguardando os próximos capítulos.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 18 Set 2017 11:40

Sobre a orelha, tem muita questão envolvida. Primeiro da para voce treinar sem machucar ( muito) ela. Digo, voce não precisa ficar estourando triangulo na mao ralando a orelha todo dia, nao precisa passar pesando com a orelha ( pode usar a testa em vez disso) se voce conseguir adaptar bem o seu jiutsu para proteger a orelha. Voce vai se sair relativamente bem. Eu com 14 anos de treino tenho a orelha muito pouco quebrada, eu sempre cuidei. Não acho bonito. Digo que 50% das pessoas que quebram são tentando estourar triangulo na força bruta ou guardeiros que se deixam espremer a cabeça a orelha por baixo.
Imagem

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 18 Set 2017 11:43

Mas digo que dependendo da quantidade de treino, é difícil. Voce pode salvar a orelha mas aquela parte em cima da maçâ das bochechas, embaixa do olho se fode. Porque voce proteje a orelha mas se fode com essa parte. Jiu jitsu cobra muito do corpo infelizmente :( e felizmente :)
Imagem

Bowl
Contato:

Mensagem por Bowl » 18 Set 2017 14:12

-meph- escreveu:
18 Set 2017 10:49
Dizem que a didática dele não é das melhores, então se ele for o professor eu não sei espero muita coisa. Agora se tiver um outro professor é capaz de vingar, tem muito moleque que é fã dele e como aparentemente a equipe vai ter um cunho social, vai aparecer uma molecada querendo virar atleta profissional lá. Estilo Cícero Costha.

Aguardando os próximos capítulos.
Penso exatamente isso,

acredito que ele terá que se cercar de pessoas boas para cuidar dos alunos

Até pq ele compete em alto nível e agora terá que compartilhar o foco dos torneios com a administração da equipe

veremos

Responder