VBB escreveu: ↑17 Set 2017 14:04
Mesmo sendo um crítico ferrenho das "alternativas" a medicina e a cientificidade, entendo que no caso do Marcelo não foi apenas fé em algo que muitos não acreditam. Ele tinha menos de 1 % de chance, escolheu o caminho menos tortuoso que daria no mesmo resultado. Não foi ludibriado e por isso morreu, ele realmente não tinha chances significativas, somente um milagre inexplicável o salvaria.
Just my 2 cents, trabalhei alguns anos com oncologia, prescrevi quimioterapia, vi pacientes com boas chances de cura morrerem e com pouquíssimas chances viverem.
Eu concordo que a pessoa tem total direito de não querer fazer a quimio e aceitar a doença e escolher sua passagem sem maiores intervenções médicas (quimio, rádio, cirurgias, etc). Só que do modo que o Marcelo Rezende se pronunciava parecia que ele acreditava que iria se curar com dieta e fé.(texto colado abaixo ) Sendo ele um formador de opinião ao povão, é preocupante que algumas pessoas tentem fazer o mesmo. O tratamento sim é mega sofrido, isso infelizmente faz parte do processo. Resumindo : tem total direito de escolher não fazer a quimio, mas não deveria fazer parecer que existe modo alternativo igualmente eficaz. (em uma das entrevistas ele disse "estou me sentindo muito melhor").
Hj em dia se sabe que o câncer tem uma capacidade flexível de sobrevivência. Antigamente pensava-se que ele só se alimentava de glicose. Hj está mais que provada sua flexibilidade de substrato (alimento), então a historinha da dieta cetogenica é até bonitinha e até pode ser usada, mas está longe se comparar a ação dos quimioterapicos.
Estatísticas são apenas estatísticas, do mesmo modo modo que vc pode pegar um câncer raro, vc pode ser aquele 1% que consegue se curar. Medicina não é é ciência exata, se vc tem um câncer que 1% dos portadores se curam, tenho certeza que se vc se cuida, segue todas recomendações médicas, toma todos medicamentos necessários, mantem o pensamento positivo e o psicológico estável, este 1% aumenta muito.
O jornalista, que já agradeceu a torcida dos seus fãs, abandonou o tratamento quimioterápico após a primeira sessão. Normalmente, o paciente faz uma semana de químio e descansa até três semanas, em virtude dos efeitos colaterais. Para amigos, Marcelo revelou que prefere se arriscar nessa dieta e que não vai voltar a fazer o tratamento especializado. Desde então tem feito algumas viagens para a cidade mineira e em uma delas teve a companhia da filha mais velha, Patrícia Andriessen. Amigo dele, Geraldo Luis compartilhou foto do livro "Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais", de autoria do médico David Servan-Schreiber. Na publicação, o francês indica a dieta feita pelo apresentador, mas aponta que um não substitui o outro.
“Eu não tenho medo da morte. Tem gente que tem, mas eu não. Porque o homem que tem fé não tem medo, ele sabe que vai vencer”