Abigos q manjam de marcenaria! Help
- Raul Nutti
- Contato:
Re: Abigos q manjam de marcenaria! Help
Betume dá um efeito muito legal
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"

eu printei as dicas da galera
Sabadão vou numa casa de material de construção e ver qto fica cada sugestão. Obrigado a galera q deu uma força, assim q tiver envernizado eu posto pra mostrar como ficou. Acho que vou cagar tudo mas blz kkkkk
o fee falou para diluir a seladora. Dilui em água? Não manjo msm!
Sabadão vou numa casa de material de construção e ver qto fica cada sugestão. Obrigado a galera q deu uma força, assim q tiver envernizado eu posto pra mostrar como ficou. Acho que vou cagar tudo mas blz kkkkk

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
depende da seladora que vc comprar, a de madeira normalmente vc dilui em aguarás, quando vc for comprar pergunte o tipo de produto que vc pode usar para o vendedor que ele te passa certinho, esse processo da seladora vc dilui ela para ela penetrar melhor na madeira, na própria lata da seladora tem as instruções. vou postar aqui um trampo que eu fiz na minha guitarra, só selei e envernizei a madeira.thiagobjj escreveu: ↑24 Ago 2017 09:14eu printei as dicas da galera

Bela guitarra, eu toco tbmfee escreveu: ↑24 Ago 2017 10:15depende da seladora que vc comprar, a de madeira normalmente vc dilui em aguarás, quando vc for comprar pergunte o tipo de produto que vc pode usar para o vendedor que ele te passa certinho, esse processo da seladora vc dilui ela para ela penetrar melhor na madeira, na própria lata da seladora tem as instruções. vou postar aqui um trampo que eu fiz na minha guitarra, só selei e envernizei a madeira.
![]()
Valeu as dicas mano, sabadao vou la no "deposito" rs

Blz thiagão boa sorte lá, eu curto fazer esses trampos de vez em quando dá uma acalmada na mente sei lá. depois conta como ficou o resultado.

Amigos que estão me ajudando, segue update:
Os caixotes estão a 3 dias secando num lugar q bate sol e irei lixá-los hoje a noite.
Ontem estive na leroy merlin, expliquei o caso pro vendedor e informei que eu queria pintar mesmo, no caso de tabaco. Ele foi enfático ao me recomendar uma tinta a base de agua tipo esmalte premium. Perguntei mais de uma vez se deveria envernizar antes, para proteger a madeira e ele me informou que não era necessário, pois a propria tinta iria proteger a madeira e ajudar a evitar de ela absorver a umidade. Eu sei que a madeira irá chupar bastante da tinta na primeira mao pelo menos.
Fui ludibriado? É melhor passar verniz antes? Ou voces acham que só a tinta já é sucesso? Ainda tenho amanha para comprar o verniz antes de começar o trampo em si. Agradeço se puderem dar um toque.
Abrs.
Os caixotes estão a 3 dias secando num lugar q bate sol e irei lixá-los hoje a noite.
Ontem estive na leroy merlin, expliquei o caso pro vendedor e informei que eu queria pintar mesmo, no caso de tabaco. Ele foi enfático ao me recomendar uma tinta a base de agua tipo esmalte premium. Perguntei mais de uma vez se deveria envernizar antes, para proteger a madeira e ele me informou que não era necessário, pois a propria tinta iria proteger a madeira e ajudar a evitar de ela absorver a umidade. Eu sei que a madeira irá chupar bastante da tinta na primeira mao pelo menos.
Fui ludibriado? É melhor passar verniz antes? Ou voces acham que só a tinta já é sucesso? Ainda tenho amanha para comprar o verniz antes de começar o trampo em si. Agradeço se puderem dar um toque.
Abrs.

Vamos lá
"Esmalte" é tinha base solvente, ou você ou o vendedor estão se confundindo, rs (ou eu que estou desatualizado demais, ahah)
Pintar a madeira com esmalte tabaco vai deixar seu caixote com uma cor "chapada", viva e brilhante (a não ser que você compre esmalte fosco/acetinado). Mais ou menos isso:

Ou seja, você vai perder os padrões e manchas naturais da madeira. Imagino que não seja este o objetivo. Caso seja essa a ideia, vá em frente.
Pra fazer o tratamento mantendo o padrão visual da madeira, o negócio é seguir as dicas da galera. Fundo preparador (ou selador, praticamente sinônimos) + um bom verniz. O verniz tem algumas opções de cor, mas diferentemente do esmalte, ele não vai cobrir o visual da madeira.
Espero que tenha me feito entender, eheh
"Esmalte" é tinha base solvente, ou você ou o vendedor estão se confundindo, rs (ou eu que estou desatualizado demais, ahah)
Pintar a madeira com esmalte tabaco vai deixar seu caixote com uma cor "chapada", viva e brilhante (a não ser que você compre esmalte fosco/acetinado). Mais ou menos isso:

Ou seja, você vai perder os padrões e manchas naturais da madeira. Imagino que não seja este o objetivo. Caso seja essa a ideia, vá em frente.
Pra fazer o tratamento mantendo o padrão visual da madeira, o negócio é seguir as dicas da galera. Fundo preparador (ou selador, praticamente sinônimos) + um bom verniz. O verniz tem algumas opções de cor, mas diferentemente do esmalte, ele não vai cobrir o visual da madeira.
E aí mano, obrigado por responder. Então, eu desisti de manter o padrao da madeira e escolhi a cor tabaco pq o resto dos moveis são tons de tabaco, entao nao me importo de perder o visual da madeira. Na lata diz que posso aplicar diretamente. A duvida é se apenas aplicando a tinta na madeira lixada, além de pintar, eu já vou conseguir selar ela de uma maneira q ela pare de absorver a umidade.RFAbdo escreveu: ↑30 Ago 2017 16:20Vamos lá
A tinta é exatamente essa, mas na cor tabaco:

Opa, legal.
E realmente se fabricam "esmaltes" base água, rs...
Enfim, eu no seu lugar aplicaria o fundo/selador. O acabamento e durabilidade serão melhores.
Abraço
E realmente se fabricam "esmaltes" base água, rs...
Enfim, eu no seu lugar aplicaria o fundo/selador. O acabamento e durabilidade serão melhores.
Abraço
Ron escreveu: ↑30 Ago 2017 18:11Caso decida novamente pela estante, eu comprei essa aqui:
Já tem uns dois ou três anos, com muitos livros e quadrinhos e ainda está de pé. A qualidade eu acho semelhante a dos meus outros móveis que são da tok stok, mas menos da metade do preço.
https://www.walmart.com.br/item/31338/s ... veis+31338
tenho livros demais e os caixotes já são meus a um ano brother. Não da pra voltar atrás agora ate pq eles encaixam perfeitamente no m3u quarto

Estamos aguardando as imagens pra ver a merda que vc fez! 
Então mano, segue a aventura, mas sem fotos por enqto:
Eu cheguei em casa ontem, cansadão mas afim de pelo menos lixar a bagaça.
O cara que me orientou na leroy, é um filho da puta. Me vendeu duas lixas e falou que era mais do que suficiente. A bunda dele que era suficiente. Alem de tudo era lixa 120mm, entao ela rasgou rapidao. Mas deu para lixar.
Como eu tava dividido entre passar um verniz ou seguir o vendedor, eu acabei decidindo pintar apenas 2 caixotes, passar a primeira mão de tinta. Dilui dois copos de 300 ml de tinta com cerca de 150 ml de agua. A tinta a base de agua é bemmmm facil de trabalhar pra quem nao tem experiencia como eu. Consegui diluir a agua bem rapido. Mas acontece que eu acabei diluindo tinta demais para apenas 2 caixotes. Então decidi continuar.
Pintei 8 de 12 caixotes passando a primeira mao de tinta. Como havia diferença de cor entre as madeiras, algumas eram um pouco mais claras, ficou um pouco desigual a cor. A madeira não "chupou" tanta tinta qto eu imaginava que ia, entao meio que foi facil. Obviamente nao consegui fazer um negocio super profissa pq minha experiencia/aptidão com isso é zero. Mas ficou infinitamente melhor do q eu esperava nesse primeiro momento. A tinta tabaco na madeira clara gerou um tom de marrom que parece ser a cor natural da madeira mesmo.
Eu pedi pra minha véia tirar umas fotos agora de dia para postar aqui, pq eu chego em casa só depois das 19 e é escuro pra caralho o lugar da casa q to usando pra pintar.
Essa foi a principal cagada por enquanto, pintar em um lugar com iluminação bosta, fica dificil ver onde tem tinta demais e onde tem de menos.
Hoje a noite vou passar a primeira mao de tinta nos 4 caixotes q sobraram e dependendo da disposiçao vou aplicar a segunda camada.
A tinta diz na embalagem que fica seca ao toque em 30 minutos, mas como estava mto calor em sp, coisa de 15 minutos já tava seca ao toque. Hoje de manhã dei uma conferida e tava 100% seco, se nao tivesse q dar outras mãos eu ja poderia levar elas para o quarto.
O cheiro tambem é próximo de zero. Eu acabei sujando minha mao inteira, mas tudo saiu facil com uma esponja no banho. Os pinceis lavei e ficaram zerados de novo.
Espero que conforme eu vá aplicando as mãos de tinta a cor fique mais uniforme, mas acho que isso é pela falta de verniz/fundo na madeira. Porém nao ficou feio não, parece uma cor natural da madeira.

Vendedor de Leroy nem sempre entende muito bem do q vende, lá vale mais o cara ser genérico e entender um pouco de tudo do que tudo de um pouco... se vc tivesse ido numa loja de tintas certamente as dicas seriam melhores e até o preço pago nos produtos, muito provavelmente.
Mas voltando ao que interessa: Eu brinquei contigo pq é normal a gente cometer alguns erros devido a inexperiência. Eu pelo menos quase sempre cometo umas cagadas quando tô fazendo algo pela primeira vez nesses serviços "domésticos". O mais importante é aprender pra na próxima não repetir!
E tomara que o resultado final fique pelo menos minimamente do seu agrado e acredito que vai ficar. Só posta as fotos quando puder pra gente ver o resultado.
Tranquilo manolo.Snickt escreveu: ↑01 Set 2017 13:05Vendedor de Leroy nem sempre entende muito bem do q vende, lá vale mais o cara ser genérico e entender um pouco de tudo do que tudo de um pouco... se vc tivesse ido numa loja de tintas certamente as dicas seriam melhores e até o preço pago nos produtos, muito provavelmente.
Mas voltando ao que interessa: Eu brinquei contigo pq é normal a gente cometer alguns erros devido a inexperiência. Eu pelo menos quase sempre cometo umas cagadas quando tô fazendo algo pela primeira vez nesses serviços "domésticos". O mais importante é aprender pra na próxima não repetir!
E tomara que o resultado final fique pelo menos minimamente do seu agrado e acredito que vai ficar. Só posta as fotos quando puder pra gente ver o resultado.![]()
Vou te falar que o primeiro caixote tava ficando bem ruim, mas ai conforme fui pintando deu pra sentir o jeito certo de fazer.
Aqui segue foto dos caixotes com a primeira mão de tinta. Minha mãe que tirou a foto pq eu saio de casa está escuro e volto está escuro tbm, e ela nao consegue fotografar direito. Mas está menos porco que parece! Amanha de manha vou dar outra mão e fim de tarde mais uma! A ideia é voltar eles pro quarto no domingo. Mas se nao tiver uniforme ainda, faço uma quarta camada:

Orra, ficou bom sim!