Não interessa se tem decreto, é preciso comunicar o Juiz Corregedor (ou o Tribunal a ele vinculado).VagabondMusashi escreveu: ↑14 Jul 2017 10:03Isto e 100%, zero dois? O general ainda esta atuando sob a autoridade do juiz ali? Precisa da permissao do juiz, nao basta o decreto do Executivo? acho que esta e a questao chave aqui... e nao eh por raiva do juiz nao, eh pq eu ja imagino logo um juiz dando carteirada em operacao de selva, ja pensou? Dai extrapolei pra este cenario tambem.... um civil interferindo numa operacao militar liderada por um general me parece bizarro. A cadeia de comando fica como? Desintegra. E se o divil nao tem o clearance suficiente pra receber o briefing da missao? Nao tenho duvidas de que seria um problema imenso! Acho que minha ignorancia no assunto me deixa com duvidas que sao esclarecidas facilmente pra quem eh da area, por isso pergunto.
Isso faz mais sentido pra mim.... logo virao a tona os fatos e saberemos ao certo
Juiz é barrado durante operação do Exército em presídio
Re: Juiz é barrado durante operação do Exército em presídio
É complicado, mas eu também penso dessa forma. Sendo o exército uma Força Armada que estava ali atuando de forma excepcional e, há o entendimento implícito de que existia um relevante interesse nacional naquela operação, acho que tem mesmo que ser encarado como uma questão estritamente militar.VagabondMusashi escreveu: ↑14 Jul 2017 08:17Juiz muito habituado a mandar em todo mundo e prender quem achar ruim, pode não ter percebido que tem jurisdição zero sobre os militares que estão sob os juízes militares, não?
Juiz ou não, civil é civil, e não tem que se meter em assuntos militares, se aquilo era uma operação militar, NENHUM civil sem permissão explicita vinda da cadeia de comando militar (de quem estiver acima do general ou seja o Presidente) pode ignorar a ordem do general.
Este é pelo menos meu entender da situação, advogados do fórum podem me corrigir!
Editado pela última vez por Violence em 14 Jul 2017 10:52, em um total de 1 vez.
Eu entendo que ninguém deve se intrometer em uma missão militar, mas isso aí nada mais é do que falta de dinheiro do estado!VagabondMusashi escreveu: ↑14 Jul 2017 10:10Militar e militar. Sem o clearance apropriado (perdao n sei o termo em br), a presenca de qualquer um oferece risco. Se um policial, promotor, xerife ou juiz tentar entrar na Area 51 ele vai preso. Se insistir, pode ate levar bala e morrer. Isso porque assuntos e missoes militares tratam do combate a riscos existenciais para o estado. O juiz nao tem como saber o que realmente esta acontecendo ali. E se for uma missao disfarcada? Entende? Assuntos militares requerem um estrito controle de informacao e ordem em todos os casos. O juiz poderia querer ver e aprender, e provavelmente foi uma missao simples, mas o fato dele poder hoje e nao poder amanha numa missao aparentemente similar ,ja revela coisas demais ao inimigo.
Os militares só estão lá pq o governo não tem dinheiro pra pagar as pessoas que deveriam fazer isso, então usaram os militares.
Não é função das forças armadas trabalhar em presídio, a função é proteger o país.
Ali é território do juiz, ele que tem o direito e o dever de fiscalizar, o general tá ali temporariamente e tem a obrigação de respeitar o juiz.
Não era nenhuma missão secreta em que a presença do juiz pudesse causar algum dano à segurança nacional, os caras estavam lá simplesmente fazendo uma varredura atrás de drogas, armas, celulares e o juiz queria simplesmente ver como o exército ia agir, pra tentar aprender e passar para os responsáveis por isso quando o exército for embora.
O general foi arrogante e desrespeitoso, mas provavelmente não vai acontecer nada com ele.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."
Sim, mas o questionamento não é a prerrogativa em si, mas seu exercício naquela ocasião específica. É consenso que o exército só atua em situações excepcionais e, assim sendo, não faria sentido permitir que uma ação militar -que mobiliza a máquina militar- seja interrompida ou que sofra interferência por parte de um Juiz corregedor, que seja.Philly Shell escreveu: ↑14 Jul 2017 10:25Mas o Juiz não tem q pedir autorização nenhuma, pois é prerrogativa dele estar lá (aliás, é um poder-dever).
Ta na Lei de Execuções Penais que o juiz deve inspecionar os estabelecimentos penais (deve ser mensal, pelo menos).
-
vitoandolini
- Contato:
Lutador de jiu-jitsu é tudo vagabundo.ron escreveu: ↑14 Jul 2017 10:07Complicada a situação, são inúmeros os casos de carteiradas e desmandos de juízes e desembargadores. Eles se postam acima da lei, de qualquer suspeita e de todo o resto.
Vou falar dois casos, próximos que sei:
1) Juíza em uma discussão familiar dá voz de prisão no pai. A juíza em questão, tia da minha namorada, começou a gritar em uma reunião familiar porque ninguém estava concordando com o ponto de vista dela, o pai, militar, mandou ela calar a boca e se ela não parasse ia expulsar ela da festa. Ela deu voz de prisão na mesma hora para ele que a desmoralizou na frente de todo mundo que ficou rindo. Ainda não namorava minha namorada, então não estava presente, mas diversas pessoas me relataram o fato da maneira que escrevi e já presenciei várias coisas dessa figura.
2) Juiz tinha bebido e estava com a mulher voltando de uma festa. Foi parado por uma viatura que buscava suspeitos em um carro semelhante. Era de madrugada em uma avenida perigosa e deserta neste horário. Em vez de sair com calma e ajudar o trabalho policial, já desceu do carro gritando falando que era juiz e que o policial ia se foder por isso. O policial, com pouca serenidade, já sacou a arma e mandou ele calar a boca, que tava pouco se fodendo pra quem ele era. O juiz, agora com o cú trancado, ficou calado e não falou mais nada além do que perguntaram, sabia que naquela hora e naquele local podia dar ruim pra ele. Fizeram a abordagem e depois liberaram, juiz ficou na dele e nem foi atrás de nada. Quem contou foi o filho do juiz que é meu melhor amigo, mas nesse caso o Juiz é um cara legal e não tenho o que falar dele, mas o cargo sobe a cabeça,
Sobre o caso citado, dois colegas já deram dois pontos de vista embasados, então não vou opinar.
O que posso falar é que meu avô era general e foi um dos homens mais honrados que conheci em minha vida. Os outros generais que conheci ou pessoas do exército em geral foram pessoas sérias, simples e tinham amor à pátria e pareciam ser honestas. Já os juízes e desembargadores, os que sou próximo obviamente são pessoas do meu convívio e tal, mas em geral é claro a arrogância que a toga lhes confere, a sensação de estarem acima do bem e do mal, não gosto disso e os amigos que advogam são putos com eles.
Enfim, a instituição exército passa uma imagem de seriedade muito maior que o nosso judiciário, que para muitos é tão cheio de lama como os outros poderes.
Um caso próximo que vi:
Um cara lutador patrocinado dava porrada em leigo e passava a mão na bunda de todas as minas.
São caras escrotos que se acham acima do bem e do mal.
Porra, nego não aprende que generalizar é idiotice?
Nunca visita e vai só no dia que o exército ta lá, '' pra aprender técnicas ''Philly Shell escreveu: ↑14 Jul 2017 09:01Porra, ta invertido essa merda aqui.
Juiz corregedor do presídio e titular de Vara de Execuções Penais. Obviamente ele quem é a autoridade máxima ali.
As pessoas deveriam estar comemorando que ele estava visitando o presídio, pois tem juiz que tem essa obrigação e não vai.
Super desrespeitoso e ilegal a atitude do militar.
Mas o exército estava ali a mando do Ministro da Defesa.
Não, só vi o povo do AGEPEN falando que ele nunca apareceu lá.
Conheço dois merdas que nem juízes são e já tem essa cabeça. Felizmente passaram longe da aprovação.ron escreveu: ↑14 Jul 2017 10:07Complicada a situação, são inúmeros os casos de carteiradas e desmandos de juízes e desembargadores. Eles se postam acima da lei, de qualquer suspeita e de todo o resto.
Vou falar dois casos, próximos que sei:
1) Juíza em uma discussão familiar dá voz de prisão no pai. A juíza em questão, tia da minha namorada, começou a gritar em uma reunião familiar porque ninguém estava concordando com o ponto de vista dela, o pai, militar, mandou ela calar a boca e se ela não parasse ia expulsar ela da festa. Ela deu voz de prisão na mesma hora para ele que a desmoralizou na frente de todo mundo que ficou rindo. Ainda não namorava minha namorada, então não estava presente, mas diversas pessoas me relataram o fato da maneira que escrevi e já presenciei várias coisas dessa figura.
2) Juiz tinha bebido e estava com a mulher voltando de uma festa. Foi parado por uma viatura que buscava suspeitos em um carro semelhante. Era de madrugada em uma avenida perigosa e deserta neste horário. Em vez de sair com calma e ajudar o trabalho policial, já desceu do carro gritando falando que era juiz e que o policial ia se foder por isso. O policial, com pouca serenidade, já sacou a arma e mandou ele calar a boca, que tava pouco se fodendo pra quem ele era. O juiz, agora com o cú trancado, ficou calado e não falou mais nada além do que perguntaram, sabia que naquela hora e naquele local podia dar ruim pra ele. Fizeram a abordagem e depois liberaram, juiz ficou na dele e nem foi atrás de nada. Quem contou foi o filho do juiz que é meu melhor amigo, mas nesse caso o Juiz é um cara legal e não tenho o que falar dele, mas o cargo sobe a cabeça,
Sobre o caso citado, dois colegas já deram dois pontos de vista embasados, então não vou opinar.
O que posso falar é que meu avô era general e foi um dos homens mais honrados que conheci em minha vida. Os outros generais que conheci ou pessoas do exército em geral foram pessoas sérias, simples e tinham amor à pátria e pareciam ser honestas. Já os juízes e desembargadores, os que sou próximo obviamente são pessoas do meu convívio e tal, mas em geral é claro a arrogância que a toga lhes confere, a sensação de estarem acima do bem e do mal, não gosto disso e os amigos que advogam são putos com eles.
Enfim, a instituição exército passa uma imagem de seriedade muito maior que o nosso judiciário, que para muitos é tão cheio de lama como os outros poderes.
Pois é, mas se você não achar no mínimo suspeito esse apareci lá pra ''aprender técnicas''.......Philly Shell escreveu: ↑14 Jul 2017 11:08É, então ele tem que aprender a ir todo mês e cumprir a função sempre. Mesmo assim, o general continua errado.
O fato é que nem mesmo o próprio Judiciário está acima da lei, juiz não pode querer usar suas prerrogativas para fazer o que bem entender em qualquer hora e qualquer lugar, e esse foi o ensinamento que o excelentíssimo senhor General passou naquele momento, preservando o bom andamento da operação de segurança e a integridade física do juiz.
O Comandante do Exército apoiou, em mensagem em rede social, a atitude do General. E assim vai continuar sendo daqui pra frente. Chega de jeitinhos e carteiradas nesse país, vamos pensar em ser mais sérios e rígidos em nossas atitudes.
O Comandante do Exército apoiou, em mensagem em rede social, a atitude do General. E assim vai continuar sendo daqui pra frente. Chega de jeitinhos e carteiradas nesse país, vamos pensar em ser mais sérios e rígidos em nossas atitudes.
"Toda nossa cultura caminha na direção contrária da exposta ali, nós estamos para servir os que comandam e aceitamos a impunidade, a corrupção sistêmica e qualquer coisa que nos empurram, desde que tenhamos o mínimo de ganho pessoal, mesmo que cause o inferno para todos." Tupet
O que não falta são exemplos de desrespeito de membro do Judiciário com membros do executivo. isso você já de concordar. Aliás, fora o desrespeito do judiciário com civis.Philly Shell escreveu: ↑14 Jul 2017 11:29Então, nem operação militar típica é.
Só vira militar pq está sendo executada por militares, mas, tipicamente, é civil.
Sem contar que é um baita desrepeito de um agente do Poder Executivo para com um agente do Poder Judiciário.
Nisso concordamos. Isso não deveria ser tarefa do Exército, mas já que foi empregado, tem que cumprir.Philly Shell escreveu: ↑14 Jul 2017 11:01Exato. Quem estava fora do habitat natural ali era o General e não o Juiz.
Saindo da questão em si, essa situação simboliza bem o estado de coisas em que o país se encontra. Total desordem e crise entre as instituições.
Concordo plenamente! O fato é que juiz não está acostumado a escutar ''não''. e tá de ego ferido. Na página do AGEPEN AC falaram que esse trolha nunca apareceu no presídio e que tinha mais aparelho de celular que um shopping.VagabondMusashi escreveu: ↑14 Jul 2017 11:35Perdao, Philly mas discordo novamente. Ate onde sabemos a missao era esta. Ate onde sabemos. Os militares so devem explicacao da natureza de suas missoes ao alto executivo e alto legislativo, e sao supervisionados por tribunais militares nao eh isso?
Nao sabemos qual era a missao. So sabemos o que foi dito. De um jeito ou de outro, nao concordo que isso foi um concurso de tamanho de pau por assim dizer. Uma vez que se utiliza as forcas armadas, deve-se utilizar o protocolo das forcas armadas. Excecao pode em todo lugar do mundo, so nao pode no exercito.
Da prpoxima, que chamem uma empresa privada ou instituicao civis para fazer reste papel. Mas repito que nao faz sentido colocar um general em operacao militar sob um juiz, tanto faz o que diz a lei ou o -alegado- proposito da missao.
Se a lei for essa precisa ser mudada, pois esta errada.
Deveriam era punir esse juiz fdp por um presídio de sua jurisdição parecer um comercio de eletrônicos.
Acredito que hoje essa garotada mais jovem que esses velhos rabugentos do judiciário tem uma cabeça diferente, assim espero.