Ficar zoando as pessoas não vai te levar a lugar nenhum.Michael Scofield escreveu: ↑10 Jul 2017 15:31Exatamente. O mano Aegis deve achar que a gente tá perseguindo ele ao ficar com esses questionamentos... mas pensem um pouco e vejam o contraditório em torno de algumas dessas cotas.
Conselho da USP aprova cota de 50% para alunos de escola pública até 2021
Re: Conselho da USP aprova cota de 50% para alunos de escola pública até 2021
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Aristóteles
----
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Cara, não tem o que desenvolver. Existem fatos, estudos e informações. Cada um lê, absorve interpreta e toma sua posição.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Você tem algum estudo aí que explique a criação de cotas sociais para concursos que exijam nível superior? Eu acredito que esse seja o ponto da polêmica.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
Consoante já explicado, tem links bem interessantes no tópico. Ainda, há possibilidade de fazer pesquisas a partir do Google, tem MUITA coisa boa, para ambos os lados, aí você lê, se informa e se posiciona.
A título de complemento recomendo a leitura, acompanhamento de debate legislativo, manifestações de muitas entidades a favor e contra, da LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014 (que cria as cotas raciais nos concursos públicos).
Ainda, aliás principalmente, recomendo o acompanhamento completo (leitura dos autos, parecer do relator, votos dos Ministros, sustentações orais a favor, contra, peças jurídicas, dentre muitas outras fontes) da Ação Declaratória de Constitucionalidade n. 41, a qual foi proposta pela OAB, tendo obtido, além de tudo o que já escrevi, pareceres favoráveis da Advocacia Geral da União e do Ministério Público Federal.
Eu sempre leio bastante e tomo ciência do máximo de informações possíveis antes de me posicionar em assuntos. Assim, tendo estudos de diversas entidades, como STF (o qual é composto por muitos professores consolidados das mais diversas áreas especialmente Direito Constitucional), AGU, MP, OAB, consegui formar meu convencimento no sentido de apoiar as cotas em concursos (as em universidade já apoiava faz tempo).
Quem está preocupado com a queda de rendimento, o que já é altamente preconceituoso, não se preocupe, a esmagadora maioria de concursos jurídicos sobra vaga de Juiz, Promotor, etc, simplesmente porque as pessoas não passam. Tem Tribunal com 100 vagas rolando faz uma década (literalmente). Muitos Estados, como RS, por exemplo, já adotam cotas faz uns 10 anos em concursos, por meio de Lei Estadual, antes dessa Lei Federal, e tudo continuou transcorrendo normalmente.
Valeu.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Com todo o respeito, mas vc falou, falou e não explicou o pq de existir cotas para quem já tem curso superior, afinal, se já tem o 3º grau completo, não tem mais oq nivelar, pois já foi nivelado. A gente entende a questão de cotas para as universidades, mas pra concurso publico q exige nivel superior, ai não dá pra entender essa jabuticaba.AEGIS escreveu: ↑11 Jul 2017 08:22Consoante já explicado, tem links bem interessantes no tópico. Ainda, há possibilidade de fazer pesquisas a partir do Google, tem MUITA coisa boa, para ambos os lados, aí você lê, se informa e se posiciona.
A título de complemento recomendo a leitura, acompanhamento de debate legislativo, manifestações de muitas entidades a favor e contra, da LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014 (que cria as cotas raciais nos concursos públicos).
Ainda, aliás principalmente, recomendo o acompanhamento completo (leitura dos autos, parecer do relator, votos dos Ministros, sustentações orais a favor, contra, peças jurídicas, dentre muitas outras fontes) da Ação Declaratória de Constitucionalidade n. 41, a qual foi proposta pela OAB, tendo obtido, além de tudo o que já escrevi, pareceres favoráveis da Advocacia Geral da União e do Ministério Público Federal.
Eu sempre leio bastante e tomo ciência do máximo de informações possíveis antes de me posicionar em assuntos. Assim, tendo estudos de diversas entidades, como STF (o qual é composto por muitos professores consolidados das mais diversas áreas especialmente Direito Constitucional), AGU, MP, OAB, consegui formar meu convencimento no sentido de apoiar as cotas em concursos (as em universidade já apoiava faz tempo).
Quem está preocupado com a queda de rendimento, o que já é altamente preconceituoso, não se preocupe, a esmagadora maioria de concursos jurídicos sobra vaga de Juiz, Promotor, etc, simplesmente porque as pessoas não passam. Tem Tribunal com 100 vagas rolando faz uma década (literalmente). Muitos Estados, como RS, por exemplo, já adotam cotas faz uns 10 anos em concursos, por meio de Lei Estadual, antes dessa Lei Federal, e tudo continuou transcorrendo normalmente.
Valeu.
Como não tem o q desenvolver? Se vc ta afirmando, é pq tem argumentos que defendem o q vc expõem, certo?
Indicar livros e pesquisas é ok, mas isso não é fundamento de nada.
Até agora vc escreveu linhas e linhas e não deu uma ÚNICA justificativa... veja, não é questão de concordar ou discordar, mas sim vc não ter dado um fundamento sequer sobre isso.
Mas eu não vou explicar nada mesmo.Carrapeta escreveu: ↑11 Jul 2017 10:07Com todo o respeito, mas vc falou, falou e não explicou o pq de existir cotas para quem já tem curso superior, afinal, se já tem o 3º grau completo, não tem mais oq nivelar, pois já foi nivelado. A gente entende a questão de cotas para as universidades, mas pra concurso publico q exige nivel superior, ai não dá pra entender essa jabuticaba.
Quanto a você não "entender" (na vdd não concorda ao que parece) tudo bem véi , cada um na sua opinião, tranquilo.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Entendo e digo que até concordo cara. Por ora fico a favor das cotas em tudo, entendo que podem haver ajustes caso necessário. No momento que uma proporção mais próxima da realidade se estabelecer provavelmente me tornarei contra, até pq daí sim elas serão desnecessárias.RequintesDePuberdade escreveu: ↑11 Jul 2017 08:59Aegis,
Apesar de achar que não existe diferença significativa no desempenho entre os alunos das cotas e os outros no nível superior, não vejo preconceito em ponderar que isso é uma possibilidade, visto que a própria existência da cota pressupõe que esses ingressantes tem uma bagagem acadêmica inferior, seja por qual(is) motivo(s) for(em).
Esse ponto de "nivelar", tratar os diferentes de forma diferente, etc. Isso é completamente deturpado no Brasil. Nas licitações e processos de compras publicas, por exemplo, eu acho ridículo. Em grande parte é a mesma linha de raciocínio das cotas.
Grandes teóricos brasileiros, caras milhões de vezes mais inteligentes que eu, defendem esse tipo de coisa...Não concordo com nenhum deles...
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Entendo que é uma questão que mexe com uma série de valores íntimos, que vão além da coletividade.FCB escreveu: ↑11 Jul 2017 11:17Como não tem o q desenvolver? Se vc ta afirmando, é pq tem argumentos que defendem o q vc expõem, certo?
Indicar livros e pesquisas é ok, mas isso não é fundamento de nada.
Até agora vc escreveu linhas e linhas e não deu uma ÚNICA justificativa... veja, não é questão de concordar ou discordar, mas sim vc não ter dado um fundamento sequer sobre isso.
Fiz as remissoes nas quais em parte me pauto, para mim lei, decisões judiciais, debates, livros e pesquisas são fundamentos sim. Se pra vc não é beleza. Tranquilo segue o barco.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Perfeito!JRGL escreveu: ↑08 Jul 2017 22:20Trabalhei 4 anos como professor no ensino médio em escolas públicas e privadas. A publica era numa periferia daqui. Boa parte dos alunos iam com fome pra escola. Como você consegue concentrar em alguma coisa, estudar com fome??? Na particular, os alunos levam sanduiche, fruta, dinheiro pra comprar mais. A grande diferença começa antes de abrir o caderno, o buraco é mais embaixo. Cotas sociais hoje, cotas sociais amanha, cotas sociais... Até o dia que a desigualdade acabar!
BÓ VOVÔ!!!!
Não questão de achar ou não achar... é questão de FUNDAMENTAR.AEGIS escreveu: ↑11 Jul 2017 12:33Entendo que é uma questão que mexe com uma série de valores íntimos, que vão além da coletividade.
Fiz as remissoes nas quais em parte me pauto, para mim lei, decisões judiciais, debates, livros e pesquisas são fundamentos sim. Se pra vc não é beleza. Tranquilo segue o barco.
Ninguém disse q livros, lei e decisões judiciais não são bases... disse q vc não pode simplesmente citar livros pra dizer q sua opinião tem fundamento. Isso não é argumento válido em nenhum lugar do mundo. Vc precisa argumentar e COMPLEMENTAR a sua visão com citações de livros e afins.
Guardada as devidas proporções (e uso este exemplo pra chocar) seria o mesmo dizer q a morte de judeus é justificada com base na lei alemã e em livros nazistas. Ponto. Se pra vc não é beleza. Tranquilo segue o barco.
Quero entender pq é justo cota pra concurso público de nível superior.
To tentando, de verdade, achar um mínimo argumento razoável pra justificar, não to achando. Repito, to pensando e não to achando.
Como VOCÊ afirmou que isso é necessário, pedi pra vc desenvolver o assunto.
Mas o q me parece é q vc não tem argumento pra embasar sua opinião.
Simplesmente escreveu "É válido" e acha q isso basta.
O pior nem é a linha de pensamento em si, mas não ser capaz de fundamentar o q se argumenta.Filho_da_D.Florinda escreveu: ↑11 Jul 2017 14:04Infelizmente, a linha de pensamento das políticas de inclusão são limitadíssimas. Qual país que se desenvolveu dessa forma? É apenas uma distribuição de renda sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento. Pra mim essa é a questão. Somos um país que tem mentalidade de pobre e assim somos em sua consequência.
Não adianta pegar um monte de gente que não teve competência para passar no vestibular e dar as vagas porque ela precisa ser inserida na sociedade. Balela. O mal se corta pela raiz, e não pelo galho. Pegue como exemplo a Coreia do Sul, que tinha índices de analfabetismo similares do Brasil há pouco tempo. O investimento inicial fora tudo feito no ensino fundamental, depois no médio, para, finalmente, se chegar no superior.
As crianças pobres chegam no vestibular preparadíssimas para enfrentar qualquer outra classe. É o incentivo da concorrência, da produtividade, da melhoria do sistema de educação. Quanto mais preparados os alunos ficam, mais se exige da qualificação dos professores e mais o sistema se cicla qualitativamente.
Quem aqui já teve aula ao lado de colegas de classe com conhecimento abaixo do seu?
É uma porra. Interrompe-se a aula; professor atrasa a matéria; pula-se grande parte do conteúdo programático. Essa é a importância de os alunos chegarem nas universidades com sangue no olho, dotados de máximo conhecimento numa concorrência feroz. Somente os melhores devem estar lá, pois eles serão os que levarão o país a outro patamar.
No Brasil, a única coisa que vemos é política de inclusão sem perspectiva de desenvolvimento. Daqui a umas décadas, o mesmo conselho da USP estará rediscutindo a missão da universidade e refazendo os seus objetivos, num ciclo pífio que não acaba nunca. Enquanto isso, os alunos coreanos recém saídos do ensino médio estão a disputar vagas nas melhores universidades do mundo, e não tão somente na de Seul.
Cotas são boas pq são boas é um bom argumento onde?
-
Gardenal_JJ
- Colaborador

- Contato:
Acho JUSTO, todo mundo sabe que nos cursos decentes da USP, praticamente, só tem playboy que paga cursinho caro pra entrar. Acho lindo(mesmo sabendo que vai ter neguinho burlando mudando pra escola publica no ultimo mes de aula).
Nem precisa fazer isso. Existe uma grande quantidade de colégios técnicos de primeira linha que são públicos (Cotil, Cotuca, Etecs, Fatecs e militares) que já estão carregados de alunos com bom poder aquisitivo e que desfrutaram tranquilamente da cota. Sem contar que a cota racial será por autodeclaração , então a várzea tá garantida.Gardenal_JJ escreveu: ↑11 Jul 2017 15:44Acho JUSTO, todo mundo sabe que nos cursos decentes da USP, praticamente, só tem playboy que paga cursinho caro pra entrar. Acho lindo(mesmo sabendo que vai ter neguinho burlando mudando pra escola publica no ultimo mes de aula).
Sobre quem questionou acima que a qualidade do curso poderia cair com os cotistas, pelo menos aqui em SP eu tenho certeza que isso não vai acontecer. Quem vai entrar pela cota são só os alunos "pobres" que estudaram nos colégios que mencionei acima.