Muto boa a análise.Brutus escreveu:Quando eu tento fazer uma análise para chegar uma conclusão de quem é o melhor, é sempre impreciso, primeiro pq quando se fala de GOAT, não se define ao certo se é o melhor ou o maior, então já começa de forma subjetiva... Por exemplo, se for pra fazer uma lista dos maiores de todos os tempos, com certeza Wanderlei Silva e Minotauro estariam nessa lista... Agora se for uma lista dos melhores, não entrariam no top10....
Pra mim, se for pra analisar quem são/foram os melhores, o ideal é analisar as habilidades de cada um no auge de suas carreiras. E não na carreira como um todo. E também é interessante analisar quanto tempo durou esse auge.... Na minha opinião a lista, dos MELHORES lutadores que já vi lutar, são os seguintes, seguidos dos motivos:
1º Jon Jones - Habilidades unortodoxas, pode não ser um exímio striker, nem um grappler super graduado, mas suas habilidades de trocação e grappling adaptados para o MMA são sem dúvidas de altíssimo nível... trocação unortodoxa, bem eficiente, golpes que machucam demais os adversário, volume de luta absurdo... tem um coração gigante (foi mostrado isso principalmente na luta contra o Gustafsson) e pra mim o maior diferencial é que ele superou alguns adversários em suas próprias áreas, principalmente ao outwrestlear o DC derrubando-o 5 vezes na luta entre eles... finalizou faixas preta e superou strikers em pé. Seu auge durou um bom tempo e ainda pode durar mais.
2º Fedor Emelianenko - Foi o que teve o auge mais longo. Assim como o Jones, ele enfrentou adversários em suas áreas de especialidade, e numa época em q muitos lutadores eram unidimensionais, e ele já era um lutador completo, a frente de seu tempo. Ficou boa parte da luta contra o Minota na guarda do brasileiro, na época q o Minota tinha a guarda mais agressiva do MMA, pegava todo mundo, sem contar no fato de ter trocado porrada com o Cro Cop no auge e ter vencido, e só quem acompanhou aquela época sabe bem o quanto o Mirko era perigoso em pé.
3º GSP - Também teve um auge longo, era o mais "atleta" da minha lista, tinha habilidades excepcionais, acima da média em todas as áreas, mas ao contrário dos 2 acima, ele preferia lutar contra adversários na área em que o cara não era bom... Quando enfrentava um grappler, mantinha a luta em pé, e contra strikers ele derrubava e usava o grappling. Isso querendo ou não mostra QI de luta, além da habilidade de escolher onde a luta aconteceria. PS: Tinha o melhor timing de double leg da história do MMA.
4º José Aldo - Também teve um auge bem longo, e por mais que hoje em dia os imediatistas já estejam vendo ele como um lutador comum, a maioria sabe o quanto ele era perigoso e temido em seu auge. Uma pena que tenha se tornado um lutador mais burocrático quando foi para o UFC, mas querendo ou não isso pode ter sido o fator q fez com q ele continuasse como campeão por tanto tempo.... Uma das melhores defesas de queda que eu já vi (se não a melhor), habilidade altíssima de striking, timing, distância, e um chão bom, apesar de nunca ter se destacado nessa área, principalmente de costas pro chão, mesmo sendo um lutador oriundo do jiu-jitsu.
5º Demetrious Johnson - Um dos lutadores mais completos que já vi lutar. Talvez ele e o GSP sejam os mais completos da história, e ele ainda tem o diferencial de finalizar muito mais lutas... Já mostrou poder de nocaute, inclusive de one punch KO, e também tem um jiu-jitsu pegador. Sinceramente não sei pq o coloquei nessa posição, talvez pq ele ainda está consolidando sua história, mas se eu fizesse essa lista novamente daqui a um tempo, provavelmente eu o colocaria entre os 3 maiores... Simplesmente um monstro.
6º Anderson Silva - Outro monstro que teve um longo auge, foi além de dominante, intimidador, muita gente tinha literalmente medo de enfrentá-lo e ser humilhado, muitos adversários perderam pra ele antes mesmo da luta começar... De todos da lista, acho que é o que deu mais show em sua carreira, no sentido de nocautes plásticos, porém a proporção de lutas que ele terminou de forma emocionante é a mesma das lutas q ele terminou vaiado por não ter feito absolutamente nada, ficado parado chamando o adversário, fazendo graça, mas não sendo efetivo durante a luta. Pra mim está abaixo dos 5 acima por um simples motivo, ao contrário dos 5, ele não é um lutador completo. Diria até q é unidimensional, apesar de também ter um bom jiu-jitsu, mas o wrestling defensivo dele é negativo, e isso é seu calcanhar de aquiles, além de que seu estilo de jogo em pé, por mais q seja vistoso, a partir do momento q se tornou manjado, perdeu a efetividade. Antes todos caíam na armadilha, quando ele provocava os caras iam pra cima e eram nocauteados com contragolpes precisos... Mas depois q se ligaram nisso, pararam de ir pra cima ele, e ele se mostrou inefetivo andando pra frente... ou seja, ou vencia com contra-golpe ou a luta seria uma merda, como foi contra o Demian e vários outros.... quando tentou bater caminhando pra frente, se deu mal, como por exemplo com o Bisping que meteu 2 knockdowns nele justamente pq o Spider tentou sair do seu jogo e atacar andando pra frente...
Fedor garante: ‘Nunca me achei o melhor de todos os tempos’
Re: Fedor garante: ‘Nunca me achei o melhor de todos os tempos’
Perfeito. O que vc falou do fedor eh o que me faz ver ele como um goat
- adauto_mma
- Aprendiz

- Contato:
Quantos homens de 50 e poucos quilos existe no mundo?Brutus escreveu:Eu expliquei bem meus motivos pra colocar el em 6º... Por ele não ser um lutador completo como os 5 primeiros... além de, por mais q seja um striker espetacular, era efetivo apenas como contra-golpeador, então tinha a limitação de também não ser um grande striker quando precisava andar pra frente e caçar seu adversário (fazendo um paralelo aqui que muita gente não vai gostar, por terem birra do cara, mas o Conor por exemplo, se mostrou também um exímio contra-golpeador, mas quando precisou lutar andando pra frente ele se mostrou tão eficiente quanto, e conseguiu nocautear adversários que estavam andando pra trás, que é algo muito mais difícil do que nocautear alguém andando pra frente).... mas como disse no começo do post, esse critério é muito subjetivo.
PS: Ainda acho q deveria ter colocado o DJ mais acima no ranking... o cara domina a categoria assim como AS dominou mas é muito mais completo... tão completo quanto GSP porém finaliza quase todas suas lutas... .tanto por KO quanto por SUB... o fato dele ser peso mosca não diminui seus méritos... aliás até aumenta, pq é mais difícil nocautear alguém sendo peso mosca do que sendo de qualquer categoria mais pesada... e até pra finalizar é mais difícil, pq teoricamente nesse peso os adversários tem mais gás e isso dificulta ainda mais a finalização.... muito mais fácil, ou menos difícil, finalizar um adversário q está morto de cansaço....
São muito poucos, por isso não tem desafios.
AS varreu sua categoria e subiu 3 vezes para espancar os de cima, depois da idade chegar para ele, desceram vários da 93 kg para sua categoria, mas no seu auge todos fugiam da 84kg.
Pra mim AS só está atrás de JJ e Fedor e no nível do Aldo.
Editado pela última vez por adauto_mma em 02 Jul 2017 14:56, em um total de 1 vez.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)
(William Wallace)
- adauto_mma
- Aprendiz

- Contato:
Qual grande nome do MMA que ele venceu?Brutus escreveu:kkkkkkkkkkkkk como se os adversários q ele enfileirou tivessem sido frangaços
(William Wallace)
(William Wallace)
Contra o Bisping ele já estava longe do auge em termos de velocidade, reflexos, queixo e até mesmo técnica. Lembre-se que você começou o comentário dizendo que o ideal seria analisar as habilidades dos lutadores em seus respectivos auges.Brutus escreveu:6º Anderson Silva - Outro monstro que teve um longo auge, foi além de dominante, intimidador, muita gente tinha literalmente medo de enfrentá-lo e ser humilhado, muitos adversários perderam pra ele antes mesmo da luta começar... De todos da lista, acho que é o que deu mais show em sua carreira, no sentido de nocautes plásticos, porém a proporção de lutas que ele terminou de forma emocionante é a mesma das lutas q ele terminou vaiado por não ter feito absolutamente nada, ficado parado chamando o adversário, fazendo graça, mas não sendo efetivo durante a luta. Pra mim está abaixo dos 5 acima por um simples motivo, ao contrário dos 5, ele não é um lutador completo. Diria até q é unidimensional, apesar de também ter um bom jiu-jitsu, mas o wrestling defensivo dele é negativo, e isso é seu calcanhar de aquiles, além de que seu estilo de jogo em pé, por mais q seja vistoso, a partir do momento q se tornou manjado, perdeu a efetividade. Antes todos caíam na armadilha, quando ele provocava os caras iam pra cima e eram nocauteados com contragolpes precisos... Mas depois q se ligaram nisso, pararam de ir pra cima ele, e ele se mostrou inefetivo andando pra frente... ou seja, ou vencia com contra-golpe ou a luta seria uma merda, como foi contra o Demian e vários outros.... quando tentou bater caminhando pra frente, se deu mal, como por exemplo com o Bisping que meteu 2 knockdowns nele justamente pq o Spider tentou sair do seu jogo e atacar andando pra frente...
No auge, após ter se reinventado (antes disso ele era muito mais ofensivo), Anderson se tornou essencialmente um contra-golpeador, mas continuou sendo muito efetivo atacando, tomando iniciativa. Basta lembrar que, independentemente do que se passava nas lutas até então, Okami, Nate e Belfort foram nocauteados por/a partir de investidas ofensivas. O começo da derrota do Henderson, se bem me lembro, veio de uma joelhada/canelada que o Anderson aplicou durante uma trocação um pouco mais franca que eles tiveram, não foi um contra-golpe. Fora Franklin que sucumbiu via clinch com joelhadas devastadoras nas duas lutas e antes disso já estava passando mal com os punhos de um Quentinho em plena pressão.
Esses foram só alguns exemplos, a maioria das lutas dele contaram com ótimos momentos ofensivos de sua parte. Mesmo em suas performances mais criticadas durante o auge, contra Demian e Thales, não é apropriado dizer que ele foi ineficiente atacando, visto que venceu nos pontos tranquilamente. Eram caras muito perigosos no chão, logo sua trocação teria de ser cautelosa pra evitar as quedas, embora contra o Demian tenha ido além disso visto que ele avacalhou demais nos dois últimos rounds (antes foi uma luta até normal, se minha memória não estiver me confundindo Anderson aplicou até um KD nele com uma joelhada voadora).
De fato a defesa de quedas sempre foi o ponto fraco do Anderson, porém ele nunca foi medíocre nesse fundamento, como muitos dizem. Pessoal exagera demais. Considero que ele foi um defensor de quedas mediano/razoável e inconstante no sentido de ele se apresentar bem em algumas lutas e em outras deixar muito a desejar. E estranhamente, veio a apresentar uma melhora substancial agora, com 42 anos na carcaça, contra o Brunson. Mas nada garante que não continue inconstante e decepcione na próxima...
Discordo também dessa história de que muitos entraram derrotados contra ele. Há um tempo atrás fiz um post dando minha visão sobre isso. Como já escrevi demais vou apenas colá-lo aqui:
Spoiler:
PS: É válido adicionar o Brunson na lista. Ele sim, diante de um Anderson que não era nem sombra do que já foi um dia, se mostrou muito temeroso.
Penso, logo bustamanteio.
- adauto_mma
- Aprendiz

- Contato:
Qualquer um que entende um pouco?Brutus escreveu:Cara se vc analisa o nivel técnico dos lutadores pelo "tamanho" do nome dele no esporte então a gente está vendo as coisas por pontos de vista diferentes.
Eu como fã de lutas reconheço as habilidades dos lutadores que assisto de acordo com o que apresentam dentro do cage. E é claro que em uma categoria nova com apenas um campeão, não existe um histórico longo desses lutadores ao ponto de vários da categoria se tornarem grandes nomes do esporte. Mas qualquer pessoa q entende o minimo de luta, reconhece que lutadores como Joseph Benavidez, Ian McCall, John Dodson, Wilson Reis, dentre outros, são lutadores de altíssimo nível técnico e competitivo.
Eles são muito competitivos?
Essas afirmações são apenas subjetividades, de fatos concretos sabemos que todos esses já lutaram em outras categorias e NUNCA foram campeões ou sequer disputaram um cinturão, diferentemente do AS que venceu Belfort, Rich Franklin 2x, Forrest Griffin, Demiam, Sonem 2x e Dan Henderson, todos ex campeões ou lutadores duríssimos que já chegaram ao title shot em outras categorias, isso sim é competição de fato e não suposições.
(William Wallace)
(William Wallace)
Também não acho ele mais o GOAT, na minha opinião o JJ passou ele, o problema que tu só sabe desmerecer a história do gordinho.Montfort escreveu:Fedor não é GOAT porque tem gente melhor que ele.
P.S.: Se quiser responder, fique a vontade: Barnett ou Coleman?
Filmes Trash - http://filmelixo.blogspot.com.br/
Sem desmerecimento. Só análise. No Pride, melhores do peso: Fedor, Minotauro, CC e Barnett. 49 atrás destes e a frente do restante.terroso escreveu:Também não acho ele mais o GOAT, na minha opinião o JJ passou ele, o problema que tu só sabe desmerecer a história do gordinho.
E aí? Barnett ou Coleman?
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
Barnett, e aí ?Montfort escreveu:Sem desmerecimento. Só análise. No Pride, melhores do peso: Fedor, Minotauro, CC e Barnett. 49 atrás destes e a frente do restante.
E aí? Barnett ou Coleman?
Coleman, campeão no UFC e Pride.
Ok.terroso escreveu:Barnett, e aí ?
Coleman, campeão no UFC e Pride.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
- Tenente Murphy
- Contato:
1° Nastula não era nenhum frango. Era campeão europeu, mundial e olímpico de judô várias vezes.Montfort escreveu:Pride 32, 21 de outubro de 2006. Barnett ou Coleman?![]()
2° Salvo engano havia um motivo bastante plausível para o Fedor pegar o Coleman de novo, mas meu dvd não leu prá eu conferir, depois confirmo. Era a estreia do Pride nos USA, o Coleman salvo engano estava parando, daí ter levado a família e escolhido o adversário, além de ser uma revanche e na luta anterior quase o Coleman tinha ganhado, o Coleman não era nenhum frango, mas sim um ex vice-campeão mundial de Wrestling que havia lutado nas olimpíadas, ficando em 7°salvo engano, além de ter sido campeão do Pride e UFC. Velho? Sim, e daí? Quedou o Fedor duas vezes e não deixou ele desenvolver seu striking como gostaria.
3° O Barnett recusou uma luta porque não estava preparado e não havia tempo o suficiente
4° Eles se diziam amigos quando questionados sobre uma possível luta, mas ela não aconteceu por motivos diferentes: Barnett envolvido com Cro Cop, Fedor lesionado no GP onde provavelmente poderia pegar o Barnett e recusa do Barnett por falta de tempo para se preparar e salvo engano doping do Barnett um período
5° Fedor entrou no GP com o Kharitonov, que por sua vez perdeu pro Minota
6° Kharitonov no começo tinha ajudado o Fedor a melhorar o boxe, daí não poderiam lutar, depois pegou o Fedorzinho e perdeu feio e nasceu a rivalidade entre Red Devil e RTT; sabendo que o Fedorzinho era a versão piorada do Fedor, imagina-se o resultado
7° Comparar DJ ou JJ com ele é injusto pq os dois tem 7 anos a menos de carreira e 10 anos a menos de idade. Uma comparação justa seria o Fedor de 7 anos atrás com esses dois há 7 anos atrás ou esses dois de 2027 com o Fedor de hoje
8° Fedor ganhou de vários campeões olímpicos e mundiais de Judo e Wrestling, campeões de Jiu Jitsu, campeões do K1, um deles campeão mundial de Kickboxing
9° Fedor perdeu depois do auge, sem ritmo de luta para um ex-campeão olímpico de Wrestling tão goat quanto ele numa luta onde teve golpes ilegais a meu ver, perdeu uma por decisão médica (onde estava perdendo por pontos, mas se não tivesse parado não sabemos o resultado; considerando outras iguais onde ele estava perdendo e virou...) e perdeu uma limpa e admitiu até o próprio erro técnico
10° Contra o Arona é controversa por causa das regras, mesmo assim pegou um campeão mundial de jiu jitsu e consta como ganha
11° Overeem andava nos venenos e nunca foi um frango: campeão europeu do ADCC, campeão do K1, pegar um cara desse envenenado é pedir a morte, nénão?
12° Oferta do UFC era irrecusável prá vc somente, porque cada pessoa tem valores diferentes; 1 milhão prá uma puta dar o cu é irrecusável, mas prá vc seria?
Conclusão:
1° Ganhou de vários campeões e ex-campeões do Pride e UFC
2° Pegou frangos, mas pegou campeões mundiais e olímpicos de Judo, Wrestling, Kickboxing e JiuJitsu
3° Perdeu para: um campeão de Jiu Jitsu que se tornou campeão do UFC, um contender mundial de Wrestling e campeão do UFC e Pride, e uma interrupção médica; se considerar derrota contra o Arona, era nada mais nada menos que campeão mundial de Jiu Jitsu que se tornou campeão mundial outra vez e absoluto do ADCC dois anos depois, além de ser o top 2° na categoria dele no Pride anos depois; as últimas duas além de não desmerecer seus feitos ainda são passíveis de motivos subjetivos: auge físico passou e ele não se preocupa em treinar como antes nem em provar nada, aparentemente luta porque gosta e sem o melhor físico as limitações técnicas que ele tinha se sobressaem, apesar de já ter tido a melhor defesa de quedas e a melhor aplicação de quedas do mundo, comprovado por um cara que levantou as estatísticas no sherdog e no finado, mas não achei mais o texto, ter escapado do Houdini das finalizações e dos monstros do K1
Tenente Murphy escreveu:Spoiler:
Spoiler:
Em vez de rebater ponto a ponto, prefere vir com meme, parece o Dumog.Montfort escreveu:[/spoiler]
Spoiler:
Terroso, preferências a parte, tem coisa ali que é, no mínimo, muito exercício de boa vontade. Mas agradeço o tempo que o forista dedicou escrevendo o post a minha pessoa, e lamento não corresponder com o mesmo esmero.terroso escreveu:Em vez de rebater ponto a ponto, prefere vir com meme, parece o Dumog.
- Tenente Murphy
- Contato:
Montfort escreveu: 04 Jul 2017 15:04 Terroso, preferências a parte, tem coisa ali que é, no mínimo, muito exercício de boa vontade. Mas agradeço o tempo que o forista dedicou escrevendo o post a minha pessoa, e lamento não corresponder com o mesmo esmero.
E como poderia?
Vc está sustentando duas coisas:
1° Que o Fedor fugiu do Barnett e do Kharitonov quando isso é evidentemente uma mentira.
2° Que escolheu o Coleman que era velho, acabado e um lutador fraco, o que também é uma mentira deslavada.
A conclusão só pode ser uma: Contra fatos não há argumentos. Não é opinião nem preferências, é evidência. E sua escolha de não refutar não é escolha, é porque não tem o que refutar.
Seus argumentos foram que o Fedor negava luta com o Barnet por serem amigos, e que fugiu dele e do Kharitonov.
Kharitonov
Na realidade os dois russos treinavam juntos e só depois se separaram. Caíram no mesmo GP mas o paraquedista: 1° foi sorteado contra outro lutador e 2° perdeu, não podendo pegar o Fedor nem no sorteio nem depois por ter sido eliminado. Como se não bastasse posteriormente perdeu para o Aleksander que era a versão piorada do Fedor. Logo seu argumento a esse respeito é refutado três vezes. Depois disso não faz sentido alegar que ele fugiu, ou que escolhia luta ou que tinha medo ou seja lá o que queira alegar. Só restaria fazer meme e dizer que é questão de opinião minha. Ok.
Barnett
Os dois se diziam amigos e que não lutariam, mas: Barnett pegou o croata e ficou enrolado com ele um tempão, depois o Fedor não pôde participar do GP onde possivelmente se enfrentariam, depois a luta foi oferecida e vejam!!!! O Barnett recusou!!!! Isso sem falar em doping. Ah, mas pq eles não lutaram no Pride 32?
Pride 32 e Coleman
Salvo engano o Coleman ia parar de lutar, era a estreia do Pride nos USA, a família foi ver exatamente pq ele ia parar (não tenho certeza, mas depois disso ele fez 2 ou 3 lutas 2 anos depois apenas e parou de vez). Sendo assim a luta fazia sentido. Se eu estivesse enganado, ainda assim sua crítica seria inválida porque era uma revanche e na luta anterior quase o Coleman finalizou ele, perdeu mais por demérito próprio de não manjar jiujitsu que por mérito do Fedor. Fora isso não era nenhum frango: era um bombado experiente em MMA, ex-campeão do Pride e UFC, ex vice-campeão mundial de Wrestling que havia lutado nas olimpíadas, ficando em 7°lugar. Velho? Sim, e daí? Quedou o Fedor duas vezes e não deixou ele desenvolver seu striking como gostaria. Outros vão mais longe lutando em alto nível. Idade não desculpa ninguém, mas sim a gana, a força de vontade, a motivação e os treinos específicos. Lembra de como o Fedor se preparou prá pegar o Minota e o CroCop? Treinava que nem um cavalo, chegava na luta vermelho que nem o Trump de correr nas montanhas, tinha sede de vencer e se mostrar o melhor, era multicampeão mundial de Sambo, fora o suquinho do capeta. Depois disso perdeu tudo: a motivação (rico, conquistou tudo que poderia, 10 anos invicto, venceu os melhores do mundo em sua geração), não treina como antes, não toma mais tanto suquinho, parou de evoluir (treinou boxe com o Kharitonov, um lutador da seleção olímpica russa, kickboxing na Holanda com a melhor academia de lá na época, esqueci o nome, treinos específicos de contra-jogo prá pegar o Minota, treinos específicos de wrestling que se tornou a base do jogo dele). Hoje deve contar só com a experiência e um treinos de manutenção.
Sendo assim, cai por terra o argumento dele ter fugido no Pride 32. A luta fazia todo o sentido. O Coleman não era um frango e o Barnett pegou o Nastula que era um multicampeão de Judo. Uma luta razoável, visto que os dois eram grapplers de altíssimo nível. Ah, mas o Nastula era um bosta no MMA. Mas o Pride sempre trazia lutadores olímpicos para o MMA, e alguns deles se saiam muito bem, judocas ou wrestlers, sem falar nos lutadores do K1.
Depois disso não resta argumentos mesmo, só alegações sem sentido, opinativas mas infundadas e táticas de retórica. Mas fica evidente que são apenas isso.
Sem falar na comparação injusta do DJ e JJ com o FE. Ou que o FE venceu vários campeões olímpicos e mundiais de Judo, Wrestling, Jiu Jitsu, K1, Kickboxing. Daí tu vem falar em medo? O cara entrava em GP podendo cair com qq e tinha medo????
Fala que fugiu do Overeem, que era um natural
Derrotas
1. Fala que perdeu pro Werdum: nada mais natural, bicampeão de jiujitsu e ADCC, preta de Judo e Thai, depois campeão do UFC, finalizando o próprio Velásquez.
2. Fala que perdeu para lutadores péssimos depois disso, quando é evidente que nem ele está treinando como no auge do Pride, nem tem motivação para fazê-lo (vou admitir certa subjetividade nessa questão da motivação, mas nos treinos é evidente)
3. Pro Pezão a derrota foi por interrupção médica (e não por pontos, mesmo que estivesse perdendo nos pontos, afinal só acaba quando termina o tempo máximo ou quando um dos dois é finalizado ou nocauteado, vitória por interrupção médica não ocorre por pontos e sim por incapacidade do oponente continuar, caso contrário seria como dizer que o Anderson perdeu pro Weidman por pontos e não por lesão na perna
4. Perdeu para o monstro do MMA Dan Henderson, que dispensa apresentações, mas que a meu ver golpeou ilegalmente a nuca dele algumas vezes. Mesmo se eu estiver errado não é demérito perder prá ele, independente da diferença de idade.
5. Perdeu pro Maldonado e para o Mitrioni e daí não tem desculpa, mas eu vejo ele lutando igual ao Shogun: tem capacidade de vencer grandes lutadores mas perdeu a vontade de fazer por onde. O caso dele e do Shogun prá mim são idênticos, sendo que o Shogun teve mais contratempos que não vem ao caso.
Oferta irrecusável do UFC e medinho
Maior besteira dita pq como eu apontei: oferta irrecusável é subjetivo e usar meu critério para enquadrar os outros é errado. Tem gente que se vende por dinheiro, tem gente que se vende por poder. E tem gente que não se vende. É possível ele ter recusado para fugir. É calro que é. Dá prá provar? Não dá. Temos mais elementos para dizer que ele não fugiu do que o contrário.
Sendo assim acredito ter fatos suficientes para embasar minha opinião com evidências e não como vc quis fazer parecer, que tinha coisa ali que só com boa vontade. Mas numa coisa vc tem razão. Para algumas pessoas nem 1 tonelada de evidências serve e quando serve, realmente só com boa-vontade da parte delas, isto é, a muito contragosto elas admitem que erraram.
Desculpe se pareci rude nalgum momento. Não tive a intenção. Abraço e tamo junto prá aprender um com o outro sempre. Fica na paz.