Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
BFS
Contato:

Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos

Mensagem por BFS » 27 Jun 2017 19:15

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 04h00

Fica até difícil de imaginar, mas o país onde sertanejo domina o mercado atual já foi (mais) roqueiro um dia. O longínquo ano de 1987 é marcante para o rock nacional, e a guitarra distorcida estava fincada na cabeça dos brasileiros. Basta olhar para as dez músicas mais bombadas daquele ano: a campeã foi "Livin' On a Prayer", do Bon Jovi, e ainda havia Legião Urbana, Lulu Santos, Cazuza e U2.

O rock brasileiro aproveitava a talentosa safra da década de 1980 e gozava seu esplendor. Enquanto o Ultraje a Rigor chocava puritanos com o segundo álbum da carreira, "Sexo!!", e os Titãs davam sequência à elogiada discografia com o atual "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", Renato Russo lançava o hino de sua geração em "Que País É Este".

Relembre os principais álbuns lançados no rock brasileiro há 30 anos.
Lobão - "Vida Bandida"

Divulgação
Imagem: Divulgação
phpBB [video]

De baterista da banda progressiva Vimana a integrante da Blitz, Lobão já tinha certa experiência quando lançou o terceiro álbum da carreira solo, talvez o mais associado a seu nome. A canção "Bla Bla Blá... Eu Te Amo (Rádio Blá)" fez parte da trilha sonora da novela "Brega & Chique", e o trabalho vendeu mais de 350 mil cópias. Recentemente, o músico regravou a faixa-título do disco com o refrão "Dilma Bandida", deixando furioso o ex-parceiro musical Bernardo Vilhena, também compositor da música, que chamou a variante de "machista e covarde".
Engenheiros do Hawaii - "A Revolta dos Dândis"

Divulgação

"Terra de Gigantes", "Infinita Highway" e as faixas-título estavam no álbum lançado pelo Engenheiros do Hawaii. Humberto Gessinger se distanciou da levada reggae/rock e ska do trabalho de estreia e colocou ainda mais personalidade na sua filosofia. O recém-chegado guitarrista Augusto Licks foi fundamental para o novo caminho da banda, destacando-se em "Refrão de Bolero" e "Filmes de Guerra, Canções de Amor". Assumindo o baixo, Gessinge rodou o Brasil com o grupo em 1987 e 1988 na extensa turnê de divulgação.
Titãs - "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas"

Divulgação

"Uma pessoa boa quer amor / Uma pessoa má quer amor" Independentemente do grupo em que você esteja inserido, é indiscutível o impacto deste trabalho dos Titãs. A voz alucinada de Arnaldo Antunes na faixa de abertura seguida pela bateria ressoante de Chales Gavin em "Comida" introduz o crítico e revolucionário álbum. E tudo isso um ano após "Cabeça Dinossauro", outra monólito do rock brasileiro. Sob tutela do produtor Liminha, os na época nove integrantes criaram um claustrofóbico e perturbador trabalho que ainda hoje faz sentido na sociedade.
Kid Abelha - "Tomate"

Divulgação

A cantora Paula Toller era o "sex symbol" da segunda metade da década de 1980, e o Kid Abelha aproveitava o sucesso de álbum, vendendo mais de 100 mil cópias. Novamente com Liminha na produção, o grupo arriscou em um som puxado para o funk americano, graças ao baixo de Nilo Romero. Os críticos sentiram falta das composições do ex-integrante Leoni, principal letrista dos trabalhos anteriores. As faixas "Me Deixa Falar", "No Meio da Rua" e "Amanhã É 23" (que ainda foi destaque na novela "O Outro") são os hits do trabalho, todos compostos por Toller e George Israel.
Capital Inicial - "Independência"

Divulgação

Obrigatória nos shows, a faixa de abertura deu voz à juventude da época, mas musicalmente o disco do Capital Inicial era muito mais plural, desde os teclados do produtor Bozo Barreti, passando pelo sax de George Israel e pelo vocal agressivo de Dinho Ouro Preto. Bebendo do punk, rock alternativo e new wave, o grupo de Brasília se estabeleceu como uma das novas potências do rock nacional. Quase todas as faixas foram compostas em poucos meses, e o álbum foi distribuído pela PolyGram, parceira de Gal Costa, Belchior e Caetano.
Ultraje a Rigor - "Sexo!!"

Divulgação

Mais de 250 mil cópias do segundo álbum de Ultraje foram vendidas, rendendo disco de platina a Roger Moreira e banda. O grupo que chocou com as letras bem-humoradas e ácidas de "Inútil, "Marylou" e "Zoraide" deu sequência à discografia com mais uma pérola produzida por Liminha. Do punk rock "Eu Gosto de Mulher" à faixa-título, passando pela surreal "Pelado" (trilha da novela "Brega & Chique"), o Ultraje era irônico ao sabotar a própria música para apontar os erros do dia a dia, já que, como disse Roger, "Eu sou assim meio atrasadão / Conservador, reacionário e caretão".
Barão Vermelho - "Rock'n Geral"

Divulgação

Cazuza tinha saído do grupo há dois anos, deixando as rédeas da banda nas mãos de Frejat. A mistura de hard rock oitentista, blues e rockabilly dava uma cara particular em relação às outras bandas do rock nacional, e o peso do Barão salientava o talento dos integrantes. A cozinha sólida formada por Dé e Guto Goffi, sempre em sintonia com a guitarra rasgada de Frejat, deu vida ao groove de "Blues do Abandono", mas a balada à la Pink Floyd "Me Acalmo, Me Desespero" roubou a atenção no trabalho, que vendeu mais de 100 mil cópias.

Legião Urbana - "Que País É Este - 1978/1987"

Divulgação

Com o hino político da geração que hoje está na casa dos 40 anos, o álbum da Legião tinha "Que País É Este", "Eu Sei" e "Faroeste Caboclo". O rock alternativo de Velvet Underground e The Smiths podia ser ouvido nas entrelinhas de cada frase cantada por Renato Russo. Ele reuniu algumas canções antigas no álbum --muitas vezes tratado como coletânea-- e vociferou sobre corrupção, desmatamento, massacre indígena e relações pessoais. Vendeu mais de um milhão de unidades.

Caramba, como o Brasil em 30 anos, conseguiu empobrecer culturalmente? o brasileiro que um dia ouviu legião urbana, ultraje a rigor e paralamas do sucesso, hoje trocar por annita , simone e sei lá o que e luan santana. por isso que eu digo,o brasileiro dos anos 80 era muito mais esclarecido culturalmente do que hoje.

MMATAQUE
Contato:

Re: Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos

Mensagem por MMATAQUE » 27 Jun 2017 19:24

não gosto de quase nada de rock nacional 80, sempre achei muito sem graça

BFS
Contato:

Mensagem por BFS » 27 Jun 2017 20:31

Philly Shell escreveu:Nem a pau q era mais esclarecido culturalmente antigamente.

A diferença é que funk era restrito à favela naquela época.

Naquela época quem dominava os hits era o funk americano, o funk carioca só começou a estourar no inicio dos anos 90.

bastião
Contato:

Mensagem por bastião » 27 Jun 2017 21:55

Ouço as músicas que gosto, independente de estilo.

O que eu vejo atualmente é uma quantidade incrível de " pessoas " ouvindo música com baixíssima qualidade ( música digitalizada/mp3 ) em alto volume e que irá causar perda auditiva com 100% de certeza em pouco tempo.

Mas ai é só aumentar mais o som né? pobres imbecis...

Quando eu digo música, quero que entendam que sertanejo universitário,funk proibidão ou da favela EU não considero como música ok?

Abs.
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 27 Jun 2017 22:02

BFS escreveu:Rodolfo Vicentini

Caramba, como o Brasil em 30 anos, conseguiu empobrecer culturalmente? o brasileiro que um dia ouviu legião urbana, ultraje a rigor e paralamas do sucesso, hoje trocar por annita , simone e sei lá o que e luan santana. por isso que eu digo,o brasileiro dos anos 80 era muito mais esclarecido culturalmente do que hoje.

não dá pra dizer que era um povo mais esclarecido culturalmente só porque o rock era a tendência

linus_sp

Mensagem por linus_sp » 27 Jun 2017 22:32

Philly Shell escreveu:Nem a pau q era mais esclarecido culturalmente antigamente.

A diferença é que funk era restrito à favela naquela época.
Acho que as pessoas eram mais esclarecidas sim. Havia uma busca por conhecimento e muitas músicas eram uma crítica ao governo e a sociedade. Vide por exemplo Que País é este do Legião Urbana ou o Tempo não Para do Cazuza.

As pessoas eram mais descontraídas e a população ignorabte era muito menor . O Brasil desde a época do Axe vive uma fase de se nivelar por baixo. Vide as musicas mais tocadas, os canais de maior sucesso no YT, os programas de TV ... Tudo é feito pra cativar esta população imensa e ignorante

O Brasil tem vivido atualmente o maior êxodo de mentes brilhantes da história. Da medo de pensar oq vai ser do país em 10, 20 anos. Empresa grandes estão mudando todo seu time pro exterior . Quanto mais burra a população vai ficando mais pobre o país fica

Outro dia vi um livro sobre as maiores invenções do Brasil e estavam caipirinha e o orelhão. PQP. Vc pega os EUA com a invenção do telefone, avião , a Alemanha com o impacto absurdo da sua engenharia e aí o Brasil com caipirinha e orelhão?

Tem muita gente inteligente no Brasil que eu não sei oq ainda esta fazendo aí pq o país está virando o Walking Dead da ignorancia

Saudades dos anos 80 e 90

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 27 Jun 2017 22:37

Faltou o Ira nessa lista ai.

Mas acredito eu que nessa época a galera tinha algo por que lutar e viviam em outro mundo diferente, acordavam todos dias esperando por alguma noticia sobre uma guerra nuclear, a sociedade brasileira recem saida da ditadura militar começando a descobrir o que era viver em um mundo livre, definitivamente viverem em outro mundo.

Não gosto de boa parte das bandas mas sempre terão meu repeito por terem lutado pelo menos da formas deles por liberdade e vivido essa época de repressão e sem esperança.

O mais interessante e pegar uma letra como que país é esse e ver como tudo continua a mesma merda mesmo quanto a politica.

Hoje vivemos a sindrome do japão que até antes da segunda guerra mundial eram um povo guerreiro, depois que perderam a guerra e foram capados, ficaram sem razão começaram a despirocar das idéias e ficarem malucos, esse é o nosso estágio atual. kkk

obs. se hoje somos mais culturalmente esclarecido queria ver alguma banda de sucesso que fala de politica ou questione essa merda toda atual e tenha relevancia, hoje é só funk mongolóide ou sertanojo cabeça de vento.
Tapirus terrestris

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 27 Jun 2017 22:44

As coisas nem sempre caminham pra frente, avançar no tempo não significa evoluir.
A vida não é palco, é trincheira!

Nile

Mensagem por Nile » 27 Jun 2017 22:59

Posso ser sincero, acho meio bosta, e bem longe de ser rock, o melhorzinho é a fase inicial do Barão
Rock nacional é mutantes e Raul seixas
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

BFS
Contato:

Mensagem por BFS » 28 Jun 2017 00:06

Germer escreveu:não dá pra dizer que era um povo mais esclarecido culturalmente só porque o rock era a tendência
Não só no rock, como na música brasileira em geral, nessa época o brasil produzia boas músicas, tinhamos excelentes cantores, as rádios fm só lançavam musicas de qualidade,,o povo era menos ignorante,e infelizmente com o passar do tempo, só fomos piorando tanto musicalmente, como culturalmente.

Austin-Flint
Contato:

Mensagem por Austin-Flint » 28 Jun 2017 00:27

Não sou dessa época, mas do que eu já ouvi dessas bandas me parece que faziam um som menos elaborado e mais "comercial" "pop", para tocar nas rádios e na TV mesmo, musicalmente soavam muito parecido com as bandas de rock pós-punk internacionais que faziam sucesso nesse período. As letras eram bem melhores, com mais conteúdo político-social, poesia e metáforas. Mas o som em si não era muito original, por isso acho que não me agradou tanto. Por exemplo, eu prefiro mil vezes ouvir um Joy Division do que um Legião Urbana.
Pra mim, a melhor banda de Rock Nacional foi Secos e Molhados, justamente porque o som deles era muito original, bem elaborado, um misto de várias influências.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 28 Jun 2017 00:37

Baita época... era criança nesse período e sou feliz por ter tido a oportunidade de ter meu "eu" inicial "moldado" nessa "forma" que na minha opinião é uma referência muito mais interessantes do que as atuais.

Não vou entrar no mérito se o povo era mais esclarecido ou não, isso é um assunto muito mais complexo e que foge totalmente ao tópico em si, mas acho que não ha dúvidas que as letras dessas bandas era de uma construção de ideias e uso de linguagem muito mais interessantes do que 90% das músicas da moda de hj em dia.

Nile

Mensagem por Nile » 28 Jun 2017 00:44

Austin-Flint escreveu:Não sou dessa época, mas do que eu já ouvi dessas bandas me parece que faziam um som menos elaborado e mais "comercial" "pop", para tocar nas rádios e na TV mesmo, musicalmente soavam muito parecido com as bandas de rock pós-punk internacionais que faziam sucesso nesse período. As letras eram bem melhores, com mais conteúdo político-social, poesia e metáforas. Mas o som em si não era muito original, por isso acho que não me agradou tanto. Por exemplo, eu prefiro mil vezes ouvir um Joy Division do que um Legião Urbana.
Pra mim, a melhor banda de Rock Nacional foi Secos e Molhados, justamente porque o som deles era muito original, bem elaborado, um misto de várias influências.
Bem lembrado, falha minha não ter citado
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 28 Jun 2017 01:18

A maior qualidade do Renato Russo foi ser um cara rico com acesso a informação e cultura em um nível muito mais avançado que o público da época. Plagiava música, copiava letra de livro, juntava tudo e lançava. Não digo isso em tom de acusação porque o próprio Renato assumiu muitas vezes o que considerava inspiração e não plágio, mas Legião talvez seja a banda mais superestimada do Rock brasileiro.

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 28 Jun 2017 01:30

Li um livro do Nelson Motta em que ele fala que foi feito um trabalho intenso desde os anos 70 para emplacar o dito "rock nacional" (inclusive com as bandas frequentando programas populares como o Chacrinha para chegarem ao povão), mas que bastou um ano de lambada(1989) para o espaço sumir totalmente. Da minha lembrança, nem foi tanto a lambada que matou, foi o sertanejo. Um dia ligando as rádios de FM, só se ouvia esse gênero e suas músicas de corno. E teve aquela musiquinha mundiça suprema "entre tapas e beijos", foi percebendo o povão cantando aquela merda (praticamente um retrato da vida de muitos deles) com alegria que vi que o negócio era irreversível.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Responder