Bate-Estaca lembra treino com Joanna e aponta falhas: "Consegui imobilizar"

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Thai King
Contato:

Mensagem por Thai King »

Brasileira conta que usa luvas que recebeu de presente da campeã em treinos para luta entre elas e revela estratégia para o UFC 211: "Sempre dar mais de três socos"

Imagem
Jéssica Andrade posa com Niterói ao fundo: ela disputa o cinturão peso-palha no UFC 211 (Foto: Adriano Albuquerque)

No próximo dia 13 de maio, Jéssica "Bate-Estaca" Andrade disputa o cinturão das pesos-palhas contra uma adversária familiar: a atual campeã, Joanna Jedrzejczyk. As duas já foram representadas pelo mesmo empresário, o brasileiro Tiago Okamura, o que ocasionou alguns encontros entre elas, incluindo um treino em conjunto. A lutadora paranaense pôde observar na oportunidade um pouco do que lhe espera no coevento principal do UFC 211, em Dallas (EUA).

- A gente fez só um treino juntas. Ela estava voltando da cirurgia da mão (realizada em novembro de 2015), e a gente fez um treino de submission (luta agarrada sem quimono), mas deu para ver que ela sabe muito bem levantar do chão, defende muito bem a parte de quedas, mas consegui quedar, consegui pôr para baixo, consegui imobilizar um pouco, logo em seguida ela levantou, teve hora que montou também. Dá para ver que ela é bem esforçada, bem versátil, e tem um jogo para o MMA, aprendeu muito bem esse jogo. Acho que vai ser questão de aproveitar oportunidades, ela tem os pontos fracos, o lado que ela entra primeiro, o que ela faz mais e chute... É aproveitar esses momentos, tipo "entrou, defendeu, já entra batendo". E sempre dar mais de três socos, porque ela está acostumada à galera dar um, dois, três socos e sair. Comigo é um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete... O máximo que der (risos). Isso vai fazer muita diferença - contou Andrade em almoço com a imprensa nesta sexta-feira, em Niterói-RJ, onde mora e treina.

Através do estudo de vídeos das últimas lutas de Joanna, Bate-Estaca foi capaz de encontrar mais buracos no jogo da campeã. Ela acredita que a polonesa muda de comportamento contra adversárias que batem de frente e não se intimidam com seu grande volume de golpes.

- Vendo a luta dela com a Claudinha (Gadelha) e a luta dela com a Karolina (Kowalkiewicz), a gente consegue ver bastante as falhas dela. E vê que se você é um lutador versátil e que continua indo para frente, que foi o que a Karoline (sic) fez - a Karoline tomava porrada e continuava andando para frente - isso meio que frustrou a Joanna e ela não sabia o que fazer. Ela venceu a luta por pontos, foi uma das lutas mais duras que já vi ela ter, mas mesmo assim a Claudinha com um jab conseguiu dar um knockdown nela. Tenho essa oportunidade de calibrar a mão, achar o espaço, calcular o espaço e poder nocautear.

Imagem
Jéssica Bate-Estaca (dir.) e Joanna Jedrzejczyk em 2015, com as luvas que a polonesa deu de presente para a brasileira: "Uso para treinar pensando em bater nela" (Foto: Reprodução / Facebook)

Normalmente provocadora e adepta dos jogos mentais para entrar na cabeça de suas adversárias, Jedrzejczyk têm se mantido quieta e respeitosa a respeito de Andrade. A amizade entre as duas é o principal fator de influência nessa atitude, e a própria Bate-Estaca devolve a admiração em suas declarações ("Ela é uma pessoa incrível como ser humano, ajuda quem pode ajudar, ela faz pelos outros"). A brasileira lembrou inclusive que recebeu de presente da campeã "a luva que uso para treinar pensando em bater nela". Mas também vê na polonesa a lembrança daquele treino em conjunto e a consciência de que não pode garantir vitória desta vez.

- Pela nossa história, a Joanna respeita muito. Em questão de treino, ela sempre fala que sou muito perigosa. Quando eu lutava no 61kg, a gente fez um treino juntas e ela disse que eu estava muito forte, que não parecia, mas que treinando viu que eu era muito forte mesmo. Mais ou menos, ela sabe o que a espera, e ela não está subestimando, ela sabe que vai ser uma luta dura, assim como eu também sei. Ela sabe que não sou de confusão, de ficar provocando, sou do tipo que gosta de entrar lá e mostrar. Depois que acaba, aí eu provoco, já ganhei mesmo (risos)... Antes disso, a gente tem que manter o foco e ir preparada para luta, e depois pensar em brincadeira.

Confira mais declarações de Jéssica Andrade sobre a luta pelo cinturão:

CAMP PARA A LUTA

- Para este camp, a gente investiu muito na parte de dentro da academia. O principal foi o cage que a gente comprou, com as mesmas medidas do UFC, para poder ter essa visão de como posso fazer essa luta lá dentro. Peguei a galera que tinha um jogo mais ou menos parecido com o da Joanna, coloquei lá dentro e fiz os treinos, e me saí muito bem. Acho que foi o principal de tudo, ter investido num octógono para saber mais ou menos como vai ser a luta lá dentro. Já entra preparado.

PREPARAÇÃO PARA FAZER CINCO ROUNDS

- A gente teve que mudar quase tudo. A estratégia da luta continua a mesma, mas o tempo de preparação, o tempo de treino de manopla, isso aí aumentou tudo, para que eu ficasse condicionada para a luta e para que eu soubesse em qual round eu ia sentir o gás, ou que ia cansar. Percebi que o primeiro round sempre faço mais ou menos, e do segundo para frente melhora, e não precisei parar para tomar água, não parei muito tempo para respirar, ou passar de um minuto de descanso. Essa é a luta em que estou mais bem preparada de todas (que fiz). O que vier, vou estar muito bem.

POSSÍVEIS PROVOCAÇÕES NA PESAGEM

- Acho que não. Só se ela tentar fazer alguma coisa, mas acho que não. Acho que nossa encarada vai ser séria, tipo "amanhã tem e vamos ver quem é a melhor". Se ela vier olhar por baixo, ela vai ter que abaixar muito (risos). Sou menor que ela, então vai ser bem complicado.

INTIMIDAÇÃO DE LUTA PELO CINTURÃO
- Isso influencia muito. Quando a atleta entra pensando, "Vou lutar com a campeã, caramba, já defendeu quatro vezes o cinturão e está indo para a quinta, nossa, não vou conseguir...". Isso já acaba com você. O lutador tem que entrar pensando, "Vou ganhar, não vim aqui à toa". E foi o que sempre fiz na minha carreira inteira. Não treinei e sofri tanto para deixar alguém chegar aqui e levar meu sonho. Não importa que seja a melhor do mundo ou que esteja invicta. Importa é que vou entrar lá e dar o meu máximo, e lá dentro é só eu e ela, não tem mais ninguém. Vamos ver se só eu e ela, ela vai ser melhor que eu. É entrar com muita vontade e não deixar se abalar. Se tomar o primeiro soco, vou dar dois nela, e vai ser mais forte ainda. Você tem que entrar com um olhar de campeão e vontade de vencer. É o que te motiva a ser melhor que você é.

PESO DO CINTURÃO

- Em tudo que a gente faz, a gente é exemplo. Mesmo não sendo campeã da categoria ou campeã do UFC, sempre servi de exemplo para muita gente, como pessoa, pela opção (sic) sexual, de não ter vergonha de ser feliz, de ser quem é. Acredito que as nossas únicas opções são ser feliz ou não ser feliz. Por mais que todas as pessoas venham falar um monte de besteiras, você não é obrigado a fazer as pessoas entenderem quem você é, e sim mostrar que você é feliz. Ganhando o cinturão, vou fazer muita diferença como exemplo, mas já faço, não só na minha equipe, mas para todas as pessoas que me conhecem. Não tem preço você ser exemplo de outra pessoas, ver outras pessoas dizerem "quero ser como você", e eu dizer "não desista do seu sonho". Vai ser difícil, vai ter gente colocando para baixo - isso é o que mais vai ter - mas se apegue a pessoas que estão do seu lado, que te amam de verdade, e vai.

PRESSÃO DIFERENTE POR LUTAR NO MESMO CARD QUE CIGANO

- Eu acho que a gente fica mais tranquilo. Você disputar o cinturão te deixa nervoso, mas saber que tem outro brasileiro na mesma disputa, na mesma oportunidade, você fala: "Não sou só eu". Vai dar certo para os dois e vamos sair com os dois cinturões.

CIGANO X MIOCIC

- Vai ser uma luta difícil. O Cigano está há muito tempo no UFC, é experiente. Eu tenho até um pouco de medo, porque ambos são bons. O Cigano é bom no chão, forte, bem na trocação. Assim como a minha, a dele será uma luta difícil. A gente torce sempre para o Brasil.[i/]

http://sportv.globo.com/site/combate/noticia
Equipe THAI KING, São Caetano do Sul - SP
Victor Silva
Contato:

Re: Bate-Estaca lembra treino com Joanna e aponta falhas: "Consegui imobilizar"

Mensagem por Victor Silva »

A Jéssica sempre dá boas e sinceras entrevistas, fala até mais do que deveria em relação a estratégia e tal. Mas é muito gente fina essa menina. Veio aqui na cidade, em um evento de MMA e deu maior moral e atendeu a todo mundo, conversa com quem chega e falar com ela, sensacional. A torcida é sem duvidas pra Jéssica, vai pegar uma pedreira, mas to com uma confiança que ela fará um bom combate e quem sabe consiga uma sub.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/
Castor Troy
Contato:

Mensagem por Castor Troy »

Victor Silva escreveu:A Jéssica sempre dá boas e sinceras entrevistas, fala até mais do que deveria em relação a estratégia e tal.
Ela fala o gameplay​ todo. Daí vai com isso em mente e vê q a polonesa consegue neutralizar os avanços e n sabe o pq. Se n fosse essa entregadas de estratégias eu botaria mta fé q ela ganharia, mas agora só boto fé. Mas mesmo assim vou apostar na brazuca, pois tô presentindo.
"Perception is strong and sight weak. Perceive that which cannot be seen with the eye" (Miyamoto Musashi)
sohnos
Contato:

Mensagem por sohnos »

Foda mesmo esse lance dela falar todo o esquema nas entrevistas (p/ mim essa é segunda vez).
Só espero q tudo ocorra como no filme "true lies", quando os caras injetaram o soro da verdade no arnold e ele disse passo a passo de como ia fazer p/ mata-los e depois fez igualzinho.
Urubu Rei
Contato:

Mensagem por Urubu Rei »

Brutus escreveu:Acho q não vai arrumar nada contra a Joanna que é uma baita lutadora... pra mim tecnicamente é a GOAT feminina.
Acho que essa luta vai depender muito de como a Jéssica vai receber os golpes da Joanna. Se vai sentir e respeitar. Porque se o queixo dela for muito bom e os contras da Joana não lhe causarem efeito significativo, é difícil pra mim imaginar a polonesa a segurando. Jéssica é um tratorzinho violento e incansável de mãos rápidas e pesadas, e que ainda tem o recurso das quedas.

Joanna pode vencer até fazendo parecer fácil, não me surpreenderia. Mas na teoria a brasileira é luta muito ruim pra ela.
Penso, logo bustamanteio.
Platão
Contato:

Mensagem por Platão »

Urubu Rei escreveu:Acho que essa luta vai depender muito de como a Jéssica vai receber os golpes da Joanna. Se vai sentir e respeitar. Porque se o queixo dela for muito bom e os contras da Joana não lhe causarem efeito significativo, é difícil pra mim imaginar a polonesa a segurando. Jéssica é um tratorzinho violento e incansável de mãos rápidas e pesadas, e que ainda tem o recurso das quedas.

Joanna pode vencer até fazendo parecer fácil, não me surpreenderia. Mas na teoria a brasileira é luta muito ruim pra ela.
Urubustamente Rei! :evil: :evil: :evil: :)) :))
Urubu Rei
Contato:

Mensagem por Urubu Rei »

Platão escreveu:Urubustamente Rei! :evil: :evil: :evil: :)) :))
É a vida. Dê uma olhada na minha assinatura. :))
Penso, logo bustamanteio.
Responder