Jacaré diz em entrevista que evita pensar em título: "Parece que estou correndo atrás do vento"

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Pep10
Contato:

Jacaré diz em entrevista que evita pensar em título: "Parece que estou correndo atrás do vento"

Mensagem por Pep10 »

Por Marcelo Barone - Rio de Janeiro

Imagem
(Foto: Marcelo Barone)

Em suas últimas lutas, Ronaldo Jacaré cansou de ouvir perguntas sobre a possibilidade de disputar o cinturão do peso-médio. A resposta, invariavelmente, era: "Depois dessa luta, não vai ter jeito, o UFC terá que me dar uma chance de disputar o título". O tempo passou, o brasileiro enfileirou adversários de maneira contundente, no entanto, a oportunidade não bateu à sua porta. Restou, então, aceitar os oponentes que a organização coloca em seu caminho, como Robert Whittaker a quem enfrenta no próximo dia 15, no "UFC: Johnson x Reis", no Kansas, Estados Unidos.

Com o intuito de não se decepcionar, Ronaldo Jacaré tem nova estratégia: foca apenas no adversário, sem pensar mais adiante. Obviamente, o cinturão é o capítulo final de sua empreitada, porém, as frustrações diante de tantas expectativas o ensinaram a ignorar - na medida do possível - o título.

- Parei de falar isso antes do Tim Boetsch. Agora estou trabalhando, estou lutando. Estou tranquilo, fazendo um bom trabalho e ganhando uma quantidade inimaginável de fãs. Nunca imaginei que teria tantos fãs assim. Todo lugar que eu passo, as pessoas me perguntam: “Quando você vai lutar pelo cinturão?”, e eu fico triste porque não sei o que responder. Acredito que com o meu trabalho, depois que eu lutar com o Robert, depois de outras lutas, vai chegar a minha hora. Eu estou focado na minha próxima luta. Parei de pensar no cinturão, porque parece que estou correndo atrás do vento. Meu objetivo é só trabalhar e andar para frente. Se eu estiver andando para frente, de certa forma, estou andando em direção ao meu objetivo, que é ser campeão do UFC. Faço isso dando um passo de cada vez - declarou Jacaré, durante um almoço promovido pelo Ultimate com a imprensa, sem tirar os olhos dos pratos que o garçom colocava à mesa.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

- Como se deu o acerto para essa luta contra o Robert Whittaker, um nome que surpreendeu a muita gente?

Eu pedi uma luta para o UFC. Pedi o Luke (Rockhold), mas, como todos percebem, ele está correndo, não quer lutar. Também pedi o (Yoel) Romero, e me falaram que ele ia esperar pelo cinturão, então me deram o Robert, um atleta duríssimo, em ascensão, novo. Tenho que tomar cuidado. Não fiquei surpreso por me darem esse adversário, que é uma luta que faz sentido, contando com os caras que eu realmente podia lutar. O Luke e o Romero não vão lutar comigo agora. Fiquei surpreso com o Romero, que disse: “Vou esperar pelo cinturão”. Quando marcaram minha luta, ele pediu uma luta contra o Anderson Silva. Se ele é o top da divisão, é o cara que vai lutar pelo cinturão, ele tinha que bater em todo mundo, lutar comigo e passar por mim.

- Não é arriscado lutar contra adversários que possam tirar você da busca pelo cinturão?

Quem não arrisca, não petisca (risos). Sou o campeão, posso vencer qualquer um, e o campeão tem que agir dessa maneira. Tenho que trabalhar, tenho que lutar. Eu tinha falado antes e vou falar agora, o cantor canta, o dançarino dança, e eu sou lutador. Se eu não lutasse com o Tim Boetsch, quanto tempo estaria parado? Todos os atletas que ficaram parados durante muito tempo não voltaram bem. Meu foco é me manter em atividade, trabalhando, focado no cinturão. Parece que não, mas meu foco é no cinturão. Depois que o Bisping foi campeão e lutou com o 13º do ranking (Dan Henderson), eu posso lutar até com o 20º. Eu tenho é que lutar.

- Como analisa o jogo do Whittaker?

Ele tem um boxe muito bom, vai para cima, tem uma sequência boa de golpes e acerta golpe em sequência também. Ele é bem rápido para a divisão dos médios, preciso entrar bem ligado nessa luta.

- O que vem depois dessa luta?

É trabalhar, lutar. Não fiquei chateado pelo fato de terem casado Bisping com GSP, não. Foi pelo fato de ele ter travado uma categoria toda. Eu nem digo: “Ah, ele entrou na minha frente”. Ele entrou na frente do Romero, que é quem seria o próximo. De certa forma, travou a categoria. Como vai ficar? Ele travou o andar normal da categoria, mas agora já passou, eles já vão lutar. Eu estou focado no meu próximo desafio, que é um desafio muito duro.

- Por que está tão difícil conseguir a luta pelo cinturão?

São coisas que aconteceram. Aquela derrota que tive para o Romero foi um absurdo, mas foi uma derrota, me atrasou um pouco. O fato de o Bisping escolher a luta com o Dan Henderson… Não tinha outro, a não ser eu, naquela época. O Romero estava suspenso por doping, tinha me vencido, mas estava suspenso. Eu era o próximo da fila porque vinha de vitória também. O Dan Henderson havia vencido um cara que acabava de voltar de doping, eu tinha certeza que eu ia lutar pelo cinturão. Atrasaram a categoria e, agora, fizeram isso de novo. Eu só estou fazendo meu trabalho agora, não estou mais reclamando dessas coisas. Às vezes, respondo as mesmas coisas dez vezes, mas os fãs querem saber. Se os fãs perguntam dez vezes, eu respondo onze, é normal.

- O cinturão é tão importante assim ou nem tanto?

Coisa vazia, não. O cinturão é muito importante, a gente trabalha para ser o melhor. O cinturão é extremamente importante. Eu já fui campeão do Strikeforce, inúmeras vezes campeão mundial de jiu-jítsu, e meu foco é ser campeão no UFC também. Eu tenho o sonho de ser campeão do UFC. Se isso não acontecer... sou super resolvido, tranquilo. Quando eu falei que: “Ah, não posso me aposentar” (sem ser campeão no UFC), foi pelo fato de… Se me encher muito o saco, se estiver demais para mim, eu não vou fazer uma coisa que está me fazendo mal. Eu posso me aposentar, eu posso dar aula de jiu-jítsu. Viajei agora, dei aula na Europa toda. Pude trabalhar, pude voltar. Eu posso fazer isso. Posso abrir minha academia. Quantos alunos? Trezentos. Eu vou ter meus alunos. Não passa pela cabeça me aposentar, mas se eu achar que está demais, posso parar. Não tenho problema algum em parar sem lutar pelo cinturão.

- Em função da demora para disputar o título, subir para o peso-meio-pesado é uma opção?

Não teve oferta do UFC, a gente até pensou em subir (de categoria), porque sempre treinei muito bem com atletas mais pesados, luto bem contra eles. Pensamos nisso em algum momento, mas não demos continuidade. No final das contas, eu fiquei focado na minha divisão, que é a dos médios. Mudar de categoria está fora de cogitação no momento.

- Você tem feito a sua parte dentro do octógono. Está faltando fazer algo do lado de fora, como se comunicar em inglês para alcançar um público maior?

"I can dance, I am single"… Eu falo com meus fãs em inglês, mas, cara, eles pagam para me ver lutando no octógono, não pagam para me ver falando em inglês. Quem vai a um show do UFC para ouvir um cara de outro país falar inglês? Eu me comunico com os fãs, consigo pedir comida em inglês. Consigo me comunicar o suficiente com os fãs, entendo o que eles querem. Esse papo de falar inglês para lutar pelo cinturão é balela, não existe, as pessoas pagam para ver uma luta.

- Como você trabalha o lado psicológico para lidar com essa angústia, essa ansiedade de disputar o cinturão?

Eu já fui muito ansioso, hoje em dia não sofro mais de ansiedade, sou super tranquilo, bem resolvido com o meu trabalho. Estou lutando no UFC, ganhando um bom salário, mais até do que o Bisping, porque vou fazer minha terceira luta, enquanto ele não luta. Estou ganhando mais do que ele. Se ele for viver de pay-per-view, ele está morto, porque aquela luta dele com o Dan Henderson foi uma bosta.

- O Bisping declarou que a sua trocação não é muito boa. Como você reagiu a isso?

Acho normal, ele tem que falar alguma besteira, é bem característico dele. Se você for analisar, as pessoas até falavam da minha trocação e tudo, mas, cara, então é muito fácil, né? Você tem que defender minhas quedas, me bater em pé e me vencer. Ninguém está conseguindo isso. Sabe o que eu sinto quando eu entro no octógono? Quando eu dou minha primeira “mãozada”, vejo o olho do cara se arregalando. Vejo os caras ligados, falando: “Meu irmão, se esse cara me acertar, eu vou cair”. Eu até gosto quando as pessoas falam: “Ah, o Jacaré não mexe a cabeça, é unidimensional”. Mas, quem me bate em pé? Quem me espancou em pé? Nem o (Gegard) Mousasi fez isso. Eu não tenho problema em apanhar, eu treino com campeão de boxe, vou na academia do Pedro Rizzo e treino com campeão de muay thai... Vejo que estou evoluindo. As pessoas falam o que querem, mas o que eu apresento dentro do octógono é totalmente diferente.

- O Vitor Belfort sugeriu a criação de uma "liga" entre veteranos do esporte. O que acha da ideia?

Não sei... É um momento que ele está vivendo agora, ele quer se manter em atividade. Se os fãs quiserem, não tem por que não acontecer. É uma coisa legal, eu sou fã de MMA, adoraria ver o Belfort lutando nas lendas, o Royce… Acho legal.

- Você está em ascensão, diferentemente de outros atletas da sua idade. Qual é o segredo para tanta disposição?

Eu não sei. Filhos eu tenho que “travar” para não sair um monte. Três está bom. Eu sou reprodutor demais. Eu até fico impressionado, sempre faço uma bateria de exame, mas essa última foi a que tive os melhores resultados. Todo camp eu faço e, neste camp, meus hormônios estão alinhados, está tudo perfeito.

- O Minotauro afirmou que vê o Brasil com chances de terminar o ano com cinco cinturões, contando com você. Como avalia o momento do país no UFC?

Manda ele (Minotauro) tirar um, porque o Bisping está cag**** tudo (risos). Acho que o Brasil vive um momento muito bom, tem vários lutadores em ascensão, perto da disputa do cinturão. Tem o Cigano, a Jéssica (Bate-Estaca), são grandes as chances de conquistar o cinturão. Eu desejo sucesso a eles e, se eu puder, vou ajudar de alguma forma. Sou brasileiro e quero que a gente consiga vários cinturões.

- Qual lutador da nova geração enche os seus olhos?

Gosto do Thominhas Almeida, gosto desse garoto. Ele perdeu para o Cody (Garbrandt), foi erro de estratégia, mas ele tem chances de ganhar, acredito eu. Torço para que ele volte, cada vez mais forte, porque acredito que ele possa ser campeão no futuro.

- O cinturão vai ser sempre prioridade ou pensa em fazer "money fights"?

Ganhar dinheiro é muito bom, mas não adianta ganhar dinheiro e perder a sua dignidade. Não é a minha cara, não faz sentido. Eu acho que cada um faz o que tem na cabeça. Quem manda no UFC são os patrões, e não os lutadores. Se tem “money fight” acontecendo, é por que o UFC está permitindo, então não posso fazer nada.

- Você está no UFC há quatro anos. Se pudesse voltar no tempo, o que teria feito de diferente?

Algumas vezes não falei a verdade, não falei o que tinha que falar. Se eu tivesse que fazer diferente, falaria o que estava sentindo, falaria a verdade. Só isso. Se tivesse que falar: “Aquele cara é um frouxo”, eu falaria. Antigamente eu ficava calado. Eu mudaria isso.

- O que mudou para falar mais?

Eu só estou falando a verdade, só isso. Eu pensei: “Vou falar a verdade, vou falar o que estou sentindo”. Eu deveria ter feito isso há mais tempo. No Brasil tem muito aquela coisa do respeito. Muitas vezes isso não tem nada a ver. Não é por que você está falando a verdade que isso é desrespeito, você só está falando o que sente. Eu confundia muito nesse aspecto. Simplesmente mudei minha postura. Às vezes, saio de uma entrevista e dizem: “Cara, você falou muito”. E eu, tranquilo, falei o que tinha que falar, falei todas as verdades que tinha que falar, então fiquei “relaxadão”.

Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/no ... vento.html
"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos 8:31✞
PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Jacaré diz em entrevista que evita pensar em título: "Parece que estou correndo atrás do vento"

Mensagem por PescadorParrudo »

Gostei da entrevista, Jaca foi muito lúcido.

Tem boas chances contra qualquer lutador da 84.
Hans de Sulivan
Contato:

Re: Jacaré diz em entrevista que evita pensar em título: "Parece que estou correndo atrás do vento"

Mensagem por Hans de Sulivan »

Porra queria ver ele contra Weidman, ou Luke. Alias, deveria ter um GP entre Romero; jacaré; luke e Weidman. Pqp. Essas são as lutas interessantes hj. Ainda acho q o Pastor no suco teria chances contra todos eles.
Steve Jabs
Contato:

Mensagem por Steve Jabs »

Pep10 escreveu:
- Você está em ascensão, diferentemente de outros atletas da sua idade. Qual é o segredo para tanta disposição?

Eu não sei. Filhos eu tenho que “travar” para não sair um monte. Três está bom. Eu sou reprodutor demais. Eu até fico impressionado, sempre faço uma bateria de exame, mas essa última foi a que tive os melhores resultados. Todo camp eu faço e, neste camp, meus hormônios estão alinhados, está tudo perfeito.
Jacaré reprodutor! :)) :)) :))

Hormônios em nível regular! :-bd :-c B-)
Spoiler:
Imagem
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".
Responder