FCB escreveu: ↑29 Ago 2021 10:13
Nao funciona assim... todos os personagens possuem uma base onde existem elementos q os caracterizam. Por exemplo, o Batman não mata e não usa arma de fogo. Se vc foge disso, há incoerência e descaracterização.
Pra vc mudar algo intrínseco ao personagem, é preciso fazer um trabalho orgânico, a longo prazo, e preferencialmente, com qualidade, e não de supetão.
So estou discutindo mesmo o ponto, levantando problemas, nada mais que isso
Nao tem preferências politicas aqui envolvidas, nem partidos, e eu nem leio gibi
Mas claro que ja tive contato com uma coisa ou outra alguma vez na vida. Sei tambem que voce conhece muito mais essa historia do robin que eu. Eu nem sabia que robin era tim drake hehehe
Compreendo que eh necessaria certa coerencia. Mesmo numa obra nao realista ha uma certa linha interna de coerencia. So me pergunto se eh necessariamente assim como voce diz nos gibis. Se voce talvez nao esteja exigindo um grau, ou um modo, de coerencia que nao corresponde indiscutivelmente a essa linguagem.
Tbm sei que os proprios quadrinhos mudaram muito. Os personagens passaram a sofrer mudanças na vida. Eu lembro que eles inicialmente pareciam nao ter historia, ter sempre a mesma idade etc. Entao eh mais dificil falar ainda.
Tbm noto que os chamados fas de quadrinhos, que nao eh exatamente seu caso, estabelecem uma adesao as histórias e aos personagens que eh extremamente afetiva e, assim, psicologica e acritica. Olham pro personagem, como se ele nao fosse uma criaçao, uma invençao e uma figura ficticia, mas uma pessoa, um ser existente q tem vida propria.
Isso eh meio ruim, essas pessoas acabam nao compreendendo o que esta em jogo na obra de quadrinhos, nem nos personagens, porque sao de saida incapazes de interpretaçao. Elas estao tao coladas ao que eh representado, aos conteudos, que nao enxergam os meios de representaçao, os jogos, o trabalho formal que eh feito ali.
Certamente, essas pessoas vao exigir uma coerencia narrativa e psicologica dos personagens muito mais inflexivel e previsivel.
Me pergunto, apenas, se os proprios criadores tem em mente a importancia desse tipo de coerencia, ou se estao preocupados com outras coisas muito diferentes desses conteúdos psicologicos.narrativos. Mesmo como leitores. Quer dizer, compreendem os quadrinhos como uma proposta que nada tem a ver com telenovela.
Dae esses leitores criadores talvez reclamem de falta de coerencia quando ha alteraçoes nos desenhos dos personagens, quando ha mudança nas atmosferas, quando mais luz ou mais trevas passam a predominar nas historias quando o humor de um personagem começa a desaparecer, quando a linguagem q ele fala se torna descaracterizada etc.
Essas pessoas podem curtir quadrinhos de um jeito menos afetivo e psicologico e mais artistico. Entao nao vao estar muito preocupadas com o que o personagem faz ou deixa de fazer de uma vida que ele nem sequer tem.
Mas nao sei se eh bem assim. Nao sei o quanto essa possibilidade predomina ou procede.