Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhorar?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7130
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhorar?

Mensagem por NOGI » 18 Ago 2014 18:03

Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhorar?
O trabalhador brasileiro em média gera um quinto da riqueza gerada pelo americano. Para se tornar uma nação rica, o Brasil precisa aprender a produzir com mais eficiência
Imagem
Prédio em construção em São Paulo: método artesanal nas obras explica a baixa eficiência do setor no Brasil
ão Paulo - No início do século 20, o americano Henry Ford cunhou uma frase que continua presente nos manuais de gestão: “Há uma única regra para um industrial: faça produtos com a melhor qualidade possível, ao menor custo, pagando os salários mais altos que puder”.
Hoje óbvia, a lição de Ford foi tirada das experiências da primeira linha de montagem de carros, criada em 1913, em Highland Park, em Michigan. Nela, o operário passou a repetir a função de inserir as peças nos veículos, movidos numa esteira. O propósito dessa organização foi ganhar produtividade.

Cada empregado da Ford recebia 5 dólares ao dia — o dobro da média americana da época. No sistema fordista, um carro passou a ser montado em 98 minutos, com qualidade, preço baixo e volume de produção. O método, que exigia grande investimento em máquinas, foi amplamente copiado e transcendeu as fronteiras do setor automotivo e dos Estados Unidos.

Um século depois, a obsessão de Ford pelo aumento de produtividade de homens e máquinas continua a ser um mantra. Do chão de fábrica, ela migrou para a agricultura, para a construção e para os serviços — e ganhou a dimensão das nações. Hoje, a produtividade é vista como uma medida da eficiência no uso de fatores como o capital e o trabalho.

A capacidade de fazer mais com os recursos disponíveis se tornou também um atalho para o desenvolvimento. “A melhor maneira de um país enriquecer é conseguir que cada trabalhador produza mais”, diz o economista José Alexandre Scheinkman, professor da Universidade de Princeton.

A má notícia é que o Brasil, país de renda média que almeja ser rico um dia, emperrou nesse quesito. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a produtividade brasileira está estagnada há três décadas. Nos anos 80, ela encolheu 1,35% ao ano. Continuou a cair à média de quase 1% ao ano na década seguinte.

Nos anos 2000, avançou apenas 0,9% por ano, cifra insuficiente para zerar os tombos anteriores. O que está em jogo não é mais uma estatística mirrada, como tantas outras do Brasil. Trata-se da capacidade de o país continuar crescendo com vigor. O crescimento da economia na última década ocorreu graças à incorporação de milhões de pessoas ao mercado de trabalho e à forte demanda internacional por nossos produtos.
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7130
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por NOGI » 18 Ago 2014 18:09

udo isso foi ótimo para o Brasil. Mas dificilmente esses fenômenos se repetirão daqui por diante. Ou seja, a fase fácil do crescimento acabou. Agora, o país vai precisar tirar mais de cada máquina e de cada trabalhador. Para reconquistar o brilho, precisamos — já — vencer a batalha da produtividade.
Leia Mais

Ao longo da história econômica, os acadêmicos têm tentado entender o pe­so da produtividade no desenvolvimento das nações.
Hoje, um trabalhador brasileiro gera perto de 22 000 dólares por ano de riqueza. O americano, cerca de 100 000 dólares. Ou seja, são necessários cinco brasileiros para produzir a mesma riqueza que um americano. A enorme diferença faz sentido. Afinal, os Estados Unidos investem seis vezes mais do que o Brasil.
Imagem


Avatar do usuário
Old Logan
Mensagens: 7719
Registrado em: 14 Jun 2014 15:12
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Old Logan » 19 Ago 2014 10:03

cultura não se muda rapidamente...
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Lucao
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Out 2014 20:10
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Lucao » 13 Out 2014 19:55

logan_rj escreveu:cultura não se muda rapidamente...
Infelizmente não.

Acho que um dos piores problemas do Pais é a total falta de patriotismo.
O conjunto aqui não tem importância alguma, é cada um por si e foda-se o outro. Essa reportagem que estou anexando deixa bem claro, não temos a cultura de pensar no bem comum.
Tanto o Aécio como a Dilma sabem que previdencia no Brasil é uma bomba relógio atômica, e sabem que esse é um dos principais gargalos que temos para crescermos a longo prazo,mas aqui a discussão é como AUMENTAR benefícios e não como diminuir benefícios. E ninguem na sociedade se manifesta, afinal com o conjunto ninguem tá nem ai.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014 ... 0-bi.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Anônimo » 14 Out 2014 10:15

Mantemos muitos setores ineficientes funcionando, o que puxa a produtividade para baixo. Querem ver exemplo? Precisamos de frentistas para abastecer nossos carros. Em muitos países isso é um serviço self service. O setor de petróleo no Brasil, de acordo com o último estudo do IBGE que eu li, empregava por volta de 800 mil pessoas no Brasil, sendo 600 mil em postos de gasolina.

Ontem eu estava vendo um dos episódios de Breaking Bad. O Hank conversa com a sua esposa sobre a separação do Walt com a Keller. Então ele se refere ao Walt como um cara fracassado (para os padrões americanos). Pô, o cara é professor do ensino médio, tem uma casa grande com piscina e 2 carros na garagem. Qualquer trabalhador mediano dos EUA que more em uma cidade menor tem esse padrão de vida. Por aqui, para ter um padrão como esse, só passando em um concurso público top ou ocupando um cargo gerencial em uma grande empresa.
Editado pela última vez por Anônimo em 15 Out 2014 14:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
-pmd-
Mensagens: 50
Registrado em: 15 Jun 2014 14:32
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por -pmd- » 14 Out 2014 11:15

Lucao escreveu:
Infelizmente não.

Acho que um dos piores problemas do Pais é a total falta de patriotismo.
O conjunto aqui não tem importância alguma, é cada um por si e foda-se o outro. Essa reportagem que estou anexando deixa bem claro, não temos a cultura de pensar no bem comum.
Tanto o Aécio como a Dilma sabem que previdencia no Brasil é uma bomba relógio atômica, e sabem que esse é um dos principais gargalos que temos para crescermos a longo prazo,mas aqui a discussão é como AUMENTAR benefícios e não como diminuir benefícios. E ninguem na sociedade se manifesta, afinal com o conjunto ninguem tá nem ai.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014 ... 0-bi.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Não é bem a falta de patriotismo, é a falta de compromisso com o trabalho mesmo.
E essa fama de que os brasileiros são péssimos empregados está espalhando pelo mundo, não é o primeiro artigo que leio sobre o assunto e nem a primeira pessoa que me comenta isso em conversas informais.

Avatar do usuário
Ziza
Mensagens: 241
Registrado em: 03 Out 2014 11:06
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Ziza » 14 Out 2014 11:18

Anônimo escreveu:Mantemos muitos setores ineficientes funcionando, o que puxa a produtividade para baixo. Querem ver exemplo? Precisamos de frentistas para abastecer nossos carros. Em muitos países isso é um serviço self service. O setor de petróleo no Brasil, de acordo com o último estudo do IBGE que eu li, empregava por volta de 800 mil pessoas no Brasil, sendo 600 mil em postos de gasolina.
Outro exemplo é cobrador de ônibus cara... não conheço nenhum outro país que exista isso. Aos poucos tá diminuindo pelo que vejo, mas ainda tem muito cobrador.
Balas Juquinha: qualidade de segunda. Pode causar indigestão, mal estar e fechamento de foruns! Chupa tetinha!

Avatar do usuário
-pmd-
Mensagens: 50
Registrado em: 15 Jun 2014 14:32
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por -pmd- » 14 Out 2014 11:18

Anônimo escreveu:Mantemos muitos setores ineficientes funcionando, o que puxa a produtividade para baixo. Querem ver exemplo? Precisamos de frentistas para abastecer nossos carros. Em muitos países isso é um serviço self service. O setor de petróleo no Brasil, de acordo com o último estudo do IBGE que eu li, empregava por volta de 800 mil pessoas no Brasil, sendo 600 mil em postos de gasolina.

Ontem eu estava vendo um dos episódios de Breaking Dead. O Hank conversa com a sua esposa sobre a separação do Walt com a Keller. Então ele se refere ao Walt como um cara fracassado (para os padrões americanos). Pô, o cara é professor do ensino médio, tem uma casa grande com piscina e 2 carros na garagem. Qualquer trabalhador mediano dos EUA que more em uma cidade menor tem esse padrão de vida. Por aqui, para ter um padrão como esse, só passando em um concurso público top ou ocupando um cargo gerencial em uma grande empresa.
Esse é um problema, mas, temos uma geração inteira de pessoas totalmente despreparadas para o mercado de trabalho, e agora? Como lhe dar com isso? O que fazer com 800 mil frentistas que provavelmente não possuem uma formaação adequada para contribuir em outras áreas?
Complicado, mas, de modo geral penso que a questão cultural é a grande barreira a se transpor.

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7130
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por NOGI » 14 Out 2014 11:26

A produtividade só vai melhorar quando as pessoas tiverem qualificação.E isso envolve desde a educação na escola até a qualificação no trabalho, faculdade, tecnólogo, técnico....Não vai ser em alguns anos que vai se melhorar isso.
Imagem

Tonho
Mensagens: 2017
Registrado em: 01 Out 2014 15:40
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Tonho » 14 Out 2014 11:29

Bons exemplos dos foristas acima, frentistas, cobrador de ônibus, acrescento mais 2 jovens aprendiz e deficientes....

Agora tentem acabar com os frentistas ou cobradores de ônibus?? CUT, "Movimentos sociais", toda aquela gentinha financiada pelo PT, gritando, colocando fogo em pneus, um absurdo cortar vaga de trabalho dos mais pobres e todo aquele bla bla que estamos acostumados...

Toda empresa precisa de 5% do quadro de funcionários de jovem aprendiz, e mais 5% de deficientes tudo isso vai minando a produtividade do pais visto que as empresas são obrigadas a empregar pessoas inúteis em seus quadros.

Ainda precisamos de muitas pessoas trabalhando para lidar com a burocracia e a parte fiscal, darf,s, licensas, outorgas, bla bla bla

Nossa CLT da década de 40 ajuda bastante nessa equação.

Em suma só reformas profundas no Brasil como um todo pra resolver isso.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Anônimo » 14 Out 2014 11:43

xRam escreveu:Vai acabar com frentista e cobrador e onde essas pessoas vão trabalhar?
A solução é simples, demorada, custosa e se chama educação de qualidade. Não tem nenhum segredo. Investe em educação agora que daqui a 50 anos quero ver onde estaremos.
Não acabaram com a profissão de frentista pq usam o argumento da segurança. O problema é que hoje já existem equipamentos seguros que permitem às pessoas comuns utilizar uma bomba com segurança. O mesmo vale para os cobradores de ônibus, principalmente nas grandes cidades, onde existem bilhetes eletrônicos.

A grande questão é melhorar a eficiência e reduzir os custos. Houve um momentos em que as pessoas precisavam aprender datilografia, mas com o advento dos computadores, ninguém mais precisa ser um exímio datilógrafo que não comete erros de digitação. É claro que muitas profissões desapareceram, mas sempre surgem outras novas e a economia segue a sua trajetória.

Lucao
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Out 2014 20:10
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Lucao » 14 Out 2014 11:48

-pmd- escreveu:
Não é bem a falta de patriotismo, é a falta de compromisso com o trabalho mesmo.
E essa fama de que os brasileiros são péssimos empregados está espalhando pelo mundo, não é o primeiro artigo que leio sobre o assunto e nem a primeira pessoa que me comenta isso em conversas informais.[/quote]

Eu acho que a falta de compromisso com o trabalho tem como causa o baixo nível educacional e como consequencia a baixa produtividade. Acho que nós fazemos brasileirismos no exterior como turistas pois só pensamos no individual e não no coletivo (Meu conceito de patriotismo) em todos os setores da sociedade. Quanto ao mercado de trabalho no exterior temos dois grupos, os formais e os informais, quanto aos formais acho que não tenham má reputação, afinal mandar um profissional pra fora é bem caro e só vale a pena pra multi se a pessoa for boa, quanto aos informais não tenho opnião formada.
Editado pela última vez por Lucao em 14 Out 2014 12:06, em um total de 1 vez.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Gardenal_JJ » 14 Out 2014 11:52

Estamos MUITO abaixo da tecnologia deles.

Uma coisa malandra que os americanos fazem é montar fabricas em países "asiáticos pobres", a producao deles fora dos EUA da um lucro absurdo, numa china ou taiwan da vida o trabalho e qse escravo de barato.

Lucao
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Out 2014 20:10
Contato:

Re: Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhora

Mensagem por Lucao » 14 Out 2014 12:03

xRam escreveu:Vai acabar com frentista e cobrador e onde essas pessoas vão trabalhar?
A solução é simples, demorada, custosa e se chama educação de qualidade. Não tem nenhum segredo. Investe em educação agora que daqui a 50 anos quero ver onde estaremos.


Eu peguei a época que não existia nada eletrônico, esses cobradores foram dispensados e se realocaram.
E o desemprego era maior do que hoje.
Tendo crescimento da economia, o mercado de trabalho absorve em outras funções.
Esse medo de que a automatização iria eliminar muitos postos de trabalho foi global, mas nada ocorreu.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Dillan Grau, Qui-Gon Jinn, Sarruf 84 e 150 visitantes