Estimular o treino de crianças e adolescentes

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
penaBJJ
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Out 2014 14:16
Contato:

Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por penaBJJ » 27 Jan 2015 11:35

Boa tarde,

Tenho visto adolescentes em nossa academia, principalmente meninas adolescentes (faixa de 14, 15, 16 anos), que parecem estar desanimadas,
lentas, hora querem treinar, outra hora não. Com os meninos acontece algo semelhante, mas no geral eles acabam treinando, mas emburrados,
não rendem direito. Ambos os sexos parecem que estão "no mundo da Lua"...

Ok, já tive essa idade e sei que é uma fase de mudanças corporais, principalmente para as meninas, e dúvidas e sonhos para ambos.

Mas mesmo assim, pergunto aos colegas: há alguma forma de estimular esses adolescentes a treinarem com vontade, de quererem estar
dentro do tatame, mas não por obrigação ou alguma imposição dos pais, mas por prazer?

Desde já agradeço as respostas.

Abraços
Imagem

Avatar do usuário
The Answer
Mensagens: 627
Registrado em: 02 Jul 2014 18:39
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por The Answer » 27 Jan 2015 14:27

Filipe escreveu:Competição interna, tenta criar um clima de rivalidade entre as pessoas com o nível parecido. Geralmente funciona.

Sou apenas um branca, mas, eu vi que isso na academia funciona demais, tipo nem é criar clima, mas, sempre ter aquele "treino" que mede seu nível o meu era com um cara mais leve só que alguns meses a mais de treino, eu dormia e acordava pensando como passar a guarda dele, faltava na escola para poder dar um terceiro treino no dia, era otimo e sempre levava carro.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por RicardoBJJ » 28 Jan 2015 09:45

Tem um componente aí nem sempre fica claro para nós, que amamos o jiu jitsu e somos maduros o suficiente para não dar bola para o que os outros dizem: a aceitação por parte dos que os rodeiam, os círculos de amizade.

Os meninos devem sempre ouvir dos colegas que não praticam frases clichês como "ah, mas você luta jiu jitsu, fica se agarrando com homem suado, sai fora".

Já com as meninas, o receio deve ser o de ser taxada de "joãozinho", ou coisa parecida.

Esse tipo de coisa inibe a garotada, se não forem bem orientados a não dar bola pra esse tipo coisa, certeza que desanimam.
Imagem

Avatar do usuário
frankshamrock
Mensagens: 939
Registrado em: 20 Out 2014 07:54

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por frankshamrock » 28 Jan 2015 10:30

é que a molecada hoje tem muita coisa para fazer...o tempo passa rápido

no nosso tempo, ficávamos jogando taco na rua e jogando bola na quadra...hoje é tudo virtual e mais rapido

Avatar do usuário
penaBJJ
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Out 2014 14:16
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por penaBJJ » 28 Jan 2015 16:10

Por enquanto, passando para agradecer as respostas. Uns amigos de outra academia colocaram no tatame um ursao de pelucia com quimono. A criançada esta adorando.
Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por Gardenal_JJ » 28 Jan 2015 16:42

Inscreve eles em competições, vc vai ver cm eles vao se sentir melhor caso se destaquem.

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1826
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por viniciusfs » 28 Jan 2015 22:46

Talvez você seja meio viado mas não tem nada a ver com as competições. :D
Imagem

Avatar do usuário
PortugaBJJ
Mensagens: 294
Registrado em: 25 Jul 2014 11:56
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por PortugaBJJ » 29 Jan 2015 10:48

Colocar crianças e adolescentes em competição deve ter um preparo "psicológico"...

Todos nós já assistimos a dois casos:

Chegam no campeonato e lutão super bem, aí ficam a achar-se os maiores e não treinam com o mesmo afinco...

Perdem e dizem que não querem treinar mais...

em relação ás crianças na nossa equipe kids fazemos uma "eleição" do faixa preta da semana... que ganha o direito de tirar uma foto de faixa preta na cintura... a mulecada corre atrás desse momento...

Motivamos a nossas crianças a serem faixas pretas dentro e fora do tatame... qd mudam de faixa a faixa anterior e dada ao responsável (pai/mãe)... que a guarda e pode fazer o aluno usa-la num treino caso o aluno quebre algum dos compromissos feitos no "compromisso de graduação"

espero ter ajudado
Imagem

Avatar do usuário
penaBJJ
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Out 2014 14:16
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por penaBJJ » 29 Jan 2015 14:13

Excelente ideia essa da faixa preta hein...
Imagem

Avatar do usuário
penaBJJ
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Out 2014 14:16
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por penaBJJ » 29 Jan 2015 14:13

E compromisso de graduaçao...
Imagem

Avatar do usuário
PortugaBJJ
Mensagens: 294
Registrado em: 25 Jul 2014 11:56
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por PortugaBJJ » 29 Jan 2015 16:05

Os compromissos de graduação teem coisas simples como:

Vou arrumar o meu quarto sempre que me pedirem.
tomo banho e escovo os dentes sem resmungar.
trato colegas e professores na escola com respeito...

antes de cada graduação os alunos levam estes compromissos diferentes por cada faixa... e assinam junto com os pais...

se os país n autorizarem eles não graduam...

Pq mais do que formar competidores... queremos formar cidadãos...
Imagem

Avatar do usuário
penaBJJ
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Out 2014 14:16
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por penaBJJ » 31 Jan 2015 20:15

Oss. É isso mesmo, antes formar cidadãos.
Imagem

Online
Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por NOGI » 04 Fev 2015 23:32

Teve uma reportagem no fantástico a algum tempo atrás sobre esse problema.As crianças e adolescentes não estavam querendo fazer esportes mas como se preocupavam muito com a aparência física a solução foi comprar aparelhos de musculação nas escolas.
Imagem

Avatar do usuário
penaBJJ
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Out 2014 14:16
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por penaBJJ » 16 Fev 2015 18:27

Fiz o seguinte termo de graduação. Envio para que se outros colegas precisarem, já terão um "norte". Abçs e muito obrigado pela dica. Excelente!

#######################
Termo de Compromisso de Graduação
(fixar este termo em local visível em casa e trazer assinado no dia da graduação)

Eu, o(a) aluno(a) ________________________________________________________, me comprometo através deste termo que segui corretamente os itens abaixo para que eu possa participar da graduação em nossa equipe. Também tenho consciência de que estou sendo exemplo de boa criança/adolescente para as demais pessoas da minha família e de todo lugar que frequento.

Os termos que deverão ser cumpridos para se graduar são:

- Agradecer todo dia a Deus (Papai do céu) pela minha vida, pela vida dos meus pais, familiares, professores, amigos e todas as demais pessoas do nosso mundo.
- Respeitar os mais velhos, pais, familiares, professores e todas as demais pessoas.
- Em casa: desligar as luzes, economizar água, ser rápido no banho (mas tomar banho corretamente), fechar torneiras, escovar os dentes três vezes ao dia (no mínimo), manter seu quarto organizado (e demais cômodos da casa), ser educado e ajudar os pais e demais familiares.
- Se alimentar corretamente todos os dias (café da manhã, almoço e jantar) e não reclamar ou fazer “cara feia” para comer.
- Tratar os professores, funcionários e colegas da escola com respeito. Fazer as lições em sala de aula, de casa e os trabalhos escolares.
- Trabalhar em equipe e ter espírito de cooperação(ajudar os outros), tanto em casa, na escola, na rua e no tatame.
- Não faltar aos treinos.
- Cuidar dos animais com carinho e respeito.
- Seguir os seguintes itens para viver melhor, tanto em casa, como no tatame e na sociedade: Sujou? Limpe. Abriu? Feche. Acendeu? Apague. Ligou? Desligue. Desarrumou? Arrume. Para usar o que não lhe pertença? Peça licença. Pegou emprestado? Devolva. Está usando algo? Trate-o com carinho. Está fazendo algo? Faça com atenção. Faça bem feito.
- Anotar suas tarefas.

Eu, aluno, sei das obrigações que assumi e também sei que se eu não as respeitá-las não poderei ser graduado desta vez.

Também sei que, se eu for graduado e após a graduação eu não continuar cumprindo com as minhas obrigações, se houve troca de faixa (e não só graus na faixa), meus pais ou responsáveis terão a plena liberdade de fazer com que eu vá treinar com a minha faixa antiga, simbolizando assim minha desobediência com os pontos deste termo.

Eu aluno e meus pais/responsáveis estamos de acordo que eu cumpri todas as minhas obrigações e poderei ser graduado.
Imagem

Adriano Melo
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Fev 2015 10:55
Contato:

Re: Estimular o treino de crianças e adolescentes

Mensagem por Adriano Melo » 17 Fev 2015 11:16

Eu tenho um grande problema com alunos crianças. Como dou aula em uma academia de musculação, vira e mexe aparece lá uma criança querendo fazer uma aula junto com os adultos. Como o tatame não é muito grande tenho que me virar pra colocar eles para fazer aquecimento, rolamentos e movimentos cognitivos juntos. Tenho que parar a aula toda pra tentar fazer sair uma simples cambalhota que as vezes leva um baita tempo e acaba travando o treino de todos.
Sei que o aprendizado de crianças é mais lento, mas confesso que é FODA falar "agacha" e o bicho deita, "levanta" e ele fica lá deitado olhando pra sua cara. Se falar "quadril", "bíceps", "posterior", "flexionar" ou qualquer palavra menos básica eles não entendem nada.

Agora no caso do amigo aí do tópico, eu realmente não tenho problema com adolescentes. Eu uso a velha tática (que não deixa de ser verdade) que o treino ali é para guerreiros e tento estimular essa parte vencedora dentro de cada um. Claro que não é garantia de sucesso e as vezes eles fazem um corpo mole foda, mas fazer o que? Já com mulheres eu tb tenho um bloqueio mas prefiro não comentar...
Imagem
TEAM CONDE ASSOCIATION

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 72 visitantes