Empresário leva gravata, é expulso de banco e acusa Caixa de racismo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Dejavu
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por Dejavu » 26 Fev 2019 22:20

SALVADOR
O microempresário Crispim Terral, 34, foi imobilizado por policiais militares da Bahia e retirado à força de uma agência da Caixa Econômica, em Salvador.

O caso aconteceu na última terça-feira (19), quando foi a uma agência da Caixa no centro da capital baiana para resolver uma pendência acompanhado de sua filha, de 15 anos.

Ele afirma ter sido tratado com indiferença pelos funcionários do banco e que ficou por mais de quatro horas sentado na mesa do gerente da sua conta aguardando para ser atendido.

Depois da espera, ele dirigiu-se ao gerente-geral da agência para questionar a falta de atendimento. O gerente, contudo, acionou a polícia para retirá-lo à força do banco.

Ele afirma que os policiais o trataram educadamente e convidaram ele e o gerente a resolver o problema na delegacia. O gerente, contudo, teria se recusado a acompanhar os policiais.

Em um vídeo gravado pela filha de Crispim, já na presença dos policiais, o gerente do banco afirma que só iria à delegacia se o cliente fosse algemado e que não negociaria “com esse tipo de gente”.

Os policiais, então, imobilizaram Crispim com uma “gravata” —golpe no qual a pessoa é imobilizada pelo pescoço— e o levaram para fora da agência bancária.

Em uma postagem em uma rede social, Crispim criticou a atitude do banco e dos policiais. Disse que foi tratado de forma ríspida e alvo de preconceito racial.

“Em nenhum momento eu fui mal-educado, grosseiro ou deselegante dentro daquela a agência bancária, mas fui tratado como um bandido”, disse Crispim.

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que repudia atitudes racistas e que “até o momento, não foi identificada, por parte de nenhum dos seus empregados ou colaboradores, qualquer atitude de cunho discriminatório”.

O microempresário Crispim Terral, 34, foi imobilizado por policiais militares da Bahia

A Polícia Militar da Bahia afirmou que “houve necessidade de empregar força desproporcional” porque o empresário se recusou a sair do banco.

“Os policiais relataram que o cidadão começou a se exaltar e dizer que não sairia da agência sem ter a sua demanda atendida, contrariando a recomendação das autoridades que intervieram no conflito”, informou a nota.

A PM ainda informou que será instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias da intervenção policial.

O empresário registrou uma queixa na Corregedoria da Polícia Militar da Bahia.

phpBB [video]

Carrapeta
Contato:

Re: Empresário leva gravata, é expulso de banco e acusa Caixa de racismo

Mensagem por Carrapeta » 26 Fev 2019 22:48

Q cena feia essa. O cara me pareceu calmo e se foi assim, não merecia levar um golpe desses q além de ser humilhante, traumatizou a filha dele.

Agora, o vídeo é parcial. A gente não sabe oq aconteceu antes entre ele e o gerente, q tava putasso. Algum bate boca houve pra o gerente tá daquele jeito.

Vendo só por esse vídeo, claramente teve excesso por parte da polícia e a situação foi como falei, humilhante mesmo.

babul86

Mensagem por babul86 » 26 Fev 2019 23:11

Trecho selecionado pra parecer que foi racismo, não mostrou o antes que foi gravado também, malandragem de quem postou o vídeo.

Dejavu
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por Dejavu » 26 Fev 2019 23:19

Pelo vídeo não da para verificar se houve racismo ou não, apenas há alegação do cara que existiu, mas que houve excesso dos policiais tá bem claro.

O uso de algemas é excepcional, somente se houver resistência, risco de fuga ou a integridade física, e ao que parece no vídeo, o cara tava colaborando e o gerente do banco que falou que só ia para delegacia se ele fosse algemado. Caso claro de abuso de autoridade na minha visão, mas com relação ao racismo, só apurando o ocorrido mesmo, ouvindo testemunhas que pudessem ter presenciado o fato para afirmar alguma coisa.

federer
Contato:

Mensagem por federer » 26 Fev 2019 23:28

Porra a pessoa ser racista na Bahia é um caso a ser estudado.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 26 Fev 2019 23:38

PQP! Policiais totalmente despreparados, dar uma gravata no cara que claramente não estava alterado, na frente da filha menor, correndo o risco de o lesionar. PQP! É revoltante!

Um tempo atrás, fui no Bradesco tentar encerrar uma conta e fui tratado com tanto descaso e falta de preparo pelo gerente, que sinceramente tive que me controlar pra não agredir o cara.

Espero que o cidadão consiga uma boa indenização desse banco lixo, processe os gerentes e os PMs pelos danos morais.

Não dá mais pro cidadão ser tratado como otário, não.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 26 Fev 2019 23:42

Dejavu escreveu:
26 Fev 2019 23:19
Pelo vídeo não da para verificar se houve racismo ou não, apenas há alegação do cara que existiu, mas que houve excesso dos policiais tá bem claro.

O uso de algemas é excepcional, somente se houver resistência, risco de fuga ou a integridade física, e ao que parece no vídeo, o cara tava colaborando e o gerente do banco que falou que só ia para delegacia se ele fosse algemado. Caso claro de abuso de autoridade na minha visão, mas com relação ao racismo, só apurando o ocorrido mesmo, ouvindo testemunhas que pudessem ter presenciado o fato para afirmar alguma coisa.
Pra mim, o mais imperdoável não é nem o racismo (caso tenha ocorrido, pq não ouvi nada no vídeo), mas a agressão injusta e perigosa NA FRENTE DA FILHA do cara. É uma humilhação muito grande.

Torcendo pra que dê uma merda muito grande pros PMs e pro gerente.

Dejavu
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por Dejavu » 26 Fev 2019 23:51

Violence escreveu:
26 Fev 2019 23:42
Pra mim, o mais imperdoável não é nem o racismo (caso tenha ocorrido, pq não ouvi nada no vídeo), mas a agressão injusta e perigosa NA FRENTE DA FILHA do cara. É uma humilhação muito grande.

Torcendo pra que dê uma merda muito grande pros PMs e pro gerente.
Concordo.

Mas o racismo tem que ser apurado também, só olhar as câmeras e verificar se o que o cara narrou bate com as imagens e ver quem tem razão na história.

Entretanto, independente de qualquer coisa, totalmente desproporcional a atitude dos policiais e também do gerente que praticamente impôs que o cara fosse algemado, como se ele fosse alguma autoridade que pudesse determinar isso.

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 27 Fev 2019 04:56

Vídeo cortado, não dá pra saber o que o cara fez.

Agora escroto é um gerente de banco praticamente dar ordem a Pm, dizendo que só sai de lá com o cidadão algemado, nunca tinha visto isso na vida.

Enfim, que a situação seja apurada, ficar opinando demais sem ter acompanhado o ocorrido pode ser injusto.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 27 Fev 2019 06:22

Aquiles escreveu:
27 Fev 2019 04:56
Vídeo cortado, não dá pra saber o que o cara fez.

Agora escroto é um gerente de banco praticamente dar ordem a Pm, dizendo que só sai de lá com o cidadão algemado, nunca tinha visto isso na vida.

Enfim, que a situação seja apurada, ficar opinando demais sem ter acompanhado o ocorrido pode ser injusto.
Acho que mais bizarro é o policial acatar a ordem do cara. É capaz do cara puto da vida por ter esperado um mundo p ser atendido tenha proferido uma ofensa. E foi aí que o gerente cresceu.

Vccpercebe a arrogância do gerente lixo pela forma como fala essa gente etc e da ordem ao policial. Acho que se fossem dois caras com cara de rico um deles não teria tomado a gravata.

Cara. Mt despreparo do policial. Se o cara quer fazer o registro da ocorrência sob determinada condição, então nao faça o registro. Se o policial está conduzindo ele diz quem vai algemado ou não.

Outra coisa. Algema serve p humilhar alguém? Pq essa é a intenção do gerente. Estranho. Pensei que tivesse umanfinalidade mais útil.

MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por MãoDeMacaco » 27 Fev 2019 08:09

Caixa é de longe o pior banco quando o assunto é atendimento.

Sobre o vídeo, por mais que o cara possa ter ficado puto com o gerente, nada justifica o coroné ali dando ordem pra pm.

Pelo jeito não houve racismo explícito, não por parte da pm, já que um dos policiais era negro, mas o que ocorreu só ocorreu porque ele é pobre, não sei até que ponto ser branco em um caso desse influenciaria.

bentao
Contato:

Mensagem por bentao » 27 Fev 2019 08:15

Engraçado que a maioria dos PM se mostram machões contra pessoas "comuns", pode reparar que em casos assim, gostam de mostrar a força.

Falo da PM msm, 90% da PM so atende casos de família e problemas desse nível. Devem cagar de medo de pegar bandido msm..

Atitude desproporcional do Policial, não acredito que esse cara tenha mostrando tanto perigo ao gerente com a filha do lado pra ter um reação dessa maneira contra ele.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 27 Fev 2019 08:27

bentao escreveu:
27 Fev 2019 08:15
Engraçado que a maioria dos PM se mostram machões contra pessoas "comuns", pode reparar que em casos assim, gostam de mostrar a força.

Falo da PM msm, 90% da PM so atende casos de família e problemas desse nível. Devem cagar de medo de pegar bandido msm..

Atitude desproporcional do Policial, não acredito que esse cara tenha mostrando tanto perigo ao gerente com a filha do lado pra ter um reação dessa maneira contra ele.
Verdade, talvez ele tenha se exacerbado antes pelo desrespeito do banco. Ainda mais uma caixa econômica. Se num Itaú da vida vc já corre o risco de ser zombado, imagina na caixa que os caras tem uma certa estabilidade.

Mas o que importa é que no momento que o cara da a gravata o Manolo estava bem tranquilo. Ou seja, respeitando a autoridade do policial.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 27 Fev 2019 09:19

A situação me pareceu bastante evidente: no momento filmado, o cidadão não está apresentando ou sequer esboçando qualquer atitude violenta que pudesse justificar o ato do policial. Portanto, fica claro o excesso por parte da autoridade, independentemente de qualquer trecho anterior suprimido, pois uma conduta mais truculenta só se faria coesa em resposta ao tempo da violência ou à evidente eminência desta. O agente que aplicou o golpe se mostrou totalmente despreparado, covarde e deve ser sim devidamente responsabilizado, bem como, ao meu ver, o banco, pelo despreparo do seu agente ao lidar com uma situação que poderia ser resolvida de maneira muito mais branda e discreta, por mais inconveniente que possa ter sido, num primeiro momento, a abordagem de um cliente insatisfeito, afinal, trata-se de algo não só previsível como até corriqueiro em se tratando de atendimento bancário, vale dizer, muitas e muitas vezes um injustificável teste de paciência para com o consumidor. Já com relação a hipótese de racismo, é algo a ser apurado com mais cautela.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 27 Fev 2019 09:30

Esperando os puliça do fórum para defenderem esses marginais. Cena lamentável e revoltante.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Responder