Dúvida sobre telhado de madeira

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Dúvida sobre telhado de madeira

Mensagem por UrubuThai » 18 Out 2017 12:55

Estou fazendo um telhado de madeira, porém não quero colunas no meio, quero trabalhar com vão livre de 9 metros de largura por 6 de comprimento.

Fiz uma cotação em uma madereira, e me informaram que o tamanho máximo de um pranchão é de 9 metros de comprimento, extamente a medida total que eu tenho.

As medidas do pranchão seriam 10x40x9..

A minha pergunta é, será que essas pranchas suportam o peso de um telhado nessas medidas? Lembrando que quero trabalhar com o vão livre.
"Eu não tenho nada contra ele, mas quero que ele se foda" - Prior, Felipe

Contra perseguição, Biel campeão :punk:

Currador do Futuro
Contato:

Re: Dúvida sobre telhado de madeira

Mensagem por Currador do Futuro » 18 Out 2017 13:15

Depende do tipo de estrutura da construção. Se a parte mais alta do telhado for no meio (pranchoes se encontrando na parte mais alta, tipo /\, e as colunas forem grossas e profundas (é telhado de cerâmica?) pode ser que aguente. Se for uma queda, ai não sei... O meu tem 4m
:offtopic:

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 18 Out 2017 13:23

Currador do Futuro escreveu:
18 Out 2017 13:15
Depende do tipo de estrutura da construção. Se a parte mais alta do telhado for no meio (pranchoes se encontrando na parte mais alta, tipo /\, e as colunas forem grossas e profundas (é telhado de cerâmica?) pode ser que aguente. Se for uma queda, ai não sei... O meu tem 4m
Vai ser uma queda só, a parte mais alta vai sair da fachada da casa, parecido com essa imagem, porém o telhado vai cobrir toda a laje, tanto na largura quanto no comprimento.

As telhas vão ser de barro, dessas tipo portuguesa.

Imagem

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 18 Out 2017 13:57

Mais um adendo, segundo a madeireira, cada Pranchão pesa em torno de 300 quilos.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 18 Out 2017 14:54

Eu não entendo muito de construção, to só dando pitaco de intrometido, mas eu não sei se ficaria muito bom

Vc quer usar quantas pranchas?

Se fosse 9 de comprimento seria mais fácil, vc atravessaria uma prancha na ponta, duas no meio e uma no fundo.

Mas 6 de comprimento por 9 de largura acho meio complicado

Um engenheiro vai te ajudar melhor
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 18 Out 2017 15:10

Leeo escreveu:
18 Out 2017 14:54
Eu não entendo muito de construção, to só dando pitaco de intrometido, mas eu não sei se ficaria muito bom

Vc quer usar quantas pranchas?

Se fosse 9 de comprimento seria mais fácil, vc atravessaria uma prancha na ponta, duas no meio e uma no fundo.

Mas 6 de comprimento por 9 de largura acho meio complicado

Um engenheiro vai te ajudar melhor
Eu tenho um telhado nos fundos da minha casa, ele esta nos mesmos moldes desse que eu quero fazer, porém as medidas são menores, ele tem 6 metros de largura por 5 de comprimento. Nesse eu usei duas pranchas de 8x30x7,5 , ficou muito bom.

Nesse novo telhado eu quero fazer algo semelhante, duas pranchas, sendo uma no meio e outra na frente, o telhado sairia acompanhando o telhado da minha casa (apoiaria os caibros na laje de casa).

Achei uma foto melhor, seria exatamente assim, porém sem essa viga no meio da área.

Imagem

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 18 Out 2017 15:17

Pois eh... caso pouco usual, aconselho a consulta a um engenheiro q entenda de cálculo estrutural pra te dar uma ajuda.

Pense que o custo com o material vai ser grande e em caso de falha, além do preju financeiro, talvez tenha que lidar com perda de vidas/acidentes graves de entes queridos.

Acredito sinceramente que não vale a pena se basear em "pitacos" quando se encaixa nessas condições.

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 18 Out 2017 16:20

Snickt escreveu:
18 Out 2017 15:17
Pois eh... caso pouco usual, aconselho a consulta a um engenheiro q entenda de cálculo estrutural pra te dar uma ajuda.

Pense que o custo com o material vai ser grande e em caso de falha, além do preju financeiro, talvez tenha que lidar com perda de vidas/acidentes graves de entes queridos.

Acredito sinceramente que não vale a pena se basear em "pitacos" quando se encaixa nessas condições.

Na verdade estou aqui para pegar um pouco da experiencia de quem já fez ou até mesmo de algum profissional que frequente o fórum.

Não vou fazer nada antes de consultar um profissional. Como já fiz trabalhos desse tipo aqui em casa, acabei me interessando um pouco no assunto.

E em relação a custos, já estou bem ciente, cada prancha dessa custa em média 1900,00 (Camaru) . É claro que existe tipos de madeira mais em conta, porém nesse valor é a mais resistente.

sawadee-krap
Contato:

Mensagem por sawadee-krap » 19 Out 2017 12:54

Aqui no fórum tem um cara que manja demais disso, Abnerjj. Cara faz estruturas pra pontes e o caraio, pode te dar umas dicas.

edit: agora que lembrei, acho que ele foi banido do fórum. Uma pena, com certeza ia dar uns toques.

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 19 Out 2017 13:12

sawadee-krap escreveu:
19 Out 2017 12:54
Aqui no fórum tem um cara que manja demais disso, Abnerjj. Cara faz estruturas pra pontes e o caraio, pode te dar umas dicas.

edit: agora que lembrei, acho que ele foi banido do fórum. Uma pena, com certeza ia dar uns toques.
Valeu pela dica, pelo que eu vi ele foi só suspenso, deve voltar no inicio de novembro.

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 19 Out 2017 21:52

Alguém sabe postar fotos direto do cell?
Posso te ajudar mas o problema eh com as medidas pois aqui nos EUA eh tudo diferente

Telhado aqui eh tudo de madeira, madeira aguenta bastante peso, mas tem q ser feito direito.

Minha companhia faz estrutura de madeira, o famoso "Wood frame"

Mas fazemos tudo baseado em planos estruturais, e arquiteturais.

Claro fazemos sem planos tbm mas tudo conforme a "lei"
Esse telhado seu Eh longo 9 metros da 29' 6" (+-).
Vc poderia falar mais das dimensões da madeira, quanto de largura quanto de espessura... tipo de madeira, tudo isso influencia muito

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 20 Out 2017 11:01

tjeua escreveu:
19 Out 2017 21:52
Alguém sabe postar fotos direto do cell?
Posso te ajudar mas o problema eh com as medidas pois aqui nos EUA eh tudo diferente

Telhado aqui eh tudo de madeira, madeira aguenta bastante peso, mas tem q ser feito direito.

Minha companhia faz estrutura de madeira, o famoso "Wood frame"

Mas fazemos tudo baseado em planos estruturais, e arquiteturais.

Claro fazemos sem planos tbm mas tudo conforme a "lei"
Esse telhado seu Eh longo 9 metros da 29' 6" (+-).
Vc poderia falar mais das dimensões da madeira, quanto de largura quanto de espessura... tipo de madeira, tudo isso influencia muito

Fala Brother Tjeua

Eu fui em uma madeireira, e eles me indicaram Cumaru, primeiro por ser mais resistente que a Garapeira e o Cambará, segundo que é mais fácil achar nessa medidas, me indicaram um pranchão de (10 cm de largura x 40 cm de altura x 9 metros de comprimento) , com duas peças dessa, aguentaria tranquilamente.

O único problema é o valor, cada prancha nessas medidas sai em torno de 1800 reais, e demora cerca de 50 dias para chegar.

Para postar fotos do Cell, é só usar as tags Imagem. Abre a foto em uma nova guia, copia a URL e coloca dentro da tag

abrs

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 20 Out 2017 21:23

UrubuThai escreveu:
20 Out 2017 11:01
Fala Brother Tjeua

Eu fui em uma madeireira, e eles me indicaram Cumaru, primeiro por ser mais resistente que a Garapeira e o Cambará, segundo que é mais fácil achar nessa medidas, me indicaram um pranchão de (10 cm de largura x 40 cm de altura x 9 metros de comprimento) , com duas peças dessa, aguentaria tranquilamente.

O único problema é o valor, cada prancha nessas medidas sai em torno de 1800 reais, e demora cerca de 50 dias para chegar.

Para postar fotos do Cell, é só usar as tags Imagem. Abre a foto em uma nova guia, copia a URL e coloca dentro da tag

abrs
Amigo irei tentar postar algumas fotos que tenho no meu cell online e postarei aqui

10 cm por 40cm em inchas da 4"x16"
Isso eh uma baita viga (beam)

ainda mais com 2

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 20 Out 2017 22:42

tjeua escreveu:
20 Out 2017 21:23
Amigo irei tentar postar algumas fotos que tenho no meu cell online e postarei aqui

10 cm por 40cm em inchas da 4"x16"
Isso eh uma baita viga (beam)

ainda mais com 2
Pois é, eu não tenho muita dúvida de que vai aguentar.

Eu tenho uma estrutura parecida, as medidas são 8x30x7,5

Depois posto umas fotos.

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 20 Out 2017 23:07

Tem muita gente usando estruturas metálicas ao invés de madeira, por questão de preço, durabilidade e até pela pegada ecológica, pois muitas vezes está madeira pode ser proveniente de desmatamento ilegal.

O ideal é ver com um engenheiro ou carpinteiro experiente que eles podem te aconselhar melhor.

Responder