Especulação Imobiliária

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Plotter
Mensagens: 1058
Registrado em: 15 Out 2014 03:22

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por Plotter » 28 Abr 2015 02:45

UP


Ontem saiu a noticia que a caixa reduziu o percentual maximo de financiamento dos imoveis usados de 90% para 80%, e em seguida decidiu reduzir para apenas 50% do valor total a se financiar.

A questao que fica eh a seguinte:

Os bancos privados devem seguir essa mesma postura da CEF??

Avatar do usuário
sewaa
Mensagens: 909
Registrado em: 12 Out 2014 17:07
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por sewaa » 28 Abr 2015 05:05

Inadimplencia está comendo solta nos bancos. Então diria que o mais provável é que todos sigam. Devem tentar preservar o mercado de novos e olhe lá.

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por TuPeT » 28 Abr 2015 07:53

Eu quero é ver o oco.

Isso aí tava anunciado faz tempo, consegui vender o meu imóvel por um ótimo preço e agora estou na fase final do negócio.

Tive que voltar ao Rio e me assustei com o tanto de placa VENDE/ALUGA na rua onde morava, em frente ao Complexo Olímpico no RJ. Oferta demais, muito investidor que apostou em valorização enorme (quem comprou há alguns anos e vendeu até uns meses atrás, conseguiu bons lucros) se desfazendo dos imóveis porque agora a coisa tá feia.

E tem gente que crê que a crise é passageira, e daqui a dois meses os valores voltam a subir. Ouvi de um corretor da região. hahaha

E vou sentar na grana e esperar o desespero bater, investir conservador e só esperar. Na minha opinião de bosta esse ano vai piorar muito ainda e no ano que vem nem se fala.

Ia construir uma casa em Bsb, mas mudei até de idéia e vou apostar no pessimismo. :lol:
“Go then, there are other worlds than these.”

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por Birita » 28 Abr 2015 10:46

Enfim, estava este ano fazendo um esforço hercúleo pra juntar uma grana final e, ano que vem, iria pegar um empréstimo imobiliário na CEF de uns 65% do valor do imóvel.

De noite li a fatídica notícia...fiquei lendo dezenas de análises até altas horas da madruga.

Hoje pela manhã passei numa CEF pra confirmar...imóveis pelo SFH de até 750 pratas financiamento de até 50%. Acima de 750, financiamento de até 40%.

O gerente me contou que muita gente está desesperada, com financiamento quase aprovado, já pago o ITBI...e tomaram essa rasteira! o cara me disse que eles receberam os memorandos ontem mesmo..

Enfim, algumas questões...qual a intenção? controle da inflação através da retirada de dinheiro do mercado+baixa no consumo? porque simplesmente NINGUÉM vai vender porra nenhuma aqui no RJ...quem tem 400 mangos pra dar de entrada? raros...

Quem tiver uma grana vai ter grandes oportunidades de negócios...na ZS o que não falta é imóvel com placa de venda há uma porrada de tempo...

Vou aguardar o ano que vem se desespero...vai que mudam as regras? o gerente disse que todos foram pegos de surpresa. Os bancos privados ainda não se manifestaram...

Foda, a classe média sempre se fode. A regra é clara...sempre sempre.

Avatar do usuário
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3398
Registrado em: 13 Jun 2014 20:44
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por NoFunAtAll » 28 Abr 2015 10:52

Eu andei vendo AP mês passado tbm. E decidi segurar pra mais um ano, apostando que a desaceleração da economia e a restrição ao crédito iam derrubar bem mais os preços.

Pelo visto apostei certo.
Imagem

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5637
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por RFAbdo » 28 Abr 2015 10:53

Assinei meu contrato dia 17/04. Escapei da última alta de juros e do corte no valor financiado.

Considerando os fatores que me levaram a querer ter meu bolhudo próprio, posso dizer que levei MUITA sorte.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por Birita » 28 Abr 2015 11:04

RFAbdo escreveu:Assinei meu contrato dia 17/04. Escapei da última alta de juros e do corte no valor financiado.

Considerando os fatores que me levaram a querer ter meu bolhudo próprio, posso dizer que levei MUITA sorte.

fico feliz por vc, sério

gorba
Mensagens: 655
Registrado em: 10 Out 2014 14:54
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por gorba » 28 Abr 2015 11:12

Birita escreveu:
Enfim, algumas questões...qual a intenção? controle da inflação através da retirada de dinheiro do mercado+baixa no consumo? porque simplesmente NINGUÉM vai vender porra nenhuma aqui no RJ...quem tem 400 mangos pra dar de entrada? raros...

Vou aguardar o ano que vem se desespero...vai que mudam as regras? o gerente disse que todos foram pegos de surpresa. Os bancos privados ainda não se manifestaram...

Foda, a classe média sempre se fode. A regra é clara...sempre sempre.
Pelo que li, o que aconteceu é que como subiu forte a taxa de juros a captação da poupança sofreu uma queda muito forte e a CEF, que usa esse tipo de recurso para alavancar os financiamentos, ficou de calça curta. Se realmente esse é o motivo, creio que os outros bancos vão seguir a mesma linha. Eu entendo que agora é INEVITÁVEL que os preços venham a cair, pq não dá mais para inflacionar até o teto o preço de qualquer boca de porco e achar que vale 1 milhão. Como vc disse, quero ver quem tem 400k na mão para dar uma entradinha em qualquer apê de 50m2.

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5637
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por RFAbdo » 28 Abr 2015 11:18

O que vocês acham que vai acontecer com os imóveis na planta ou em fase de conclusão que não se enquadram no MCMV? A princípio acho que os preços destes podem até subir, pois eles não são afetados pela nova medida e a procura deve aumentar, principalmente por parte de pessoas que tem alguma poupança + FGS e estão precisando comprar um imóvel.

melkor
Mensagens: 299
Registrado em: 16 Abr 2015 10:11
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por melkor » 28 Abr 2015 11:49

Assinei meu contrato na caixa, e pouco mais de 3 meses.
Peguei um apê de 165k, e juros nominais de 6,6% ao ano (~=6,9 reais).

Lendo esse tópico eu vi o tamanho da sorte que eu tirei néssaporra...

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por Birita » 28 Abr 2015 12:36

gorba escreveu:
Pelo que li, o que aconteceu é que como subiu forte a taxa de juros a captação da poupança sofreu uma queda muito forte e a CEF, que usa esse tipo de recurso para alavancar os financiamentos, ficou de calça curta. Se realmente esse é o motivo, creio que os outros bancos vão seguir a mesma linha. Eu entendo que agora é INEVITÁVEL que os preços venham a cair, pq não dá mais para inflacionar até o teto o preço de qualquer boca de porco e achar que vale 1 milhão. Como vc disse, quero ver quem tem 400k na mão para dar uma entradinha em qualquer apê de 50m2.
sim, creio que é algo misto, pois os financiamentos que se baseiam em recursos não oriundos da poupança também foram modificados...

em suma, to na merda.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por Birita » 28 Abr 2015 15:00

excelentes análises:

http://www.bolhaimobiliariabrasil.com/2 ... usados-ca/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por AEGIS » 28 Abr 2015 15:15

Amigos, concordo com várias das análises.

Agora, a minha contribuição é no sentido de chamar atenção ao lobby das empreiteras. Vejamos que os cortes estão sendo feitos APENAS nos imóveis USADOS, sem qq alteração no programa minha casa minha vida e imóveis novos, ou seja, empreendimentos de construtoras.

Está BOMBANDO de apê sendo entregue e as pessoas NÃO ESTÃO COMPRANDO. Aqui em CWB (finalmente caíram na realidade) os caras estão fazendo feirões e feirões e dando descontos e descontos. Tem apê de 330k sendo vendido por 230k já. Semana passada só dei uma passada nesses decorados e os corretores quase que se mataram de me ligar, só faltou estender tapete vermelho.

O que tem de empreendimento pronto porém sem vender tudo.. enfim.. começou. O mercado tá adaptando. Preços absurdos, acabou a festa... vai ter que baixar.

O que não dava era nego querer cobrar 400k em imóvel na pqp 20km do centro, periferia... isso com 30m2.

VSF (by jeff)

Agora é ter paciência, pois tenho uma boa entrada, então acho que vou conseguir comprar minha casinha em condomínio fechado (sem precisar morar a 40km do trampo e centro)
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Avatar do usuário
sewaa
Mensagens: 909
Registrado em: 12 Out 2014 17:07
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por sewaa » 28 Abr 2015 21:33

AEGIS,

Por mais que imóveis estejam encalhando em diversas regiões e os estoques estão altos. O caso MCMV é um pouco diferente.

Pois ainda tem uma grande demanda, especialmente a faixa de menor renda. E mesmo que não houvesse uma demanda tão grande, a construção civil emprega muita gente. E num ano como esse, com a liberação dos preços represados, a GF sem $$, falta de credibilidade ainda.

Se fosse parado o programa, o desemprego ia subir mais de ponto percentual, a busca do seguro desemprego iria também aumentar e a pressão popular ia explodir.

Querendo ou não faz mais sentido manter pelo menos esse ano o programa inalterado ou com pequenas correções e caso o GF retome a credibilidade e a economia de uma reagida, aí sim, faz sentido ir reduzindo.

Avatar do usuário
bicolor
Mensagens: 1240
Registrado em: 23 Out 2014 11:38
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por bicolor » 29 Abr 2015 01:22

Fudeu pra quem quer se mudar, ta foda vender a casa agora...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Germer, Hags, Kabeça Grande BJJ, Krusher, Porradeiro, The Walrus, thiago454, Twiki e 309 visitantes