-
Thanos (Infinity War) – Contra o Hulk (
Muscle-Bound), no começo da luta, quando o verdão solta um cruzado de esquerda, Thanos bloqueia/
parry, também com a esquerda, e lança um jab sutil que faz a cabeça do Hulk cair pra trás, e então ele lança um direto bem na garganta. Na luta contra o Reggie Johnson, o Roy Jones Jr. faz um movimento parecido, com a diferença de que ele lança um cruzado por sobre um jab de direita, que faz a cabeça do Johnson expor o lado direito do queixo, e atinge com um direto certeiro. Logo após esse movimento, Thanos faz uso magnifico de
side-stepping, mostrando que ele realmente sabe como boxear, e encaixa um gancho potente no fígado (um detalhe é que o Thanos é aparentemente canhoto, mas tá sempre trocando de base). Logo após o golpe no fígado, ele finta um jab de direita MUITO rápido, combina um gancho no queixo com um cruzado de direita no flanco esquerdo, bloqueia/
parry outro cruzado do Hulk e termina com o mesmo exato padrão que me levou a comparação com o Roy Jones Jr, e que parece ser uma preferência pessoal de estilo: um jab, dessa vez de direita, que projeta a cabeça do Hulk pra trás, um direto devastador, dessa vez no queixo, um ganchinho de direita no tronco, então ele põe o Hulk a um braço de distância (
rangefinding), lança um direto de direita completamente destruidor, coloca o Hulk em um clinch e finaliza com um joelho esmagador no crânio que o aniquila completamente (Dieselnoi teria ficado com inveja).
Lutadores de outras modalidades cujo boxe/trabalho de mãos/algum fundamento reciclado me agrada. Não necessariamente lutadores com um nível de boxe profissional (considerando que duas modalidades diferentes podem ter uso de algum fundamento semelhante, o que tão somente coincide e atesta eficiência dentro daquele padrão), mas que conseguem ressemblar algum brilho próprio da modalidade (ringcraft, quociente técnico/tático, só uso de mãos mesmos – as vezes nem isso – ou algo que de alguma forma me agrade por um sentimento compartilhado com o boxe).
KICKBOXING
-
Hari (
Behold My Mighty Right Hand)
-
Poatan
-
Petrosyan
-
Levin
-
Saki
-
Spong
-
Zambidis
-
Holzken
-
Verhoeven
-
Roosmalen
-
Hoost
- Pra quem acha que o Cro Cop é o lutador mais mortal da Croácia, e que as maiores surras do Hoost foram pro Bob Sapp, lhes apresento Branko Cikatić, o Sonny Liston do Kickboxing. Menos homem que abalo sísmico, o Muscle-Bound original, e um dos grandes inimigos das células cerebrais a já caminharem por um ringue.
MUAY THAI
-
Saenchai (Mr. Perfection Himself)
-
Lakhin Wassandasit
-
Sagat Petchyindee
-
Yokthai Sit Or
-
Samart Payakaroon
-
Rambaa Somdet (Genki Sudo e Naseem tiveram um filho na Tailândia – apesar de que ele é mais velho que os dois, mas o espirito é compartilhado, kkkkkk).
-
Yodsanklai Fairtex
-
Samson Issan
-
Karuhat Sor Supawan (um particularmente brilhante - um ponto é que, geralmente quando o cara é MUITO bom com o cotovelo, tende a ser bom com as mãos também).
-
Somluck/Somrak Khamsing – Detalhe pra esse, que recebeu uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 96 (em qual categoria? Na mesma que o Floyd Mayweather ganhou uma medalha de bronze).
PS: Pena qualquer registro de luta decente desses caras serem uma completa raridade (falo do material nativo mesmo, do que ocorreu na Tailândia), tem muita coisa deles que eu mesmo não vi, e creio o registro estar perdido para sempre. Um canal que eu achei pra conhecer muitos desses e vários outros (até do Kickboxing – mas esses nem contam, muito fácil de achar por qualquer meio) é o Rutracker (tinha outros russos também, mas de cabeça só lembro desse). Volta e outra lançavam uns packs sinistros, alguns com mais de MIL lutas, geral com qualidade merdosa, e vários com lutas que remontam dos anos 70 (Diesel, Vicharnnoi, Pudpadnoi, e os caralhos todos, até a porra do Apidej Sit Hrun – mas é como eu disse, o registro completo é material de lenda, o Santo Graal das Artes Marciais).