Mensagem
por Shin » 15 Nov 2014 09:53
Assim como uma estrela, grande ou pequena, e um planeta, a força de atração gravitacional é relativa à distância entre os dois objetos. Mesmo um buraco negro, que é a gravidade desvairada, pode ter objetos em sua órbita a uma distância segura.
A iluminação do buraco negro que leva luz aos planetas não é dele, já que por obvio, um buraco negro não emite luz alguma. A luz vem do disco de poeira e gás que o circunda em velocidades próximas às da luz. A quantidade de luz emitida por esse disco depende somente da massa do total de partículas que compõem o accreation disk ( esqueci o nome em português). Além disso existe o efeito da lente gravitacional que é criada pelo buraco negro, mas isso eu acho que não é suficiente para produzir tamanha quantidade de luz.
O que mais me chama a atenção no filme é a existência de planetas na órbita do buraco negro. Embora não seja impossível que eles existam de fato, é no mínimo curioso que eles estejam lá. Um buraco negro se forma a partir da morte de uma estrela supermassiva, milhares de vezes maior que o nosso Sol, e quando uma estrela dessas morre acontece a maior explosão do universo: a supernova. Planeta nenhum sobreviveria a uma supernova da sua estrela. Assim, se um planeta orbita um buraco negro, ou ele nasceu depois da morte da estrela, a partir dos dejetos da estrela morta; ou era um planeta solitário que se desprendeu da sua estrela de origem, ficou vagando congelado pelo espaço e foi então agarrado pelo campo gravitacional do buraco negro; ou é um planeta oriundo de uma estrela que foi engolida pelo buraco negro, mas essa última hipótese eu acredito que seja fisicamente a mais improvável de todas, já que imagino ser quase impossível que um planeta sobreviva à sucção da sua estrela por um buraco negro.
Enfim, o filme é fantástico, principalmente porque não exige suspensão de descrença pra ser assistido, como a maioria dos filmes do gênero. A física está toda lá e tudo o que acontece ali está de acordo com o que há de mais novo no mundo da física.
Filme fantástico. Vai ser um daqueles filmes cultuados por décadas, cujos detalhes da historia serão discutidos por muitos anos pelos mais aficcionados.