Assisti pouco mais da primeira hora da entrevista e achei muito interessante.TuPeT escreveu: ↑16 Jan 2018 16:17Vale demais a entrevista.
Ele dá uma idéia de como é o sistema atual do jiu-jitsu em quatro pontos - levar para o chão, passar das pernas, atingir posição de controle e partir para a finalização - e como em sua avaliação chaves de pé não se encaixam nesse molde. Por isso nunca foi levado a sério, ou era tido como coisa de grosso, porque era o recurso que se usava quando uma das etapas falhava.
Aí ele encontra com o Dean Lister ainda de marrom, que foi treinar no Renzo e teve um sucesso grande com chaves de perna. Aí ele fica perguntando porque investir nessas chaves, e o Lister fala algo que mudou toda a percepção dele: "Por que negligenciar 50% do corpo?".
Aí ele começa a analisar e moldar seu sistema e sub-sistemas de luta. Muito foda.
Aos 42 minutos ele começa uma análise do Gordon x Cyborg que tinha falado. O Joe Rogan parece juvenil com medo de responder errado o professor. hahahaha.
Detalhes que fazem uma diferença absurda e mostram como ele e a equipe é minuciosa demais. Foda. Um dos melhores podcasts que já vi do Rogan.
Esse noção de sistemas de jiu jitsu me intrigou bastante e pretendo refletir e me aprofundar no assunto.
Agora, a dúvida que eu tenho é se o sistema de domínio que ele desenvolveu baseado no controle das pernas é viável sob as regras da IBJJF, principalmente diante da proibição de se cruzar a perna.