Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Raul Nutti
Contato:

Re: Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Mensagem por Raul Nutti » 22 Out 2015 07:42

Vale lembrar que estatística é a arte de torturar números até que eles digam o que você quer.

Sabe porque faculdade pública tem o ensino melhor?
Porque os professores são, em grande maioria, ruins. Parece contraditório. Mas não é.

Um professor ruim, não explica, mas cobra, isso faz com que o aluno corra atrás e aprenda por conta, em monitorias e grupo de estudo. A postura do aluno fica diferente de um aluno de particular. O aluno de particular tem uma explicação mais clara, o que o deixa mais acomodado.
Essa postura que faz a diferença no mercado, de fazer os corres (VSF) e aprender na falha.

Estudo em particular, que fica ao lado, literalmente, de uma pública (quem conhece Joinville sabe, univille e udesc) e isso fica bem evidente.
Mas, de modo geral, aquele que quer aprender aprende, nivelamento e monitorias tão aí pra corrigir essa falha.
Eu tive de reprovar em algumas matérias pra aprender que, estudando direito, não importa em que instituição, eu posso aprender.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 22 Out 2015 07:43

Nile escreveu:
Concordo em parte , sim são as melhores ,mas o custo de cada aluno é absurdamente caro , a iniciativa privada conseguiria entregar o mesmo serviço com custo mto menores , se não me engano 80 % dos recursos da educação pública vão para manter as universidades , enquanto a educação de base fica com a menor porcentagem
Mtos dizem que a única coisa boa que Pinochet fez no chile foi entregar para a iniciativa privada as universidades , fazendo que o estado investa apenas em educação de base, dando condições para que todos tenha uma educação de qualidade e dispute as vagas do ensino superior em pé de igualdade , e como todos sabemos, o Chile dá um banho na América do Sul em educação e desenvolvimento
Eu não sou a favor de privatizar o ensino superior logo eu não concordo com a prática do Pinochet. Se todos conseguem pagar blz é uma maravilha, mas se tem uma população que não consegue ai não da. Aliás, mesmo que o Brasil fosse uma economia excelente, deveria se manter as públicas. Investimento na educação de base não é feito pois não da retorno, a verdade é que esses caras tão cagando pra população, sempre arrumam desculpas pra não fazer investimentos, mas dinheiro pra outras coisas de seus interesses sempre tem. Mas uma tática boa do Alckmin e essa galera é fechar escola, outros gostam de desviar dinheiro da merenda e por ai vai.

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 22 Out 2015 07:56

Raul Nutti escreveu:Vale lembrar que estatística é a arte de torturar números até que eles digam o que você quer.

Sabe porque faculdade pública tem o ensino melhor?
Porque os professores são, em grande maioria, ruins. Parece contraditório. Mas não é.

Um professor ruim, não explica, mas cobra, isso faz com que o aluno corra atrás e aprenda por conta, em monitorias e grupo de estudo. A postura do aluno fica diferente de um aluno de particular.
O aluno de particular tem uma explicação mais clara, o que o deixa mais acomodado.
Essa postura que faz a diferença no mercado, de fazer os corres (VSF) e aprender na falha.

Estudo em particular, que fica ao lado, literalmente, de uma pública (quem conhece Joinville sabe, univille e udesc) e isso fica bem evidente.
Mas, de modo geral, aquele que quer aprender aprende, nivelamento e monitorias tão aí pra corrigir essa falha.
Eu tive de reprovar em algumas matérias pra aprender que, estudando direito, não importa em que instituição, eu posso aprender.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
Exatamente. O ensino nas universidades públicas é, via de regra, ruim. 80% dos professores dão aula só porque são obrigados; e destes 80%, a metade relega totalmente suas disciplinas aos seus alunos de metrado/doutorado, que acabam conduzindo o processo todo.

"De ponta" nesta história mesmo, só os alunos, que impulsionados pela gratuidade e/ou pela sensação de que aquele diploma vai resolver/facilitar sua vida, se viram pra terminar o curso.

gorba
Contato:

Mensagem por gorba » 22 Out 2015 08:45

Na verdade, a universidade publica é melhor simplesmente pq ela seleciona melhor os alunos. Se ela fosse privada e fizesse a mesma seleção, seria a mesma coisa (ou provavelmente melhor). Eu estudei na Unicamp e hj trabalho na USP. Na época da graduação não tive nenhum professor que fosse fenomenal, na verdade a grande maioria vivia só de nome e de glorias do passado, e hj na USP é a mesma coisa. O governo entrega quase 5bi por ano para a USP, e sinceramente, alguem acha que esse valor é bem empregado e o retorno a sociedade é proporcional ao que é investido ? A ultima estimativa que li era de que o aluno custava em media quase 7k por mes. Isso é mensalidade de curso de medicina TOP na iniciativa privada.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 22 Out 2015 09:00

gorba escreveu:Na verdade, a universidade publica é melhor simplesmente pq ela seleciona melhor os alunos. Se ela fosse privada e fizesse a mesma seleção, seria a mesma coisa (ou provavelmente melhor). Eu estudei na Unicamp e hj trabalho na USP. Na época da graduação não tive nenhum professor que fosse fenomenal, na verdade a grande maioria vivia só de nome e de glorias do passado, e hj na USP é a mesma coisa. O governo entrega quase 5bi por ano para a USP, e sinceramente, alguem acha que esse valor é bem empregado e o retorno a sociedade é proporcional ao que é investido ? A ultima estimativa que li era de que o aluno custava em media quase 7k por mes. Isso é mensalidade de curso de medicina TOP na iniciativa privada.
This
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

ruud
Contato:

Mensagem por ruud » 22 Out 2015 09:30

concordo com vc guilherme. porém, as cotas não são politicas educacionais. não se coloca a questão da qualidade da educação ou qualquer outro parâmetro educacional quando o assunto é cotas.
o q a cotas faz, e seu papel é esse mesmo, é ampliar a integração social e levar a cultura miscigenada do do povo brasileiro a todo lugar.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 22 Out 2015 09:58

RFAbdo escreveu: Exatamente. O ensino nas universidades públicas é, via de regra, ruim. 80% dos professores dão aula só porque são obrigados; e destes 80%, a metade relega totalmente suas disciplinas aos seus alunos de metrado/doutorado, que acabam conduzindo o processo todo.

"De ponta" nesta história mesmo, só os alunos, que impulsionados pela gratuidade e/ou pela sensação de que aquele diploma vai resolver/facilitar sua vida, se viram pra terminar o curso.
Olha eu por conhecimento de causa posso dizer que o ensino pra mim esta sendo muito bom. Os alunos de doutorado e Mestrado participam, mas não conduzem o processo não. Mas se vcs consideram a publica ruim, imagina a porcaria que é uma privada. Há e cotistas e não cotistas das Publicas saindo-se melhor que seus concorrentes das privadas, muito ruim mesmo o ensino :rolleyes:

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 22 Out 2015 10:12

Templo Jiu Jitsu escreveu: Olha eu por conhecimento de causa posso dizer que o ensino pra mim esta sendo muito bom. Os alunos de doutorado e Mestrado participam, mas não conduzem o processo não. Mas se vcs consideram a publica ruim, imagina a porcaria que é uma privada. Há e cotistas e não cotistas das Publicas saindo-se melhor que seus concorrentes das privadas, muito ruim mesmo o ensino :rolleyes:
Legal, mano. A princípio, acredito que você seja exceção, mas fico na torcida para que o cenário das universidades públicas tenha mudado (ou esteja mudando), principalmente em relação à dedicação à docência por parte dos pesquisadores.

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 22 Out 2015 10:22

RFAbdo escreveu: Legal, mano. A princípio, acredito que você seja exceção, mas fico na torcida para que o cenário das universidades públicas tenha mudado (ou esteja mudando), principalmente em relação à dedicação à docência por parte dos pesquisadores.
Opa, tomara que eu não seja realmente a exceção kkkkkkkk
E tomara que melhore muito mais o ensino, quanto melhor for, melhor pros alunos
abraços!

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 22 Out 2015 11:47

Nos EUA, os atletas têm nutricionista, centro de treinamento ultra moderno, treinam mais de 10 horas por dia e ainda recebem um incentivo financeiro enorme do governo. Sem contar que iniciam no esporte ainda crianças.

Enquanto isso, um brasileiro trabalha desde cedo, não tem apoio algum do governo para ingressar no esporte e tem que dividir o seu tempo entre treinar, trabalhar e estudar. Sem contar que não possuem um CT sequer parecido com o dos EUA.

E aí? Quem merece mais ganhar uma medalha de ouro?? #CotasNasOlimpíadas
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 22 Out 2015 11:57

brunodsr escreveu:Nos EUA, os atletas têm nutricionista, centro de treinamento ultra moderno, treinam mais de 10 horas por dia e ainda recebem um incentivo financeiro enorme do governo. Sem contar que iniciam no esporte ainda crianças.

Enquanto isso, um brasileiro trabalha desde cedo, não tem apoio algum do governo para ingressar no esporte e tem que dividir o seu tempo entre treinar, trabalhar e estudar. Sem contar que não possuem um CT sequer parecido com o dos EUA.

E aí? Quem merece mais ganhar uma medalha de ouro?? #CotasNasOlimpíadas
Vc ta falando sério mesmo? Comparar a entrada de um aluno pobre que não tem um acesso de ensino publico de qualidade e tem que competir com um rico que só faz estudar em um colégio pago top pra entrar na universidade, com um atleta? A tara de vcs em o rico sempre se sobressair sobre o pobre é incrível, estamos falando de ensino, de universidade, de situações que fazem uma nação crescer, que o povo crescer. A legal que nas olimpíadas pode ter incentivo do governo (americano sempre pode), mas no ensino por exemplo não pode (ainda mais se for no Brasil).

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 22 Out 2015 12:18

VagabondMusashi escreveu:Tenho uma estoria triste pra contar aqui, que nao espero que va acrescentar muito por ser so evidencia anedotal, mas la vai:

Crescendo eu tive o privilegio de estudar numa excelente escola bilingue, de elite. Meus pais ralaram muito pra isso, e nos deram essa oportunidade magnifica. A empregada domestica que nos ajudava tinha uma filha 2 anos mais nova do que eu e pouco mais nova que meu irmao. Tinhamos idade similar mas ela ia para um colegio publico. A mae era analfabeta.

Pois bem, quando chegou a epoca do vestibular, tive a bencao de passar em publicidade numa federal e meu irmao em administracao numa federal e contabeis numa estadual, logo de cara. A menina que cresceu conosco e nao gostava de estudar nem ler, por causa de cotas, recebeu uma bolsa de estudos numa faculdade privada top pra estudar o que quisesse, por ter tirado uma nota decente no ENEM. Ela escolheu direito.

6 meses depois ela largou a faculdade. Nao gostava de estudar e naquela altura da vida nao conseguiria acompanhar o curso nem se quisesse, por jamais ter tido o desejo de ler. Note-se que em nossa casa havia centenas de livros que todos podiam ler, habito que toda a nossa familia cultivou e cultiva ate hoje. Ela jamais teve interesse. Gostava mesmo de sair com os amigos pra vadiar na rua.

Um dia ela roubou um par de oculos do meu irmao,um Ray Ban de uns 700 reais, foi pega e entao nao podia ir mais na nossa casa. Mesmo assim, meu pai se ofereceu para pagar um curso de tecnica em enfermagem para ela que estava sem eira nem beira, nao estudava nem trabalhava e so queria mesmo era fumar maconha com o namorado.

A garota foi pra duas aulas e depois nao foi mais. Nem avisou a meu pai que seguiu pagando. Resultado final? Hoje, 10 anos depois ela trabalha de............
empregada domestica.

Oportunidades chegam para todos, mais pra alguns do que pra outros sim, mas elas muitas vezes vem disfarcadas de TRABALHO DURO, ou ESTUDO, ou DESCONFORTO.

Veja o que aconteceu. Mesmo sem gostar de estudar, por causa da cota, ela conseguiu uma bolsa em uma boa faculdade de direito. Sem esforça, ela ganhou a vara de pesca, mas nunca na vida se interessou em aprender a pescar.

O sistema educacional de qualidade tem um filtro natural. Não é algo a ser acessado por todos. Eu e meu irmão tivemos a mesma educação. Eu, com muito esforço, entre em uma federal e fiz um doutorado depois. O meu irmão não concluiu o ensino médio. Ele conseguiu entrar no corpo de bombeiros em uma época onde era exigido apenas o ensino básico. Meu irmão sempre foi preguiçoso para estudar, mas passou nessa prova. Nessas horas eu imagino o nível dos outros candidatos. Hoje ele não poderia fazer o concurso, pois exigem o ensino médio.

Ytsejam
Contato:

Mensagem por Ytsejam » 22 Out 2015 12:21

Templo Jiu Jitsu escreveu: Vc ta falando sério mesmo? Comparar a entrada de um aluno pobre que não tem um acesso de ensino publico de qualidade e tem que competir com um rico que só faz estudar em um colégio pago top pra entrar na universidade, com um atleta? A tara de vcs em o rico sempre se sobressair sobre o pobre é incrível, estamos falando de ensino, de universidade, de situações que fazem uma nação crescer, que o povo crescer. A legal que nas olimpíadas pode ter incentivo do governo (americano sempre pode), mas no ensino por exemplo não pode (ainda mais se for no Brasil).

Incentivo do governo pra esporte? Que absurdo!

Se o atleta não tem como se manter, ele que desista do esporte e busque um emprego

/direitadoforum

ruud
Contato:

Mensagem por ruud » 22 Out 2015 12:26

Templo Jiu Jitsu escreveu: Vc ta falando sério mesmo? Comparar a entrada de um aluno pobre que não tem um acesso de ensino publico de qualidade e tem que competir com um rico que só faz estudar em um colégio pago top pra entrar na universidade, com um atleta? A tara de vcs em o rico sempre se sobressair sobre o pobre é incrível, estamos falando de ensino, de universidade, de situações que fazem uma nação crescer, que o povo crescer. A legal que nas olimpíadas pode ter incentivo do governo (americano sempre pode), mas no ensino por exemplo não pode (ainda mais se for no Brasil).
tem uma frase de 2010 do Paulo Ghiraldelli Jr q resume bem esse pensamento:
Não deveríamos estar debatendo sobre cotas. Afinal, já as usamos em tudo. Por exemplo, fizemos cotas de mulheres para partidos políticos e, com isso, diminuímos o preconceito contra a mulher na política. Por que agora há celeuma em uma questão similar? Ah! É que a cota racial mexe com os brios dos mais reacionários. No fundo, eles não querem mesmo é ver nenhum negro ou índio em espaços que reservaram para seus filhos.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 22 Out 2015 12:27

gorba escreveu:Na verdade, a universidade publica é melhor simplesmente pq ela seleciona melhor os alunos. Se ela fosse privada e fizesse a mesma seleção, seria a mesma coisa (ou provavelmente melhor). Eu estudei na Unicamp e hj trabalho na USP. Na época da graduação não tive nenhum professor que fosse fenomenal, na verdade a grande maioria vivia só de nome e de glorias do passado, e hj na USP é a mesma coisa. O governo entrega quase 5bi por ano para a USP, e sinceramente, alguem acha que esse valor é bem empregado e o retorno a sociedade é proporcional ao que é investido ? A ultima estimativa que li era de que o aluno custava em media quase 7k por mes. Isso é mensalidade de curso de medicina TOP na iniciativa privada.

Essa é a grande diferença entre a pública e a particular. Comecei como professor substituto na UFRGS em 1997. A nível dos alunos era elevado. Alguns davam uma resposta na prova melhor do que eu, como professor, responderia a questão que eu mesmo elaborei. Por outro lado, havia alunos que entravam por meio de transferência. Era visível a discrepância entre esses e os que entraram pelo vestibular tradicional.

Eu tive um aluno de uma tradicional família gaúcha, dona de uma marca de bebidas populares (Peter...). Eu corrigia as provas dele e o camarada mal sabia escrever. Juro que eu tenho dúvidas sobre como ele havia conseguido entrar na UFRGS.

O problema das particulares menos disputadas é que a maioria dos alunos não tem uma boa base. É visível quando um aluno com base vai estudar em uma faculdade de segunda linha. A diferença de qualidade das monografias, por exemplo, é gritante. Tenho alunos que vieram de federais porque trancaram a faculdade devido ao trabalho e, para terminar, acabaram pedindo transferência para uma particular. O pior é que no futuro eles correm o risco de sofrer discriminação no mercado de trabalho.

Responder