mottamoraesjj escreveu:ó pessoal...pra quem acredita que o cérebro grava melhor escrevendo. Vi no youtube um cara dizendo mais ou menos assim : que essa escrita com sua palavras ( anotações) são extremamente boas para que nos gravemos o conteúdo - pois trata-se de um estudo ativo.Porém as releituras dessas anotações não seriam muito úteis pq tornariam-se apenas estudo passivo.será pouco proveitoso. Então essa de ficar relendo caderno não seria tão bom assim . Ou vc vai sempre refazendo essas anotações e transformando (compactando) cada vez mais- seria um estudo ativo novamente- ou faça exercícios( tb estudo ativo).
Isso td eu deduzi, o cara só disse que a releitura de uma anotação não é efetivo.
Pra mim tem sentido.
Depende
A memória e um proc químico
Quanto mais ativo for, mais forte a memória se forma
Aí tbem entram outras variáveis
Emoção, envolver outros sentidos, escrita, imagem, audio....
Se vc faz uma anotação
A memória seria mais forte do que a simples leitura
Simplesmente reler, de fato e muito passivo, mas recupera a memória
O problema não e só reler
Mas sim quando vc vai reler
Se vc
Demorar muitos dias, aquela memória forte, fruto do estudo ativo, vai estar mais fraca
Dai só reler não seria bom
Não só pq a memória não voltaria a ficar tão forte quanto antes
Como tbem pq ela vai desaparecer mais rápido depois dessa revisão passiva
Porém, se vc fizer releitura na periodicidade certa, alta freqüência, e mais de 1 leitura por vez, até pq vc relê muito mais rápido do que rescreve, vc pode manter a
Memória forte
Além disso, após reler várias vezes a mesma anotação vários dias diferentes e essa anotação está personalizada, vc adquire a memória visual
Isso acontece muito com mapa mental
As vezes não lembro exatamente o conteúdo, mas sei a localização no mapa
Começo a lembrar do que está em volta, nas cores, alguns desenhos ... Lembro o início... Pronto, chego onde queria
Mas de fato
Achei interessante essa constatação
No início, para formar melhor a memória, seria interessante rescrever o resumo, com outras palavras, mais resumido, mais clareza...
Depois mantém por um tempo com releitura
Depois rescrever outra vez....
Vou testar
Põe o link do vídeo aí por favor
Abraço