Operadoras querem colocar limite na internet.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Kueka
Apoiador
Apoiador
Contato:

Re: Operadoras querem colocar limite na internet.

Mensagem por Kueka » 19 Abr 2016 13:08

Anônimo escreveu:Passei no concurso da Anatel em 2004, mas não assumi, pois teria que me mudar para Brasília. Conheço mais a parte econômica da regulação, mas posso afirmar que a Anatel não está errada nessa situação, ainda que depois do PT, a sua gestão, assim como a de outras agências, tenha se pautado pela indicação de pessoas pouco preparadas para assumir os cargos de direção. Nem vou falar da captura, algo que ficou bem evidente nos últimos anos.

Galera, uma agência reguladora (AR) existe para, como o próprio nome diz, regular as ações dos agentes envolvidos. Ela tem que manter o equilíbrio entre as pressões do governo, empresas e consumidores. Não existe esse papo de a AR ter que defender o consumidor. Uma AR deveria regular a concorrência e não os concorrentes. Vocês acreditam que existe internet ilimitada? O grande problema da internet são os chamados heavy users, mas como estes sempre representaram um pequeno percentual dos usuários, não era cobrado um valor tão elevado dos mesmos pelo uso do serviço.

Com a popularização dos tablets e smartphones, o consumo da banda larga aumentou consideravelmente. Vou dar um exemplo da minha casa. Antigamente, só eu tinha smarthphone e utilizava um notebook para navegar pela internet. Depois, minha filha ganhou um tablet e, posteriormente um smartphone. Em 2014, comprei a minha primeira smart TV e aderi ai Netflix. Minha filha, que no começo não curtia tanto o Netflix, hoje é viciada. Além disso, ela usa muito o Youtube. Nos últimos anos, o número de pessoas acessando a internet cresceu exponencialmente, sobretudo devido aos tablets, notebooks mais baratos e smartphones. Enquanto isso, a infraestrutura não acompanhou o crescimento da demanda.

Sempre houve limitações, mas como as pessoas não acessavam tanto, estas não eram utilizadas para limitar o consumo dos clientes. Eu repassei minha senha de Netflix para 3 pessoas, e elas estão consumindo a banda larga de suas operadoras. Não existe almoço grátis. As operadoras agora tentarão fazer discriminação de preços, cobrando mais daqueles clientes que utilizam mais.
Concordo que a AR existe para regular o mercado e que não somente para defender o consumidor.

No entanto, está muito claro que essa regulamentação nova vem para barrar o crescimento do Netflix no Brasil, que assim como o Youtube, "rouba" muito tempo de tela das tvs por assinatura.

Antigamente acontecia mais com as "Sky gato", agora as Smarts com Youtube e Netflix, as operadoras de tv paga estão ligando o alerta à mt tempo.
O lobby para a Anatel dar o aval para essa merda é óbvio, só não enxerga quem não quiser.
Valar Morghulis

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 19 Abr 2016 13:11

Parece que a OAB comprou o barulho, procede?

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 19 Abr 2016 13:16

Anônimo escreveu:Passei no concurso da Anatel em 2004, mas não assumi, pois teria que me mudar para Brasília. Conheço mais a parte econômica da regulação, mas posso afirmar que a Anatel não está errada nessa situação, ainda que depois do PT, a sua gestão, assim como a de outras agências, tenha se pautado pela indicação de pessoas pouco preparadas para assumir os cargos de direção. Nem vou falar da captura, algo que ficou bem evidente nos últimos anos.

Galera, uma agência reguladora (AR) existe para, como o próprio nome diz, regular as ações dos agentes envolvidos. Ela tem que manter o equilíbrio entre as pressões do governo, empresas e consumidores. Não existe esse papo de a AR ter que defender o consumidor. Uma AR deveria regular a concorrência e não os concorrentes. Vocês acreditam que existe internet ilimitada? O grande problema da internet são os chamados heavy users, mas como estes sempre representaram um pequeno percentual dos usuários, não era cobrado um valor tão elevado dos mesmos pelo uso do serviço.

Com a popularização dos tablets e smartphones, o consumo da banda larga aumentou consideravelmente. Vou dar um exemplo da minha casa. Antigamente, só eu tinha smarthphone e utilizava um notebook para navegar pela internet. Depois, minha filha ganhou um tablet e, posteriormente um smartphone. Em 2014, comprei a minha primeira smart TV e aderi ai Netflix. Minha filha, que no começo não curtia tanto o Netflix, hoje é viciada. Além disso, ela usa muito o Youtube. Nos últimos anos, o número de pessoas acessando a internet cresceu exponencialmente, sobretudo devido aos tablets, notebooks mais baratos e smartphones. Enquanto isso, a infraestrutura não acompanhou o crescimento da demanda.

Sempre houve limitações, mas como as pessoas não acessavam tanto, estas não eram utilizadas para limitar o consumo dos clientes. Eu repassei minha senha de Netflix para 3 pessoas, e elas estão consumindo a banda larga de suas operadoras. Não existe almoço grátis. As operadoras agora tentarão fazer discriminação de preços, cobrando mais daqueles clientes que utilizam mais.
É isso aí mesmo! Claro que, do alto da condição de consumidor, a primeira impressão que vem é a de abuso e indignação, mas ao analisar friamente a situação, tem essa questão do uso, que cresceu absurdamente e a infraestrutura não acompanhou, aí sim culpa do fornecedor, entretanto, pesa também o fato de que tem gente que paga por 10Mb mas quer usar/receber como se pagasse por 50Mb, traduzindo-se na "culpa" do consumidor, por assim dizer. No mais, na prática já existe essa limitação, apenas é ocultada pelas operadoras, bem como a velocidade de transmissão de dados, que quase sempre é inferior à contratada. Moral da história: a Anatel ta aí para tratar do "meio-termo" e o próprio mercado ditará o que de fato vai acontecer, todavia, devemos lembrar que somos consumidores ao mesmo tempo vaidosos e ingênuos, quer dizer, nos deixamos levar por supostas vantagens ainda que pagando mais caro por isso, e, principalmente, não abrimos mão dos produtos e serviços, mesmo que ruins. :dunno:
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 19 Abr 2016 13:18

Kueka escreveu:Concordo que a AR existe para regular o mercado e que não somente para defender o consumidor.

No entanto, está muito claro que essa regulamentação nova vem para barrar o crescimento do Netflix no Brasil, que assim como o Youtube, "rouba" muito tempo de tela das tvs por assinatura.

Antigamente acontecia mais com as "Sky gato", agora as Smarts com Youtube e Netflix, as operadoras de tv paga estão ligando o alerta à mt tempo.
O lobby para a Anatel dar o aval para essa merda é óbvio, só não enxerga quem não quiser.

É claro que existe o interesse do negócio das operadores com a tv por assinatura. Se vocês recordam bem, houve uma disputa muito grande antes de a Anatel aprovar a entrada das telefônicas no negócio de tv por assinatura, que antes era quase um monopólio da NET, bem como a entrada da NET no setor de telefonia e internet. O problema maior é que com o avanço da tecnologia foi possível oferecer o serviço de streaming sem necessitar investir em criação de rede e infraestrutura. É uma disputa que envolve diversos interesses. Imagina que vc é dono da infraestrutura e entra um cara, roubando teus clientes e usando essa infra instalada. É isso que ocorre com Whatsapp, Netflix e You Tube. O arranjo regulatório que vai sair desse rolo todo é algo complicado.

Quando o videocassete foi lançado, as redes de tv fizeram oposição, pois acreditavam que as pessoas gravariam os programas e pulariam os comerciais. Esse setor é muito dinâmico e exige uma regulação que acompanhe as inovações.

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 19 Abr 2016 13:27

Mas a infra estrutura não cresceu por que as fornecedoras não investiram nisso, por que a reguladora não "exigiu" isso, ou por causa dos consumidores?

Hitmanbadass
Contato:

Mensagem por Hitmanbadass » 19 Abr 2016 13:33

Então some com Anatel, pelas explicações aqui dadas ela é completamente inútil, serve pra nada. rs

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 19 Abr 2016 13:37

The Griot escreveu:Mas a infra estrutura não cresceu por que as fornecedoras não investiram nisso, por que a reguladora não "exigiu" isso, ou por causa dos consumidores?

Eu creio que não estavam preparados para um crescimento tão rápido da demanda. Tem dias que assisto 3 episódios seguidos de Demolidor. Cara, acho que gasto mais nisso do que em 3 meses de internet há 3 anos atrás, quando eu só me conectava para ler as notícias, emails e entrar no finado.

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 19 Abr 2016 13:53

Anônimo escreveu:Eu creio que não estavam preparados para um crescimento tão rápido da demanda. Tem dias que assisto 3 episódios seguidos de Demolidor. Cara, acho que gasto mais nisso do que em 3 meses de internet há 3 anos atrás, quando eu só me conectava para ler as notícias, emails e entrar no finado.
Mas você não está pagando o que foi combinado? É culpa sua se o fornecedor não tá preparado para o seu aumento de consumo?

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 19 Abr 2016 13:57

The Griot escreveu:Mas você não está pagando o que foi combinado? É culpa sua se o fornecedor não tá preparado para o seu aumento de consumo?

As operadoras faziam vista grossa para o aumento no consumo, mas agora ficou difícil. É como um rodízio de churrascaria. Existem uns poucos clientes que comem uma quantidade absurda, mas dá para suportá-los. Agora imagina se milagrosamente um monte de pessoas passe a comer uma quantidade absurda. O dono do restaurante terá que fazer algo.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Abr 2016 14:31

Vivo
Já a Vivo confirmou que vai adotar a franquia de consumo de dados de internet fixa, mas só para "novos clientes". A mudança não afetará os clientes ADSL (ex-Speedy) que contrataram os serviços até 4 de fevereiro e os clientes GVT e Vivo Fibra que adquiriram os serviços até 1º de abril. Mas aqueles que adquiriram os respectivos serviços após essas datas estão sujeitos ao bloqueio ao término da franquia de dados contratada, sendo necessário comprar mais "créditos" para continuar a navegar.

me salvei por uns 15 dias

mas aposto que é temporário

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Abr 2016 14:42

"É tipo pagar um leasing de um Porsche mas se tirar demais da garagem receber cartinha pra maneirar e não desgastar o carro que é teu senão pegarão de volta."

melhor exemplo

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 19 Abr 2016 15:05

Pegaso escreveu:Vivo
Já a Vivo confirmou que vai adotar a franquia de consumo de dados de internet fixa, mas só para "novos clientes". A mudança não afetará os clientes ADSL (ex-Speedy) que contrataram os serviços até 4 de fevereiro e os clientes GVT e Vivo Fibra que adquiriram os serviços até 1º de abril. Mas aqueles que adquiriram os respectivos serviços após essas datas estão sujeitos ao bloqueio ao término da franquia de dados contratada, sendo necessário comprar mais "créditos" para continuar a navegar.

me salvei por uns 15 dias

mas aposto que é temporário
Nem tanto, isso é tática de guerrilha.

Eles vão enfraquecer o movimento, já que quem está com a Internet garantida não vai se mover. Mas com o tempo, você pode mudar de residência, etc. Vai entrar num contexto onde as pessoas já convivem (internet limitada), aí você não vai ter força suficiente para reclamar.

Eles são foda, farão você refém do plano.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 19 Abr 2016 15:12

Quer meter franquia? Coloquem um limite justo e não essa coisa ridícula de cento e poucos gigas.

Melhorem o pós vendas, suporte ao usuário e melhorem a infraestrutura, porque por regulamento da gloriosa analtel a empresa tem que garantir apenas 40% da velocidade contratada, isso não existe.

torresmo
Contato:

Mensagem por torresmo » 19 Abr 2016 16:01

cunecao escreveu:Sério que ainda tem cidadão, plenamente bem instruído e com capacidade cognitiva ímpar(em relação ao resto da população deste lixo de país) defendendo operadora de telecomunicação ou justificando agência reguladora? Deve ser da área, só pode. O pai deve ser dono, sei lá, pq um cara que tem uma noção sistêmica dessas sabe muito bem que o preço que eles cobram pelo serviço é totalmente abusivo. Todas as operadores vivem roubando seus clientes, seja na telefonia móvel, seja na internet. Não são obrigadas a entregar aquilo que é acordado, atendimento ao consumidor péssimo, campeãs de reclamação do procon e por ai vai. Eu nem me estresso mais, daqui uns aninhos vou ficar vendo lá de fora essa merda de país pegar fogo. Esse povo merece esse lixo mesmo. Nada aqui presta, além das vadias e belezas naturais.
Concordo. Esses dias li uma matéria comparando o serviço de internet do BRasil e do Japão. Aqui no Brasil, pagamos em média uns 100 reais por um serviço de Internet.
Esse valor lá no Japão se equipara com a internet que usamos em empresas, onde pagamos absurdos pelo serviço ridículo. Eu disse que se equipara, pra não dizer que é muito melhor.
É revoltante....Além de pagarmos caro, precisamos ter muita fé, pois se um dia vier a dar problema (com certeza isso irá acontecer frequentemente), estamos ferrados, pois o suporte, o pós-vendas, etc....deixam muito a desejar em TODAS as operadoras.

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 19 Abr 2016 16:23

Devemos lembrar tambem que as operadoras sao todas filhas da puta que nao tem o minimo de respeito com os clientes.
Tenho oi e eles adoram inventar taxas de serviços que nem existem, sem contar os dias que a internet nao funciona pq deu algum problema com eles (chuva ou qlqr outra merda)

Responder