Concordo que a AR existe para regular o mercado e que não somente para defender o consumidor.Anônimo escreveu:Passei no concurso da Anatel em 2004, mas não assumi, pois teria que me mudar para Brasília. Conheço mais a parte econômica da regulação, mas posso afirmar que a Anatel não está errada nessa situação, ainda que depois do PT, a sua gestão, assim como a de outras agências, tenha se pautado pela indicação de pessoas pouco preparadas para assumir os cargos de direção. Nem vou falar da captura, algo que ficou bem evidente nos últimos anos.
Galera, uma agência reguladora (AR) existe para, como o próprio nome diz, regular as ações dos agentes envolvidos. Ela tem que manter o equilíbrio entre as pressões do governo, empresas e consumidores. Não existe esse papo de a AR ter que defender o consumidor. Uma AR deveria regular a concorrência e não os concorrentes. Vocês acreditam que existe internet ilimitada? O grande problema da internet são os chamados heavy users, mas como estes sempre representaram um pequeno percentual dos usuários, não era cobrado um valor tão elevado dos mesmos pelo uso do serviço.
Com a popularização dos tablets e smartphones, o consumo da banda larga aumentou consideravelmente. Vou dar um exemplo da minha casa. Antigamente, só eu tinha smarthphone e utilizava um notebook para navegar pela internet. Depois, minha filha ganhou um tablet e, posteriormente um smartphone. Em 2014, comprei a minha primeira smart TV e aderi ai Netflix. Minha filha, que no começo não curtia tanto o Netflix, hoje é viciada. Além disso, ela usa muito o Youtube. Nos últimos anos, o número de pessoas acessando a internet cresceu exponencialmente, sobretudo devido aos tablets, notebooks mais baratos e smartphones. Enquanto isso, a infraestrutura não acompanhou o crescimento da demanda.
Sempre houve limitações, mas como as pessoas não acessavam tanto, estas não eram utilizadas para limitar o consumo dos clientes. Eu repassei minha senha de Netflix para 3 pessoas, e elas estão consumindo a banda larga de suas operadoras. Não existe almoço grátis. As operadoras agora tentarão fazer discriminação de preços, cobrando mais daqueles clientes que utilizam mais.
No entanto, está muito claro que essa regulamentação nova vem para barrar o crescimento do Netflix no Brasil, que assim como o Youtube, "rouba" muito tempo de tela das tvs por assinatura.
Antigamente acontecia mais com as "Sky gato", agora as Smarts com Youtube e Netflix, as operadoras de tv paga estão ligando o alerta à mt tempo.
O lobby para a Anatel dar o aval para essa merda é óbvio, só não enxerga quem não quiser.