Claro que sempre existe alguém melhor ou pior não importa o que seja. Se valesse mordida, chute no saco e cabeçada no MMA haveriam os craques nessas "Técnicas" e outros não saberiam usar, mas nem por isso eu consideraria arte esse tipo de golpe.Philly Shell escreveu:
Não existe técnica nas cotoveladas? PQP! Então me explica pq são poucos os lutadores que sabem usar as cotoveladas de forma correta! Pq caras como Jon Jones, Kenny Florian e Cain Velasquez são excelentes usando as cotoveladas e outros lutadores mal sabem usar se não há técnica? Para com isso, cara! A porra das cotoveladas são legais, enquanto segurar a porra da finalização após o juiz mandar soltar é errado! Precisa desenhar?
Toquinho perde o cinturão e é suspenso indefinidamente
Re: Toquinho perde o cinturão e é suspenso indefinidamente
por favor, explique então, o braço do shields girando ali após bater é o que então?Baden escreveu:
Não parece ser o que praticantes de bjj, que conhecem bem a posição, disseram.
Ué, ele tava tentando deixar o Shields numa posição mais confortável...brunolobo escreveu: por favor, explique então, o braço do shields girando ali após bater é o que então?
Hahaha, brincadeira cara. Eu não sei dizer, nem tenho o gif aqui pra conferir.
Espero que outros floristas, que já se pronunciaram e entendem bem mais do assunto que eu, possam te responder.
Sinceramente, eu também gostaria de entender mais detalhadamente o lance.
Também lembro que em nenhum momento eu defendi o Toquinho dizendo que ele não demorou a largar. Só disse que não fazia sentido dizer que ele joga sujo pra ganhar. Porque a luta já estava ganha e o que ele fez foi desnecessário.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
então, não precisa ser nenhum faixa preta pra entender que o braço do shields girando ali APÓS o mesmo bater é sinal de que o toquinho tava botando força no movimento sim. ou seja, forçou MUITO além do necessário sim, e é isso que gerou essa revolta toda.Baden escreveu:
Ué, ele tava tentando deixar o Shields numa posição mais confortável...
Hahaha, brincadeira cara. Eu não sei dizer, nem tenho o gif aqui pra conferir.
Espero que outros floristas, que já se pronunciaram e entendem bem mais do assunto que eu, possam te responder.
Sinceramente, eu também gostaria de entender mais detalhadamente o lance.
Também lembro que em nenhum momento eu defendi o Toquinho dizendo que ele não demorou a largar. Só disse que não fazia sentido dizer que ele joga sujo pra ganhar. Porque a luta já estava ganha e o que ele fez foi desnecessário.
não tem video? aqui vai, pra vc ver quantas vezes quiser o braço do shields girando após o mesmo bater desesperadamente:
repetindo, não precisava nem o toquinho soltar não, era só manter a posição ali enquanto o shields batia aguardando o juiz e pronto, ninguém ia reclamar. mas não, como deve ter alguma deficiência mental, preferiu continuar torcendo o braço do cara, e por causa dessa BOSTA, perdeu a cinta e fudeu completamente com sua já manchada carreira no mma.
Verdade, cara. Dá até nervoso de olhar... hahaha.brunolobo escreveu: então, não precisa ser nenhum faixa preta pra entender que o braço do shields girando ali APÓS o mesmo bater é sinal de que o toquinho tava botando força no movimento sim. ou seja, forçou MUITO além do necessário sim, e é isso que gerou essa revolta toda.
não tem video? aqui vai, pra vc ver quantas vezes quiser o braço do shields girando após o mesmo bater desesperadamente:
repetindo, não precisava nem o toquinho soltar não, era só manter a posição ali enquanto o shields batia aguardando o juiz e pronto, ninguém ia reclamar. mas não, como deve ter alguma deficiência mental, preferiu continuar torcendo o braço do cara, e por causa dessa BOSTA, perdeu a cinta e fudeu completamente com sua já manchada carreira no mma.
Mas eu queria ver de outro ângulo, porque o corpo do Toquinho tá na frente e fica parecendo que o Shields começa a bater antes mesmo do brasileiro terminar de ajustar a posição- tipo usando sabiamente a regra dos 2 segundos que citaram aí.
Do jeito que tá fica parecendo que o Toco engata uma rotação contínua que ia acabar arrancando o braço do cara. Não deve ser isso.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
aqui, em exatos 20:00 dá pra ver em outro ângulo:Baden escreveu:
Verdade, cara. Dá até nervoso de olhar... hahaha.
Mas eu queria ver de outro ângulo, porque o corpo do Toquinho tá na frente e fica parecendo que o Shields começa a bater antes mesmo do brasileiro terminar de ajustar a posição- tipo usando sabiamente a regra dos 2 segundos que citaram aí.
Do jeito que tá fica parecendo que o Toco engata uma rotação contínua que ia acabar arrancando o braço do cara. Não deve ser isso.
mesmo que tivesse batido antes de ajustar, pra que forçar tanto? só ajustava e mantinha ali, pra evitar qualquer suposta malandragem. não precisava continuar girando o braço do cara, ele já tinha batido porra. isso é algo ÓBVIO/BÁSICO (não é à toa que ele é banido de tantos eventos de grande porte).
Valeu por enviar o vídeo com a luta completa.brunolobo escreveu: aqui, em exatos 20:00 dá pra ver em outro ângulo:
mesmo que tivesse batido antes de ajustar, pra que forçar tanto? só ajustava e mantinha ali, pra evitar qualquer suposta malandragem. não precisava continuar girando o braço do cara, ele já tinha batido porra. isso é algo ÓBVIO/BÁSICO (não é à toa que ele é banido de tantos eventos de grande porte).
Mas eu continuo na mesma. Realmente não tenho competência pra avaliar se a posição já estava devidamente encaixada quando o Toquinho continua girando o braço do Shields. O fato de o Shields bater, apesar de tudo, é irrelevante, porque em termos de regras é o árbitro quem precisa interromper.
Já pensou se a posição não estivesse ajustada, o Shields batesse, o árbitro do outro lado não visse, e então o Toquinho afrouxasse deixando o cara escapar e permitindo a continuação da luta? Lances controversos assim já aconteceram no MMA e, se bem entendo, é por isso que existe a regra de que o árbitro é quem precisa interromper a finalização.
Como eu disse, essa chave é um pouco complicada de avaliar. Já vi caras que pareciam estar em grandes apuros, com o braço todo retorcido pelo adversário, caras que não bateram e não foram finalizados. Quer dizer, apesar da aparência bizarra, o golpe não estava ajustado.
Não acredito mesmo que o Toquinho estivesse tentando torcer continuamente o braço do Shields até quebrar. Como ele mesmo disse, se essa fosse a intenção, ele poderia ter feito acontecer.
então, como eu falei diversas vezes, não precisava o toquinho afrouxar não. era só MANTER a posição, sem continuar girando o braço do cara, e esperar o toque do árbitro. não teria como o shields escapar, IMPOSSÍVEL, e o mesmo já tinha batido várias vezes.Baden escreveu:
Valeu por enviar o vídeo com a luta completa.
Mas eu continuo na mesma. Realmente não tenho competência pra avaliar se a posição já estava devidamente encaixada quando o Toquinho continua girando o braço do Shields. O fato de o Shields bater, apesar de tudo, é irrelevante, porque em termos de regras é o árbitro quem precisa interromper.
Já pensou se a posição não estivesse ajustada, o Shields batesse, o árbitro do outro lado não visse, e então o Toquinho afrouxasse deixando o cara escapar e permitindo a continuação da luta? Lances controversos assim já aconteceram no MMA e, se bem entendo, é por isso que existe a regra de que o árbitro é quem precisa interromper a finalização.
pois é, mas nenhum desses aí bateu. se o shields não tivesse batido, e o toquinho fizesse uma fratura exposta, pode ter certeza que não teria essa polêmica toda, ele não receberia punição nenhuma por isso (assim como o mir nunca recebeu por ter destruído o braço do minota). mas como o shields bateu, muda TUDO.Baden escreveu: Como eu disse, essa chave é um pouco complicada de avaliar. Já vi caras que pareciam estar em grandes apuros, com o braço todo retorcido pelo adversário, caras que não bateram e não foram finalizados. Quer dizer, apesar da aparência bizarra, o golpe não estava ajustado.
se queria quebrar ou não, impossível dizer. mas que ele forçou MUITO além do necessário é um fato.Baden escreveu: Não acredito mesmo que o Toquinho estivesse tentando torcer continuamente o braço do Shields até quebrar. Como ele mesmo disse, se essa fosse a intenção, ele poderia ter feito acontecer.
Acho que você está considerando muito o fato de que o Shields bateu. Eu até entendo, mas objetivamente isso não significa nada. Objetivamente, o Toquinho tinha que ajustar a posição e esperar a interrupção do árbitro.brunolobo escreveu: então, como eu falei diversas vezes, não precisava o toquinho afrouxar não. era só MANTER a posição, sem continuar girando o braço do cara, e esperar o toque do árbitro. não teria como o shields escapar, IMPOSSÍVEL, e o mesmo já tinha batido várias vezes.
pois é, mas nenhum desses aí bateu. se o shields não tivesse batido, e o toquinho fizesse uma fratura exposta, pode ter certeza que não teria essa polêmica toda, ele não receberia punição nenhuma por isso (assim como o mir nunca recebeu por ter destruído o braço do minota). mas como o shields bateu, muda TUDO.
se queria quebrar ou não, impossível dizer. mas que ele forçou MUITO além do necessário é um fato.
A minha dúvida é se ele continuou torcendo pra fazer isso- garantir que o golpe estivesse justo, bem encaixado- ou se fez algo totalmente desnecessário. O Toquinho deu a entender que ele tinha plena consciência de que não estava fazendo nada mais que ajustar a chave. Mas é uma dúvida que, como falei, eu mesmo não posso responder. Ainda mais sabendo que as aparências enganam muito nesses casos. Só um olhar técnico pode resolver.
mas é o que eu to tentando te falar desde o começo. ele ajustar a posição ali era bem antes do ponto que ele chegou com o braço do shields. que aplicou mais força que necessário pra ajustar a posição é algo BEM óbvio.Baden escreveu:
Acho que você está considerando muito o fato de que o Shields bateu. Eu até entendo, mas objetivamente isso não significa nada. Objetivamente, o Toquinho tinha que ajustar a posição e esperar a interrupção do árbitro.
A minha dúvida é se ele continuou torcendo pra fazer isso- garantir que o golpe estivesse justo, bem encaixado- ou se fez algo totalmente desnecessário. O Toquinho deu a entender que ele tinha plena consciência de que não estava fazendo nada mais que ajustar a chave. Mas é uma dúvida que, como falei, eu mesmo não posso responder. Ainda mais sabendo que as aparências enganam muito nesses casos. Só um olhar técnico pode resolver.
Mas você tá dizendo isso com base na aparência do lance, intensificada pelas batidas desesperadas do Shields, ou com base num conhecimento técnico da posição correta da chave?brunolobo escreveu: mas é o que eu to tentando te falar desde o começo. ele ajustar a posição ali era bem antes do ponto que ele chegou com o braço do shields. que aplicou mais força que necessário pra ajustar a posição é algo BEM óbvio.
Se for o segundo caso, não tenho o que discutir.
ah cara, não sou jjteiro, mas já pratiquei sim, já tomei kimura e tenho ideia a partir de qual ponto que doi sim. que o toquinho passou desse ponto é algo claro e cristalino.Baden escreveu:
Mas você tá dizendo isso com base na aparência do lance, intensificada pelas batidas desesperadas do Shields, ou com base num conhecimento técnico da posição correta da chave?
Se for o segundo caso, não tenho o que discutir.
Então beleza. Se for esse o caso, então você está coberto de razão. O que o Toquinho fez foi desnecessário e até absurdo- pela brutalidade da coisa.brunolobo escreveu: ah cara, não sou jjteiro, mas já pratiquei sim, já tomei kimura e tenho ideia a partir de qual ponto que doi sim. que o toquinho passou desse ponto é algo claro e cristalino.
Mas eu tive a impressão de que outros praticantes de bjj que postam aqui não pensavam da mesma forma, sugerindo que ele não pegou tão pesado quanto parece.
De repente, mesmo nesses casos mais técnicos, existe uma margem de interpretação.
Ele nao parou de forcar enquanto o Shields batia e isso eh claro , mas parou qdo o arbitro interrompeu e o q conta eh isso , e qdo o arbitro manda e nao qdo o lutador bate , ta na regra e os proprios arbitros preferem assim pq ai nao ha controversias . Lembra Bustamante × Lindland ?brunolobo escreveu: por favor, explique então, o braço do shields girando ali após bater é o que então?
Sou da seguinte opiniao , do mesmo jeito que eu gosto de caras nocauteadores mandando nocautes de deixar nego babando na lona ou pendurado nas cordas igual roupa no varal , eu gosto de ver um finalizador q qdo vai pra finalizar , vai pra arrancar . Os caras que estao com luta marcada com o toco tao querendo ganhar no grito e na choradeira , tao todos borrados pq sabem q a pica nao eh facil . Tiro meu chapeu pros caras q venceram o Toco dentro do octogono e sem choradeira . Na verdade esses lutadores q lutaram com o Toco tao todos putinhos por terem sido finalizados , pq nao lembro dele ter lesionando nenhum deles seriamente .
Jake Shields ta sendo ridiculo , pq mesmo se o Toco tivesse largado 1s antes como todo mundo quer , teria mudado o resultado da luta ? Shields estaria reclamando de que entao ? Do dedo no olho ? Talvez ai esteja a unica reclamacao fundamentada que ele poderia ter .
Jiu Jitsu na veia
então, como eu falei ali, que mantivesse a posição então. shields tava completamente rendido, não tinha como sair dali. continuou forçando com o adversário batendo desesperadamente, e isso nenhum dono de evento grande gosta (e no fim das contas é isso que importa).Pegaleve escreveu:
Ele nao parou de forcar enquanto o Shields batia e isso eh claro , mas parou qdo o arbitro interrompeu e o q conta eh isso , e qdo o arbitro manda e nao qdo o lutador bate , ta na regra e os proprios arbitros preferem assim pq ai nao ha controversias . Lembra Bustamante × Lindland ?
bustamante vs lindland foi o erro de juiz mais grotesco que eu já vi na história de qualquer esporte. aquilo ali não acontece de novo não

te entendo perfeitamente, é legal de ver mesmo. mas tem perfeitamente como o cara ser esse finalizador, que vai pra arrancar, mas para de tentar arrancar quando o adversário se rende. toquinho não é assim, e não tem espaço no mma atual pra "arrancadores" que não sejam assim, fazer o que.Pegaleve escreveu: Sou da seguinte opiniao , do mesmo jeito que eu gosto de caras nocauteadores mandando nocautes de deixar nego babando na lona ou pendurado nas cordas igual roupa no varal , eu gosto de ver um finalizador q qdo vai pra finalizar , vai pra arrancar . Os caras que estao com luta marcada com o toco tao querendo ganhar no grito e na choradeira , tao todos borrados pq sabem q a pica nao eh facil . Tiro meu chapeu pros caras q venceram o Toco dentro do octogono e sem choradeira . Na verdade esses lutadores q lutaram com o Toco tao todos putinhos por terem sido finalizados , pq nao lembro dele ter lesionando nenhum deles seriamente .
Jake Shields ta sendo ridiculo , pq mesmo se o Toco tivesse largado 1s antes como todo mundo quer , teria mudado o resultado da luta ? Shields estaria reclamando de que entao ? Do dedo no olho ? Talvez ai esteja a unica reclamacao fundamentada que ele poderia ter .
sobre os caras estarem putos, bom, eu tb ficaria puto se meu adversário me finalizasse, eu batesse desesperadamente, e ele continuasse forçando mesmo depois disso, esperasse o juiz batucar nele pra parar de tentar arrancar. vc não?
sobre mudar o resultado da luta, se alguma vítima do toquinho pediu pra mudar o resultado da luta por ele ter segurado demais, estão redondamente ERRADOS. de qualquer jeito, não lembro de alguém pedindo isso. shields aliás, pede a mudança de resultado pelos diversos dedo no olho, e nesse caso é plausível sim. mas se estiver usando a cagada do toquinho de segurar finalização como argumento pra mudar o resultado, aí discordo dele.