Cara, eu nem achei que o Ocon foi agressivo, ele tentou ultrapassar muito de boa e Max cometeu um erro.
Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo
-
Tico_Bahiano
- Aprendiz

- Contato:
Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]
Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]
Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]
Se estivessem "na mesma volta" concordaria com você. E seria possível evitar se ele recolhesse, como o Vettel fez quando o Ricciardo o passou.Tico_Bahiano escreveu: ↑12 Nov 2018 15:01Eu acabei de ver e foi totalmente culpa do Verstapen, o carro do Ocon já estava na posição e ele foi espremer, nem se o Ocon quisesse ele conseguiria evitar o acidente depois que ficaram lado a lado.
No começo, ainda na reta, o Ocon não tinha sido tão agressivo. O problema foi a insistência em colocar por dentro na segunda perna do S do Senna. Ele quis abrir espaço na marra, o que não é o adequado para um retardatário contra um líder.Tico_Bahiano escreveu: ↑12 Nov 2018 15:09Cara, eu nem achei que o Ocon foi agressivo, ele tentou ultrapassar muito de boa e Max cometeu um erro.
Falar que o carro do Ocon nem deveria estar lá é um argumento ridículo, na minha opinião, é uma corrida porra, se eu to com o carro mais rápido, seja pelo pneu, vou tentar passar e ali o carro do Ocon foi espremido.
O Ocon não estava correndo contra o Verstappen. Não era uma disputa por posição, entra não tem essa de "vou tentar passar". Cara, isso é consenso. Nenhum retardatário enfia o carro daquele jeito contra um líder como o Ocon fez. Pelo amor de Deus.
Se vc analisar um take antes do que só a globo mostrou, percebe-se que o Ocon já estava com o carro a frente no final da reta. Se fosse um consenso estaríamos todos de acordo sobre a culpa.
A volta inteira do Ocon está disponível no YouTube. É só olhar ali. Mas aquilo simplesmente não era uma disputa por posição. O Verstappen retomou a frente na primeira perna do S do Senna, como tem total direito de fazer na posição de líder. O problema foi que o Ocon insistiu e forçou a barra, como um retardatário não pode fazer.
E é consenso sim que o Ocon fez lambança. O único que não admite isso é o chefe da Force India, por motivos mais do que óbvios. Até o Hamilton admitiu que o Ocon teve maior culpa no caso. O ponto de discussão não é a culpa do Ocon, e sim se o Verstappen também tem culpa. Aí pode haver argumentos distintos. Mas que o Ocon forçou a barra e errou é indiscutível.
O Damon Hill deu uma entrevista pra Autosport e basicamente falou o que eu penso da situação:
https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... drao.ghtml
"- Não quero ser crítico do Max. Não fará diferença de qualquer maneira, porque ele continuará a correr riscos e dirigir da maneira que dirige, mas aprenderá, e eventualmente dirigirá como Lewis (Hamilton) aprendeu a dirigir agora. E ele vai pensar que isso é tão importante, vencer uma corrida é tão importante e valioso que você não vai deixar as coisas tolas colocarem isso em risco."
https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... drao.ghtml
"- Não quero ser crítico do Max. Não fará diferença de qualquer maneira, porque ele continuará a correr riscos e dirigir da maneira que dirige, mas aprenderá, e eventualmente dirigirá como Lewis (Hamilton) aprendeu a dirigir agora. E ele vai pensar que isso é tão importante, vencer uma corrida é tão importante e valioso que você não vai deixar as coisas tolas colocarem isso em risco."
- thiagobotafogo77
- Contato:
Ele vai aprender como o Senna aprendeu em 88 Monza e 90 Brasil mas o retardatário não pode disputar corrida contra o líder. eu achei que empurrao saiu barato pra ele Senna em 93 quando o Irvine retardatário quis disputar "posição" com o líder mandou um soco, Piquet idem no Salazar.
Esse argumento de que o Ocon não deveria estar ali é muito falho. Porra, é uma corrida, o mais rápido pode passar o mais lento. E não consta do manual de regras que um retardatário não pode passar o líder para descontar uma volta. Consta justamente o contrário. E foi o que o Ocon fez. Estava indo limpo, mas o Max quis fechar a porta e deu merda.
Se esse seu argumento fosse válido, se o líder tem problemas, ele só poderia ser ultrapassado por quem está na mesma volta que ele. Os retardatários teriam de ficar atrás do líder porque ele é o líder e eles não deveriam estar ali. Muito non sense isso. É corrida de carros e não "segue a líder".
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)
Mais uma vez: o Ocon não estava correndo contra o Verstappen. Não era uma disputa por posição, então esse argumento de "porra, é uma corrida" não se aplica quando é um retardatário interagindo com o líder.M.A.D escreveu: ↑13 Nov 2018 10:32Esse argumento de que o Ocon não deveria estar ali é muito falho. Porra, é uma corrida, o mais rápido pode passar o mais lento. E não consta do manual de regras que um retardatário não pode passar o líder para descontar uma volta. Consta justamente o contrário. E foi o que o Ocon fez. Estava indo limpo, mas o Max quis fechar a porta e deu merda.
Se esse seu argumento fosse válido, se o líder tem problemas, ele só poderia ser ultrapassado por quem está na mesma volta que ele. Os retardatários teriam de ficar atrás do líder porque ele é o líder e eles não deveriam estar ali. Muito non sense isso. É corrida de carros e não "segue a líder".
Como todos já disseram (inclusive o Charlie Whiting, diretor de provas da F1, e o Ross Brawn, diretor técnico da F1), o retardatário tem o direito de descontar a volta, contanto que isso seja feito de maneira limpa. O Ocon meteu o bico sem ter preferência da curva e caracterizou uma manobra que não era nada limpa. Quis abrir caminho na marra. Ele não consumou a ultrapassagem na reta e estava atrás na primeira perna, então fez uma manobra arrasadíssima na segunda perna do S do Senna. Aquilo foi uma aberração. Ele tinha de ter recuado quando viu que o Verstappen estava à frente.
Se fosse uma "corrida" de fato, uma disputa por posição, a história seria outra. Aí o Ocon teria o direito de disputar espaço na marra e o Verstappen teria responsabilidade de dar esse espaço. Mas, evidentemente, não era esse o caso. Retardatário pode ultrapassar o líder, mas não pode competir com ele.
- thiagobotafogo77
- Contato:
eu sigo com a opinião que o Ocon sendo retardatario não devia disputar posição com o líder da corrida, mas por outro lado vendo esse video que a FIA liberou complicado, a RBR devia ter falado pro Verstappen abrir passagem, Ocon tinha parado estava com o pneu mais rapido da corrida novinhos, não tinha pq segurar, fora que tem motor bom de reta.
https://www.formula1.com/en/video/2018/ ... n2SdjmjX_g
https://www.formula1.com/en/video/2018/ ... n2SdjmjX_g
Estou imaginando aqui a fúria do Verstappen ao assistir de camarote o Hamilton se jogando pra galera (5 minutos e 30 do vídeo):
Olha esse acidente na F3:
- adauto_mma
- Aprendiz

- Contato:
Caramba, parecia um míssil!
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)
(William Wallace)