Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 02 Set 2018 18:05

Como segurar o negão com um pneu desses...

Imagem

Avatar do usuário
M.A.D
Mensagens: 3957
Registrado em: 25 Mai 2015 08:41
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por M.A.D » 02 Set 2018 19:21

7 corridas até o final. Se o Hamilton não entrar em uma maré de azar, difícil perder esse campeonato.
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por renatomp » 02 Set 2018 22:10

Anom escreveu:
02 Set 2018 18:05
Como segurar o negão com um pneu desses...

Imagem
Kimi ta de parabéns, fez uma boa corrida. Talvez, se a Ferrari não tivesse caído no blefe da Mercedes na parada, tivesse troca mais a frente os pneus e o Kimi teria melhores condições de vencer.

Vettel, fiquei desapontado em ter feito aquela cagada no começo. antes perdesse 1 posição com fortes chances de recuperar em seguida, do que fazer aquilo. Ainda ta muito imaturo e ansioso, acho que ele tem habilidade pra fazer frente ao Hamilton, mas precisa se acalmar.
Imagem

Avatar do usuário
M.A.D
Mensagens: 3957
Registrado em: 25 Mai 2015 08:41
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por M.A.D » 02 Set 2018 22:38

Quanto mais besteira o Vettel fizer, mais facilitará o trabalho do Hamilton.
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 03 Set 2018 01:41

renatomp escreveu:
02 Set 2018 22:10
Kimi ta de parabéns, fez uma boa corrida. Talvez, se a Ferrari não tivesse caído no blefe da Mercedes na parada, tivesse troca mais a frente os pneus e o Kimi teria melhores condições de vencer.

Vettel, fiquei desapontado em ter feito aquela cagada no começo. antes perdesse 1 posição com fortes chances de recuperar em seguida, do que fazer aquilo. Ainda ta muito imaturo e ansioso, acho que ele tem habilidade pra fazer frente ao Hamilton, mas precisa se acalmar.
Sim... tipo como tava falando com um amigo meu, essas 8 voltas que faltaram pra ele ganhar por causa do pneu deteriorado foi graças ao blefe que a Ferrari tomou. Dava tranquilamente para ele ficar umas voltas a mais com o super macio ainda, controlando o Hamilton (tanto que ele tava quase todas as voltas de DRS ligado e não conseguia nada). Mas ao antecipar, obrigou o Kimi a andar rápido para não tomar o undercut e com isso chegou mais cedo no Bottas, que ficou segurando ele até onde o pneu deu (acho que quase 35 voltas de supermacio). Se tivesse atrasado, provavelmente ele nem teria encontrado o Bottas no caminho.

E quanto ao Fettel, é aquela velha frase: "Você pode não ganhar a corrida na primeira volta, mas pode perdê-la".

XYXYX
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Nov 2014 09:43
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por XYXYX » 03 Set 2018 13:21

Anom escreveu:
03 Set 2018 01:41
Sim... tipo como tava falando com um amigo meu, essas 8 voltas que faltaram pra ele ganhar por causa do pneu deteriorado foi graças ao blefe que a Ferrari tomou. Dava tranquilamente para ele ficar umas voltas a mais com o super macio ainda, controlando o Hamilton (tanto que ele tava quase todas as voltas de DRS ligado e não conseguia nada). Mas ao antecipar, obrigou o Kimi a andar rápido para não tomar o undercut e com isso chegou mais cedo no Bottas, que ficou segurando ele até onde o pneu deu (acho que quase 35 voltas de supermacio). Se tivesse atrasado, provavelmente ele nem teria encontrado o Bottas no caminho.

E quanto ao Fettel, é aquela velha frase: "Você pode não ganhar a corrida na primeira volta, mas pode perdê-la".
Não sei, tenho a impressão de que não faria diferença. Se o Raikkonen esticasse mais, o Hamilton pararia primeiro e assumiria a ponta com um undercut. A Ferrari ficou de mãos atadas tendo só o Raikkonen, enquanto que a Mercedes pôde usar os dois carros para fazer a estratégia funcionar. E, nesse cenário, a Mercedes deixou meio claro que atacaria ao usar uma estratégia diferente da Ferrari: se o Kimi estica, eles param antes; se o Kimi para antes, eles esticam e usam o Bottas pra ajudar.

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 03 Set 2018 20:21

XYXYX escreveu:
03 Set 2018 13:21
Não sei, tenho a impressão de que não faria diferença. Se o Raikkonen esticasse mais, o Hamilton pararia primeiro e assumiria a ponta com um undercut. A Ferrari ficou de mãos atadas tendo só o Raikkonen, enquanto que a Mercedes pôde usar os dois carros para fazer a estratégia funcionar. E, nesse cenário, a Mercedes deixou meio claro que atacaria ao usar uma estratégia diferente da Ferrari: se o Kimi estica, eles param antes; se o Kimi para antes, eles esticam e usam o Bottas pra ajudar.
Então, mas pensa comigo. Se o Hamilton tivesse parado naquele Fake Pit, o Kimi teria até umas 2 voltas para acelerar a ponto de ir para o pit e evitar o undercut, visto que o ritmo dele ainda era bom. E aí o Hamilton teria que fritar os pneus atrás do Kimi tentando passar, ambos com jogos novos, coisa que o Hamilton não estava conseguindo com supermacios. Como ele atrasou pelo menos 6-7 voltas, ele gastou a última vida útil do pneu dele e nesse tempo, o Kimi para não perder a liderança estava acelerando e deu de cara com um Bottas segurando e deteriorando o pneu macio dele, enquanto o Hamilton voltou com 5 segundos e cuidando os pneus para atacar quando preciso. Quando chegou a hora de atacar, o pneu do Kimi já estava com muitas bolhas e aí foi um prato cheio pra ele. E ele ainda precisou de 10 voltas para finalmente passar, valorizando ainda mais o esforço do Kimi em segurar um piloto do calibre do Hamilton. E foi na volta 45, 8 voltas antes da bandeirada... aproximadamente a quantidade de voltas que lhe faltou por ter parado antes.

A Ferrari sabe que caiu no fake inocentemente quando começou a falar pelo rádio que haviam "gotas" na pista com o Kimi metendo Volta rápida atrás de outra, na iminência de devolver o bait que caíram.

XYXYX
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Nov 2014 09:43
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por XYXYX » 03 Set 2018 22:03

Anom escreveu:
03 Set 2018 20:21
Então, mas pensa comigo. Se o Hamilton tivesse parado naquele Fake Pit, o Kimi teria até umas 2 voltas para acelerar a ponto de ir para o pit e evitar o undercut, visto que o ritmo dele ainda era bom. E aí o Hamilton teria que fritar os pneus atrás do Kimi tentando passar, ambos com jogos novos, coisa que o Hamilton não estava conseguindo com supermacios. Como ele atrasou pelo menos 6-7 voltas, ele gastou a última vida útil do pneu dele e nesse tempo, o Kimi para não perder a liderança estava acelerando e deu de cara com um Bottas segurando e deteriorando o pneu macio dele, enquanto o Hamilton voltou com 5 segundos e cuidando os pneus para atacar quando preciso. Quando chegou a hora de atacar, o pneu do Kimi já estava com muitas bolhas e aí foi um prato cheio pra ele. E ele ainda precisou de 10 voltas para finalmente passar, valorizando ainda mais o esforço do Kimi em segurar um piloto do calibre do Hamilton. E foi na volta 45, 8 voltas antes da bandeirada... aproximadamente a quantidade de voltas que lhe faltou por ter parado antes.

A Ferrari sabe que caiu no fake inocentemente quando começou a falar pelo rádio que haviam "gotas" na pista com o Kimi metendo Volta rápida atrás de outra, na iminência de devolver o bait que caíram.
Se Hamilton tivesse parado no fake pit, ele ia voltar pra pista voando de pneus novos e iria ganhar a posição do Kimi tranquilamente quando este parasse. E ele não precisaria forçar tanto, já que a diferença pré pit era de, no máximo, 1s e pouco.

Por mais que o piloto ainda esteja em um ritmo decente no primeiro stint, a desvantagem de rendimento pra quem tem pneus novos é bem grande. Basta ver que o Kimi ampliou a diferença de 1s para 5s sem muito esforço com essas voltas a mais de pneus novos, sendo que o Hamilton acelerou fundo depois que o Kimi parou, incluindo sua melhor volta na corrida até aquele momento.

Hoje em dia é muito difícil evitar o undercut, já que sempre quem para antes tem grande vantagem. E o overcut (que é quando um piloto leva vantagem por parar depois) é bem raro, inclusive não acontecendo nessa corrida de Monza. Então, vejo que, se Raikkonen ficasse na pista, Hamilton pararia, voltaria voando, a Ferrari reagiria chamando o Raikkonen na volta seguinte, mas o undercut seria inevitável.

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 03 Set 2018 22:33

XYXYX escreveu:
03 Set 2018 22:03
Se Hamilton tivesse parado no fake pit, ele ia voltar pra pista voando de pneus novos e iria ganhar a posição do Kimi tranquilamente quando este parasse. E ele não precisaria forçar tanto, já que a diferença pré pit era de, no máximo, 1s e pouco.

Por mais que o piloto ainda esteja em um ritmo decente no primeiro stint, a desvantagem de rendimento pra quem tem pneus novos é bem grande. Basta ver que o Kimi ampliou a diferença de 1s para 5s sem muito esforço com essas voltas a mais de pneus novos, sendo que o Hamilton acelerou fundo depois que o Kimi parou, incluindo sua melhor volta na corrida até aquele momento.

Hoje em dia é muito difícil evitar o undercut, já que sempre quem para antes tem grande vantagem. E o overcut (que é quando um piloto leva vantagem por parar depois) é bem raro, inclusive não acontecendo nessa corrida de Monza. Então, vejo que, se Raikkonen ficasse na pista, Hamilton pararia, voltaria voando, a Ferrari reagiria chamando o Raikkonen na volta seguinte, mas o undercut seria inevitável.
Bom, a gente pode ficar supondo aqui o dia inteiro com hipóteses, porém seria apenas achismo.
Corrigindo, o Kimi parou na volta 20, o Hamilton na 28 e o Bottas na 36... foi cedo demais, antes mesmo do início da janela (22-23). Ele tinha pneu pra mais umas voltas sim, até por que ele não estava desgastando atrás de ninguém. Inclusive se o Hamilton parasse antes pra tentar o Undercut, eu acredito que ele teria pneu para uma volta rápida para tentar evitar isso.

Porém provavelmente ficaremos no campo das suposições, cada um com suas teorias. Segue o jogo.

XYXYX
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Nov 2014 09:43
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por XYXYX » 04 Set 2018 09:18

Anom escreveu:
03 Set 2018 22:33
Bom, a gente pode ficar supondo aqui o dia inteiro com hipóteses, porém seria apenas achismo.
Corrigindo, o Kimi parou na volta 20, o Hamilton na 28 e o Bottas na 36... foi cedo demais, antes mesmo do início da janela (22-23). Ele tinha pneu pra mais umas voltas sim, até por que ele não estava desgastando atrás de ninguém. Inclusive se o Hamilton parasse antes pra tentar o Undercut, eu acredito que ele teria pneu para uma volta rápida para tentar evitar isso.

Porém provavelmente ficaremos no campo das suposições, cada um com suas teorias. Segue o jogo.
Sim, difícil saber o que aconteceria com certeza. Mas só de haver dúvidas já me faz isentar a Ferrari :)

Eles fizeram a parada exatamente na volta de abertura de janela do pitstop sugerida pela Pirelli, então não é que eles usaram os macios por mais tempo que o recomendado.

Imagem

Em tese, o pneu macio deveria durar 33 voltas sem problemas, mas o fato de o Kimi ter de passar aquelas voltas preso atrás do Bottas e, ao mesmo tempo, forçando para evitar o ataque do Hamilton, detonou com seus pneus.

Enfim, concordo que a estratégia ideal para o Raikkonen seria parar algumas voltas depois. Mas, considerando o contexto de evitar undercut do Hamilton e sem sacrificar sua própria estratégia, acho que a Ferrari tomou a alternativa mais sensata. Só que, com o Kimi sozinho contra duas Mercedes na estratégia, era muito difícil dar certo.

O ideal, ideal mesmo para o Kimi seria ele ter aberto uns 4s, 5s para o Hamilton no primeiro stint. Aí ele teria margem suficiente para reagir caso o Hamilton parasse antes e ainda assim manter a liderança. Mas o ritmo parelho dos dois o impediu de ir por esse caminho...

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 04 Set 2018 11:08

Pior que eu queria ver como ele estava andando nas ultimas 2-3 voltas antes de parar, mas não há nada em lugar algum que registre os tempos de todas as voltas, nem no site da própria F1. Enfim, também faltou um Vettel ali atrás atormentando o Hamilton, pois o negão correu livre e solto. O principal adversário do Vettel não é o Hamilton, é ele mesmo.

XYXYX
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Nov 2014 09:43
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por XYXYX » 04 Set 2018 12:41

Anom escreveu:
04 Set 2018 11:08
Pior que eu queria ver como ele estava andando nas ultimas 2-3 voltas antes de parar, mas não há nada em lugar algum que registre os tempos de todas as voltas, nem no site da própria F1. Enfim, também faltou um Vettel ali atrás atormentando o Hamilton, pois o negão correu livre e solto. O principal adversário do Vettel não é o Hamilton, é ele mesmo.
Dá para achar essas informações no site da FIA: https://www.fia.com/file/72422/download?token=mz6lES7M

O Raikkonen, que em tese ainda tinha pneu para dar algumas voltas antes de parar, conseguiu voltar de seu pitstop logo de cara virando 0s5 / 1s mais rápido.

E acho que esse é o ponto importante: para a Ferrari, faltou o Vettel ali para interferir na disputa. O Hamilton, sozinho, podia tentar atacar do jeito que ele quisesse, porque, na pior das hipóteses, ele permaneceria em segundo de qualquer jeito. Caso o Vettel estivesse lá, ele não teria como arriscar tanto assim, já que teria o risco de perder a posição. Tudo isso mostra como a besteira do Vettel teve grandes consequências.

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 04 Set 2018 13:14

XYXYX escreveu:
04 Set 2018 12:41
Dá para achar essas informações no site da FIA: https://www.fia.com/file/72422/download?token=mz6lES7M

O Raikkonen, que em tese ainda tinha pneu para dar algumas voltas antes de parar, conseguiu voltar de seu pitstop logo de cara virando 0s5 / 1s mais rápido.

E acho que esse é o ponto importante: para a Ferrari, faltou o Vettel ali para interferir na disputa. O Hamilton, sozinho, podia tentar atacar do jeito que ele quisesse, porque, na pior das hipóteses, ele permaneceria em segundo de qualquer jeito. Caso o Vettel estivesse lá, ele não teria como arriscar tanto assim, já que teria o risco de perder a posição. Tudo isso mostra como a besteira do Vettel teve grandes consequências.
Era isso mesmo que eu tava procurando, não tinha encontrado isso no site da F1. Valeu!!!
Mas é basicamente tudo que a gente conversou aqui. Faltou o Vettel ali pra atormentar a vida do Hamilton, falta muita cabeça pra ele nesses momentos. No atual momento o Hamilton está muito mais concentrado e cirurgico, enquanto o Vettel está afobado e atrapalhado. Já foram 4 corridas comprometidas por erros que lhe custaram muitos pontos (Baku, França, Alemanhã e Itália), que com certeza deixaria ele na frente do Mundial. E o que estamos vendo é um défict de 30 pontos em relação ao Hamilton.

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 5199
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 11 Set 2018 10:26

Kimi fechou 2 anos com a Sauber.

Lancaster
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Out 2014 18:24
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Lancaster » 11 Set 2018 21:26

Kimi é uma incógnita tão grande que é até perigoso firmar um contrato de 2 anos... de repente ele pode não pilotar nada nos 2 anos, mas também pode pilotar muito.
É o piloto com mais altos e baixos que já vi na F1.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Raul Nutti e 139 visitantes