Meditação
Re: Meditação
Se a galera tiver facilidade pra postar um material bom aí a disposição poderia divulgar aqui pra nós. Fiquei interessado, da pra aprender as paradas sozinho e praticar em casa mesmo? O que precisa? Livros pra entender o conceito? Algum material? Audio?
Abrasss
Abrasss
"Don’t be scared homie" - Nick Diaz
VSF
VSF
Eu comecei pelo básico mesmo, comprei o Meditação para Leigos. Gostei e depois fui comprando outros livros, agora não estou com eles, mas comprei uns 5 num sebo aqui perto de casa, depois achei pdfs na internet, achei áudios explicando tipos de meditações (no youtube deve ter).El Capo escreveu:Se a galera tiver facilidade pra postar um material bom aí a disposição poderia divulgar aqui pra nós. Fiquei interessado, da pra aprender as paradas sozinho e praticar em casa mesmo? O que precisa? Livros pra entender o conceito? Algum material? Audio?
Abrasss
Ia fazer um curso de meditação transcendental aqui em Brasília, mas era algo muito caro, tipo 600 por um fds e achei o site meio picaretagem, por isso, preferi estudar sozinho. Acho que se você tiver o mínimo de disciplina os livros já são uma ajuda e tanto.
O Meditação para Leigos é legal que fala de vestimenta, aquecimentos e outros toques, achei o livro interessante.
Maneiro os relatos, Taranta.Tarantino escreveu:A minha meta é meditar todos os dias. Geralmente eu só medito durante a semana. Esse ano quero meditar por 365 dias. Uma coisa que eu posso confirmar.
Eu sou muito calmo, porém no trânsito eu me estresso absurdamente, xingo, buzino, colo na traseira e o que mais me estressava era quando alguém fazia barberagem, tipo, cortar pelo acostamento. Comecei a meditar e isso era uma coisa que eu queria melhorar, aos poucos melhorei, parei de fazer essas merdas e quando alguém fazia barbeiragem eu relevava, não tentava fechá-lo ou algo parecido.
Agora nas festas de fim de ano eu não meditei nenhum dia, enfim estava quase a três semanas sem praticar, no dia 02 quando fui dirigir já xinguei dois, beleza que xinguei dentro do carro e de janela fechada, mas o que quero dizer é que já perdi um pouco a linha, já comecei a ficar com raiva.
Então, por isso, que eu acredito na meditação, pois tenho uma experiência pessoal e positiva. Já percebi também, uma leve melhora na minha concentração.
Eu nunca tive uma rotina certa de meditação. "Meditava"(pus em aspas, pois muitas vezes não entrava em ondas cerebrais alfa) 1 semana, e ficava meses sem meditar, por exemplo.
Mas esse ano to querendo meditar todos os dias possíveis tb.
Vc medita quanto tempo?
Em que posição?
Que parte do dia?
Abraço!
“Meu jugo é suave e meu fardo é doce!”
O que "quebra" da MT é o preço mesmo. Sei que deve valer a pena e tudo.Tarantino escreveu:Eu comecei pelo básico mesmo, comprei o Meditação para Leigos. Gostei e depois fui comprando outros livros, agora não estou com eles, mas comprei uns 5 num sebo aqui perto de casa, depois achei pdfs na internet, achei áudios explicando tipos de meditações (no youtube deve ter).
Ia fazer um curso de meditação transcendental aqui em Brasília, mas era algo muito caro, tipo 600 por um fds e achei o site meio picaretagem, por isso, preferi estudar sozinho. Acho que se você tiver o mínimo de disciplina os livros já são uma ajuda e tanto.
O Meditação para Leigos é legal que fala de vestimenta, aquecimentos e outros toques, achei o livro interessante.
Tudo que sei da Meditação Transcendental é por vídeo e lendo na internet mesmo. Eu tento fazê-la, mas as vezes sinto dificuldade em manter a respiração e repetir o mantra mentalmente. Entre outras coisas que devem existir nela, que eu não faço ideia tb..
Abraço!
Sou amador ainda, medito cerca de 10 minutos por dia. Foda que tem dia que estou muito agitado e não me concentro por nada e em 3 minutos já parei, mas tem vezes que a coisa flui e passa dos 15 minutos.Molecula escreveu:
Maneiro os relatos, Taranta.
Eu nunca tive uma rotina certa de meditação. "Meditava"(pus em aspas, pois muitas vezes não entrava em ondas cerebrais alfa) 1 semana, e ficava meses sem meditar, por exemplo.
Mas esse ano to querendo meditar todos os dias possíveis tb.
Vc medita quanto tempo?
Em que posição?
Que parte do dia?
Abraço!
Quando estava meditando com mais afinco eu ficava na posição de lotus, mas doia bastante, ainda não havia me acostumado, depois li que a meditação não pode causar dor, temos que ir aos poucos, então fiquei na posição meia lotus e acabei me acomodando e nunca mais tentei a posição lótus. Uma das metas desse ano é meditar dessa forma.
Meditava a noite, mas como durmo tarde e cansado, estava dormindo durante a meditação. Com certeza, é bacana demais dormir durante um relaxamento desse, mas o foco da meditação é outro, então troquei de horário. Hoje medito todos os dias de manhã, por volta de 8:30, ai depois vou me arrumar para trabalhar.
Boa, depois vou dar uma fuçada no google e youtube. ValeuTarantino escreveu: Eu comecei pelo básico mesmo, comprei o Meditação para Leigos. Gostei e depois fui comprando outros livros, agora não estou com eles, mas comprei uns 5 num sebo aqui perto de casa, depois achei pdfs na internet, achei áudios explicando tipos de meditações (no youtube deve ter).
"Don’t be scared homie" - Nick Diaz
VSF
VSF
Tópico interessante. Vou dar uma acompanhada aqui.
Alguém tem algum material de internet mesmo interessante para quem quer começar a aprender algo disso?
Alguém tem algum material de internet mesmo interessante para quem quer começar a aprender algo disso?
I'm just a kid o rapá!!!
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
Fala galera, eu ainda sou iniciante e posso ajudar pouco porém vou deixar umas dicas aqui:
Comece com pouco tempo de meditação, 5 minutos já é bom, principalmente para a primeira vez e vá aumentando quando se sentir confortável.
Procure um lugar onde vc consiga ficar em postura confortável porém não muito relaxado.
Eu uso um app para android que toca uns sons de background e tem timer ai vc consegue pré programar o tempo em que quer meditar .
Vlw
Comece com pouco tempo de meditação, 5 minutos já é bom, principalmente para a primeira vez e vá aumentando quando se sentir confortável.
Procure um lugar onde vc consiga ficar em postura confortável porém não muito relaxado.
Eu uso um app para android que toca uns sons de background e tem timer ai vc consegue pré programar o tempo em que quer meditar .
Vlw
"O segundo lugar fede"
upando ... esse tópico é bom .. precisa encorpar
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Aristóteles
----
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
em outro topico eu ja expliquei como é que se faz a meditação transcendental
nao tem muito misterio
é ter um mantra, fazer uma tecnica de respiração no inicio
fecha uma narina e inspira pela outra
depois tampa a narina que inspirou e solta a outra e solta o ar pela outra
depois repete o procedimento começando com a narina que vc acabou de soltar o ar
faça isso por 1 minuto
depois comece de fato a meditaçao
fique repetindo o mantra mentalmente
entenda que toda hora pensamentos vao surgir
isso é normal pq existem varios niveis de consciencia
no nivel alerta vc esta mais suscetivel a sentir,ouvir e pensar coisas presentes como o barulho da rua,alguma preocupação, vontades...
quando esses pensamentos surgirem vc naturalmente volta a sua concentração para o mantra
a respiração é cada vez mais lenta
com o tempo vc vai ficando cada vez mais profundo
vai descendo cada vez mais nos niveis de consciencia
até chegar a um momento em que vai sentir o corpo anestesiado
eu fico em posição de lótus e sinto as maos e pernas anestesiadas
quando inspiro sinto que meu tronco se comprime e quando solto parece que estica
e essa sensação se espalha para outras partes do corpo
chega uma hora em que nao sei se estou sonhando ou nao
deixo o pensamento viajar sozinho
e cada vez mais levemente volto para o mantra
faço isso por 15 a 20 min
deve ser feito de manha e no final da tarde
nao pode ser muito a noite pq pode tirar o sono
como só estou conseguindo fazer 15 min,entao compenso fazendo mais 10 min a tarde
quando vc medita vc entra num estado fisico e mental
esse estado pode ser quebrado por varias razoes
como fazer exercicio fisico,tomar banho....
entao evite meditar e logo depois tomar banho ou fazer exercicio fisico
ajuda muito a recuperar o sono,a descansar, aumenta a concentração,diminui a ansiedade....
o meu problema é a insonia cronica que tenho e o uso de ritalina
estou diminuindo
pretendo com a meditação cortar a quase zero a ritalina e resolver meu problema de sono
para isso preciso cortar ainda mais a internet, fazer exercicios fisicos regulares e conseguir seguir a rotina de meditação
consegui fazer isso por uma semana e deu certo
mas bastou um final de semana fazendo tudo errado que voltei a estaca zero
como no meu caso o problema é cronico pq sao anos de insonia e vicio em remedio, o cerebro fica condicionado
entao só mesmo um tratamento de choque para resolver
tenho que seguir essa rotina por um tempo até me adaptar
senao vou ficar nessa luta de conseguir alguns dias e logo depois volta a dar tudo errado....
espero ter ajudado
fui

nao tem muito misterio
é ter um mantra, fazer uma tecnica de respiração no inicio
fecha uma narina e inspira pela outra
depois tampa a narina que inspirou e solta a outra e solta o ar pela outra
depois repete o procedimento começando com a narina que vc acabou de soltar o ar
faça isso por 1 minuto
depois comece de fato a meditaçao
fique repetindo o mantra mentalmente
entenda que toda hora pensamentos vao surgir
isso é normal pq existem varios niveis de consciencia
no nivel alerta vc esta mais suscetivel a sentir,ouvir e pensar coisas presentes como o barulho da rua,alguma preocupação, vontades...
quando esses pensamentos surgirem vc naturalmente volta a sua concentração para o mantra
a respiração é cada vez mais lenta
com o tempo vc vai ficando cada vez mais profundo
vai descendo cada vez mais nos niveis de consciencia
até chegar a um momento em que vai sentir o corpo anestesiado
eu fico em posição de lótus e sinto as maos e pernas anestesiadas
quando inspiro sinto que meu tronco se comprime e quando solto parece que estica
e essa sensação se espalha para outras partes do corpo
chega uma hora em que nao sei se estou sonhando ou nao
deixo o pensamento viajar sozinho
e cada vez mais levemente volto para o mantra
faço isso por 15 a 20 min
deve ser feito de manha e no final da tarde
nao pode ser muito a noite pq pode tirar o sono
como só estou conseguindo fazer 15 min,entao compenso fazendo mais 10 min a tarde
quando vc medita vc entra num estado fisico e mental
esse estado pode ser quebrado por varias razoes
como fazer exercicio fisico,tomar banho....
entao evite meditar e logo depois tomar banho ou fazer exercicio fisico
ajuda muito a recuperar o sono,a descansar, aumenta a concentração,diminui a ansiedade....
o meu problema é a insonia cronica que tenho e o uso de ritalina
estou diminuindo
pretendo com a meditação cortar a quase zero a ritalina e resolver meu problema de sono
para isso preciso cortar ainda mais a internet, fazer exercicios fisicos regulares e conseguir seguir a rotina de meditação
consegui fazer isso por uma semana e deu certo
mas bastou um final de semana fazendo tudo errado que voltei a estaca zero
como no meu caso o problema é cronico pq sao anos de insonia e vicio em remedio, o cerebro fica condicionado
entao só mesmo um tratamento de choque para resolver
tenho que seguir essa rotina por um tempo até me adaptar
senao vou ficar nessa luta de conseguir alguns dias e logo depois volta a dar tudo errado....
espero ter ajudado
fui
Boa, Buda.
Para galera que tá em dúvida de mantras...
Um que cai bem, devido a respiração(não acredito em poder da palavra etc.), é o "So Ham".
"So" na inspiração e "Ham" na expiração.
Sobre a respiração, concentro-me apenas na movimentação abdominal durante a mesma. Na inspiração, a barriga dilata, e na expiração, contrai.
...
Buda, já ouviu falar na técnica de entrar em alfa - quando digo alfa, é a frequencia das ondas cerebrais - posicionando os olhos no meio das duas sobrancelhas? Mesmo sendo broscience, tem dando um help para mim no inicio.
E outra pergunta, já que vc mencionou ansidade etc.
Já tentou a meditação dinâmica do Osho?
Abraço!
Para galera que tá em dúvida de mantras...
Um que cai bem, devido a respiração(não acredito em poder da palavra etc.), é o "So Ham".
"So" na inspiração e "Ham" na expiração.
Sobre a respiração, concentro-me apenas na movimentação abdominal durante a mesma. Na inspiração, a barriga dilata, e na expiração, contrai.
...
Buda, já ouviu falar na técnica de entrar em alfa - quando digo alfa, é a frequencia das ondas cerebrais - posicionando os olhos no meio das duas sobrancelhas? Mesmo sendo broscience, tem dando um help para mim no inicio.
E outra pergunta, já que vc mencionou ansidade etc.
Já tentou a meditação dinâmica do Osho?
Abraço!
Como disse ali no último post sobre a meditação dinâmica do Osho.
Segue a técnica, caso alguém tenha curiosidade sobre a mesma:
Instruções:
A meditação dura uma hora e tem cinco estágios. Mantenha os olhos fechados durante toda ela, usando uma venda nos olhos, se necessário. Ela pode ser feita sozinho, e pode ser ainda mais poderosa, se for feita com outros.
1)Primeiro Estágio: 10 minutos
Respire rapidamente pelo nariz, concentrando-se na exalação. O corpo cuidará da inalação. Faça isso tão rápido e tão firmemente quanto possível; continue até que você literalmente se torne a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para lhe ajudar a estruturar sua energia. Sinta sua energia se firmando, mas não amoleça durante esse primeiro estágio
2)Segundo Estágio: 10 minutos
Expluda! Expresse tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco. Grite, berre, chore, salte, sacuda, dance, cante, ria; jogue-se para os lados. Não segure nada, mantenha todo seu corpo em movimento. Representar um pouco no princípio ajuda. Não permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Seja total, de todo coração.
3)Terceiro Estágio: 10 minutos
Com os braços erguidos, salte seguidamente gritando o mantra , HUU, HUU, HUU, tão forte e profundamente quanto possível. Cada vez que seus pés tocarem o chão, deixe o som do mantra martelar forte no seu centro sexual. Dê tudo que puder, não segure nada.
4)Quarto Estágio: 15 minutos
Pare! Congele onde quer que você esteja, na posição que você estiver. Não ajeite seu corpo de maneira nenhuma. Uma tossida, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perdido. Seja uma testemunha a tudo que aconteça com você.
5)Quinto Estágio: 15 minutos
Celebre através da dança, expressando sua gratidão para com o todo. Carregue sua felicidade com você pelo resto do dia.
Se você não pode fazer barulho onde você está meditando, há uma maneira alternativa: Ao invés de lançar os sons para fora, deixe que a catarse do segundo estágio aconteça inteiramente através dos movimentos do corpo. No terceiro estágio, o som UUU, pode ser martelado silenciosamente por dentro
Segue a técnica, caso alguém tenha curiosidade sobre a mesma:
Instruções:
A meditação dura uma hora e tem cinco estágios. Mantenha os olhos fechados durante toda ela, usando uma venda nos olhos, se necessário. Ela pode ser feita sozinho, e pode ser ainda mais poderosa, se for feita com outros.
1)Primeiro Estágio: 10 minutos
Respire rapidamente pelo nariz, concentrando-se na exalação. O corpo cuidará da inalação. Faça isso tão rápido e tão firmemente quanto possível; continue até que você literalmente se torne a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para lhe ajudar a estruturar sua energia. Sinta sua energia se firmando, mas não amoleça durante esse primeiro estágio
2)Segundo Estágio: 10 minutos
Expluda! Expresse tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco. Grite, berre, chore, salte, sacuda, dance, cante, ria; jogue-se para os lados. Não segure nada, mantenha todo seu corpo em movimento. Representar um pouco no princípio ajuda. Não permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Seja total, de todo coração.
3)Terceiro Estágio: 10 minutos
Com os braços erguidos, salte seguidamente gritando o mantra , HUU, HUU, HUU, tão forte e profundamente quanto possível. Cada vez que seus pés tocarem o chão, deixe o som do mantra martelar forte no seu centro sexual. Dê tudo que puder, não segure nada.
4)Quarto Estágio: 15 minutos
Pare! Congele onde quer que você esteja, na posição que você estiver. Não ajeite seu corpo de maneira nenhuma. Uma tossida, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perdido. Seja uma testemunha a tudo que aconteça com você.
5)Quinto Estágio: 15 minutos
Celebre através da dança, expressando sua gratidão para com o todo. Carregue sua felicidade com você pelo resto do dia.
Se você não pode fazer barulho onde você está meditando, há uma maneira alternativa: Ao invés de lançar os sons para fora, deixe que a catarse do segundo estágio aconteça inteiramente através dos movimentos do corpo. No terceiro estágio, o som UUU, pode ser martelado silenciosamente por dentro
Eu ainda não fiz, cunecao.cunecao escreveu:Cara achei essa parada do osho aí muito diferente do que eu procuro com meditação. Quais são os restulados desse procedimento?
1hora de meditação para mim é muito ainda. Considero-me no inicio da meditação ainda.
Sobre os resultados dela, retirei isso do site do Osho:
"Esta meditação é uma maneira rápida, intensa e profunda para quebrar velhos padrões enraizados no corpo-mente que mantem a pessoa presa ao passado, e para experimentar a liberdade, o testemunhar, o silêncio e a paz que estão escondidos por trás desses muros da prisão.
A meditação é para ser praticada no início da manhã, quando, como Osho explica, "toda a natureza torna-se viva, a noite se foi, o sol está chegando e tudo se torna consciente e alerta".
"Esta é uma meditação na qual você tem que estar continuamente alerta, consciente, atento, em qualquer coisa que fizer. O primeiro estágio, respiração,. Segundo estágio catarse, o terceiro estágio, o mantra," Hoo ".
"Permaneça uma testemunha Não se perca É fácil se perder. Enquanto você está respirando você pode esquecer,... Você pode se tornar um com a respiração tanto que você pode esquecer a testemunha Mas então você perde o ponto Respire.. tão rápido, tão profundo quanto possível, traga o sua total energia para isso, mas permaneça uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você for apenas um espectador, como se a coisa toda estiver acontecendo com outra pessoa, como se a coisa toda estiver acontecendo no corpo e a consciência esteja apenas centrada e observando. este testemunho tem de ser realizado em todos os três estágios. e quando tudo pára, e no quarto estágio você fica completamente inativo, congelado, então, esse estado de alerta alcançará o seu pico ". Osho"
Fonte: http://www.osho.com/pt/meditate/active- ... meditation" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por Molecula em 12 Mar 2015 16:38, em um total de 1 vez.
- Queixodevidro
- Contato:
Eu fazia há uns anos atrás, quando eu era metido a hare krishna, mas aí, num acampamento, um gaúcho me tirou da meditação com o cheiro do churrasco e eu abandonei a meditação e o vegetarianismo.
Noutro tópico o Vagabond postou sobre yoga, que é uma forma de meditação. Eu gostei bastante.
Noutro tópico o Vagabond postou sobre yoga, que é uma forma de meditação. Eu gostei bastante.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
Amigos que praticam a meditação, dentre os inúmeros benefícios já citados, há melhora/construção de melhor equilíbrio emocional?
Abs
Abs
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Aristóteles
----