DarkFallz escreveu:Calma ai, claro que a ciência não tem a verdade absoluta sobre a formação do universo, mas "mera especulação" vc já ta forçando a barra hehe. Temos muitas informações a respeito do desenvolvimento do universo, apenas quando chegamos bem próximos da singularidade é que todas as formulas colapsam. Mas alguns milésimos de segundos após isso da pra ser calculado perfeitamente
Vei, vc desculpe a mina insistência, sou leigo no assunto, não sei se vc tem formação em cosmologia, astronomia, física ou outra área adjacente para poder falar com propriedade, mas ainda sim ouso continuar sendo "abusado" e discordando! Rs.
Temos teorias a respeito da formação do universo e o seu funcionamento, a partir de observações de fenômenos que podemos compreender com o que já temos de conhecimento científico. Não estou dizendo que elas são erradas, mas muita coisa do que se adota como verdadeiro, pode ser desmentido ou reformulado daqui a 1,100 ou 1000 anos.
Ciência é feita a partir da observação de um fenômeno, daí elabora-se teorias explicativas e parte-se para a comprovação. Sendo comprovado temos então uma verdade científica, não ficando comprovado temos que replanejar e procurar por abordagens distintas para que se possa chegar ao objetivo de provar.
A própria singularidade não deixa de se basear numa observação empírica de que tudo tem um início, meio e fim. Ok, tendo a concordar com isso, mas dado o nosso insignificante tempo de desenvolvimento científico perante a idade dos cosmo e nosso conseguinte mínimo conhecimento do todo, faz com que tentar remontar a bilhões de anos no passado ainda seja baseado em uma cadeia de suposições que para ser derrubada basta que uma dessas suposições esteja equivocada.
O que observamos do cosmo até agora não passa de uma fração infinitamente pequena, praticamente tendendo a zero se levarmos em conta o tempo de existência do universo... Faz menos de 500 anos que conseguimos inventar um instrumento que nos permitisse ver ainda que rusticamente as estrelas um pouco mais de perto, 60 anos que conseguimos mandar um objeto fabricado por nós pra fora da terra e quase 30 do primeiro equipamento de observação que saiu da Terra e tentou chegar um pouco mais perto de outros corpos celestes.
Eu acho isso muito, mas muitíssimo pouco tempo mesmo de observação para que se haja uma margem pequena para falhas nas teorias de origem, desenvolvimento e manutenção do universo. Por mais que existam modelo físicos, químicos ou e/ou matemáticos críveis, até que eles sejam provados não passam de teoria/suposição.
A própria lua teve revista recentemente a teoria mais crível para sua formação, como o colega citou aqui no tópico. E olha que a lua tá bem aqui do lado, a conhecemos bem e já até estivemos presencialmente nela... dae dá pra tirar o quanto de certeza se pode ter em relação ao que nem nos aproximamos ou vimos ainda.