Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Foguinho
Mensagens: 162
Registrado em: 02 Out 2014 14:02
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Foguinho » 09 Set 2016 13:29

terroso escreveu:Se eu sou dono de empresa, gero emprego, não posso demitir funcionários ruins ? Aí deu uma zebra, contratei outro cara que não serviu, tive que demitir. Aí o país está em crise, quero reduzir custos não posso ?

Somente quem tem empresa sabe o quanto isso atrapalha.
Cara não tem nada a ver isso.

Se eu sou dono de empresa, gero emprego, não posso demitir funcionários ruins ?
Contratou um funcionário ruim? Para isso serve o contrato de experiência, para tu pode demitir sem problema.

Aí deu uma zebra, contratei outro cara que não serviu, tive que demitir.
Acho que tu como empresa tem que rever o teu processo de contratação, simples.

Aí o país está em crise, quero reduzir custos não posso ?
Desde quando demitir funcionários salva alguma empresa ??? Acho que se tu como empresário ou até mesmo na vida pessoal quer reduzir custos tu tem que re-planejar as coisas, demitir funcionários é o mais fácil, agora fazer um planejamento e gerir as empresas seriamente poucos empresários querem fazer isso.

O engraçado no nosso país é que sempre o povo tem que perder direitos ou como gostam de dizer "flexibilizar" para "solucionar o problema social" .

Agora porque o governo não ajusta primeiro a questão fiscal do país???? Isso sim emperra o crescimento, porque não investe em infraestrutura para modernizar o país e chamar investimentos ????

Ai vem com esse papo que o problema da falta de geração de empregos é por causa das leis trabalhistas.... ahhhh tá conta outra.
Imagem

Avatar do usuário
Gaijin
Mensagens: 98
Registrado em: 08 Mai 2016 23:59
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Gaijin » 09 Set 2016 14:58

gnomo escreveu:Já trabalhei com empreiteira que estava meio mal das pernas e não tinha verba para pagar a rescisão de contrato com os funcionários.
Teve funcionário que vinha pedir para nós solicitar para empreiteira mandá-lo embora. Perguntei porque ele não se demitia. Ele respondeu que não queria perder o "direito" dele da multa rescisória.
Nesta mesma empreiteira, tinha empregado que fazia o bicho para ser mandado embora só para não perder o direito. Mas a empreiteira prefiria manter ele não produzindo (de 5 dias na semana, trabalhava 2, batia o cartão nos outros 3 e não trabalhava) do que mandá-lo embora.

Pois é, ainda por cima o mérito é esquecido e a vagabundagem é estimulada.

Meu avô trabalhou por 31 anos numa loja de automóveis, como vendedor de carros. Viva de maneira digna. Ele manjava muito de carros e peças, tinha formação de torneiro mecânico, juntou grana suficiente pra colocar um negócio próprio, montar uma boa oficina mecânica, e pediu demissão. O dono do estabelecimento, sem ele pedir, anotou na carteira de trabalho dele que ele havia saído por livre e espontânea vontade, e que havia prestado 31 anos de bons serviços à empresa, contribuindo inclusive para o crescimento da mesma.

Até pouco tempo atrás minha mãe guardava essa recomendação.

Já hoje em dia... É nego sacaneando a empresa pra ver se é botado pra fora. E pior, também já vi muito cabra sem vergonha ajuizar reclamação trabalhista, a empresa oferecer reintegração, e o cara não aceitar "para não perder o seguro desemprego".
“I can defeat you physically with or without a reason. But I can only defeat your mind with a reason." —JIM LAU

Avatar do usuário
Gaijin
Mensagens: 98
Registrado em: 08 Mai 2016 23:59
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Gaijin » 09 Set 2016 15:02

alexvozao escreveu:mais emprego não garante o crescimento do país, se o funcionário não tem poder aquisitivo, pois passará a receber um salário menor ainda, como que a economia vai crescer, quase a metade da população recebe salário mínimo, pensa ai, se estes perdem o direito a 13, férias, fgts e etc, como vai ficar a economia, fora o caos social que isso vai causar.

Eu discordo, bicho... De boa mesmo, mas frontalmente.

Mais empregos é bom para o país sim, porque cada empregado está movimentando a economia, contribuindo para a previdência social, pagando impostos e consumindo, ao invés de estar parado tentando ganhar grana com emprego informal, quando não virando bandido.
“I can defeat you physically with or without a reason. But I can only defeat your mind with a reason." —JIM LAU

Avatar do usuário
msfazer
Mensagens: 1959
Registrado em: 01 Out 2014 15:57
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por msfazer » 09 Set 2016 15:04

Vejo muita falácia nessa discussão.
O patronal finge estar preocupado com o trabalhador quando está discutindo direitos trabalhistas, quando ele só quer maximizar seus lucros. O que é 100% razoável. Mesma coisa o trabalhador querer melhorar seus rendimentos. Parte do jogo, não dá pra classificar nenhum dos dois como "mimimi"...

Mas acho que ninguém olha direito pro seu rabo. Se formos comparar a produtividade do trabalhador brasileiro com um gringo, vemos que há algo errado. E o empregador quer que o funcionário chegue pronto pro mercado de trabalho, normalmente não quer investir nada na formação do seu quadro funcional....

Sem falar que gestão estratégica, métodos, padrões e visão de longo prazo não é um forte do Brasil, seja por parte do empresário, seja por parte do funcionário.... Geral gosta de fazer as coisas nas coxas...

Abs!

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: RE: Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por winstrol » 09 Set 2016 15:42

Garfield escreveu:
Imagem
E hj quase ninguém tem empregada por causa desses encargos, muitas perderam o emprego e estão passando necessidade.
O que prova que precisamos flexibilizar mesmo, uma família que mandou a empregada embora foi pq o valor que pagavam era o máximo que podiam, com esses encargos eles preferem descansar menos para arrumar a casa, fazer comida do que gastar tanta grana.
E com isso 1 emprego a menos!
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Paulo J. » 09 Set 2016 15:56

Ter empregada no primeiro mundo é coisa de gente com grana.Não duvido que muita gente tenha desistido de ter uma em casa.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por winstrol » 09 Set 2016 16:14

Garfield escreveu:
Ten dados disso?

Se for apenas percepção conheço muitas domésticas e as que não continuaram empregadas passaram a ser diaristas cobrando no mínimo 120 o dia.


Isso só prova o quanto o discurso que o salário is aumentar é mentiroso, nada mais.
Tenho preguiça de procurar, mas a queda foi tanta que tiveram que flexibilizar com jornada parcial e diminuição de INSS.
Outra coisa que aconteceu foi que diminuiu o trabalho formal, algumas pessoas mandaram embora e passaram a contratar diaristas.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9698
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Anônimo » 09 Set 2016 16:26

E muitas empregadas aceitam continuar a trabalhar sem registro. É lógico que boa parte vai entrar na justiça depois. Hoje eu perdi uma hora do meu tempo para entrar em uma fila do cartório e pedir uma certidão. Ainda terei que voltar lá na semana que vem para buscá-la. Sem contar que quando liguei, a pessoa que me atendeu informou um valor. Ao chegar ao cartório, custava quase 10 vezes mais (de 11 reais e alguns centavos para 104,25).Fiquei na dúvida se pagava o valor ou não, mas pensei que se tirasse a certidão mais barata, isso poderia dar merda lá na frente. Na dúvida, tirei a mais cara. Nem os caras do cartório sabiam dar a informação direito.

Fedor Machida
Mensagens: 2223
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Fedor Machida » 09 Set 2016 19:17

terroso escreveu:Vozao, por um minuto se passe pelo empregador, nesse seu exemplo mesmo, até pode ser que o funcionário continue ganhando o mesmo valor, mas é possível gerar outro emprego, isso não é bom para o desenvolvimento de um país?
Então, em vez de ter 1 empregado teremos agora 2 empregados ganhando de R$1.000 a no máximo R$2.000 trabalhando 12 horas por dia.... vc quer dizer que isso é bom para o Brasil e para os brasileiros....hummmm... [ironia mode on] pensamento interessante [ironia mode off]
alexvozao escreveu:o salário pago no Brasil no geral são muito baixos, salário mínimo é um dos piores do mundo, vamos dizer que uma pessoa ganha 1000 reais líquido por mês, o custo do empregador é cerca de 80% a mais, cerca de 1800 reais, vcs acham que acabar com os direitos trabalhistas da CLT esse funcionário vai ter o salário aumentado!!! acredito que continuará ganhando 1000 reais e sem direitos a mais, vai só piorar a vida desse trabalhador.
Só li vdds...

nego aqui no fórum é estudado e tem vida boa. É só ver o nível de articulação e de áreas que a galera aqui atua e domina. Mas como disse o Matias do Tropa de Elite: "do apartamentinho de vcs aqui na zona sul não dá pra ver isso não!! vcs tão muito mal informados por jornalzinho e televisão!!" Pô galera, milhões de pessoas no Brasil são assalariados. Nego ganha mal pra cacete e o que está se propondo não vai melhorar a vida do "trabalhador", "do povo". Isso é fato. Sugiro a todos que tentem sair um pouco do centro da sua cidade e para ir na periferia. Faça um trabalho voluntário na periferia da sua cidade que logo vc verá analfabetismo, muita pobreza e muita luta pra sobreviver. O que quero dizer com isso? Que o buraco é bem mais embaixo. A realidade do Brasil não é a mesma da maioria de nós que estamos aqui de boa no off do bjj... é muito fácil falar pra mexer em lei trabalhista qd não somos nós que ganhamos salário mínimo.

Hoje tô revoltado memo pq o nosso país é uma comédia, um lixo. De manhã li a notícia de que a proposta era de que fosse possível fazer acordos para jornadas de 48 horas semanais!!!!!!!

http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... istro.html

Só de ler me subiu um ódio mas eu só preferi ver os argumentos e foi o de que os vigilantes noturnos muitas vezes trabalham em escalas de 12h por 36h de folga e isso gerava impedimentos na justiça.... Para né... o grande problema do desemprego é o caso dos vigilantes que inundam os tribunais com ações e então estamos com a economia fudida!!! Para né...... e aí para "ajudarem os vigilantes" vão propor essa parada de 12h e agora milhões de brasileiros poderão trabalhar 12h por dia e ganha salários de 1000 a 2000 reais!!!

Agora de tarde o ministro desmentiu a proposta e veio com papo de que não é bem assim que a lei trata de possibilidade de permissão...

http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... manal.html

Sério... aqui é um faroeste caboclo mesmo :mf_depressed:

icejar
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Jun 2014 12:34
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por icejar » 09 Set 2016 19:26

alexvozao escreveu:mais emprego não garante o crescimento do país, se o funcionário não tem poder aquisitivo, pois passará a receber um salário menor ainda, como que a economia vai crescer, quase a metade da população recebe salário mínimo, pensa ai, se estes perdem o direito a 13, férias, fgts e etc, como vai ficar a economia, fora o caos social que isso vai causar.
Bem ,Não concordo com o seu pensamento !! Se menos desempregados no país ,mais renda per capita ,melhora em diversos indices ,não é bom para o crescimento do país ,poucas coisas serão .

Não creio que a mudança deva ser 80 p/ 8 no sistema ,devemos sim efetuar mudanças graduais ,para que as possíveis perdas possam ser diluídas e não se perca direitos adquiridos ,nos que já estão em vias de se aposentar .Mas é óbvio que o sistema como está hoje não funciona ,esta em colapso.

No RJ especificamente ,temos os funcionários públicos da ativa com salários atrasados e pior ,alguns dos aposentados também recebendo atrasado ou parcelado ...Quando que alguns aqui imaginaram o estado falido ,não pagando aposentadoria ???? Quantos destes que hoje não estão recebendo e que recolheram por 30 anos e entraram no funcionalismo público por N motivos ,mas também pela estabilidade ,agora na velhice ficam desamparados .E não falo nem dos fundos de pensão que foram saqueados pelos politicos ( CEF ,Correios ,Furnas ,etc) que terão que contribuir a mais para pagar o que foi roubado e não correr o risco de ficarem sem suas aposentadorias.

Agora se este acima que se julga o protetor e curador do nosso dinheiro ( estado ) ,pois recolhe dos empregadores e administrar até nos aposentarmos ,trata assim os seus e assim administra suas verbas ,qual o destino que terão nossos impostos ? Os mesmo que vem tendo sempre ,lixo ,lixo ,lixo !!!

Só um povo burro e ignorante pode aceitar calado e passivo ,pagar Inss e ir para um hospital público marcar um exame .E ter a grande idéia de achar que a solução é fazer um plano de saúde particular e pronto ,problema resolvido ,porra paga se 2 vezes pelo mesmo serviço !!!

Não satisfeito ,quem pode contrata um plano de previdência privada ,mesmo recolhendo todos os encargos para aposentadoria .

Salário tem que ser o combinado e pronto .Se o cara não paga vc sai e procura outro emprego e assim o mercado funciona e se adapta mesmo que hoje para a nossa realidade parece distante ,isso seria o ideal .

Eu trabalhava com prestação de serviço de limpeza .O cara não estava nem ai para emprego ,sabe pq o salário é baixo e não tem pré requisitos , então ele sabe que encontra vaga em qualquer lugar . É quase a flexibilização que buscamos ,claro baseada em um péssimo comportamento ,mas é isso .

Quando você bota muitas regras no jogo ,fica complicado e tira o foco do jogo .Foi isso que fizeram no mercado de trabalho do Brasil .O brasileiro não pensa em crescer na empresa e na vida ,ele pensa no churrasco do fim de semana .Pois o mesmo paternalismo que o acolhe ,acaba lhe reprimindo para empreender e crescer .

Abs,

Junior

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por terroso » 09 Set 2016 23:42

Foguinho escreveu:Cara não tem nada a ver isso.

Se eu sou dono de empresa, gero emprego, não posso demitir funcionários ruins ?
Contratou um funcionário ruim? Para isso serve o contrato de experiência, para tu pode demitir sem problema.

Aí deu uma zebra, contratei outro cara que não serviu, tive que demitir.
Acho que tu como empresa tem que rever o teu processo de contratação, simples.

Aí o país está em crise, quero reduzir custos não posso ?
Desde quando demitir funcionários salva alguma empresa ??? Acho que se tu como empresário ou até mesmo na vida pessoal quer reduzir custos tu tem que re-planejar as coisas, demitir funcionários é o mais fácil, agora fazer um planejamento e gerir as empresas seriamente poucos empresários querem fazer isso.

O engraçado no nosso país é que sempre o povo tem que perder direitos ou como gostam de dizer "flexibilizar" para "solucionar o problema social" .

Agora porque o governo não ajusta primeiro a questão fiscal do país???? Isso sim emperra o crescimento, porque não investe em infraestrutura para modernizar o país e chamar investimentos ????

Ai vem com esse papo que o problema da falta de geração de empregos é por causa das leis trabalhistas.... ahhhh tá conta outra.
Já tive pessoas que trabalhavam como um condenado no contrato de experiência e depois faziam corpo mole.

Se tu tem uma loja com 10 vendedores, tua venda cai 30%, 40% e demitir não é a solução ?
Solução pode não ser, mas dará um fôlego ao empresario sim.

Gerar emprego no Brasil é difícil sim, isso é um fato.

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por terroso » 09 Set 2016 23:46

Fedor Machida escreveu:Então, em vez de ter 1 empregado teremos agora 2 empregados ganhando de R$1.000 a no máximo R$2.000 trabalhando 12 horas por dia.... vc quer dizer que isso é bom para o Brasil e para os brasileiros....hummmm... [ironia mode on] pensamento interessante [ironia mode off]



Só li vdds...

nego aqui no fórum é estudado e tem vida boa. É só ver o nível de articulação e de áreas que a galera aqui atua e domina. Mas como disse o Matias do Tropa de Elite: "do apartamentinho de vcs aqui na zona sul não dá pra ver isso não!! vcs tão muito mal informados por jornalzinho e televisão!!" Pô galera, milhões de pessoas no Brasil são assalariados. Nego ganha mal pra cacete e o que está se propondo não vai melhorar a vida do "trabalhador", "do povo". Isso é fato. Sugiro a todos que tentem sair um pouco do centro da sua cidade e para ir na periferia. Faça um trabalho voluntário na periferia da sua cidade que logo vc verá analfabetismo, muita pobreza e muita luta pra sobreviver. O que quero dizer com isso? Que o buraco é bem mais embaixo. A realidade do Brasil não é a mesma da maioria de nós que estamos aqui de boa no off do bjj... é muito fácil falar pra mexer em lei trabalhista qd não somos nós que ganhamos salário mínimo.

Hoje tô revoltado memo pq o nosso país é uma comédia, um lixo. De manhã li a notícia de que a proposta era de que fosse possível fazer acordos para jornadas de 48 horas semanais!!!!!!!

http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... istro.html

Só de ler me subiu um ódio mas eu só preferi ver os argumentos e foi o de que os vigilantes noturnos muitas vezes trabalham em escalas de 12h por 36h de folga e isso gerava impedimentos na justiça.... Para né... o grande problema do desemprego é o caso dos vigilantes que inundam os tribunais com ações e então estamos com a economia fudida!!! Para né...... e aí para "ajudarem os vigilantes" vão propor essa parada de 12h e agora milhões de brasileiros poderão trabalhar 12h por dia e ganha salários de 1000 a 2000 reais!!!

Agora de tarde o ministro desmentiu a proposta e veio com papo de que não é bem assim que a lei trata de possibilidade de permissão...

http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... manal.html

Sério... aqui é um faroeste caboclo mesmo :mf_depressed:
Ter dois empregados ao invés de um não é melhor ?
Por curiosidade, se tu é dono de uma loja, você contrataria uma pessoa que se veste mal, tem um português deficiente e muita dificuldade para aprender ?

icejar
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Jun 2014 12:34
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por icejar » 10 Set 2016 01:13

Não entendo pq o pessoal travou nessa tecla de que mais pessoas empregadas ,não é bom para o país ?? Outra coisa ,essa proposta de trabalhar 12 horas por dia ,não aumenta NADA a carga horária semanal ...Não é possível que ng entendeu nada ... VC vai trabalhar as mesmas 44 horas semanais ,podendo fazer no MÁXIMO 4 horas extras ,que dariam 48 horas semanais ,do mesmo jeito que é hoje .

A diferença é que você pode trabalhar 12 horas na segunda ,06 horas na terça ,12 horas na quarta,06 horas na quinta e 08 horas na sexta = 44 horas na semana .Qual o mistério e o drama nisso ?? Pelo menos eu não vi.

Quanto ao analfabetismo ,miséria ,etc . Você só corrobora com esse pensamento de que devemos efetuar mudanças ,pois do jeito que está não esta funcionando ,pois o resultado já esta ai ...Só resta mudar .

Abs,

Junior

Tonho
Mensagens: 2017
Registrado em: 01 Out 2014 15:40
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Tonho » 10 Set 2016 08:21

Filho_da_D.Florinda escreveu:É óbvio que há um viés esquerdista na nossa justiça do trabalho muito forte. Por exemplo, essa tal da função social, para qual magistrados atribuem ás empresas é uma invencionice social forçada, que nunca existiu na economia de mercado. Como exemplo, hoje é pacificado pelo tribunal do trabalho que trabalhafor alcoolatra crônico não pode ser demitido, nem mesmo SEM justa causa. Mesmo se for pego tomando uma no trampo. É algo insano.

Outro exemplo, veja se hoje é seguro pro microempresario investir na capacitação de seus funcionários bancando cursos técnicos e profissionalizantes. São inúmeros casos de trabalhadores que entraram na justiça contra o empregador, para obter a remuneração referente a esse horário de cursos, como se tivessem sido persuadidos a frenquentarem como condição para contratação. Novamente, é insano.

A Bureau statics é hoje o índice mais utilizado para se verificar a produtividade dos países e já é mais que consolidado que há uma relação inversamente proporcional entre produtividade e burocracia trabalhista (relações de empregos rígidos, instabilidade jurídica, obrigações acessórias, encargos trabalhistas, etc.). A análise de uma economia não pode ser feita limitada à previsão de comportamentos humanos (como por exemplo, a indagação de que os empregadores são exploradores e que querem pagar o menos possível). Para entender o que estou dizendo, pegue exemplos de empregos como o do mcdonalds (que dá oportunidades aos estudantes que nunca trabalharam), starbuscks, outback (que dá preferência à universitários), ou mesmo de grandes empresas que possuem planos de carreira dentro da empresa. São iniciativas privadas, estrategicamente do mercado. A concorrência a depender do contexto econômico pode abaixar a remuneração ou aumenta-lo. Não há uma matemática exata, há um contexto econômico. Infelizmente, isso não é incentivado no nosso país. Pois com leis trabalhistas semi-rígidas sem muita flexibilização nas relações de trabalho perde-se muito na adequação das empresas à demanda do mercado.

Por fim, para entender o porquê de nossos tribunais, juízes possuírem tal ideologia, basta ver a grade curricular das faculdades de direito: ciencia política, sociologia jurídica, ciencias sociais, antropologia, filosofia jurídica e por aí vai. Enquanto isso, fazem uma mísera disciplina de economia sendo que não adentram nos conceitos do mercado. Apenas na questão política mesmo. Eles sabem as teorias keynesianas, mas não sabem aplicar as fórmulas keynesianas, por exemplo.
Belo texto


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do usuário
Hitmanbadass
Mensagens: 1149
Registrado em: 10 Out 2014 20:17
Contato:

Re: Os 5 mitos da Justiça do Trabalho

Mensagem por Hitmanbadass » 10 Set 2016 10:05

RequintesDePuberdade escreveu:Período de experiencia é igual noivado. Você só vai conhecer sua mulher de fato depois do casamento.
Eu tenho até preguiça de ler essas coisas que escrevem como se tudo fosse culpa da empresa rs.
Como se não existissem pessoas que nos primeiros 3 meses fingem ou, dependendo do nível hierárquico, em 3 meses o cara SEQUER botou a mão na massa mesmo ou esta começando.

Como eu disse, preguiça.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 321 visitantes